Categorias
policia

Mulher é vítima de feminicídio em Campo Grande. Ex-companheiro é preso em flagrante


Uma tentativa de feminicídio chocou os moradores de Campo Grande na tarde desta quinta-feira (29). Uma mulher, ainda não identificada oficialmente, foi atacada a tiros por um homem armado, seu ex-companheiro, em um posto de combustíveis localizado na rua da Divisão.

Imagens obtidas pela reportagem mostram o momento em que a vítima sai do banheiro do estabelecimento e tenta fugir, gritando por socorro. O agressor corre atrás dela com uma arma em punho e dispara a queima-roupa. Testemunhas relataram que o casal chegou junto ao posto em um veículo modelo HB20. A mulher desceu, entrou no banheiro e, ao sair, começou a gritar por ajuda.

De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, foi possível ouvir pelo menos cinco disparos. “Ela gritava ‘ele está tentando me matar’. Achei que fosse bombinha, só depois percebi que era tiro”, contou um despachante que trabalha em frente ao posto.

Após o crime, o suspeito tentou fugir, mas foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Militar na Avenida Bandeirantes, nas imediações do local do ataque.

A vítima foi socorrida ainda com vida e encaminhada para uma unidade de saúde. Até o momento, não há informações oficiais sobre seu estado de saúde.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e reforça o alerta sobre os altos índices de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul, estado que figura entre os que mais registram casos de feminicídio no país.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Atendimentos de Cartografia serão suspensos nos dias 29 e 30 de maio para adequações no espaço – CGNotícias


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) informa que, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), os atendimentos presenciais relacionados à Cartografia estarão temporariamente suspensos. A medida se deve às obras de adequação no espaço físico da unidade.

Durante esses dois dias, não haverá atendimento para os seguintes serviços:

* Parcelamento do Solo (Remembramento, Desdobro e Desmembramento);
* Loteamentos;
* Retificação de Registro Imobiliário;
* Anuência Rural;
* Numeração Predial;
* Orientações e identificações cartográficas.

O atendimento será retomado normalmente na próxima segunda-feira, dia 2 de junho, na sala 309, no 3º andar da CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), localizada na Rua Marechal Rondon, 2655 – Centro.

A Semades ressalta que, mesmo durante o período de suspensão, as retiradas de Certidão de Medidas e Confrontações e de Numeração e Logradouro continuarão sendo realizadas normalmente, por meio da senha MAP, no térreo da CAC.


#PraTodosVerem
: No release há duas fotos: a primeira, usada como capa, mostra a fachada da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), onde funciona a Semades; a segunda imagem é uma arte gráfica com informações sobre a mudança temporária nos setores de atendimento.





Veja a matéria completa!

Categorias
economia

Regis Danese se retrata com goleiro do Santos após polêmica


O cantor gospel Regis Danese publicou uma retratação nas redes sociais nessa quinta-feira (29/5) após cobrar, publicamente, uma suposta dívida do goleiro Gabriel Brazão, do Santos. A declaração inicial foi feita em um comentário na página oficial do clube paulista, mas acabou sendo apagada pouco tempo depois diante da repercussão.

O que disse a nota de Regis Danese

Na nota publicada nesta tarde, a equipe jurídica de Regis argumentou que, durante a adolescência de Brazão, o cantor teria custeado passagens aéreas, moradia e motorista particular enquanto o jovem atleta buscava se firmar no futebol.

Leia também

Os dois, inclusive, eram vizinhos de condomínio na época em que o jogador foi indicado por Regis ao Cruzeiro. No entanto, os advogados do artista reconhecem que jamais foi firmado qualquer documento formalizando a obrigação de reembolso desses valores, ou qualquer vínculo contratual entre as partes.

A retratação também indicou que o desabafo do cantor foi motivado por um sentimento pessoal de decepção, já que, segundo ele, não houve reconhecimento à altura por parte de Brazão após sua consolidação como jogador profissional. Ainda assim, Regis afirmou que não existem pendências financeiras legais e que o assunto está encerrado.

4 imagensRegis DaneseRegis DaneseRegis Danese Fechar modal.1 de 4

O cantor Regis Danese

2 de 4

Regis Danese

Reprodução/Instagram3 de 4

Regis Danese

Globo4 de 4

Regis Danese

Instagram/Reprodução

Entenda o que está por trás da nota

A coluna Fábia Oliveira apurou com exclusividade que a retratação só veio depois que o jurídico do goleiro exigiu que Regis apresentasse provas documentais da dívida. Sem o material, a orientação foi clara: ou ele se retrataria publicamente ou seria processado.

Procurado, Regis Danese afirmou que não se pronunciaria sobre o assunto.

Relembre

A confusão começou quando Regis usou as redes sociais do Santos para cobrar Brazão, relembrando os anos em que o atleta viveu em sua casa, além das despesas que teria bancado no início da carreira do goleiro.

Em tom de desabafo, ele ainda alegou ter registros de conversas e e-mails com o irmão de Brazão sobre os gastos — e chegou a dizer que o ajudou mais do que ao próprio filho, que também tentava se firmar no futebol na época.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por REGIS DANESE (@rdaneseoficial)

Leia a nota de retratação de Regis Danese na íntegra

“Nota de Esclarecimento

A assessoria jurídica do cantor Regis Danese, pela presente, expõe o que se segue:

Em 27.05.2025 na rede social Instagram foi postado comentário sobre um possível débito do atleta Gabriel Brazão, relativo ao período em que o goleiro esteve vinculado às categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube, clube em que ingressou por indicação de Regis. À época desta indicação o cantor arcou em conjunto com seus pais com diversas despesas necessárias para evolução da carreira do atleta, tais como passagens aéreas, custos de moradia e motorista particular da família.

Até em razão da proximidade entre o atleta e o artista, que eram vizinhos no mesmo condomínio, jamais foi formalizado qualquer documento estipulando a obrigação de devolução dos valores investidos, apesar da relevante contribuição na carreira do jogador.

O comentário sobre a eventual dívida e comportamentos correlatos do atleta deu-se pois, no entendimento de Regis, não houve um reconhecimento financeiro à altura de sua importância na carreira do jogador, que principalmente após a sua consolidação como profissional injustificadamente afastou-se do cantor.

Contudo, é necessário frisar que o atleta jamais contraiu, por meio da assinatura de documento, obrigação de devolução ou repasse de valores, de maneira que inexiste dívida financeira entre as Partes, cujas assessorias jurídicas estiveram em contato e esclareceram os fatos.

Após este esclarecimento, o cantor Regis Danese dá este assunto como encerrado, e segue com seus compromissos de ministério e sua agenda profissional, afirmando que não mais se manifestará sobre esta questão.

João Geraldo Danese Silveira.”





Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Casa da Acolhida opera com capacidade máxima para proteger do frio intenso


Na manhã mais fria do ano, registrada nesta quinta-feira (29), o prefeito Marçal Filho esteve na Casa da Acolhida Elena Efigênia Pereira, em Dourados, que atualmente funciona com capacidade máxima para proteger do frio intenso aqueles que estão em situação de rua. O espaço abriga 37 pessoas, embora a estrutura tenha sido projetada para receber até 36 acolhidos. “Também estamos percorrendo as ruas durante a noite para entregar cobertores às pessoas que se recusam ao recolhimento à Casa da Acolhida, mas o trabalho realizado neste espaço é indispensável para a proteção daqueles que estão vulneráveis”, enfatizou o prefeito.

Localizada na Rua Jandaia, nº 1765, no Jardim Vista Alegre, região sul da cidade, a Casa da Acolhida é uma instituição pública municipal de acolhimento temporário voltada a adultos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Crianças menores de idade só são aceitas acompanhadas pelos pais. O local está sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que não tem medido esforços para levar proteção aos desassistidos.

Durante a passagem pelo local, Marçal conversou com os acolhidos e elogiou o trabalho humanizado da equipe. Segundo ele, mesmo com o frio intenso, a movimentação na unidade segue constante, com a chegada e saída diária de duas a três pessoas. Caso necessário, a Prefeitura está preparada para criar novas vagas e atender à alta demanda nesse período de frio.

A coordenadora da instituição, Marli Maria Morgenrotti, informou que a maioria dos abrigados é composta por homens vindos de outros estados, principalmente do Paraná e São Paulo. Atualmente, há também uma mulher com três filhos na unidade. A Casa oferece acolhimento por períodos que variam de três dias a até seis meses, dependendo da situação de cada pessoa. “O perfil predominante é de pessoas que já romperam vínculos familiares”, explicou. “Aqui, além do abrigo, recebem refeições diárias como café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar”, ressaltou Marli.

Ela destacou ainda que muitos dos acolhidos desejam fixar residência em Dourados. Nesse sentido, a equipe trabalha para garantir a emissão de documentos, inserção no mercado de trabalho e encaminhamentos sociais, promovendo autonomia para que essas pessoas possam recomeçar suas vidas e conquistar independência.

A Casa da Acolhida tem como missão garantir proteção integral aos usuários, respeitando sua dignidade, promovendo o resgate de vínculos familiares e comunitários e a construção de novos projetos de vida. Além disso, a instituição busca inserir os acolhidos nas políticas públicas municipais, estaduais e federais, oferecendo suporte para sua reintegração social.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

“cuidando de quem cuida” – CGNotícias


A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande, em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), por meio da Diretoria de Saúde da PM (DSAU), realiza nesta quinta-feira (29), mais uma ação de vacinação contra a gripe, direcionada aos policiais militares. A ação reforça o compromisso conjunto de proteger quem cuida da população.

Os atendimentos acontecem das 8h às 16h, com dois pontos em Campo Grande: no 1º Batalhão da PM (Rua 26 de Agosto, 613 – Centro) e na Policlínica da PM (Av. Rodolfo José Pinho, 1506 – Jardim Bela Vista). A mesma mobilização tem ocorrido em diversos batalhões e unidades da PM em todo o Estado, fortalecendo o acesso dos profissionais à imunização.

Para a secretária municipal de Saúde de Campo Grande, Rosana Leite, a vacinação vai muito além de uma medida sanitária: é um compromisso com a vida. “Cuidar da saúde dos nossos policiais militares é também cuidar da nossa cidade e do nosso Estado. São profissionais que estão na linha de frente, se expondo, protegendo a população. Quando levamos a vacinação até eles, estamos protegendo não só esses trabalhadores, mas também seus colegas, suas famílias e toda a comunidade. Essa parceria é fundamental. Saúde e segurança pública precisam caminhar lado a lado”.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Silva Neto, reforça que o cuidado com os profissionais da segurança tem impacto direto no bem-estar da sociedade. “A parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SESAU, e a SEJUSP/PMMS, através da DSAU, vem para efetivar a máxima ‘cuidando de quem cuida’. Além da importância da saúde e bem-estar de quem atende a população sul-mato-grossense, é fundamental também o cuidado com os familiares. Assim, tranquilos com os seus, os policiais militares podem dedicar-se inteiramente à prestação de um bom serviço à população da nossa Capital Morena e de todo o Estado”.

Cobertura vacinal preocupa em todo Mato Grosso do Sul

A baixa adesão à vacinação contra a gripe acende um alerta não só na Capital, mas em todo o Estado e no país. Dados atualizados nesta quarta-feira (28) mostram que a cobertura vacinal em Campo Grande está em 43,54%, no estado de Mato Grosso do Sul em 42,07%, e no Brasil em apenas 32,45%, muito abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“É um cenário que nos preocupa. A gripe não é uma doença simples — ela pode evoluir para casos graves, principalmente em idosos, crianças, gestantes, pessoas com comorbidades e trabalhadores da linha de frente, como os policiais. A vacina salva vidas, evita internações e complicações. Por isso, fazemos esse apelo para que a população procure os postos e participe das campanhas”, alerta Rosana Leite.

Medidas de biossegurança continuam essenciais

Além da vacina, a SESAU destaca que cuidados simples podem fazer toda a diferença na proteção contra a gripe e outras doenças respiratórias. As orientações valem para todos:

  • Evite frequentar locais com aglomeração se estiver com sintomas gripais;
  • Use máscara ao apresentar qualquer sintoma de gripe;
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
  • Higienize as mãos com álcool em gel sempre que possível;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra boca e nariz com o braço ou com lenço descartável.

“São medidas que salvam vidas. O cuidado começa por cada um de nós. Vacinar, se proteger e proteger o próximo é um compromisso coletivo com a saúde pública do nosso estado”, conclui a secretária Rosana Leite.

A vacinação contra a gripe segue disponível nas 74 Unidades de Saúde da Família (USFs), além de ações específicas voltadas aos profissionais de segurança e outras categorias prioritárias. O município possui três unidades com atendimentos até às 23h, sendo a USF Los Angeles, USF Jardim Noroeste e USF Universitário, com vacinação até às 22h30. 

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram a vacinação no Batalhão da PMMS.





Veja a matéria completa!

Categorias
economia

Homem tenta sequestrar influencer após perder no “Tigrinho” e é preso


A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) cumpriu, nesta quinta-feira (29/5), um mandado de prisão temporária contra um homem de 31 anos, suspeito de envolvimento em uma tentativa de sequestro contra um influencer em Palmas (TO).

O crime ocorreu em janeiro deste ano, na região sul da capital tocantinense. À época, o influencer Jhonnys Marks Ribeiro relatou ter sido abordado por dois homens armados, enquanto saía de casa, no setor Bertaville. Segundo a vítima, ele foi agredido com uma coronhada ao resistir à abordagem dos criminosos que tentaram forçá-lo a entrar em um carro.

Segundo a PCTO, a investigação trabalha com a hipótese de que o suspeito, seguidor do influencer, tenha perdido dinheiro em uma plataforma de jogos online promovida por Jhonnys – a Fortune Tiger, conhecida como “jogo do tigrinho” – e teria tentado sequestrá-lo na tentativa de recuperar o valor perdido.

Nas redes socais, Jhonnys afirmou que não vai falar com a imprensa sobre o caso, visto que à época da tentativa de sequestro não foi dada a atenção devida para ele. “Eu não quero falar nada, não quero aparecer em nada. Quero que isso fique numa caixinha e morra para lá”, esclareceu.

Após se pronunciar sobre o caso, o influencer fez uma nova divulgação da plataforma de jogo de azar, nos stories do Instagram.

Ainda de acordo com a polícia, uma mulher também é investigada de participação na tentativa de sequestro, mas não teve a prisão decretada até o momento.

Durante o interrogatório, o homem preso preferiu exercer o direito constitucional de permanecer em silêncio. Após os procedimentos legais, o suspeito foi encaminhado à Unidade Prisional de Palmas, onde permanece à disposição da Justiça.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Dourados vacinou mais de 65 mil pessoas contra Influenza


Levantamento da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que mais de 65 mil pessoas já foram vacinadas contra a influenza no município desde o dia 1º de abril, início da campanha de imunização. As doses estão disponíveis para toda a população em todas as unidades de saúde do município e neste sábado (31), o Pronto Atendimento Médico (PAM) realiza plantão de atendimento das 7h às 17h para imunizar o maior número de pessoas possível.

Desde a primeira quinzena de maio, qualquer pessoa pode tomar a dose, que inicialmente era oferecida apenas a grupos prioritários (gestantes, idosos, crianças e pessoas com comorbidades) . Neste público o alcance está em 42%, índice que ainda pode melhorar com a adesão da população. É justamente nesse grupo que ocorrem as principais complicações em razão da gripe, como evolução para a Síndrome Respiratória Aguda Grave, pneumonias e broncopneumonias.

Com a chegada do frio mais intenso na região e aumento dos casos de doenças respiratórias, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a vacina contra influenza é um meio eficaz de prevenção da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), internações e até óbitos, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.

Diversos plantões de atendimento de imunização foram realizados pela prefeitura e, outras ações devem ser estruturadas, no entanto, este é último plantão de vacinação durante o sábado no PAM e o alerta é para que as pessoas não deixem de buscar a dose na unidade ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. “O trabalho das nossas equipes de saúde tem sido constante para atingir o maior número pessoas imunizadas e ressaltamos, que neste período de dias mais gelados é de grande importância as pessoas irem se vacinar, preservar a saúde com um gesto tão simples, nos postos de saúde ou no PAM”, destaca o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo.

Dourados além de atender a população local no Hospital da Vida, recebe pacientes de mais de 30 municípios da região e a taxa de ocupação de leitos da unidade hospitalar é de 66%, com diversos casos ligado a síndrome respiratória. Como a unidade aguarda ainda a chegada de outros pacientes que devem dar entrada nesta semana, a situação da ocupação é delicada, o que reforça o alerta para as pessoas buscarem se proteger contra a influenza devido a baixa disponibilidade de leitos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As UBS da Seleta e do Jardim Santo André atendem das 7h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 22h , de segunda a sexta-feira. As unidades de saúde do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II, atendem das 7h às 19h, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. O Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana e neste dia 31, em sistema de plantão, no horário já citado (7h às 17h).



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Sesau leva serviço móvel de exames do CCZ ao Jardim Noroeste nesta sexta-feira (30) – CGNotícias


O projeto “CCZ nas Ruas – Serviço Móvel de Exames” estará nesta sexta-feira (30), no Bairro Jardim Noroeste, oferecendo gratuitamente exames para cães, gatos e serviços de identificação de animais peçonhentos (principalmente escorpiões). A ação acontece das 8h às 11h30, na ConstruaGro, localizada na Rua Indianápolis, nº 1575.

A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande, tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de diagnóstico e vigilância das zoonoses, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social.

“Essa ação é importante, pois acessa pessoas que talvez não teriam condições de ir até o CCZ para realizar os exames que o nosso laboratório oferece. Dessa forma, a CCZ aumentará, ainda mais, a vigilância das zoonoses e o controle de animais peçonhentos nas regiões de vulnerabilidade social”, destaca o médico veterinário Cleber Galvão, gerente técnico do laboratório da CCZ.

Exames e serviços oferecidos

Durante a ação, a equipe do CCZ realiza:

• Teste rápido para Leishmaniose em cães, doença grave que pode ser transmitida para humanos e exige diagnóstico precoce para garantir o controle e tratamento adequado.

• Exame de microscopia para Esporotricose em gatos, uma infecção fúngica que também tem potencial de transmissão para humanos, sendo fundamental a identificação rápida.

• Identificação de espécies de escorpiões, caramujos e taturanas, com orientação à população sobre riscos e medidas de controle desses animais peçonhentos.

Além dos exames, a ação tem caráter educativo, com a exposição de exemplares vivos de escorpiões, caramujos e taturanas, utilizados para conscientizar a população sobre os riscos e as formas corretas de manejo e prevenção.

Compromisso com a saúde pública

Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, a ação reflete o compromisso da gestão em levar saúde pública de qualidade para todos os cantos da cidade.

“Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde, inclusive no cuidado com os animais e na prevenção das zoonoses. O trabalho da CCZ nas comunidades é fundamental para proteger não só a saúde dos animais, mas também das famílias campo-grandenses”, afirma Rosana Leite.

Para realizar os exames, é necessário que o tutor leve seu animal e apresente documentos pessoais.

#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma foto de um rapaz e uma moça, ambos usando camiseta azul marinho, imobilizando e vacinando um cachorro de porte pequeno e pelagem branca e preta.





Veja a matéria completa!

Categorias
policia

Homem que tentou a mulher em posto de combustíveis foi preso em flagrante


Marcos Antônio de Souza Vieira, 59 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar após ter tentado matar a esposa a tiros em um posto de combustíveis no Bairro Parati. Antes da tentativa de feminicídio, ele havia sequestrado a mulher de 46 anos.

Ao ser preso ele confessou o crime afirmando que ela o estava sacaneando, mas não forneceu maiores detalhes. Recolhidas pela Polícia Civil, câmeras de segurança do posto mostram a mulher entrando no banheiro ficando alguns minutos no local e em seguida aparece conversando com o marido e tenta fugir, quando ele corre atrás dela e começa a atirar.

Em seguida aos tiros a vítima cai e Marcos Antônio foge, sendo preso em seguida já distante cerca de cinco quilômetros do local. Socorrida pela Corpo de Bombeiros e levada para a Santa Casa, enquanto Marcos é autuado em flagrante da DEAM.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Prefeitura mantém cuidados com animais e doa toneladas de ração para OSCs – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea), já distribuiu mais de 15 toneladas de ração para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) cadastradas no órgão. A ação integra o Programa de Suporte Nutricional, criado em setembro de 2023, com o objetivo de apoiar a alimentação de cães e gatos vítimas de abandono ou maus-tratos, e que atualmente estão sob os cuidados dessas instituições.

Com 10 OSCs cadastradas, somente neste ano, 2 toneladas de ração foram repassados e, até o momento, o projeto já beneficiou 2.783 animais, entre cães e gatos, garantindo uma alimentação adequada e aliviando parte da sobrecarga enfrentada pelas entidades que atuam na linha de frente do acolhimento e reabilitação desses animais.

O superintendente de Bem-Estar Animal, Edvaldo Salles, reforça a importância da iniciativa. “Nosso compromisso é com a dignidade e o bem-estar dos animais. Essas doações fazem a diferença no dia a dia das instituições que acolhem animais em situações críticas. O programa veio para somar e fortalecer o trabalho dessas OSCs que são verdadeiras aliadas da causa animal”, afirmou.

Um dos beneficiados pelo programa é o Instituto de Proteção dos Ambiental de Mato Grosso do Sul (IDPAMS). Para o presidente da organização, Otanael da Silva, a ação tem sido essencial para manter o atendimento aos animais.

“A ajuda da Subea tem sido fundamental, e ela chega sempre na hora que mais precisamos. Com a doação, conseguimos direcionar recursos para cuidados veterinários e resgates. É uma parceria que tem salvado vidas”, declarou.

Além do Suporte Nutricional, as osc´s são assistidas pela prefeitura com consulta veterinária, vacinação antirrábica e polivalente (para cães), vermifugação, microchipagem e encaminhamento para castração em clínicas credenciadas. A superintendência tem a pretensão de repassar ainda esse ano, mais 8 toneladas de ração.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.