Categorias
policia

Hospital da Vida recebe cobertores da campanha “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”


Com a chegada do frio, um problema recorrente no Hospital da Vida, em Dourados, ganha ainda mais urgência: até 40% do enxoval da unidade é perdido mensalmente porque muitos pacientes levam cobertores e lençóis para casa após a alta. A informação é da diretora do hospital, Cláudia Ayala, que reforça a importância por doações: “Temos uma perda média entre 30% e 40%. Muitos pacientes são carentes e precisam desses itens”, explica.

Na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito Marçal Filho esteve na unidade para entregar cobertores às enfermarias masculina e feminina. A ação faz parte da campanha municipal “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”, que arrecada roupas de frio e cobertores em boas condições para ajudar quem enfrenta o inverno em situação de vulnerabilidade. A campanha segue até agosto e as doações podem ser feitas em órgãos públicos da prefeitura e pontos comerciais.

Durante a visita, Marçal conversou com pacientes e acompanhantes e fez questão de entregar os cobertores pessoalmente. “Essas doações ajudam a manter o acolhimento digno no hospital e reforçam nosso compromisso com quem mais precisa”, disse o prefeito. O empresário Kleberson Martins também participou da ação, doando cobertores que foram imediatamente entregues ao hospital. “Se temos o privilégio de dormir aquecidos, também podemos ajudar quem passa frio”, afirmou.

Kleberson doou cobertores que foram repassados ao Hospital da Vida

O problema no hospital é agravado pela grande demanda da unidade, já que atende pacientes de 34 municípios, representando uma população de quase um milhão de pessoas. “Muitas ambulâncias chegam de fora sem lençol ou cobertor nas macas. E, quando os pacientes vão embora, levam os nossos, porque não têm outro”, explica Cláudia Ayala.

O Hospital da Vida, assim como a UPA de Dourados, é administrado pela Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Prefeitura é parceira do 1º Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa de Campo Grande – CGNotícias


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), é parceira da primeira edição do Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa de Campo Grande. O evento que promete unir o melhor das delícias do leite e do queijo com muita música ao vivo será nos dias 27 e 28 de junho, no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS).

O evento objetiva fortalecer a cadeia leiteira de Campo Grande, que assim como em outros estados, tem ganhado destaque na produção de queijos artesanais e ou outros derivados de alto valor agregado. “Esta iniciativa é muito importante porque fortalece a identidade cultural e econômica de Mato Grosso do Sul e agrega valor à renda do produtor, reduzindo a dependência dos preços voláteis do leite fluido”, explica o secretário da Semades, Ademar Silva Junior.

Quem quiser aproveitar a festa e vivenciar experiências regionais, com sabores de verdade, da nossa terra, o evento tem entrada gratuita. Então, já prepara a família que a programação é completa:

• Degustação de queijos artesanais e artigos lácteos, direto de produtores e agroindústrias locais;
• Restaurante de comitiva e barracas típicas, trazendo o sabor da culinária pantaneira e regional;
• Shows com música ao vivo, valorizando artistas locais;
• Praça de alimentação variada com opções para todos os gostos;
• Leilão e exposição de gado leiteiro, com espaço para criadores e troca de conhecimento técnico;
• Espaços comerciais

O evento, está sendo realizado pela Acrissul, Girolando, Câmara Setorial do Leite, e Prefeitura de Campo Grande, com Senar, Sicredi e Real H, tem apoio do Sebrae, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Famasul, Sindicato Rural de Campo Grande.

Serviço: Festival do Leite, Queijo e Economia Criativa

• Data: 27 e 28 de junho
• Onde: Parque de Exposições Laucídio Coelho – Campo Grande (MS)
• Quanto: Entrada gratuita

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra reunião da Semades.





Veja a matéria completa!

Categorias
economia

Dudinha brilha e garante vitória da Seleção em amistoso


A Neo Química Arena presenciou o brilho juvenil que traz novos ares à Seleção Brasileira Feminina, na noite desta sexta-feira (30/5). Dudinha estampou o nome na vitória do Brasil sobre o Japão por 3 x 1. A partida foi a primeira da bateria de amistosos que o time irá disputar.

3 imagensDudinha se emociona ao marcar o primeiro golMarta foi eleita a maior atleta de todos os temposFechar modal.1 de 3

Dudinha fez os dois gols da partida

Rebeca Schumacher/Sports Press Photo/Getty Images2 de 3

Dudinha se emociona ao marcar o primeiro gol

Paulo Dias/Eurasia Sport Images/Getty Images3 de 3

Marta foi eleita a maior atleta de todos os tempos

Rebeca Schumacher/Sports Press Photo/Getty Images

O trio de ataque brasileiro roubou as atenções. O desempenho grandioso é animador, pois pode ser uma prévia de um futuro vitorioso. Com 19, 21 e 25 anos, Dudinha, Gio e Kerolin são promessa de sucesso da Seleção.

Leia também

O rumo que a partida tomava no começo parecia indicar um azar para o lado brasileiro. Tanaka balançou as redes para o Japão, mas quem comemorou foi o Brasil, pois o gol foi anulado. Poucos minutos depois, Dudinha sofreu um pênalti e Kerolin assumiu a responsabilidade. Porém, na hora da cobrança, a atacante finalizou para fora.

Mas a vontade se manteve viva e aos 28 minutos a Seleção Brasileira abriu o placar. Com apenas 19 anos, Dudinha, com a bola no pé, escapou de duas adversárias e ficou sozinha para finalizar no ângulo, em um golaço. A jovem atacante do São Paulo se emocionou após marcar o primeiro gol vestindo a amarelinha.

O que já era bom, ficou duas vezes mais. Na correria, Dudinha recebeu a bola enfiada por Kerolin, finalizou e a goleira japonesa defendeu, mas não desperdiçou o rebote, para marcar o segundo dela na partida.

No segundo tempo, Kerolin se redimiu com a torcida pelo pênalti perdido. Aos 10 minutos, a atacante recebeu o lançamento longo de Gio e, cara a cara com a goleira, conseguiu desviar da defensora para fazer o terceiro do Brasil na partida.

Pouco mais de 10 minutos depois, foi marcado pênalti para o Japão, mas o Brasil tem uma arma secreta quando se trata de penalidade máxima: Lorena. Assim como mostrou nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ela repetiu a dose nesta sexta, com uma grande defesa na cobrança de Nagano.

O jogo deu uma acalmada e Arthur Elias sabia qual cartada era apropriada para o momento e para agitar a torcida. Eleita a maior atleta de todos os tempos, Marta entrou em campo. A alegria por poder ver a Rainha jogar vem junto à uma sensação de surpresa, pois foi somente na semana anterior a esta partida que a camisa 10 anunciou que sairia da aposentadoria e jogaria os amistosos.

Faltando dois minutos para o fim do tempo regulamentar, o Japão diminuiu, com gol de Kiko Seike, mas não abalou a comemoração da vitória brasileira por 3 x 1.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

DEFRON e DISE de São Paulo apreendem mais de 7 toneladas de maconha


Em uma operação conjunta, policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (2ª DISE) de Presidente Prudente (SP) apreenderam, na noite desta quinta-feira (29), cerca de 7,2 toneladas de maconha. A droga estava escondida em meio a uma carga de soja transportada por um caminhão. A apreensão e a prisão de dois homens acusados de tráfico ocorreram na Rodovia Arlindo Bettio (SP-613), no município de Rosana (SP).

A ação teve início após a DEFRON repassar uma informação de inteligência à 2ª DISE, indicando que um caminhão Scania, com placas de Dourados, havia saído da região de fronteira com destino ao Estado de São Paulo, transportando entorpecentes ocultos. As equipes das duas delegacias especializadas atuaram de forma coordenada e estratégica, monitorando rotas frequentemente utilizadas por organizações criminosas.

O caminhão foi localizado e abordado nas proximidades do distrito de Primavera (SP). Diante da ausência de estrutura segura para uma inspeção imediata, o veículo foi escoltado até a base da Polícia Militar Rodoviária, onde foi realizada a vistoria completa. A droga estava cuidadosamente escondida sob os grãos de soja. A nota fiscal indicava o Porto de Santos (SP) como destino final, o que levanta a suspeita de uma possível tentativa de exportação da carga ilícita.

Durante a operação, um segundo veículo — um Peugeot vermelho — também foi abordado. O condutor demonstrou comportamento suspeito e apresentou contradições nas respostas, sendo identificado como possível “batedor” da carga, com registros de passagem por diversos municípios da região de fronteira.

Os dois homens foram presos em flagrante e autuados pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico. Ambos permanecem à disposição da Justiça.

A apreensão representa um prejuízo estimado em mais de R$ 14 milhões ao crime organizado. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos na logística criminosa.

A operação integra os esforços contínuos da DEFRON e da Polícia Civil paulista no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade transnacional, reforçando a importância do trabalho conjunto e da troca de informações entre forças policiais de diferentes estados.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Com mais 273 convocados, Prefeitura supera 1 mil chamamentos no concurso para professores da Reme – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convocou mais 273 professores aprovados no último concurso da Rede Municipal de Ensino (Reme). A lista foi publicada na edição extra do Diogrande desta sexta-feira (30). Com a nova chamada, o número total de educadores efetivos nomeados desde o início do certame chega a 1.083, mais que o triplo das 323 vagas inicialmente previstas.

Até o ano passado já haviam sido convocados 810 profissionais. Com esta nova chamada, o número total de convocados chega a 1.083 educadores efetivos chamados deste concurso. A medida reforça o compromisso da administração municipal com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede pública.

A publicação desta sexta-feira com a nova convocação dá continuidade às ações anunciadas pela gestão municipal em maio deste ano, quando também foi oficializada a incorporação de 100% do piso nacional do magistério, com reajuste de 6,27% aos docentes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em ampliar o quadro efetivo da Reme e assegurar avanços concretos na valorização dos profissionais da educação e na qualidade do ensino público na Capital.

A convocação tem como objetivo atender à crescente demanda das unidades escolares e promover maior estabilidade no quadro docente da REME, que atualmente atende mais de 110 mil estudantes. Os convocados são remanescentes do concurso realizado em 2024 e irão integrar o quadro efetivo da rede, elevando para mais de 70% o percentual de professores concursados.

“Valorizar nossos professores é investir no futuro de Campo Grande e um compromisso que assumimos com toda a categoria. Essa convocação atende ao anseio dos educadores, fruto do diálogo constante com o sindicato, e reforça nosso empenho em fortalecer a educação pública. Com profissionais efetivos e valorizados, garantimos mais qualidade no ensino, melhores condições de trabalho e um ambiente propício para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, afirma a prefeita Adriane Lopes.

Os candidatos convocados devem se apresentar conforme o cronograma de local, data e horário disponíveis no Anexo I do edital. A orientação sobre o processo de nomeação e posse será realizada na Gerência de Concursos e Avaliação Funcional, localizada na Avenida Afonso Pena, 3.297 – Centro, Paço Municipal, Sala 1. Aqueles que não comparecerem na data prevista terão o prazo de cinco dias úteis, a contar de 2 de junho de 2025, para se apresentar.

A publicação na íntegra do edital 09/2025 pode ser conferida a partir da página 3 do Diogrande edição nº 7.945 por meio deste link: https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/download_edicao/eyJjb2RpZ29kaWEiOiI5ODM2In0%3D.pdf .

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra professora dando aula.





Veja a matéria completa!

Categorias
economia

Crise do IOF: Lula se encontra com Haddad em reunião fora da agenda


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em reunião fora da agenda oficial nesta sexta-feira (30/5). A conversa ocorre em meio à crise política gerada pelo decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Nesta sexta-feira (30/5), a agenda oficial do presidente Lula indica que ele participou de uma cerimônia do programa para reduzir espera por médicos especialistas no SUS, além de encontro com o ministro Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social, mais cedo. O petista ainda iria para um evento do PSB, já à noite, mas o compromisso foi cancelado.

Além disso, normalmente, na sexta o ministro da Fazenda não costuma ficar em Brasília. Haddad sempre vai a São Paulo, onde passa a sexta e os fins de semana.

Por conta das polêmicas geradas pelo decreto, a cúpula do Congresso se reuniu com a equipe econômica na noite de quarta-feira (28/5). Participaram desse encontro, além de Motta, o ministro Haddad; a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e líderes partidários

Congresso ameaça derrubar decreto

Desde a semana passada, quando o decreto do IOF foi apresentado, a oposição e o mercado financeiro reagiram às medidas da equipe de Haddad. Foram apresentados mais de 20 projetos de decreto legislativo (PDLs) para sustar o decreto presidencial.


Aumento do IOF

  • Na quinta-feira da semana passada (22/5), o governo federal alterou a regulamentação na tributação do IOF sobre operações de crédito, câmbio e seguro.
  • Segundo o Ministério da Fazenda, o objetivo da medida é assegurar o equilíbrio fiscal, bem como harmonizar as políticas fiscal e monetária.
  • No mesmo dia do anúncio, o Executivo decidiu revogar a elevação do IOF para aplicações de investimentos de fundos nacionais no exterior. Com isso, a alíquota continua zerada nesses casos.
  • Os demais trechos do decreto — que incluem aumento de alíquotas para crédito empresarial, operações com cartões, remessas e compra de moeda estrangeira e aplicações em planos do tipo VGBL — continuam em vigor.
  • Inicialmente, a estimativa de arrecadação era de R$ 20,5 bilhões em 2025. Mas, com a mudança de partes do decreto, a equipe econômica refez o cálculo para R$ 19,1 bilhões.

Ante a ameaça, Haddad e a ala política do governo se reuniram com os presidentes da Câmara e do Senado e líderes partidários. Ficou acordado um prazo de 10 dias para a equipe econômica apresentar um quadro geral, com alternativas mais estruturais para as questões fiscais do país. A Fazenda deverá, então, voltar a se reunir com os deputados e senadores transcorrido esse prazo.

No entanto, nessa quinta, o secretário do Tesouro afirmou que “neste momento, não há alternativa ao IOF, e ele é imprescindível”.

“Não tem uma solução já delimitada, isso é processo de discussão. Da nossa parte, temos um desafio intenso, de construir alternativas, de levar ao Congresso Nacional, em 10 dias, soluções”, sustentou o secretário.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Lia Nogueira homenageia DOF pelos 38 anos de ações da unidade


A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, uma Moção de Congratulação ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF) pelos 38 anos de fundação, celebrados em 28 de maio deste ano. A homenagem reconhece o trabalho da instituição no combate aos crimes transfronteiriços e na promoção da segurança pública ao longo de sua história.

Criado em 1987 como Grupo de Operações de Fronteira (GOF), o DOF começou suas atividades com 16 policiais atuando na região da Grande Dourados. Em 1996, foi reestruturado e passou a abranger toda a faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul, incluindo as divisas com Paraguai e Bolívia. Atualmente, o DOF atua em 53 municípios do Estado e cobre uma extensão de 1.610,71 quilômetros de fronteira, sendo reconhecido nacionalmente como referência no enfrentamento ao tráfico de drogas, contrabando, descaminho e outros crimes típicos de fronteira.

Lia Nogueira relembrou sua experiência profissional, enquanto jornalista, cobrindo as ações da unidade desde os primeiros anos. “Como repórter, acompanhei o surgimento do DOF, sua evolução e os desafios enfrentados. Hoje, como parlamentar, tenho orgulho de reconhecer publicamente esse trabalho essencial para a segurança do nosso Estado”, afirmou.

A moção destaca ainda a atuação estratégica do DOF, o investimento constante em tecnologia e capacitação, e a tradicional entrega da Medalha Águia da Fronteira, que homenageia personalidades que contribuíram com a segurança na região.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Refis 2025 começa no dia 10 de junho com descontos de até 80% para negociações de débitos – CGNotícias


Contribuintes de Campo Grande terão uma nova oportunidade para regularizar dívidas com o município por meio do Refis 2025, que começa no dia 10 de junho e termina no dia 11 de julho. O programa oferece descontos de até 80% sobre juros e multas, com condições especiais para pagamento à vista ou parcelado.

A iniciativa contempla débitos tributários e não tributários, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não. O objetivo é facilitar a quitação dos débitos e permitir que os cidadãos e empresas voltem a ficar em dia com o município.

O Refis 2025 não contempla débitos gerados por infrações de trânsito, indenizações devidas ao município, dívidas contratuais, contrapartidas financeiras, outorgas, arrendamentos ou alienações de imóveis, penalidades ambientais e saldos de parcelamentos oriundos da transação excepcional.

Condições por tipo de débito

Débitos de natureza imobiliária (como IPTU):

À vista: desconto de 80% sobre juros e multas.

Parcelado, com desconto de 60% sobre os acréscimos:

Em até 6 parcelas: entrada mínima de 5% do valor total do débito.

De 7 a 12 parcelas: entrada mínima de 10%.

De 13 a 18 parcelas: entrada mínima de 15%.

Débitos de natureza econômica (como ISS):

À vista: desconto de 80% sobre os acréscimos.

Parcelado, com desconto de 60%, respeitando os valores mínimos por parcela:

Até 6 meses: R$ 100,00 por parcela.

De 7 a 12 meses: R$ 500,00 por parcela.

De 13 a 18 meses: R$ 1.000,00 por parcela.

De 19 a 24 meses: R$ 1.250,00 por parcela.

De 25 a 36 meses: R$ 1.500,00 por parcela.

De 37 a 48 meses: R$ 2.000,00 por parcela.

De 49 a 60 meses: R$ 2.500,00 por parcela.

Em qualquer modalidade, o valor mínimo por parcela será de R$ 50,00.

Saldos remanescentes de parcelamentos anteriores

À vista: desconto de 30% sobre o valor consolidado.

Em 6 parcelas: desconto de 20% sobre o valor consolidado.

Em 12 parcelas: desconto de 10% sobre o valor consolidado.

É possível regularizar somente as parcelas vencidas, com desconto de 25%, mantendo as condições anteriores para as parcelas vincendas.

Transação Excepcional

Contribuintes com dívidas a partir de R$ 150 mil poderão optar pela Transação Excepcional com pagamento à vista ou parcelado; entrada reduzida e em até 120 parcelas.

Para aderir ao programa, a partir do dia 10 de junho, o contribuinte deve emitir a Guia DAM (Documento de Arrecadação Municipal) pelo site: https://refis.campogrande.ms.gov.br. Também é possível obter informações adicionais através do telefone 156 ou pelos telefones (67) 4042-1320, (67) 98471-0487 e (67) 98478-8873 com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O atendimento presencial será realizado na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, nº 2.655, das 8h às 16h. Os pagamentos podem ser realizados em bancos, lotéricas, aplicativos ou outros meios disponibilizados pelas instituições financeiras.

Todas as informações sobre prazos e descontos da Lei Complementar nº  542, de 30 de maio de 2025, que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS), podem ser conferidas na íntegra, na edição extra do Diogrande desta sexta-feira (30), disponível no endereço eletrônico https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/

#PraTodosVerem: Na capa do release há uma foto que mostra contribuintes durante atendimento na área interna da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC).





Veja a matéria completa!

Categorias
economia

Vereador Rubinho Nunes é cassado por ter postado laudo falso de Boulos


A Justiça Eleitoral cassou, nesta sexta-feira (30/5), o mandato do vereador Rubinho Nunes (União Brasil), por ter publicado um laudo falso que indicaria um suposto consumo de drogas do deputado federal Guilherme Boulos (PSol), candidato à Prefeitura de São Paulo à época, em 2024.

Na decisão, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral, afirmou que o parlamentar fez uso indevido dos meios de comunicação social por ter publicado o laudo falso junto com o também candidato à administração municipal, Pablo Marçal (PRTB). A atitude do empresário é julgada em outro processo judicial.

“Não há dúvidas de sua atuação [Rubinho Nunes] na publicação do laudo falso em desfavor de Boulos, o que restou incontroverso já na primeira manifestação defensiva, pois em momento algum o investigado negou que tenha realizado tal publicação”, concluiu o magistrado.

Além da cassação, o juiz ainda determinou que Rubinho Nunes fiquei inelegível por oito anos. A decisão foi tomada em primeira instância e ainda cabe recurso. A cassação não tem efeito imediato.


O que diz o vereador

  • Rubinho Nunes comentou que respeita a decisão do juiz, mas discorda e que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral “com a consciência de que não houve qualquer ilegalidade”.
  • Ao se defender sobre o laudo, o vereador cassado disse que só o publicou pois o material já havia sido postado pelo candidato a prefeito, “sem qualquer interferência minha [Rubinho Nunes].
  • O parlamentar ainda disse que a postagem ficou no ar por pouco mais de 20 minutos, sendo apagada assim que surgiram notícias sobre a falsidade do laudo.
  • “A defesa do parlamentar reforça que não houve dolo, nem impacto comprovado nas eleições. O próprio Ministério Público Eleitoral se manifestou pela improcedência da ação, destacando que o caso não afetou a lisura do pleito e sequer deveria ser tratado como abuso de poder”.
  • Ainda de acordo com a defesa do parlamentar, Rubinho segue no exercício do mandato.

 



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Embaixada dos EUA alerta para assassinatos, roubos e sequestro no Brasil


A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil atualizou, nesta sexta-feira (30), aviso no site oficial a fim de alertar funcionários e demais cidadãos americanos a terem “maior cautela” ao viajar pelo país, devido a perigos relacionados a crimes e sequestros. De acordo com o órgão do governo dos EUA, algumas áreas, como favelas, comunidades e regiões próximas a fronteiras, “apresentam risco maior”.

No aviso, os EUA descrevem o território brasileiro como espaço de “crimes violentos, incluindo assassinato, roubo à mão armada e roubo de carros”, que “podem ocorrer em áreas urbanas, de dia e de noite”. Como exemplo, menciona a ocorrência de “sequestro com pedido de resgate de viajantes” americanos, mas não especifica o episódio.

A embaixada reforça que pessoas estrangeiras podem ser enganadas por meio do uso de entorpecentes e de plataformas de encontros. “A atividade de gangues e o crime organizado são generalizados e frequentemente ligados ao tráfico de drogas recreativas”, afirma o comunicado. “Agressões físicas, com uso de sedativos e drogas colocadas em bebidas, são comuns, especialmente no Rio de Janeiro. Criminosos visam estrangeiros por meio de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas.”

Os funcionários do governo americano são aconselhados, portanto, a “não usar ônibus municipais”, devido a “sério risco de roubo e agressão, especialmente à noite” e a não viajar para lugares específicos. Entre eles, fronteiras terrestres internacionais e o que é chamado, no aviso, de “desenvolvimentos habitacionais informais” — favelas, vilas comunidades ou conglomerados —, além de regiões administrativas do Distrito Federal, onde fica a sede principal da embaixada, conhecidas como “cidades satélites”.

Estão proibidos “qualquer lugar dentro de 160 km/100 milhas das fronteiras terrestres do Brasil com a Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela”. É permitido, porém, viajar aos parques nacionais de Iguaçu, na fronteira com a Argentina, e do Pantanal, na divisa boliviana e paraguaia.

Diferentemente dos “desenvolvimentos habitacionais informais”, que devem ser evitados a qualquer momento do dia mesmo em visitas guiadas, as cidades do DF — especificamente Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá — não devem ser visitadas entre 18h e 6h.

“Nem as empresas de turismo nem a polícia podem garantir sua segurança ao entrar nessas comunidades”, diz o aviso. “Mesmo em áreas que a polícia ou os governos locais consideram seguras, a situação pode mudar rapidamente. Embora alguns desenvolvimentos habitacionais informais tenham limites claros, outras áreas podem ser menos óbvias e podem ser identificadas por condições de superlotação, pobreza ou construção irregular.”

Os funcionários dos Estados Unidos que trabalham no Brasil, a não ser que munidos de “autorização especial”, estão proibidos de viajar para essas áreas por “qualquer motivo”. Além dos trabalhadores americanos, a embaixada emite orientações para outros moradores dos EUA que decidirem viajar para o país sul-americano, entre elas: ficar atento ao entorno; não resistir fisicamente a tentativas de roubo; não aceitar comida ou bebidas de estranhos e sempre vigiar as próprias bebidas; não exibir objetos valiosos; e ter cuidado com transporte público.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.