Categorias
economia

Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira (2)


O prazo para se inscrever no Encceja 2025 termina nesta sexta-feira (2).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página oficial do programa, destinado aos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada e querem obter a certificação desses níveis de ensino.

Não é necessário pagar nenhum tipo de taxa. A exceção é para quem se inscreveu na edição de 2024, não fez as provas de todas as áreas do conhecimento e não justificou a ausência até o dia 28 de março. O mesmo vale para quem justificou, mas teve a solicitação indeferida.

Nesse caso, será preciso pagar R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O boleto de ressarcimento deve ser gerado unicamente por meio do Sistema Encceja. O pagamento, por sua vez, deverá ser realizado até o dia 7 de maio.

A prova do Encceja está marcada para o dia 3 de agosto.

Quando será a Fuvest 2026? Veja as datas



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Conheça a carreira da cantora Nana Caymmi


A cantora Nana Caymmi, que fez sucesso na década 1960, é considerada uma das grandes vozes do país. Ela ficou conhecida ao interpretar sucessos como “Resposta ao Tempo”, “Não se Esqueça de Mim” e “Suave Veneno”.

Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira (1º) aos 84 anos. Ela estava internada há 9 meses.

Quem foi Nana Caymmi?

Nana Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941, filha do compositor Dorival Caymmi com a cantora Stella Maris. Dorival ficou conhecido por composições clássicas como “O que é que a Baiana Tem”, “Maracangalha” e “Saudade de Itapoã”.

Ela começou sua carreira ao participar da faixa “Acalanto” do pai em um dueto. Dorival compôs a música como uma canção de ninar para a filha.

 

O primeiro disco da cantora foi lançado em 1965, com o nome “Nana”. Segundo o Instituto Memória Musical Brasileira, Nana gravou 31 álbuns de estúdio e três projetos em DVD.

Em 1966, ela venceu a fase nacional da primeira edição do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, ao cantar a faixa “Saveiros”, do irmão Dori Caymmi com Nelson Motta. Junto com Dori, ela chegou a fazer turnês.

Durante a década de 1960, ela ficou ainda mais conhecida e fez aparições em programas de televisão com outras celebridades da época, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Toquinho e Maria Bethânia.

O poder da voz de Nana Caymmi foi reconhecido em 1976, quando ela recebeu o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano, pela Associação Brasileira de Produtores de Disco.

Ao longo de sua carreira, Nana Caymmi foi indicada a quatro Grammys Latinos. Ela ganhou em sua primeira indicação, em 2004, pelo álbum “Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo”, na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode.



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Acordo mineral entre EUA e Ucrânia é parceria e sinal à Rússia, diz Bessent


O acordo de minerais entre os EUA e a Ucrânia é uma parceria econômica completa que permitirá ao presidente norte-americano Donald Trump negociar com a Rússia em bases mais fortes, disse nesta quinta-feira (1) o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Assinado na quarta-feira (30), o acordo dará aos EUA acesso preferencial a novos acordos de minerais ucranianos e financiará investimentos na reconstrução da Ucrânia.

O acordo mostrará à “liderança russa que não há diferença entre o povo ucraniano e o povo americano, entre nossos objetivos”, disse Bessent em entrevista à Fox Business Network.

“O povo americano não ganha dinheiro se os ucranianos não prosperarem. Então, agora estamos totalmente alinhados em termos econômicos. E, mais uma vez, acho que este é um sinal forte para a liderança russa e dá ao presidente Trump a capacidade de negociar com a Rússia em bases ainda mais sólidas”, afirmou.

“Esta é uma parceria econômica total. Não se trata apenas de terras raras, mas também de infraestrutura e energia. Portanto, há uma oportunidade para ambos os lados realmente ganharem”, acrescentou Bessent.

O acordo estabelece um fundo de investimento conjunto para a reconstrução da Ucrânia, enquanto Trump tenta garantir um acordo de paz na guerra de três anos entre russos e ucranianos. Ele foi assinado em Washington após meses de negociações, às vezes tensas, com a incerteza persistindo até o último momento.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Moraes manda PF dar a Bolsonaro acesso integral a provas do plano de golpe


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) conceda ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e demais denunciados o acesso integral às provas coletadas no inquérito do plano de golpe.

A decisão é de quarta-feira (30) e o ministro deu cinco dias para que a PF possa informar o meio mais adequado para garantir o compartilhamento das informações. Após essa definição, a corporação terá mais cinco dias para disponibilizar todo o material.

“A Polícia Federal deverá manter sigilosos eventuais documentos, mídias, áudios e vídeos que contenham fatos íntimos e ligados à vida privada de todos os denunciados. Nesse caso, o juízo deverá ser comunicado e as Defesas deverão realizar requerimentos específicos”, afirmou a decisão do ministro.

A decisão atende pedido feito pelas defesas de Bolsonaro, do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e do ex-ministro Augusto Heleno.

“Imediato acesso à íntegra do conjunto probatório colhido no curso das investigações e, especialmente, ao conteúdo integral dos celulares e outras mídias apreendidas e parcialmente utilizadas pela acusação”, pediu a defesa de Bolsonaro.

As defesas têm solicitando, desde o início do processo, acesso integral aos autos que embasaram o indiciamento e a denúncia dos acusados.

O acesso integral aos autos inclui o conteúdo de celulares e computadores apreendidos durante as investigações, além de documentos físicos, registros de entrada e saída dos palácios da Alvorada e do Planalto, entre outros elementos reunidos pela Polícia Federal.

Autorização de testemunhas

Na mesma decisão, o ministro autorizou o depoimento de todas as 15 testemunhas indicadas por Bolsonaro no processo sobre um suposto plano de golpe.

Dentre os que serão ouvidos pela Primeira Turma da Corte estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes; o ex-ministro Eduardo Pazuello e o ex-vice-presidente Hamilton Mourão.

Em março, o STF tornou réus Jair Bolsonaro e outros sete acusados de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.

Eles passaram a responder criminalmente por formação de organização criminosa armada, tentativa de derrubar à força o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça, além de destruição de bem tombado.

A Procuradoria-Geral da República aponta que Bolsonaro sabia da existência do plano chamado Punhal Verde Amarelo, que incluía ações para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Moraes.

A PGR também afirma que o ex-presidente tinha conhecimento da chamada “minuta do golpe”, um decreto preparado para legitimar a intervenção militar e romper a ordem constitucional.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.