Categorias
economia

MPF do DF abre apuração sobre violência contra indígenas em marcha


O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) abriu uma apuração preliminar para apurar os casos de violência policial relatados por indígenas durante manifestação do Acampamento Terra Livre (ATL) na Esplanada dos Ministérios, na quinta-feira (10).

“A restrição ao pleno exercício das manifestações e protestos sociais pode constituir medida violadora de direitos humanos. O uso da força policial, apenas quando estritamente necessário, deve ser proporcional e adequado, priorizando a comunicação e negociação”, consta no despacho assinado por Márcia Brandão Zollinger, procuradora regional dos Direitos do Cidadão adjunta.

No documento, a procuradora destaca o papel da Constituição na defesa das liberdades expressivas, da livre manifestação de pensamento, da liberdade de locomoção e do direito de reuniões pacíficas.

Manifestação

Na quinta, as policias Legislativa e Militar fizeram uma ofensiva contra indígenas que protestavam em frente ao Congresso Nacional.

Os agentes chegaram a lançar bombas de gás para dispersar o grupo, que recuou. De acordo com fontes ouvidas pela CNN, a marcha dos indígenas chegou a romper a barreira da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi atingida por spray de pimenta durante o ato. Segundo a equipe de Célia, a parlamentar foi encaminhada ao Departamento Médico da Câmara dos Deputados. Depois, ela registrou um boletim de ocorrência no Departamento de Polícia Legislativa da Casa.

Em nota, as assessorias de imprensa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal afirmaram que o avanço do grupo foi inesperado e que houve necessidade de utilizar armas não letais. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que realizou o acompanhamento do ato, e que o uso de material químico foi responsabilidade das polícias do Congresso Nacional.

Esclarecimentos

O Ministério dos Povos Indígenas cobrou explicações ao governo do Distrito Federal.

Em ofício enviado ao Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o governo federal afirma que as notícias sobre o conflito com uso de armas não-letais, como gás lacrimogêneo e spray de pimenta, são “fatos graves” que precisam de apuração.

O documento cita ainda que a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) foi atingida e não teve nenhum tipo de atendimento pelas forças de segurança. Por fim, o ministério pede ao secretário a identificação de “eventuais excessos por parte de agentes estatais envolvidos que estavam no local” .



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Trump diz para Rússia “se mexer“ sobre acordo para fim da guerra na Ucrânia


O enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff, se reuniu na sexta-feira (12) com o presidente Vladimir Putin em São Petersburgo sobre a busca por um acordo de paz para a Ucrânia, enquanto Trump disse à Rússia para “se mexer”.

A TV estatal mostrou Putin saudando Witkoff na biblioteca presidencial de São Petersburgo no início das negociações, e as agências de notícias estatais posteriormente informaram que as conversas duraram mais de quatro horas.

“O tema da reunião – aspectos de uma solução para a Ucrânia”, disse o Kremlin em um comunicado após a conclusão das conversas.

Witkoff emergiu como uma figura chave na retomada intermitente entre Moscou e Washington, no meio de conversas, do lado russo, sobre possíveis investimentos conjuntos no Ártico e em minerais raros russos.

A agência de notícias Izvestia divulgou um vídeo de Witkoff deixando um hotel na cidade, acompanhado por Kirill Dmitriev, enviado de investimentos de Putin.

Dmitriev chamou as conversas de sexta-feira de produtivas, segundo a agência de notícias estatal russa TASS.

No entanto, as conversas acontecem em um momento em que o diálogo entre os EUA e a Rússia, destinado a acordar um cessar-fogo antes de um possível acordo de paz para encerrar a guerra na Ucrânia, parece ter estagnado devido a desacordos sobre as condições a suspensão das hostilidades.

Trump, que tem mostrado sinais de perder a paciência, falou sobre impor sanções secundárias a países que compram petróleo russo, caso sinta que Moscou está protelando o acordo sobre a Ucrânia.

Autoridades ucranianas enviaram nos últimos dias a Washington uma lista de alvos que acreditam ter sido atingidos pela Rússia em violação ao cessar-fogo da infraestrutura energética que os dois países concordaram no mês passado, de acordo com duas fontes familiarizadas com a lista.

Na sexta-feira, Trump disse em uma postagem no Truth Social: “A Rússia tem que se mexer. Muitas pessoas (estão) MORRENDO, milhares por semana, em uma guerra terrível e sem sentido – Uma guerra que nunca deveria ter acontecido, e não teria acontecido, se eu fosse o presidente!!!”

Putin afirmou que está pronto, em princípio, para concordar com um cessar-fogo total, embora tenha enfatizado que detalhes cruciais sobre a implementação ainda estão indefinidos e que as causas profundas da guerra, conforme ele descreve, ainda não foram abordadas.

Especificamente, ele afirmou que a Ucrânia não deve aderir à Otan, que o tamanho de seu exército precisa ser limitado e que a Rússia deve obter a totalidade do território das quatro regiões ucranianas que reivindica como suas, apesar de não as controlar totalmente.

Com Moscou controlando pouco menos de 20% da Ucrânia e as forças russas continuando a avançar no campo de batalha, o Kremlin acredita que a Rússia está em uma posição forte quando se trata de negociações e que a Ucrânia deveria fazer concessões.

Kiev afirma que as condições impostas pela Rússia seriam uma capitulação.

Uma reunião entre Trump e Putin está no horizonte?

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Putin e Witkoff poderiam discutir a possibilidade de o líder russo se encontrar pessoalmente com Trump.

Putin e Trump já conversaram por telefone, mas ainda não se encontraram pessoalmente desde que o líder dos EUA retornou à Casa Branca em janeiro para seu segundo mandato de quatro anos.

No entanto, Peskov minimizou as conversas entre Witkoff e Putin, dizendo à mídia estatal russa antes do início das negociações que a visita do enviado dos EUA não seria “importante” e que nenhum avanço era esperado.

Ele afirmou que a reunião seria uma oportunidade para a Rússia expressar suas preocupações. Moscou e Kiev têm se acusado repetidamente de violar o moratório sobre ataques à infraestrutura energética um do outro.

A reunião, a terceira deste ano entre Putin e Witkoff, ocorre em um momento de tensões elevadas entre os EUA e o Irã e a China, ambos aliados próximos de Moscou, agravadas pelo programa nuclear de Teerã e por uma crescente guerra comercial com Pequim.

Witkoff, que visitou uma sinagoga em São Petersburgo mais cedo na sexta-feira, deve chegar a Omã no sábado para conversas com o Irã sobre seu programa nuclear. Trump ameaçou Teerã com ação militar caso não aceite um acordo. Moscou tem oferecido repetidamente sua ajuda para tentar alcançar uma solução diplomática.

Oficiais dos EUA e da Rússia disseram que fizeram progressos durante as conversas em Istambul na quinta-feira (10) em direção à normalização do trabalho de suas missões diplomáticas, à medida que começam a reconstruir os laços entre os dois países.

Uma reunião em fevereiro entre Witkoff e Putin culminou com o envio de Witkoff de volta aos EUA acompanhado de Marc Fogel, um professor americano que Washington havia afirmado ter sido detido de forma indevida pela Rússia.

Uma trabalhadora de spa russo-americana, Ksenia Karelina, que havia sido sentenciada a 12 anos de prisão na Rússia, foi trocada na quinta-feira por Arthur Petrov, a quem os EUA haviam acusado de formar um anel global de contrabando para transferir eletrônicos sensíveis para o exército russo.



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Tarcísio deseja pronta recuperação a Bolsonaro: “Força, presidente”


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se manifestou sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que passou mal, nesta sexta-feira (11), ao cumprir uma agenda na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, e precisou ser transferido para um hospital na capital do estado.

Em postagem nas redes sociais, Tarcísio desejou uma “pronta recuperação” a Bolsonaro. 

 

“Força, presidente! Estamos todos em oração pela pronta recuperação de @jairbolsonaro, com a certeza de quem logo mais estará pronto para seguir lutando pelo Brasil e pela liberdade”, publicou Tarcísio.

Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, também se pronunciou sobre o incidente, informando que o pai foi diagnosticado com refluxos de aderências, que seria uma condição permanente resultante da facada que ele sofreu em 2018. 

O vereador acrescentou que, após a avaliação, ele foi sedado para a realização de exames.

O PL (Partido Liberal), partido que Bolsonaro faz parte, também publicou uma nota desejando boa recuperação ao ex-presidente.

“O Partido Liberal está profundamente consternado com o ocorrido e mantém suas orações pela plena recuperação do presidente Bolsonaro, confiando em Deus para que ele supere mais esse momento difícil”, diz a nota.





Veja matéria completa!

Categorias
economia

Lionel Messi está perto de renovar com o Inter Miami, diz jornal


O Inter Miami está próximo de renovar contrato com o seu maior astro, o argentino Lionel Messi. A informação é do The Athletic, seção de Esportes do The New York Times.

De acordo com a reportagem de David Ornstein, Messi, cujo vínculo atual vai até o fim deste ano, renovaria sua parceria com o clube da Major League Soccer até 2026.

A ideia do Inter Miami é contar com o camisa 10 na inauguração de seu novo estádio, o Miami Freedom Park, prevista para o ano que vem.

Contratado em 2023, Lionel Messi está com 37 anos e ainda não confirmou se disputará a Copa do Mundo de 2026, que terá jogos nos Estados Unidos, no México e no Canadá. A Argentina é atual campeã mundial e vai ao torneio na América do Norte para defender seu título.

Desde que chegou ao clube da MLS, Messi marcou 42 gols em 48 partidas, além de ter dado 21 assistências. Com esses números, ele já é o maior artilheiro da história do Inter Miami.

Na última quarta-feira, a equipe do astro argentino venceu por 3 a 1 o Los Angeles FC, com dois gols do camisa 10, e se classificou para as semifinais da Champions Cup.

Messi faz doação de oitava Bola de Ouro ao Barcelona; entenda



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Cynthia Erivo, de “Wicked“, revela data de lançamento do novo álbum


A atriz Cynthia Erivo, 38, anunciou nesta sexta-feira (11) que lançará seu segundo álbum de estúdio no dia 6 de junho. Segundo a estrela de “Wicked”, “I Forgive You” será uma mostra de pedaços do seu coração e de sua alma.

Também nesta sexta-feira, a norte-americana lançou “Worst Of Me”, segunda música do seu novo disco. Ela já havia revelado “Replay” para o mundo.

“Nos últimos mais de 2 anos, entre todos os voos, as filmagens, as entrevistas e as premiações, eu fui para o estúdio com meu querido amigo Will Wells e criei este projeto para vocês e para mim. Este álbum, esta coleção de músicas, é algo que tenho muito orgulho de compartilhar com vocês”, declarou.

“Primeiro com ‘Replay’, e agora/hoje/esta noite com ‘Worst of Me’. Eu dei a vocês um capítulo com o primeiro álbum, e agora tenho mais alguns para vocês. Agradeço antecipadamente por virem comigo nesta jornada.”

Nos comentários, Ariana Grande, que brilha em “Wicked” ao lado de Cynthia, comemorou o anúncio do disco. “Mal posso esperar para que todos ouçam seu coração e alma inteiros”, afirmou.

Ouça “Worst Of Me”, de Cynthia Erivo

“Wicked”: sobre o que fala o filme?





Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.