Categorias
matogrossodosul

São Paulo vence de virada e empurra o Grêmio para o Z4 do Brasileiro


O São Paulo conseguiu a virada por 2 a 1 sobre o Grêmio, neste sábado (17), no Morumbis, e alcançou a segunda vitória no Brasileirão 2025. O último triunfo havia sido há quase um mês, no dia 20 de abril, no clássico contra o Santos.

O time gaúcho abriu o placar no primeiro tempo com Aravena. Os gols do time da casa foram marcados na segunda etapa com Arboleda e André Silva.

Com o resultado, o São Paulo, que havia entrado no Z4 após vitória do Vasco sobre o Fortaleza, chega a 12 pontos e pula para a 9ª posição. Já o Grêmio entra na zona de rebaixamento e segue com nove pontos.

Como foi São Paulo 2 x 1 Grêmio

O São Paulo iniciou o duelo da nona rodada com todo gás e, antes do primeiro minuto, quase abriu o placar com André Silva. O atacante mandou a bomba de fora da área e quase surpreendeu Tiago Volpi.

Mesmo com o time paulista arriscando mais, quem abriu o placar foi o Grêmio. Aos 36, o Imortal aproveitou bobeada de Pablo Maia e, em contra-ataque, Monsalve enfiou a bola para Aravena. O chileno invadiu a área e chutou cruzado para estufar as redes.

O gol de empate do São Paulo veio logo no início da segunda etapa. Após cobrança de falta de Enzo Díaz, Arboleda desviou de cabeça, sem chances para Volpi.

O jogo seguiu pegado e dando trabalho aos goleiros. Aos 27, Volpi salvou sua equipe em dois tempos após boa oportunidade criada por Oscar. Três minutos depois foi a vez de Rafael, do São Paulo, fazer um milagre após chute de Marlon.

O gol da vitória veio de pênalti, aos 39 minutos, após o árbitro enxergar falta de Camilo em Luciano dentro da área. Depois de um bom tempo de análise do VAR, André Silva bateu no canto direito e decretou a vitória do São Paulo.

Próximos jogos

O São Paulo volta a campo pelo Brasileiro no próximo sábado (24), onde recebe o Mirassol. Antes, visita o Náutico na terça-feira (20) pela terceira fase da Copa do Brasil.

O Grêmio também tem compromisso pela Copa do Brasil. A equipe gaúcha recebe o CSA na terça. No domingo (25), enfrenta o Bahia em casa pelo Brasileiro.



Veja a matéria completa

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica

Dia dos Povos Originários: Papy homenageia Azambuja e presidente do Conselho Municipal


24.04.2025 · 7:32 · Vereador Papy

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, homenageou, na Sessão Solene desta quarta-feira (23), o administrador da Funai (Fundação Nacional Indígena), Lisio Lili, e o ex-governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, em Comemoração do Dia Municipal da Consciência dos Povos Originários.

Lisio Lili integra o Movimento dos Povos Indígenas e presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande (CMDDI/MS).

Mas Lili já foi vereador, Secretário Municipal de Agricultura, Secretário Municipal de Serviços Urbanos e assessor na Câmara Municipal de Aquidauana. Também atuou como delegado regional da Funai, além de chefe do Posto Indígena “Alves de Barros” e “Pilad Rebuá” e administrador regional da Funai.

O outro homenageado foi o ex-governador Reinaldo Azambuja Silva, que não participou e foi representado por Isadora Barbosa. Já no primeiro ano à frente do Estado criou a Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários.Também durante a sua gestão, Mato Grosso do Sul alcançou a marca de segundo estado do País a elaborar um plano específico de Políticas Públicas para os povos indígenas. Segundo a proposta, o objetivo é promover e proteger os direitos indígenas.

A solenidade foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro, presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas. Segundo os Decretos Legislativos 2612/21 e 949/06, o Prêmio Domingos Veríssimo Marcos é concedido a todas as pessoas físicas ou jurídicas que têm como o principal trabalho a luta pela defesa dos povos originários.

Domingos Veríssimo
Domingos Veríssimo Marcos nasceu na Aldeia do Bananal, em Aquidauana, em 4 de agosto de 1926 e faleceu em 26 de agosto de 2005. O homenageado fez três graduações: Filosofia, Letras e Física. Além disso, dominava os idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, português, espanhol, terena, guató e Kadiwéu.

Fez parte da 1ª turma do curso de Magistério Bilíngue, formando professores indígenas e foi o primeiro coordenador da União das Nações Indígenas (UNI), lutando pelas cotas para os indígenas nas universidades, entre outras ações.

FOTO: Eliza Mustafa/ Assessoria

Assessoria de Imprensa do Vereador 



Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica

Dr. Lívio garante continuidade dos canais de denúncia após o fechamento da CPI do Transporte


01.04.2025 · 10:00 · Vereador Dr. Lívio

Na segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo de Campo Grande, realizada nesta segunda-feira (31), o presidente da comissão, vereador Dr. Lívio, enfatizou a importância dos canais de denúncia, que, segundo ele, terão um papel fundamental não apenas durante a CPI, mas também após o seu encerramento. “Esses canais serão mantidos como um canal direto entre a população e a Comissão de Transporte, mesmo depois de finalizados os trabalhos da CPI”, afirmou o presidente, destacando que isso garantirá um monitoramento contínuo e um meio permanente para a população relatar problemas no sistema de transporte coletivo.

Durante a reunião, Dr. Lívio explicou que, até o momento, foram enviados aproximadamente 50 requerimentos e a comissão ainda aguarda as respostas para dar início às oitivas de testemunhas. “Estamos aguardando as respostas dos requerimentos e, após a análise desses documentos, poderemos iniciar as oitivas, que devem começar na segunda semana de abril”, disse.

Além disso, destacou que a comissão já recebeu 78 denúncias por meio dos canais de comunicação da Comissão. As principais reclamações envolvem problemas como sucateamento da frota, superlotação em horários de pico, falta de linhas nos finais de semana e feriados, além de questões de manutenção e segurança nos terminais e comportamento inadequado dos motoristas.

Sobre o andamento da CPI, Dr. Lívio apresentou o cronograma e que ele será seguido rigorosamente, e que as oitivas serão realizadas após a análise dos documentos recebidos. Ele também ressaltou que a comissão produzirá um relatório técnico ao final dos trabalhos, que apontará responsabilidades e indícios de irregularidades, sendo encaminhado aos órgãos competentes como o Ministério Público, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça.

“Nosso compromisso é com a transparência e a solução dos problemas do transporte público. O relatório técnico final irá apontar as irregularidades e sugerir melhorias. Embora a Câmara não tenha o poder de executar, nossa função é investigar e encaminhar as conclusões aos órgãos competentes para a devida responsabilização”, concluiu o presidente da CPI.

Assessoria de Imprensa do Vereador



Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
brasil

Roberto Carlos cancela show horas antes de subir ao palco no México; saiba


O cantor Roberto Carlos, 84, cancelou o show que faria no estágio Arena Guadalajara, no México, neste sábado (17) quatro horas antes do início da apresentação. O anúncio oficial foi feito em seu perfil no Instagram.

À CNN, a assessoria de comunicação do cantor explicou que o cancelamento aconteceu por motivos de segurança. Em nota, a equipe afirma que a arena onde o cantor se apresentaria está finalizando uma reforça e “ainda não está 100% pronta para receber um grande show como o do RC”.

Segundo comunicado divulgado no perfil de Roberto Carlos, “a decisão foi tomada em conjunto com as autoridades competentes, priorizando o bem-estar e a segurança dos participantes”.

De acordo com sua equipe, Roberto Carlos segue com a agenda normal de shows no México e no Brasil. As próximas apresentações devem ocorrer nos dias 20, 22 e 24 de maio em Veracruz, Querétaro e Leon, no México, respectivamente. É possível conferir a agenda completa de shows do cantor no Brasil em seu site oficial.

Shows e turnês nacionais: confira os mais aguardados em 2025





Veja a Matéria Completa

Categorias
agro

Brasileiros retornam ao litoral de SP após sete anos velejando


Os irmãos brasileiros Celso Pereira Neto, de 32 anos, e Lucas Faraco, de 29, que passaram mais de sete anos velejando em uma volta ao mundo, retornaram a cidade de Ubatuba, no litoral paulista, na manhã deste sábado (17). O retorno dos dois aconteceu no píer da praia do Saco da Ribeira.

A bordo do veleiro Katoosh, nome pelo qual os dois ficaram conhecidos, e que homenageia um animal de estimação que tiveram, eles passaram por 52 países, desde a região do Caribe até a Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico.

Através das redes sociais, eles compartilharam a travessia desde o dia 5 de março de 2018, quando saíram do Brasil, até o retorno neste domingo (17).

O diário de bordo, entretanto, acabou virando trabalho e atraiu mais de 1 milhão de seguidores e patrocinadores.

Criados no mar desde jovens, os dois passaram os primeiros anos de vida em veleiro dos pais, quando a família, que é de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, resolveu morar em um barco, também na cidade de Ubatuba, onde ficaram até o filho mais novo, Celso, completar 6 anos, precisando fixar em terra firme para estudar.

Irmãos Katoosh com os pais, no barco em que moravam com a família na infância • Reprodução/Redes Sociais

Agora, após o retorno para casa sete anos depois, o plano dos irmãos é continuar navegando pela costa brasileira, além de focar na criação de conteúdo nas redes sociais, mostrando as novas aventuras, com foco na criação de conteúdo com o veleiro.

 

*Sob supervisão





Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Filha do vocalista do Oasis espera 1º filho de ex-jogador do Liverpool


Liam Gallagher, vocalista do Oasis, será vovô! A filha mais velha do músico, a modelo Molly Moorish Gallagher, anunciou que está grávida do primeiro filho, fruto do relacionamento com o jogador Nat Phillips, ex-Liverpool.

A notícia foi divulgada pela própria modelo, por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (14/5). Nas imagens, Molly mostra o barrigão, que já está aparente.

5 imagens

Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez

Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez
Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez
Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez
1 de 5

Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez

Reprodução/Redes sociais

2 de 5

Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez

Reprodução/Redes sociais

3 de 5

Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez

Reprodução/Redes sociais

4 de 5

Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez

Reprodução/Redes sociais

5 de 5

Modelo Molly Moorish Gallagher, filha do vocalista do Oasis, anunciando a gravidez

Reprodução/Redes sociais

Este é o primeiro neto de Liam, que também é pai de Gene e Lennon. Molly nasceu em 1998, quando o vocalista do Oasis era casado com Patsy Kensit, fruto de um caso extraconjugal entre ele e a cantora Lisa Moorish, vocalista da banda indie Kill City.

Molly nasceu dois meses após o casamento de Liam e Patsy, mas os dois só se conheceram em 2018. Apesar da situação, a jovem afirma que não tem nenhum rancor do pai.

Molly e o jogador Nat estão juntos desde 2022. O atleta integrava o quadro do Liverpool, mas atualmente está emprestado ao Derby County.



Veja a matéria Completa!

Categorias
politica

Governo Trump autoriza dispositivos que aceleram disparos de armas


O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou na sexta-feira (16) em permitir a venda e a posse de dispositivos que permitem que entusiastas de armas convertam rifles semiautomáticos em armas que podem disparar tão rápido quanto metralhadoras.

O acordo foi anunciado pelo Departamento de Justiça para resolver ações judiciais movidas pelo antecessor democrata de Trump, Joe Biden, depois que seu governo proibiu certos “gatilhos de reinicialização forçada.”

“Este Departamento de Justiça acredita que a 2ª Emenda não é um direito de segunda classe”, disse a procuradora-geral Pamela Bondi em um comunicado, referindo-se ao direito constitucional de portar armas. “E estamos felizes por encerrar um ciclo desnecessário de litígio com um acordo que aumentará a segurança pública.”

O acordo foi condenado por Vanessa Gonzalez, vice-presidente de assuntos governamentais e políticos do grupo de controle de armas Giffords, que disse que “o governo Trump acabou de legalizar efetivamente as metralhadoras”

“Vidas serão perdidas por causa de suas ações”, disse ela.

Em 2022, o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos notificou os licenciados de armas de fogo que havia determinado que alguns desses dispositivos constituíam metralhadoras ilegais de acordo com a Lei Nacional de Armas de Fogo.

Um ano depois, o departamento entrou com uma ação judicial em Nova York contra uma empresa que fabricava e distribuía esses dispositivos em todo o país, a Rare Breed Triggers, o que levou a uma decisão judicial que a impediu de continuar a vendê-los.

Ao tentar impedir a venda de tais dispositivos, o governo Biden citou a frequência com que armas de fogo semiautomáticas do tipo AR-15 foram usadas em tiroteios em massa em todo o país.



Veja Matéria Completa!

Categorias
policia

Sábado com previsão de muito sol em Dourados


© MS em Foco, 2021. Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.

Últimas notícias de Dourados, Campo Grande, Rio Brilhante, Caarapó, Itaporã, Maracaju, Laguna Carapã, Fátima do Sul e MS. Breaking news, local top stories.



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Bebês reborn: psiquiatra explica os riscos de tratá-los como reais


O fenômeno dos bebês reborn, bonecos hiper-realistas que imitam crianças de verdade, tem gerado polêmica nas redes sociais e até mesmo na Câmara dos Deputados. Em entrevista à CNN, o psiquiatra Daniel Barros explicou os possíveis riscos e contextualizou a situação.

Segundo o especialista, o apego a esses bonecos não é um fenômeno recente, existindo há mais de uma década. Barros ressalta que as pessoas costumam se apegar a diversos objetos, como canetas e livros, e que o caso dos bebês reborn não é diferente.

Fantasia vs. Realidade

O psiquiatra enfatiza que, na maioria dos casos, as pessoas que dão nomes e até documentos aos bonecos estão apenas brincando e não perderam o contato com a realidade. “Elas não perderam o contato com a realidade, elas estão brincando”, afirma Barros.

No entanto, o especialista alerta que a situação se torna preocupante quando a pessoa passa a acreditar que o boneco é real. “O problema está quando a pessoa coloca uma realidade que não existe, que ele [o bebê reborn] é realmente o seu filhinho e que ele precisa de cuidados.”. Contudo, reforça que não acredita que essas pessoas sejam maioria.

Reação exagerada da sociedade

Barros argumenta que a repercussão exagerada do assunto diz mais sobre a sociedade do que sobre os donos dos bonecos. Ele critica a proposta de leis para regular o uso dos bebês reborn, considerando-as desnecessárias.

“Quem está propondo essa lei agora também, eu acho que quer surfar nessa onda”, opina o psiquiatra, ressaltando que o assunto provavelmente perderá relevância rapidamente.

Por fim, Daniel Barros conclui que, na maioria dos casos, o fenômeno dos bebês reborn é apenas uma brincadeira entre grupos específicos nas redes sociais, e que a sociedade não deveria levar o assunto tão a sério.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.



Veja a matéria completa!

Categorias
economia

Saiba quem ganhou o Eurovision 2025


O cantor JJ, da Áustria, foi o grande vencedor da 69ª edição do Eurovision 2025, que chegou ao final neste sábado (17), com a canção “Wasted Love”.

Essa foi a terceira vitória da Áustria na competição, vencendo anteriormente em 1966, com Udo Jürgens e a canção “Merci, Chérie”, e em 2014, com Conchita Wurst e a música “Rise Like a Phoenix”.

O evento chegou ao fim em um programa especial de quatro horas de apresentação, com as 26 canções concorrentes sendo apresentadas ao público, cuja transmissão oficial no YouTube superou mais de 1.4 milhões de espectadores simultâneos.

Nas últimas semanas, as casas de apostas européias apostavam no trio KAJ, da Suécia, como o grande vencedor da competição, com uma homenagem às saunas. O grupo ficou na quarta colocação no ranking geral.

A competição acontece desde 1956 e consagrou alguns artistas importantes, como a banda ABBA, que venceu o concurso em 1974; Celine Dion, que foi campeã em 1988; e mais recentemente a banda italiana Maneskin, que venceu a edição de 2021.

Em 2025, Celine Dion fez uma aparição surpresa durante a competição, na qual relembrou sua experiência no programa. “Vencer o festival foi um momento incrivelmente transformador para mim e sou grata a todos que me apoiaram nessa linda jornada”, disse em recado gravado aos competidores.

Confira o ranking geral do Eurovision 2025:

  1. Áustria (426 pontos)
  2. Israel (357 pontos)
  3. Estonia (356 pontos)
  4. Suécia (321 pontos)
  5. Itália (256 pontos)
  6. Grécia (231 pontos)
  7. França (230 pontos)
  8. Albânia (218 pontos)
  9. Ucrânia (218 pontos)
  10. Suíça (214 pontos)
  11. Finlândia (196 pontos)
  12. Holanda (175 pontos)
  13. Letônia (158 pontos)
  14. Polônia (156 pontos)
  15. Alemanha (151 pontos)
  16. Lituânia (96 pontos)
  17. Malta (91 pontos)
  18. Noruega (89 pontos)
  19. Reino Unido (88 pontos)
  20. Armênia (72 pontos)
  21. Portugal (50 pontos)
  22. Luxemburgo (47 pontos)
  23. Dinamarca (47 pontos)
  24. Espanha (37 pontos)
  25. Islândia (33 pontos)
  26. San Marino (27 pontos)

Veja abaixo a apresentação vencedora do Eurovison 2025:

Lady Gaga supera Madonna e é a artista mulher com maior público da história



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.