Categorias
economia

Israel ataca duas cidades na Síria, diz agência estatal síria


Ataques israelenses na noite de sexta-feira (2) tiveram como alvo as proximidades da zona rural de Damasco e Hama, as duas na Síria, informou a agência de notícias estatal síria Sana, sem fornecer mais detalhes.

Os repetidos ataques de Israel à Síria funcionam como um aviso aos novos governantes islâmicos em Damasco, vistos como uma potencial ameaça para sua fronteira.

Israel não confirmou os ataques desta sexta-feira (2).

Ataques seriam preventivos

O Exército israelense informou anteriormente que os ataques visavam a infraestrutura militar da Síria, incluindo quartéis-generais e armazéns com armas e equipamentos.

Os bombardeios mais recentes começaram a ser feitos depois que combatentes islâmicos, majoritariamente sunitas, derrubaram o ditador Bashar al-Assad do governo sírio, em dezembro.

Mais cedo nesta sexta-feira, Israel bombardeou uma área perto do palácio presidencial em Damasco, no aviso mais claro até agora às novas autoridades da Síria.

Israel também bombardeou a Síria com frequência quando o país era governado por Assad.



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Agricultura do Brasil é saída para países em guerra tarifária, diz ministro


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta sexta-feira (2) à CNN que a agricultura brasileira passou a ser “desejada no mundo todo” depois da imposição das tarifas recíprocas de Donald Trump.

Segundo o ministro, as disputas tarifárias desencadeadas pela nova gestão norte-americana abriram espaço para que o Brasil se tornasse fornecedor estratégico de alimentos para diversos países.

“Agora, em razão dessas brigas tarifárias a partir da eleição do novo presidente dos Estados Unidos, a agricultura brasileira passou a ser desejada no mundo inteiro”, declarou o ministro à CNN durante a Agrishow 2025, maior feira de agronegócio a céu aberto do mundo, realizada em Ribeirão Preto (SP).

De acordo com Teixeira, nações que antes compravam produtos agrícolas dos EUA estão buscando alternativas em mercados mais estáveis — e o Brasil aparece como uma das principais opções.

O ministro reforçou que o Brasil não está envolvido em disputas comerciais e, por isso, pode ocupar o espaço deixado por países afetados por sanções e tarifas.

“A agricultura brasileira está entre as maiores do mundo, que fornece alimentos para o povo brasileiro, mas cada dia mais para o mundo”, disse.

Teixeira também abordou outro tema de discussão na feira, considerado central para o setor: o financiamento agrícola. Ele disse que o governo está em diálogo para definir o novo Plano Safra, previsto para ser lançado em junho. “Vamos estabelecer programas de aproximação para o Plano Safra do ano que vem”, afirmou.



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Nana Caymmi é velada no Theatro Municipal do Rio na manhã desta sexta (2)


A cantora Nana Caymmi será velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a partir das 8h30 desta sexta-feira (2). Aos 84 anos, ela morreu nesta quinta-feira (1).

A cerimônia ocorre até às 12h no Centro do Rio. Em seguida, o corpo da artista será sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, às 14h.

O falecimento de Nana foi informado pelo irmão, Danilo. Segundo ele, Nana ficou nove meses internada na Casa de Saúde de São José, na zona Sul do Rio, e passou por um “processo muito doloroso”, com “várias comorbidades”.

Nana Caymmi começou sua carreira artística na década de 1960 e se tornou uma das maiores artistas do cenário musical brasileiro, com sucessos como ‘Resposta ao tempo’, ‘Não se esqueça de mim’ e ‘Suave Veneno’. Ela era filha do cantor e compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris.

Em 2016, a cantora passou por uma cirurgia de remoção de um tumor na parte externa do estômago, afastando-se dos palcos. Já em 2019, gravou um disco com a obra de Tito Madi, e, no ano seguinte, outro com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Aviso do velório e sepultamento de Nana Caymmi. • Reprodução

Quem foi Nana Caymmi

Nana Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941, filha do compositor Dorival Caymmi com a cantora Stella Maris. Dorival ficou conhecido por composições clássicas como “O que é que a Baiana Tem”, “Maracangalha” e “Saudade de Itapoã”

Ela começou sua carreira ao participar da faixa “Acalanto” do pai em um dueto. Dorival compôs a música como uma canção de ninar para a filha.

O primeiro disco da cantora foi lançado em 1965, com o nome “Nana”. Segundo o Instituto Memória Musical Brasileira, Nana gravou 31 álbuns de estúdio e três projetos em DVD.

Em 1966, ela venceu a fase nacional da primeira edição do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, ao cantar a faixa “Saveiros”, do irmão Dori Caymmi com Nelson Motta. Junto com Dori, ela chegou a fazer turnês.

Durante a década de 1960, ela ficou ainda mais conhecida e fez aparições em programas de televisão com outras celebridades da época, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Toquinho e Maria Bethânia.

O poder da voz de Nana Caymmi foi reconhecido em 1976, quando ela recebeu o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano, pela Associação Brasileira de Produtores de Disco.

Ao longo de sua carreira, Nana Caymmi foi indicada a quatro Grammys Latinos. Ela ganhou em sua primeira indicação, em 2004, pelo álbum “Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo”, na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.