Categorias
economia

Senador pede ao MPF investigação de associações excluídas pela AGU em ação


O líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), acionou o Ministério Público Federal (MPF), nesta quarta-feira (14), para que sejam incluídas pelo menos outras treze associações na ação civil que apura descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente, a Advocacia-Geral da União (AGU) processa 12 entidades e outras 14 empresas e pessoas físicas, mas relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) indica que o esquema investigado é mais amplo e pode ter desviado cerca de R$ 6 bilhões.

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), o número de beneficiários com cobranças aumentou de 2,2 milhões em 2021 para 5,6 milhões em 2023. Em oito entidades – entre elas Unsbras, Conafer e RIAAM Brasil – 100% de entrevistados em apuração dizem nunca ter autorizado a filiação.

A Polícia Federal (PF) também aponta uso de “laranjas”, pagamento de propina a servidores e acordos de cooperação técnica firmados sem cumprir as regras internas do INSS.

Rogério Marinho destaca que a suposta seletividade da AGU blinda associações ligadas a centrais sindicais. “O movimento contraditório realizado pela alta cúpula do governo Lula coloca em dúvida se o governo está realmente interessado em resolver a questão, ou apenas proteger entidades parceiras”, acusa em um trecho do pedido de investigação.

Além de solicitar a ampliação do polo passivo da ação pública, Rogério Marinho pede que o MPF bloqueie bens das novas entidades e investigue servidores que autorizaram os descontos. São elas: ABCB, Abrasprev, Abapen, Contag, SINDNAPI/FS, Unsbras, Conafer, Abapen, AAB, Unibap, Abeprev, RIAAM Brasil e Sinab. A CNN tenta contato com as entidades listadas.

O pedido baseia-se na Lei Anticorrupção, que permite responsabilizar pessoas jurídicas por atos contra a administração pública.

A AGU informou em nota que, em momento oportuno, ingressará com novas medidas judiciais cabíveis para a reparação de todo o dano sofrido ao INSS e aos beneficiários da previdência social.



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Bruna Biancardi faz piquenique com Mavie na praia; confira


A influenciadora Bruna Biancardi, 31, grávida da segunda filha do jogador Neymar, 33, compartilhou nesta quarta-feira (14) que fez um piquenique com a filha Mavie, de 1 ano, na praia.

Ela mostrou que levou alguns lanchinhos para o momento de lazer e uma esteira para organizar a refeição. Na última terça (13), Biancardi mostrou um novo ensaio da gravidez de Mel, que está na reta final.

Grávida de sete meses, a influenciadora viajou recentemente para Orlando, na Flórida, Estados Unidos, para montar o enxoval de Mel.

Nas redes sociais, ela tem compartilhado mais detalhes da gestação e mostrado o crescimento de sua barriga. Em entrevista recente, a influenciadora confessou que foi o craque do futebol que pediu para ter o segundo filho.

Além de Mavie, o jogador também é pai de Davi Lucca, 13, e Helena, de nove meses, frutos de outros relacionamentos.

Confira:

Bruna Biancardi leva filha Mavie à praia • Instagram/Bruna Biancardi

Bruna Biancardi diz que Neymar pediu segundo filho



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Baidu se prepara para lançar táxi sem motorista na Europa, diz WSJ


A Baidu, empresa chinesa de tecnologia, está se preparando para testar um serviço de carros sem motorista, o Apollo Go, na Europa pela primeira vez, publicou o Wall Street Journal.

A Baidu planeja estabelecer uma entidade local na Suíça nos próximos meses e pretende começar a testar a tecnologia até o final deste ano, disse o jornal citando fontes familiarizadas com o assunto.

A empresa tem mantido discussões com o provedor de serviços de transporte suíço PostAuto para lançar seu serviço de táxis-robô na Suíça, acrescentou o WSJ.

A Swiss Post, controladora da PostAuto, disse em um email à Reuters que não há atualmente nenhuma parceria ou cooperação entre a empresa ou a Swiss Post e a Baidu ou qualquer outro fornecedor de tecnologia.

“A Swiss Post, com sua unidade de Serviços de Mobilidade, também está pensando no futuro da nossa mobilidade e nas novas exigências dos clientes”, acrescentou a empresa.

A Baidu também planeja lançar o Apollo Go na Turquia, segundo a reportagem do WSJ.

O serviço de táxi-robô da empresa opera em várias cidades chinesas, com a maior frota, de mais de 400 veículos, na cidade de Wuhan, no centro da China.

iFood divulga aumento no valor mínimo das entregas a partir de junho



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Entenda o porque Lionel Messi e Barcelona “comemoram“ o dia 14 de maio


Lionel Messi detém inúmeros recordes na história do Barcelona. O argentino, por exemplo, é o jogador com mais títulos na história do clube catalão com 35 conquistas. A história começou num 14 de maio de 2005, há exatos 20 anos atrás.

O Barcelona conquistou o título do Campeonato Espanhol ao empatar com o Levante, fora de casa, pela 36ª rodada. O título veio com duas rodadas de antecedência. Messi não entrou em campo naquela partida, mas fez parte do elenco da conquista.

O argentino teve papel discreto na conquista na primeira temporada como profissional. Foram nove jogos com um gol marcado. Na disputa de La Liga, foram sete jogos e, curiosamente, sete vitórias.

Outro momento marcante de Messi naquela temporada foi justamente o primeiro gol marcado pelo Barça. O argentino, então camisa 30, recebeu assistência de Ronaldinho Gaúcho e marcou um gol por cobertura, diante do Albacete, pela 34ª rodada do torneio.

Messi é jogador com mais partidas com a camisa do clube catalão (778) e detém o recorde de gols por uma única equipe: 672. O argentino finalizou a carreira no Barcelona com 10 títulos do Campeonato Espanhol, sete títulos da Copa do Rei e da Supercopa, quatro Champions League, três Supercopas da UEFA e três Mundiais.

Início de período histórico

A equipe do Barcelona era recheada de craques como Ronaldinho Gaúcho, Deco, Eto’o, Puyol, Victor Valdés, Iniesta e Xavi. Todos já lidavam e ajudavam Messi, destaque nas categorias de base, com a transição para a equipe principal.

O título da Barça, à época comandado pelo holandês Frank Rijkaard, quebrou o jejum de seis temporadas sem títulos nacionais. O título marcou o retorno do Barcelona às disputas de título.



Veja matéria completa!

Categorias
economia

“Espero que Trump ajude a acabar com o geoncídio em Gaza“, diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta terça-feira (13), o posicionamento de Donald Trump no conflito da Faixa de Gaza. As falas de Lula aconteceram durante uma coletiva de imprensa realizada em Pequim, na China.

Lula avaliou positivamente o posicionamento de Trump, e reforçou seu apelo por uma ação internacional para encerrar o que classificou como “genocídio” na região.

“Eu acho que a decisão dele sobre a guerra foi importante. Você tinha o nosso amigo Biden falando em guerra todo dia, falando em destruir a Rússia todo dia. O Trump veio e falou: ‘Não, eu preciso fazer paz, eu preciso parar com essa guerra’. Eu achei ótimo”

Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente brasileiro também voltou a criticar o conflito entre Israel e o Hamas. “Eu espero que ele [Trump] possa dar uma contribuição para terminar o genocídio. A palavra eu vou repetir aqui: para terminar o genocídio na Faixa de Gaza. Aquilo não é uma guerra. Aquilo é um genocídio”, afirmou.

Lula ainda defendeu uma atuação mais efetiva das Nações Unidas para intervir na situação humanitária. “A única coisa que eu quero é o seguinte: que a ONU possa tomar uma decisão. E Trump contribui para isso… Agora, se ele quiser fazer daquilo um resort, não dá certo.”

A última fala do petista se refere a um vídeo feito por Inteligência Artificial publicado por Trump na rede social Truth Social, que causou polêmica ao mostrar o que seria a Faixa de Gaza após a construção de empreendimentos de luxo.

As imagens mostram um “antes e depois” do território com a frase “Gaza 2025”, em seguida a região aparece reconstruída após a intervenção dos EUA com prédios de luxo, pessoas dançando e uma estátua dourada gigante do presidente americano.

(Com informações de Polianne Lima, da CNN)



Veja matéria completa!

Categorias
economia

Lula diz que ligou para Putin e pediu pelo fim da guerra na Ucrânia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13), em Pequim, que chegou a ligar para o presidente russo, Vladimir Putin, antes da viagem na última semana para Moscou e pediu para que ele encerasse a guerra na Ucrânia.

“Eu tive a petulância de um dia ligar para o presidente Putin e dizer: pare com essa guerra e volte para a política, porque a política tá precisando muito de mudar o debate pelo crescimento da extrema-direita radicalizada nazista no mundo inteiro”, disse Lula.

O presidente ainda disse estar feliz com o resultado das conversas sobre paz no conflito e do resultado da viagem.

“E é com muito otimismo que eu vi a proposta do Putin, que eu vi a aceitação da proposta do Putin pelo Zelensky e que o presidente Xi Jinping e eu colocamos o resultado disso numa nota e divulgamos isso parabenizando tanto a proposta do Putin, quanto a aceitação do Zelensky na possibilidade de que ele se junte em Istambul e possam conversar de verdade. Ao invés de trocar tiros, trocar palavras”, acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs “conversas diretas” com a Ucrânia na quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia, em busca de um cessar-fogo entre os dois países.

A fala de Putin ocorre enquanto líderes europeus e os Estados Unidos pressionam Putin a concordar com um cessar-fogo de 30 dias, em busca de pôr fim ao conflito de três anos.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.