Categorias
economia

Tudo sobre o caso do homem deportado por engano pelo governo Trump


Os esforços de um homem de Maryland para retornar aos Estados Unidos, após ter sido deportado por engano para El Salvador no mês passado, enfrentaram um grande novo obstáculo nesta segunda-feira (14), quando o presidente salvadorenho prometeu mantê-lo preso na mega-prisão conhecida como CECOT.

As declarações do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, marcam um ponto de virada importante na saga jurídica de Kilmar Armando Abrego Garcia, que se tornou uma peça política na campanha do governo Trump para expandir drasticamente o poder presidencial sobre questões de imigração, enquanto o presidente Donald Trump leva adiante uma ofensiva de deportações.

Durante uma reunião com Trump no Salão Oval, Bukele disse a repórteres que, embora tenha o poder de libertar Abrego Garcia, sua administração não está “muito inclinada a soltar terroristas” detidos no país.

Autoridades americanas alegam que Abrego Garcia é membro da gangue MS-13, que o governo Trump designou como organização terrorista estrangeira. No entanto, seus advogados contestam essa acusação, e ao menos um juiz federal já expressou ceticismo quanto a ela.

Aqui está o que se sabe sobre o caso.

Quem é o homem deportado?

Abrego Garcia, um cidadão salvadorenho, entrou ilegalmente nos Estados Unidos por volta de 2011, mas, em 2019, um juiz de imigração decidiu suspender sua deportação após analisar as provas do caso.

Isso significava que ele não poderia ser deportado para El Salvador, embora pudesse ser enviado para outro país. O juiz concluiu que uma gangue em seu país natal estava “perseguindo e ameaçando matá-lo por causa do negócio de pupusas – uma comida típica salvadorenha – da família”.

Apesar disso, autoridades dos EUA prenderam Abrego Garcia em 12 de março e o colocaram em um dos três voos com destino a El Salvador dias depois.

O governo alega que ele foi detido “na companhia de outros membros de alto escalão de gangues” e que uma “fonte confiável” confirmou sua filiação à MS-13.

Posteriormente, Abrego Garcia foi identificado por sua esposa em uma foto de detentos entrando durante o processo de admissão da infame mega-prisão salvadorenha, a CECOT.

Como os tribunais federais responderam?

No final do mês passado, Abrego Garcia e sua família processaram vários integrantes do governo Trump para garantir seu retorno aos Estados Unidos.

A juíza distrital Paula Xinis, nomeada pelo ex-presidente Barack Obama, declarou que a deportação de Abrego Garcia para El Salvador foi “um ato ilegal” e ordenou que o governo facilitasse seu retorno aos EUA até às 23h59 do dia 31 de março.

Após recursos, a Suprema Corte suspendeu o prazo estabelecido por Xinis e, posteriormente, apoiou sua decisão, mas sem definir uma nova data para o retorno de Abrego Garcia. A Corte afirmou que a ordem da juíza distrital estava pouco clara e precisava ser esclarecida.

A Suprema Corte declarou que a ordem da juíza “exige corretamente que o Governo ‘facilite’ a libertação de Abrego Garcia da custódia em El Salvador e garanta que seu caso seja tratado da mesma forma como teria sido se ele não tivesse sido enviado indevidamente para El Salvador.”

Importante destacar que a Corte observou que essa clarificação deve ser feita com “devido respeito à deferência que se deve ao Poder Executivo na condução dos assuntos exteriores.”

Nenhum dos juízes se manifestou publicamente contra a decisão da Corte, mas os três membros liberais escreveram separadamente para criticar as ações do governo no caso.

Removendo obstáculos internos

Depois que o caso voltou às mãos da juíza Paula Xinis, ela emitiu uma nova ordem determinando que o governo “tome todas as medidas disponíveis para facilitar” o retorno de Abrego Garcia.

A juíza também exigiu que fosse apresentado um depoimento juramentado de uma pessoa “com conhecimento direto” sobre as ações que o governo tomou — ou planeja tomar — para garantir esse retorno.

O governo não apresentou a declaração solicitada, o que levou a juíza a determinar que as autoridades devem fornecer atualizações diárias, com as mesmas informações, para que ela possa acompanhar de perto como sua ordem está sendo cumprida.

Na noite de domingo (13), advogados do Departamento de Justiça argumentaram que o governo não é obrigado a cooperar com autoridades de El Salvador para trazer Abrego Garcia de volta. Eles disseram entender que o termo “facilitar” significa apenas remover obstáculos internos que possam impedir o retorno dele.

“Os tribunais federais não têm autoridade para ordenar ao Poder Executivo que conduza relações exteriores de determinada maneira ou que se envolva com um governo estrangeiro de forma específica”, escreveram os advogados do DOJ em um documento de sete páginas.

Como parte da atualização do dia à juíza Xinis, um alto funcionário do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE), Evan Katz, declarou sob juramento que Abrego Garcia “não é mais elegível para a suspensão da deportação”, com base na alegação do governo de que ele é membro da gangue MS-13.

Essa afirmação significa que, caso Abrego Garcia seja trazido de volta aos Estados Unidos, o governo agirá rapidamente para deportá-lo novamente.

Uma nova audiência do caso está marcada para a tarde de terça-feira (15).

Rejeição no Salão Oval

Nos últimos dias, Trump mudou sua postura em relação a Abrego Garcia, após inicialmente afirmar que respeitaria a decisão da Suprema Corte.

“Se a Suprema Corte disser para trazer alguém de volta, eu faria isso. Eu respeito a Suprema Corte,” disse Trump a repórteres na semana passada.

No entanto, ao ser pressionado pela jornalista Kaitlan Collins, da CNN, sobre esses comentários anteriores, o presidente não respondeu diretamente.

Em vez disso, passou a palavra a membros de sua administração — incluindo a procuradora-geral Pam Bondi, o vice-chefe de gabinete Stephen Miller e o secretário de Estado Marco Rubio — para reforçar o argumento de que os EUA não têm poder para trazer Abrego Garcia de volta.

“Isso depende de El Salvador, se eles quiserem devolvê-lo. Não depende de nós. A Suprema Corte determinou que, se El Salvador quiser devolvê-lo… nós facilitaríamos: ou seja, providenciaríamos um avião,” disse Bondi.

Minutos depois, o presidente salvadorenho Nayib Bukele se pronunciou.

“Eu não tenho o poder de devolvê-lo aos Estados Unidos,” afirmou ele, levando um repórter a perguntar se ele então libertaria Abrego Garcia dentro de El Salvador.

“Vocês querem que a gente volte a soltar criminosos, para que voltemos a ser a capital mundial dos assassinatos?” respondeu Bukele. “Isso não vai acontecer.”

 



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Batom preto e mais tendências de beleza da SPFW N59


Celebrando 30 anos, a São Paulo Fashion Week (SPFW) N59 chegou ao fim na noite da última sexta-feira (11) apresentando ao público diversas apostas de beleza que prometem movimentar a indústria de beleza nos próximos meses. Ao todo, 17 desfiles ocuparam espaços externos da capital paulista, além do shopping JK Iguatemi e da Casa Higienópolis.

Das peles de porcelana, passando pelas sobrancelhas coloridas e batons pretos brilhosos, a CNN reuniu abaixo alguns estilos que saíram diretamente do backstage da semana de moda nacional.

 

Efeito dramático com olhos marcantes de Aluf

A beauty artist Mika Safro ficou responsável pela beleza do casting que desfilou a coleção “Malabares”, da Aluf. Para a passarela, a expert investiu em cores sóbrias, olhos marcantes e lábios que remetiam ao visual retrô com um toque de sofisticação e glamour.

“Para criar um olhar impactante, usei máscara de cílios focada no volume e na definição. Apliquei várias camadas para alcançar esse efeito mais dramático. Já na pele, usei base e corretivo com alta cobertura e longa duração, e selei tudo com pó solo. Nos lábios, o batom líquido trouxe o toque final da elegância, com um cor intensa e sem transferência”, explica.

Desfile da Aluf na SPFW N59
Desfile da Aluf na SPFW N59 • WNGZ

Batom preto de Leandro Castro

Para apresentar a coleção “Linha”, Leandro Castro escalou o maquiador Helder Rodrigues, que esfumou batom preto que ia além da linha da boca, mesclando gloss transparente.

“A gente quis brincar com procedimentos estéticos e essa retirada de preenchimentos labiais que vem acontecendo recentemente. É um ‘tira e coloca’. Ficamos querendo entender como seria uma boca ultra preenchida, preta, laqueada, com gloss, o maior possível. Não é uma crítica, é só para se divertir e deixar a imaginação fluir”, garante.

Desfile Leandro Castro na SPFW N59
Desfile Leandro Castro na SPFW N59 • Tomzé/AgNews

Sobrancelha descolorida de Dario Mittmann

William Cruzes, nome por trás da beleza de Dario Mittmann, retornou com as sobrancelhas coloridas, investindo em fios em tons de amarelo e caramelo, dando match perfeito com a coleção “Golem”, que explorada as incertezas existenciais diante dos avanços tecnológicos.

Pietro Antonelli no desfile de Dario Mittmann na SPFW N59
Pietro Antonelli no desfile de Dario Mittmann na SPFW N59 • Tomzé Fonseca/ Agnews

Pele de porcelana

Já o maquiador Murilo Lima, apostou na pele de porcelana para o desfile de Lino Villaventura, que apresentou a coleção. “Eu vim com uma beleza natural, um pouco mais limpa, com uma pele de porcelana, iluminada, trazendo um cabelo mais projetado, com fixador, gel, coque, bem clássico e efeito molhado”, detalhou.

Desfile de Lino Villaventura na SPFW N59
Desfile de Lino Villaventura na SPFW N59 • Tomzé Fonseca/ Agnews

Acabamento matte de Dendezeiro

Para o desfile da Dendezeiro, Ana Veiga, a convite da Vult, focou em equilibrar o aspecto natural, com toques ousados e artísticos. “A pele apareceu com acabamento leve e iluminado, realçando a textura real e o brilho natural do rosto. Os olhos foram destacados com sombras em tons neutros e suaves, enquanto os lábios seguram uma linha mais sóbria, com acabamento matte”.

Desfile Dendezeiro na SPFW N59
Desfile Dendezeiro na SPFW N59 • Tomzé Fonseca/Agnews

Realidade em campo de Piet

Por fim, na PIET, responsável por encerrar a temporada, Helder Rodrigues apostou na realidade. “Dividimos em três blocos. Começamos com a descoberta do futebol, o suor inocente, corado. A maquiagem é uma característica, super realista, como se não fosse maquiagem. No meio, chegamos ao trabalhadores, aqueles que já estão em nível de cuidado mais elevado, sem brilho excessivo. É um homem mais polido. E fechamos com fanatismo, ou seja, pessoas que pintam os rostos e vivem esse universo”, detalha.

Desfile da Piet na SPFW N59
Desfile da Piet na SPFW N59 • Van Campos/AgNews

Saiba quando acontecem os principais eventos de moda em 2025



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Internada, Preta Gil recebe visita de irmã e sobrinha: “Nossa Pretinha“


Internada em São Paulo, a cantora Preta Gil, 50, recebeu a visita de sua irmã, Bela, a sobrinha, Flor, e o ex-cunhado, João Paulo Demasi, no domingo (13).

O registro foi compartilhado pela apresentadora, e recebeu uma série de comentários carinhosos. “Nossa Pretinha”, escreveu ela na legenda da publicação.

Antes, Bela já havia compartilhado uma foto mostrando a filha ao lado da irmã. “Essas duas juntinhas”, disse.

Preta Gil recebe visita de familiares no hospital
Preta Gil recebe visita de familiares no hospital • Instagram/Bela Gil

No domingo (7), a artista publicou um vídeo onde aparecia em uma UTI aérea, dentro de uma aeronave. Ela já estava internada em um hospital no Rio de Janeiro desde o início do mês, e logo foi transferida para a capital paulista.

Segundo a assessoria de imprensa, Preta ainda possuiu planos de viajar para os Estados Unidos em busca de um novo tratamento. No entanto, até o momento, não há data definida para a viagem.

Preta revela conselho recebido de Gilberto Gil



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Exportações da China sobem 12,4% em março devido a tarifas de Trump


As exportações da China saltaram 12,4% em março ante mesmo período do ano passado, de acordo com dados publicados pelo órgão alfandegário do país nesta segunda-feira (14). O aumento é significativamente maior que o acréscimo de 2,3% observado no primeiro bimestre do ano.

O resultado de março, que provavelmente reflete a antecipação de embarques antes de tarifas dos EUA entrarem em vigor, ficou bem acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 4,4% das exportações.

Também na comparação anual, as importações chinesas registraram queda de 4,3% em março, menor do que o declínio de 8,4% do primeiro bimestre, mas aquém do consenso do WSJ, de ganho de 1,8%.

Ainda em março, a China acumulou superávit na balança comercial de US$ 102,64 bilhões, bem maior do que o saldo positivo de US$ 77 bilhões projetado no levantamento do WSJ.



Veja matéria completa!

Categorias
economia

“Garota do Momento“: Bia é desprezada por Ronaldo e Beto


Bia (Maisa) está tão fixada com a ideia de se casar com Beto (Pedro Novaes) que não para de contar mentiras. No capítulo de quarta-feira (16), a jovem vai sentir na pele o desprezo dado tanto pelo seu amor platônico quanto por Ronaldo (João Vítor Silva), que é assumidamente apaixonado por ela.

Os dois decidem dar um gelo na garota porque ela quer se casar com Beto à força e não aceitou o pedido de casamento feito por Ronaldo, com quem perdeu a virgindade. O filho do meio de Raimundo (Danton Mello) ainda sofre porque se sentiu abusado pela personagem de Maisa quando foi para a cama enganado.

Nos próximos capítulos, Bia também se mostra muito preocupada com a saúde da avó, Maristela (Lília Cabral), que tem tido esquecimentos e tem se mostrado confusa com a realidade.

Leia o resumo da semana de 14 a 19 abril:

Capítulo 138 (14 de abril) 
Juliano desconfia do sumiço de Clarice. Teresa questiona Clarice sobre Zélia. Raimundo e Lígia pensam um no outro. Alfredo propõe a Érico uma turnê com Verônica Queen. Glorinha e Marlene decidem o nome de seu novo produto. Nelson pede socorro a Anita por conta de uma dívida, e acaba fazendo a família de refém. Vera e Sebastião recebem uma intimação da prefeitura. Juliano questiona Clarice sobre seu paradeiro.

Capítulo 139 (15 de abril)
Clarice consegue despistar Juliano. O cobrador de Nelson ameaça a família de Anita. Beto atualiza Basílio sobre seu plano. Raimundo paga a dívida de Nelson, e proíbe o namoro de Celeste com Edu. Clarice desabafa com Teresa. Iolanda hesita sobre seu casamento com Ulisses. Carlito se emociona com sua melhora. Ulisses, Vera, Sebastião e Beto decidem lutar pela continuidade do Gente Fina. Clarice encontra uma foto na bolsa de Zélia.

Capítulo 140 (16 de abril) 
Carlito pede que Érico aceite o convite para sua turnê. Ulisses pede ajuda a Sérgio para salvar o Gente Fina. Bia sofre com a indiferença de Beto e Ronaldo. Edu e Celeste se encontram clandestinamente. Raimundo apoia Beto na luta pelo Gente Fina. Zélia e Juliano comemoram o sucesso de seu plano contra Maristela, que está cada vez mais confusa. Uma multidão se reúne para salvar o Gente Fina. Beatriz confronta Bia.

Capítulo 141 (17 de abril) 
Bia se preocupa com as confusões de Maristela. O protesto contra a desapropriação do Gente Fina é noticiado em diversos jornais. Celeste sente um forte enjoo e teme estar grávida. Juliano e Zélia confundem Maristela, que assina um acordo que prejudicará a empresa. Clarice anuncia a Juliano que viajará com Teresa. Sérgio conta a verdade sobre Paty para Jacira.

Capítulo 142 (18 de abril)
Edu confirma a gravidez de Celeste. Jacira termina o relacionamento com Sérgio. Basílio descobre que Maristela está sendo dopada e confronta Zélia. Maristela se desespera com o contrato assinado por engano. Amália constata que o clube Gente Fina salvou sua família. Celeste desmaia, e Edu se desespera.

Capítulo 143  (19 de abril)
Amália descobre uma forma de salvar o clube da desapropriação. Edu afirma a Celeste que suas mães precisam saber da gravidez. Juliano e Zélia submetem Maristela a uma avaliação médica. Ulisses afirma a Glorinha que ainda a ama. Carlito comemora com Érico o sucesso do pai como artista. Todos comemoram a suspensão do despejo contra o Gente Fina. Maristela é interditada judicialmente. Basílio revela a Juliano que se casou com Maristela e responderá por ela na empresa.

“Garota do Momento”: veja o núcleo principal da próxima novela das 6



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.