Categorias
policia

Jovem da fronteira é preso com 998 quilos de maconha no Paraná


Jovem de 26 anos, morador em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) durante fiscalização na BR-376, em Mandaguari (PR), transportando quase uma tonelada de maconha em um veículo Jeep Compass.

Segundo informações do site O Maringá, o condutor recebeu ordem de parada e obedeceu. Durante a abordagem, os policiais visualizaram grande quantidade de tabletes de maconha distribuídos por todo o interior do carro.

Além da droga, que totalizou 998 quilos, os agentes constataram que o carro estava com sinais identificadores adulterados e usava placas falsas.

O motorista relatou que pegou o carro já carregado com a droga em Ponta Porã e que o destino seria Ribeirão Preto (SP), onde receberia pagamento pela entrega. Ele também afirmou ter antecedentes criminais por contrabando e descaminho.

O homem foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com o veículo e o entorpecente, à delegacia de PC (Polícia Civil) de Mandaguari.



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Indígena é encontrado ferido em aldeia de Dourados


Na noite dessa sexta-feira (23) um homem foi encontrado ferido com facadas no peito. A vitima estava uma rua vicinal nas proximidades da Escola Municipal Indígena Agustinho, na Aldeia Bororó, Reserva Indígena Federal de Dourados.
O homem foi encontrado por volta das 22h populares passavam pelo local e avistaram o homem caído. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado até o Hospital da Vida.
Diante dos ferimentos, a situação do indígena é considerada gravíssima e o caso é investigado pela Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Aeroporto de Dourados já realizou 2.693 operações de pousos e decolagens este ano


O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira realizou 2.693 operações de pousos e decolagens de 1º de janeiro até 23 de maio de 2025, confirmando que está pronto para operar aeronaves de todos os portes, inclusive os grandes jatos como o que trouxe à Dourados o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Em janeiro foram 210 operações de pouso e 211 de decolagens, enquanto fevereiro registrou 279 pousos e 278 decolagens. Em março foram 309 pousos e 300 decolagens, enquanto em abril foram registrados 275 pousos e 283 decolagens. Até esta sexta-feira (23), o mês de maio registrou 282 operações de pouso e 311 de decolagens.

O prefeito Marçal Filho destaca a importância desses números. “Ao receber quase 2.693 operações de pousos e decolagens em menos de 5 meses, o Aeroporto Regional de Dourados comprova que está pronto para a aviação comercial, tanto que deveremos receber os técnicos da Agência Nacional da Aviação Civil nas próximas semanas para avaliar e homologar o aeroporto”, ressalta. “Além disso, a Infraero já está licitando a empresa que vai operar a Estação Prestadora de Serviços de Tráfego Aéreo (EPTA), que permite a comunicação via rádio para auxiliar pousos e decolagens”, explica o prefeito.

Outro fator importante é que a companhia aérea Latam iniciou no dia 14 de maio a venda das primeiras passagens para o trecho Dourados-Guarulhos (SP), marcando a retomada das operações aéreas comerciais no município após quase quatro anos sem voos. Os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da companhia, com preços a partir de R$ 654,73 (ida e volta) na tarifa Light, a mais básica. A venda de passagens foi liberada depois que técnicos da empresa fizeram uma vistoria no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.

A operação da Latam em Dourados terá início no dia 8 de setembro, com três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35.

NOVO TERMINAL

Outro ponto importante é que a licitação para construção do novo terminal está avançando com a habilitação das propostas da Construtora Maksoud Rahe Ltda. e a Engetal Engenharia e Construções Ltda. A vencedora deverá ser anunciada pelo Governo do Estado nos próximos dias para iniciar a obra de cerca de R$ 40 milhões que dotará o Aeroporto Regional de dourados de um novo terminal com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, com espaços modernos incluindo lanchonete e lojas comerciais, além de uma seção contra incêndio (SCI) e uma estação prestadora de serviço de tráfego aéreo (EPTA).

O terminal atual, que foi todo revitalizado e modernizado pela Prefeitura de Dourados, seguirá em uso para embarques e desembarques até a conclusão do projeto. “É importante ressaltar que a construção do novo terminal não impedirá a operação do Aeroporto Regional, que seguirá utilizando o terminal atual, que, inclusive, ganhou portas automáticas, passou por revisão em toda parte elétrica e hidráulica, além de pintura, iluminação e sistema de climatização, para garantir conforto, segurança e comodidade aos passageiros”, ressalta o prefeito Marçal Filho. 

Além do novo terminal de embarque e desembarque que terá com 2.655,37 metros quadrados, também serão construídas edificações como uma Central de Utilidades (caixa d’ água, casa de força, etc.), com 183,47 metros quadrados; um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 metros quadrados; uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 metros quadrados; uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 metros quadrados.



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Brasileiro é preso acusado assaltos a instituições financeiras no Paraguai


Agentes da Polícia Nacional realizaram na tarde deste sábado (24), uma operação em um apartamento localizado na Avenida Fernando de la Mora, no bairro San Gerardo, em Pedro Juan Caballero.

Durante a ação, foi detido um cidadão brasileiro que ainda não teve o nome divulgado. Segundo informações obtidas pelos investigadores, o local servia de “Quartel General”, para indivíduos armados com fuzis e outras armas de grosso calibre, que planejavam estariam um assalto a uma instituição financeira da região de fronteira.

As autoridades continuam a apuração do caso e não descartam novas prisões ainda neste final de semana.  



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

REME realiza formação continuada para merendeiros com foco em alimentação escolar sem glúten – CGNotícias


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nessa sexta-feira (23), a 1ª Oficina Culinária da Superintendência de Alimentação Escolar (SUALE), com o tema “Receitas Sem Glúten”, voltada à capacitação dos merendeiros e merendeiras da Rede Municipal de Ensino (REME). O evento aconteceu nas dependências da Universidade Anhanguera (Bloco C), na Avenida Gury Marques, e reuniu cerca de 30 profissionais da alimentação escolar para uma tarde de aprendizado prático e troca de experiências.

A oficina teve como objetivo subsidiar os profissionais da merenda escolar com novas preparações feitas com ingredientes adaptados para atender os alunos com necessidades alimentares especiais, como os alérgicos ao trigo e os que possuem sensibilidade ao glúten. Entre as receitas ensinadas estavam torta recheada com frango, pão sem glúten e bolo com cacau, todas preparações inclusivas e de fácil adaptação nas unidades escolares.

A formação foi conduzida pela nutricionista Elda Regina Leite Galvão, fundadora da ACELBRA/MS (Associação dos Celíacos do Brasil – seccional Mato Grosso do Sul), referência em alimentação segura para celíacos. A ação contou ainda com a coparticipação das nutricionistas da equipe técnica da SUALE, Adna Benevides, Lenilza Medeiros e Valéria Santana, além da cozinheira-auxiliar Swamy Moraes.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bittencourt, destacou a importância da formação para a inclusão alimentar nas escolas da REME. “A alimentação escolar é um direito fundamental dos nossos alunos e deve atender com qualidade e segurança a todas as necessidades alimentares, inclusive as restrições. Essa oficina reforça nosso compromisso com a equidade, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas condições alimentares, possam se alimentar com dignidade na escola”, afirmou.

Já o superintendente de Alimentação Escolar da SEMED, Luiz Raghiant, destacou o papel fundamental dos merendeiros na promoção da saúde nas unidades escolares. “Os merendeiros são agentes essenciais no cuidado diário com a saúde dos nossos alunos. Investir em sua formação contínua, especialmente em temas como alergias e intolerâncias alimentares, é reconhecer sua importância no processo educacional e garantir uma merenda mais inclusiva e segura”, ressaltou.

Para Ivone Lima do Nascimento, merendeira da EMEI Odete Trindade Benites, a oficina representou uma oportunidade de aprimorar conhecimentos e proporcionar uma alimentação escolar inclusiva. “Foi uma experiência maravilhosa. Aprender novas receitas e técnicas nos ajuda a cuidar ainda melhor das crianças. Cada vez mais, os pais se preocupam com o que os filhos comem na escola, e agora me sinto mais preparada para oferecer refeições seguras e saborosas, mesmo para os que têm restrições”.

Marley Cantero de Oliveira, merendeiro da EMEI Maria Olinda (Botafogo), reforçou a importância da formação prática no cotidiano das cozinhas escolares. “A gente sai daqui com muito mais confiança. A oficina mostrou que é possível fazer receitas sem glúten que são gostosas e fáceis de preparar. Isso faz toda a diferença para garantir que nenhuma criança fique de fora na hora da merenda”.

A iniciativa integra o conjunto de ações da SEMED voltadas à qualificação dos profissionais da educação e à promoção de uma alimentação escolar nutritiva, segura e acessível para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma foto que mostra participantes e ministrantes do curso reunidos em torno da bancada de uma cozinha industrial.





Veja a matéria completa!

Categorias
economia

Eleição na CBF terá votação em urna eletrônica pela primeira vez


A eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que acontece neste domingo (25/5), terá uma novidade. É a primeira vez que o pleito será feito com urna eletrônica.

A eleição está marcada para às 10h30 e vai eleger candidato único à presidência da entidade, Samir Xaud. Eleito recentemente para a Federação de Roraima de Futebol, ele assumiria o cargo em 2027, mas terá que renunciar por não poder acumular as duas funções.

O voto à distância por meio de um link eletrônico também seria uma opção. No entanto, o prazo para o pedido terminou sem a solicitação dos clubes.

Leia também

Confira todos os candidatos:

  • Nome da chapa única: Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização
  • Candidato à presidência: Samir Xaud
  • Candidatos a vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique,
  • José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
  • Candidatos a membros efetivos do Conselho Fiscal: Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa.
  • Candidatos a membros suplentes do Conselho Fiscal: Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.

 





Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Motorista morre ao bater em caminhonete dirigida por prefeito


O Fiat Pálio que colidiu com a caminhonete Toyota Hilux dirigida pelo prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, estava carregado com produtos contrabandeados do Paraguai. O condutor, identificado como Delibio Pavão Júnior, de 39 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com as informações policiais ambos os veículos seguiam no mesmo sentido em uma estrada de acesso à BR-463, a aproximadamente 1 km da área urbana de Laguna Carapã.
Após o acidente, o chefe do Executivo Municipal acionou as equipes policiais e permaneceu no local prestando todas as informações necessárias, até o momento em que foi conduzido para atendimento médico, em razão de queixas decorrentes do impacto.
Agentes do SIG (Setor de investigações Gerais) apuraram que o veículo conduzido por Delibio, que era residente em Dourados e trabalhava como frentista, transportava quatro volumes contendo caixas de perfumes e 72 pacotes de cigarros, todos de origem estrangeira.
A Perícia Técnica, composta por um perito criminal e seu auxiliar, foi acionada por determinação da Autoridade Policial, tendo realizado os exames de local de crime.
A análise preliminar apontou que o acidente teria sido causado por condução imprudente em alta velocidade por parte do condutor do Fiat Palio, agravada pelas condições adversas da estrada de chão, especialmente a baixa visibilidade em razão da poeira.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Prefeitura entrega arena esportiva com estrutura moderna e inaugura praça no Jardim Itamaracá – CGNotícias


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), entregou na manhã deste sábado (24) uma arena esportiva totalmente nova aos moradores do Jardim Itamaracá e região. A estrutura moderna integra o programa “MS Bom de Bola” e visa ampliar o acesso ao esporte e ao lazer para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O espaço conta com quadra de futebol society, quadra de areia, academia ao ar livre, parquinho infantil, arquibancada e sistema de iluminação em LED, garantindo mais conforto e segurança para a comunidade. Além disso, a Prefeitura também revitalizou o campo já existente e realizou a entrega da Praça do Jardim Itamaracá, que passa a se chamar Praça “Deus é Dez”, em homenagem à associação local que atende crianças por meio do esporte.

Durante o ato de entrega, a vice-prefeita, Camilla Nascimento, destacou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à prática esportiva. “Temos investido na criação e na revitalização de espaços como esse em todas as regiões da nossa Capital. O esporte transforma vidas, promove saúde e fortalece laços comunitários, isso é fundamental”, afirmou.

O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, enfatizou a importância de iniciativas que fomentem o esporte como ferramenta de transformação social. “A prática esportiva vai muito além da atividade física. É um instrumento de cidadania, que ensina valores e forma caráter. Por isso, parcerias com projetos como o ‘Deus é Dez’ são fundamentais para fortalecer o sentimento de pertencimento, ocupar esses espaços e preservar os equipamentos públicos”, pontuou.

Idealizador do projeto social “Deus é Dez”, o educador Jhonny Meira celebrou a conquista da nova arena, que deve beneficiar diretamente cerca de 120 crianças e adolescentes atendidos pela associação. “Essa estrutura é a realização de um sonho antigo de muitos pais e alunos. Vai fazer uma diferença enorme no dia a dia das crianças e da nossa equipe. Traz mais possibilidades de trabalho e contribui de forma significativa para a formação de cada aluno”, declarou.

Para a moradora Naara de Carvalho, mãe do Danilo, de 10 anos, que treina no campo da praça, o novo espaço oferece benefícios que vão além do esporte. “É muito bom ver um local bem cuidado, com estrutura adequada para as crianças. Isso motiva, melhora o desempenho delas e também nos ajuda como pais. Podemos aproveitar melhor o tempo juntos enquanto eles treinam, em um ambiente bonito, seguro e acolhedor”, afirmou.

A iniciativa integra um conjunto de ações da Prefeitura que está viabilizando a implantação de sete arenas esportivas nas sete regiões urbanas de Campo Grande. Até o momento, já foram inauguradas as estruturas nos bairros Dom Antônio Barbosa, Coophavila II, Coophatrabalho e Jardim Itamaracá. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), e conta com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

#PraTodosVerem: Na matéria há oito fotos que mostram as pessoas mencionadas no texto, na ordem de suas respectivas falas, além de imagens com detalhes do campo sintético e do campo com grama natural, bem como o momento do descerramento da placa que marca a inauguração da praça e da arena esportiva.





Veja a matéria completa!

Categorias
policia

Homem é morto a facadas após briga na esquina da Praça Paraguaia


Felipe Gonzales de 37 anos, o Felipe Carioca,foi morto a facadas na noite de sexta-feira (23), na rua Independência, esquina com a Rua Monte Castelo, no Jardim Itália, em Dourados. O crime aconteceu nas proximidades da Praça Paraguaia, em uma área conhecida por ser frequentada por usuários de drogas.

De acordo com as primeiras informações, houve uma briga no local e, durante a confusão, uma mulher de 26 anos, teria desferido um golpe de faca contra Felipe Carioca, que não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar foram acionados, mas, ao chegarem, a vítima já estava sem vida.

Na DEPAC a mulher que foi presa logo depois disse que matou Carioca para se defender de uma tentativa de estupro. Ela foi presa em flagrante.

Carioca morreu antes de ser socorrido pelo SAMU.(Fotos: Clezer Gomes)



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Sesau realiza capacitação com objetivo de preparar população para situações de emergência  – CGNotícias


Existente desde 2019, o Projeto “Prevenir para Salvar” capacitou a primeira turma deste ano nessa manhã de sábado (24), na Vila Nasser.  A proposta do curso é capacitar a população a partir de 14 anos para garantir os primeiros socorros de alguém em uma emergência enquanto a equipe de salvamento está em deslocamento. 

Ao todo, aproximadamente 20 pessoas passaram pela capacitação, que envolve tanto a teoria de estudo de manobras e até de imobilização de pacientes, quanto a prática de desengasgo e massagens cardiorrespiratórias. 

Responsável pelo projeto, Rodrigo Guimarães, explica que o principal objetivo é garantir a vida do paciente. “A gente nunca sabe quando estaremos em uma situação de emergência, ou alguém precisará da nossa ajuda, então com os conhecimentos adquiridos aqui, por mais que sejam básicos, eles já são essenciais e podem, inclusive, salvar vidas também”. 

O recorte da faixa-etária, segundo o coordenador do projeto, é uma medida de segurança para garantir as manobras necessárias sejam aplicadas da forma adequada, explica, uma vez que, na maior parte das vezes, crianças não teriam a força necessária para realizar uma manobra cardiorrepiratória. 

Técnica de Enfermagem, Bruna Augusto encara o curso como uma reciclagem, uma vez que técnicas utilizadas em momentos anteriores já são consideradas ultrapassadas pelas autoridades em saúde. “Uma vez, estava em uma fila e um bebêzinho de 15 dias se engasgou na minha frente, nessa hora os pais ficam nervosos e mais atrapalham do que ajudam. Mas poderia ter acontecido com qualquer um, e da forma que eu ajudei a salvar essa criança, todos aqui também poderão ajudar”. 

O Projeto 

Desde sua criação, em 2019, o Prevenir para Salvar já capacitou mais de 2.500 pessoas em Campo Grande. A proposta é preparar a comunidade para agir com segurança em situações emergenciais, antes da chegada do atendimento especializado do SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193). 

O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria-Geral de Educação em Saúde (CGES) da SESAU, em parceria com Instituições de Ensino Superior da Capital. Acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, previamente capacitados por profissionais socorristas da CCR/MS, são responsáveis por ministrar os treinamentos à população. 

lém das capacitações abertas ao público, o projeto também está disponível para instituições públicas e privadas — como escolas, empresas, igrejas e associações de bairro — que queiram oferecer o curso aos seus membros. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail: projetoprevenirparasalvar@gmail.com

#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma foto que mostra uma instrutora demonstrando realização de manobra de salvamento, utilizando um boneco enquanto uma aluna observa atentamente.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.