Categorias
economia

Fora de casa, Fluminense vence o Internacional; confira os gols


Fechando a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, Internacional e Fluminense se enfrentaram neste domingo (1º/6),no Beira-Rio. O clube carioca venceu a partida por 2 x 0 e levou os três pontos para casa graças aos gols de Serna e Paulo Baya.

Resultado manteve o Tricolor Gaúcho na 5ª colocação da tabela. Inter é o 14º colocado na classificação.

Leia também

Veja os gols:

BOLÃO do Samuel Xavier, e gol do colombiano Kevin Serna: Internacional 0x1 Fluminense

🔥 Quer ver os gols do #Brasileirão? Então, segue a gente e não perca nenhum lance! 📲⚽ pic.twitter.com/eLipG55NiJ

— Papo de Boleiros 🇧🇷 (@_papoboleiros) June 1, 2025

FRANGAÇO, AÇO, AÇO do Anthoni. Que horror…

Internacional 0x2 Fluminense

🔥 Quer ver os gols do #Brasileirão? Então, segue a gente e não perca nenhum lance! 📲⚽ pic.twitter.com/GSi6el1oAU

— Papo de Boleiros 🇧🇷 (@_papoboleiros) June 2, 2025

O Fluminense abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Após um lançamento de Samuel Xavier, o atacante Serna saiu frente com o goleiro adversário, levou a melhor e balançou a rede do Inter. Ao longo da primeira etapa o time colorado teve dificuldades na criação e não apresentou ameaças para o goleiro Fábio.

No segundo tempo, o Internacional voltou mais agressivo e passou a pressionar o Fluminense, criando algumas oportunidades de gol. No entanto, a resposta tricolor veio de Paulo Baya, poucos minutos após entrar em campo. O atacante arriscou um chute de longa distância, a bola desviou em Vitão e contou com uma falha do goleiro Anthoni, ampliando o placar para o Fluminense.

 





Veja a matéria Completa!

Categorias
economia

Policial civil de Goiás e advogado morrem em capotamento na BR-060


O policial civil de Goiás Marcelo Helou Filho, 36 anos, e o advogado Rodrigo Lopes Assis, 46, morreram após uma colisão seguida de capotamento de dois veículos na BR-060, próximo a Samambaia (DF), na madrugada desse sábado (31/5).

O acidente aconteceu na altura da Área de Desenvolvimento Econômico da região administrativa. Os dois carros envolvidos no acidente capotaram às margens da rodovia e ficaram apoiados pelo teto.

Veja imagens do acidente:

4 imagensFechar modal.1 de 4

Divulgação/CBMDF2 de 4

Divulgação/CBMDF3 de 4

Divulgação/CBMDF4 de 4

Divulgação/CBMDF

Leia também

Em um dos veículos estavam Marcelo, Rodrigo e uma mulher. Os homens morreram no local do acidente. A terceira vítima foi encaminhada para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), com fraturas no ombro direito, no fêmur direito e queixando-se de dores na região do tórax.

No outro carro estava apenas o motorista. Segundo os bombeiros, ele sofreu traumatismo cranioencefálico e estava com dores na região do abdômen. O homem foi transportado para o Hospital de Base.

As circunstâncias da colisão ainda são desconhecidas. A área ficou aos cuidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Marcelo era agente de polícia lotado na Central de Flagrantes de Anápolis. A corporação divulgou uma nota de pesar, solidarizando-se com familiares e amigos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Anápolis também manifestou pesar pela morte do advogado.



Veja a matéria Completa!

Categorias
economia

Novo remédio oferece esperança contra câncer de mama agressivo


Um novo estudo a ser apresentado nesta segunda-feira (2/6), nos Estados Unidos, promete inovar o combate a um dos tipos de câncer de mama mais agressivos, o HER2-positivo. O novo protocolo de tratamento se mostrou mais eficaz que o indicado como padrão globalmente.

A pesquisa será apresentada durante o Congresso Anual da ASCO, em Chicago.

O que é o subtipo HER2-positivo?

Os tumores HER2 positivo correspondem a 20% dos cânceres de mama e, ao contrário dos outros subtipos, não se alimentam de hormônios. Por isso, em geral, o tratamento principal não é cirúrgico, mas uma combinação de quimioterápicos.

Os dados do estudo DESTINY-Breast09, de fase 3 (a última antes da aprovação de um medicamento), mostraram superioridade clínica da medicação trastuzumabe deruxtecana (Enhertu), em combinação com pertuzumabe, frente ao padrão atual usado há mais de uma década (taxano, trastuzumabe e pertuzumabe).


Principais sintomas do câncer de mama

  • Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, nas mamas;
  • Edema na pele, que fica com aparência de casca de laranja;
  • Retração da pele;
  • Dor;
  • Inversão do mamilo;
  • Descamação ou ulceração do mamilo;
  • Secreção transparente, rosada ou avermelhada que sai do mamilo;
  • Linfonodos palpáveis na axila.

Todas as pacientes tiveram melhora

A pesquisa indica que todas as 1.157 pacientes voluntárias que passaram pelo novo protocolo tiveram uma melhora significativa na sobrevida livre de progressão com o novo esquema terapêutico. O resultado positivo foi observado em todos os grupos analisados, incluindo pacientes com mutações específicas e diferentes históricos clínicos.

O Enhertu, desenvolvido pelas farmacêuticas AstraZeneca e Daiichi Sankyo, é um conjugado de anticorpo e droga que atua de forma precisa na proteína HER2, expressa nestes tumores.

O medicamento funciona como um vetor de quimioterapia direta, fazendo que a medicação chegue à célula tumoral, reduzindo danos eventuais às células saudáveis e tornando a ação ainda mais efetiva nas células tumorais.

Susan Galbraith, vice-presidente da AstraZeneca, afirmou em comunicado da empresa que o estudo DESTINY-Breast09 “representa um marco significativo para os pacientes” e que o novo esquema poderá “estabelecer um novo padrão terapêutico no cenário inicial da doença metastática HER2-positiva, adiando a progressão da doença e o início de terapias adicionais”, declarou.

Novo padrão global em avaliação

De acordo com o oncologista Romualdo Barroso, do Hospital Brasília, único pesquisador brasileiro entre os autores do estudo, os novos dados podem mudar o tratamento inicial do câncer de mama HER2-positivo. “Estamos falando de uma mudança significativa, que pode oferecer respostas mais profundas e duradouras para pacientes com um subtipo mais agressivo da doença. “Os dados do estudo devem mudar o padrão de tratamento adotado mundialmente”, afirmou.

Esta é a primeira vez em mais de uma década que um novo protocolo apresenta eficácia superior ao padrão-ouro como tratamento inicial para a doença metastática HER2-positiva. Os dados também sugerem tendência de benefício na sobrevida global, embora essa análise ainda não esteja finalizada.

O perfil de segurança da nova combinação foi compatível com o que já se conhecia dos medicamentos individualmente. A toxicidade observada foi considerada manejável e inferior àquela associada ao uso convencional de quimioterapia, segundo os dados previamente apresentados.

1 de 16

Câncer de mama é uma doença caracterizada pela multiplicação desordenada de células da mama causando tumor. Apesar de acometer, principalmente, mulheres, a enfermidade também pode ser diagnosticada em homens

Sakan Piriyapongsak / EyeEm/ Getty Images

2 de 16

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados cedo, apresentam bom prognóstico

Science Photo Library – ROGER HARRIS/ Getty Images

3 de 16

Não há uma causa específica para a doença. Contudo, fatores ambientais, genéticos, hormonais e comportamentais podem aumentar o risco de desenvolvimento da enfermidade. Além disso, o risco aumenta com a idade, sendo comum em pessoas com mais de 50 anos

Jupiterimages/ Getty Images

4 de 16

Apesar de haver chances reais de cura se diagnosticado precocemente, o câncer de mama é desafiador. Muitas vezes, leva a força, os cabelos, os seios, a autoestima e, em alguns casos, a vida. Segundo o Inca, a enfermidade é responsável pelo maior número de óbitos por câncer na população feminina brasileira

wera Rodsawang/ Getty Images

5 de 16

Os principais sinais da doença são o aparecimento de caroços ou nódulos endurecidos e geralmente indolores. Além desses, alteração na característica da pele ou do bico dos seios, saída espontânea de líquido de um dos mamilos, nódulos no pescoço ou na região das axilas e pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja são outros sintomas

Boy_Anupong/ Getty Images

6 de 16

O famoso autoexame é extremamente importante na identificação precoce da doença. No entanto, para fazê-lo corretamente é importante realizar a avaliação em três momentos diferentes: em frente ao espelho, em pé e deitada

Annette Bunch/ Getty Images

7 de 16

Faça o autoexame. Em frente ao espelho, tire toda a roupa e observe os seios com os braços caídos. Em seguida, levante os braços e verifique as mamas. Por fim, coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície dos seios

Metrópoles

8 de 16

A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Para isso, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça. Em seguida, apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita. Repita os passos no seio direito

Metrópoles

9 de 16

A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados, em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido

Saran Sinsaward / EyeEm/ Getty Images

10 de 16

Por fim, deitada, coloque a mão esquerda na nuca. Em seguida, com a mão direita, apalpe o seio esquerdo verificando toda a região. Esses passos devem ser repetidos no seio direito para terminar a avaliação das duas mamas

FG Trade/ Getty Images

11 de 16

Mulheres após os 20 anos que tenham casos de câncer na família ou com mais de 40 anos sem casos de câncer na família devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente a doença

AlexanderFord/ Getty Images

12 de 16

O autoexame também pode ser feito por homens, que apesar da atipicidade, podem sofrer com esse tipo de câncer, apresentando sintomas semelhantes

SCIENCE PHOTO LIBRARY/ Getty Images

13 de 16

De acordo com especialistas, diante da suspeita da doença, é importante procurar um médico para dar início a exames oficiais, como a mamografia e análises laboratoriais, capazes de apontar a presença da enfermidade

andresr/ Getty Images

14 de 16

É importante saber que a presença de pequenos nódulos na mama não indica, necessariamente, que um câncer está se desenvolvendo. No entanto, se esse nódulo for aumentando ao longo do tempo ou se causar outros sintomas, pode indicar malignidade e, por isso, deve ser investigado por um médico

Westend61/ Getty Images

15 de 16

O tratamento do câncer de mama dependerá da extensão da doença e das características do tumor. Contudo, pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica

Peter Dazeley/ Getty Images

16 de 16

Os resultados, porém, são melhores quando a doença é diagnosticada no início. No caso de ter se espalhado para outros órgãos (metástases), o tratamento buscará prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente

Burak Karademir/ Getty Images

Acesso pode avançar após aprovação

No Brasil, Enhertu já tem autorização para uso em fases mais avançadas da doença. Com os resultados do DESTINY-Breast09, o próximo passo será submeter os dados às agências regulatórias, como a Anvisa, para avaliar a inclusão da terapia como opção inicial no tratamento da metástase.

Segundo especialistas, cerca de 30% das pacientes com câncer de mama que chegam à fase metastática não recebem uma segunda linha de tratamento, seja por progressão acelerada da doença ou por óbito. Por isso, o impacto de uma nova alternativa na primeira linha pode ser decisivo.

Dados globais mostram que apenas 30% das mulheres com câncer de mama metastático vivem cinco anos após o diagnóstico. O estudo DESTINY-Breast09 busca reverter essa tendência ao oferecer um controle mais duradouro desde o início do tratamento sistêmico.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





Veja a matéria Completa!

Categorias
economia

Que fase! Zé Felipe revela perrengue após retorno ao Brasil e desabafa


Zé Felipe retornou ao Brasil após uma turnê musical em Portugal e mostrou que foi carinhosamente recebido pelas filhas, Maria Alice e Maria Flor. Mas nem tudo foi perfeito nessa volta… Isso porque o cantor revelou um perrengue: sua mala com o presente dos herdeiros foi extraviada.

Nas redes sociais, Zé desabafou sobre o problema com a bagagem: “Gente, e eu que arrumei uma mala de presentes pra Maria Alice, pra Flor, pro Zé… A mala foi extraviada”, contou ele.

Leia também

O ex-marido de Virginia Fonseca ainda relatou que estava tentando resolver a questão e que as Marias não paravam de perguntar sobre os presentes.

4 imagensZé Felipe e Virginia tem três filhos juntos: Maria Alice, Maria Flor e José LeonardoVirginia e Zé Felipe estavam casados há cinco anosVirginia e Zé Felipe Fechar modal.1 de 4

Virginia e Zé Felipe anunciaram separação no dia 27 de maio

Reprodução/Instagram @virginia2 de 4

Zé Felipe e Virginia tem três filhos juntos: Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo

Reprodução/Instagram @virginia3 de 4

Virginia e Zé Felipe estavam casados há cinco anos

Reprodução/Instagram @virginia4 de 4

Virginia e Zé Felipe

Reprodução/Instagram @virginia

“Cheguei no aeroporto, a primeira coisa que a Mariazinha me pergunta: ‘Cadê os presentes?’. Não tem base. Agora, to indo atrás dessa mala… Correria!”, desabafou.

Reencontro as filhas

Zé Felipe reencontrou as filhas, Maria Alice e Maria Flor, pela primeira vez após o anúncio da separação de Virginia. Nas redes sociais, o cantor mostrou o momento em que foi recebido pelas meninas ao chegar em Goiânia.

“Melhor recepção do mundo. O papai ama vocês demais, minhas Marias”, declarou ele, que ainda mostrou que as duas seguravam cartazes com mensagens para o artista. “Papai, te amamos”, “José Felipe” e “Amor” foram alguns dos dizeres escritos.

Zé Felipe estava em Portugal realizando uma série de shows. Foi lá, inclusive, que o cantor e a influenciadora Virginia Fonseca decidiram dar um ponto final na relação, pegando a todos de surpresa.

Ainda nas redes sociais, Zé Felipe explicou que ainda não reencontrou o caçula, José Leonardo, porque o bebê estava em uma consulta médica. Posteriormente, ele também mostrou o momento com o menino.





Veja a matéria Completa!

Categorias
economia

Peixe motorista e chimpanzé matemático: como testes humanizam bichos?


*O artigo foi escrito pela pesquisadora de ciências biológicas Scarlett Howard, da Universidade de Monash, na Austrália, e publicado na plataforma The Conversation Brasil.

Você sabia que peixinhos dourados podem aprender a dirigir carros? Você já ouviu falar que abelhas podem aprender a puxar um barbante? Você acreditaria que alguns primatas podem fazer cálculos com algarismos arábicos, os mesmos que usamos?

Essas tarefas parecem completamente irrelevantes para esses animais no seus ambientes naturais, então por que os cientistas se interessam por elas?

Como alguém que estuda a inteligência dos insetos, grande parte de minha própria pesquisa foi rotulada como “ecologicamente irrelevante”.

No entanto, como argumentei em artigo publicado no periódico científico Trends in Cognitive Sciences, há muitos motivos para estudar esse tipo de inteligência animal.

Encontrando relevância na irrelevância

O estudo da inteligência animal geralmente busca formar uma melhor compreensão da ecologia do animal. No entanto, há também muitos estudos que visam ampliar os limites da cognição animal além do que seria esperado em sua vida cotidiana.

Esta abelha foi treinada para encontrar água açucarada onde há um número par de formas.

A pesquisa ecologicamente irrelevante pode nos ajudar a entender os limites da inteligência animal e a desenvolver tecnologia bioinspirada. Ela também pode nos ajudar a explorar as respostas comportamentais às mudanças ambientais e a avançar nossa compreensão da evolução da inteligência.

Compreender como os animais respondem a tarefas ecologicamente irrelevantes lança luz sobre como nossa própria inteligência evoluiu. Frequentemente usamos comparações entre humanos e primatas não humanos para entender se uma capacidade cognitiva evoluiu nos humanos modernos ou se observamos habilidades semelhantes em outros primatas e animais.

Por exemplo, crianças de até 24 meses de idade conseguem encontrar um objeto escondido em uma sala quando sua localização é apontada para elas em uma fotografia. Essa habilidade é conhecida como percepção representacional.

Alguns chimpanzés também conseguem passar nesse teste. Esses resultados significam que um chimpanzé tem o mesmo nível de inteligência de uma criança de dois anos?

Além disso, esse teste pode nos permitir estimar quando o insight representacional evoluiu. Pode ter sido antes de os humanos e os chimpanzés se dividirem em linhagens diferentes.

Pesquisadores treinaram peixes dourados para dirigir um tanque com rodas.

Imitando a natureza, comparando espécies

As soluções de inspiração biológica (bioinspiradas) para os problemas modernos de computação usam tecnologia baseada na biologia. Algumas tecnologias de inspiração biológica podem lidar bem com a incerteza usando cálculos semelhantes aos do cérebro para processar e resolver problemas do mundo real. Muitos animais são considerados modelos para tecnologias bioinspiradas com base em sua visão, comportamento e movimento.

Por exemplo, a mecânica de voo das libélulas foi estudada para construir microveículos aéreos. Como a tecnologia de inspiração biológica será, sem dúvida, usada em situações não naturais, é útil saber como os animais responderiam nesses mesmos cenários para criar uma tecnologia mais precisa.

Comparar o comportamento e a inteligência de diferentes espécies pode ser um grande desafio para os cientistas. Para permitir comparações precisas, precisamos ter uma tarefa de igual dificuldade para ambas as espécies.

Se usarmos uma tarefa que os animais realizam regularmente em seus ambientes naturais, corremos o risco de que uma espécie possa ter uma vantagem por realizar a tarefa com mais frequência. Entretanto, se usarmos uma tarefa que provavelmente nenhum dos animais precisará realizar, poderemos “nivelar o campo de jogo” para uma comparação precisa.

Os animais geralmente precisam se adaptar a situações novas e desconhecidas. Alterações ambientais, como urbanização, mudanças climáticas, perda de habitat e introdução de espécies invasoras, fazem com que os animais encontrem novos desafios que, anteriormente, poderiam ser ecologicamente irrelevantes.

Uma caixa de quebra-cabeça pode parecer irrelevante para muitos animais. Entretanto, as cacatuas na Austrália aprenderam a abrir lixeiras para procurar comida. As cacatuas se adaptaram para resolver novos quebra-cabeças à medida que os seres humanos tentam tornar as lixeiras mais difíceis de abrir.

Essa “corrida armamentista de inovação” entre humanos e cacatuas mostra como uma tarefa inicialmente irrelevante do ponto de vista ecológico pode se tornar relevante para um animal.

Testes de inteligência são irrelevantes?

Uma questão importante é se conseguimos criar uma tarefa realmente ecologicamente irrelevante para os animais realizarem.

Por exemplo, abelhas foram treinadas para reconhecer imagens de rostos humanos. Essa tarefa pode parecer ecologicamente irrelevante para uma abelha.

Entretanto, para a abelha, a imagem de um rosto humano pode, na verdade, representar uma flor desconhecida, mas gratificante, especialmente quando a opção correta é combinada com uma recompensa de água com açúcar, que imita o néctar de uma flor. Essa tarefa é relevante ou irrelevante para uma abelha? A resposta é: depende.

Muitos experimentos oferecem recompensas alimentares. Portanto, os animais podem interpretar esses experimentos como uma tarefa de forrageamento, fazendo com que até mesmo as tarefas mais complexas e arbitrárias dos testes de inteligência ainda sejam ecologicamente relevantes para o animal. Outras recompensas para os animais que participam de experimentos incluem abrigo, interações sociais e brincadeiras.

Embora a tarefa em si possa parecer ecologicamente irrelevante, a recompensa pode ser altamente relevante para os animais que buscam alimento, oportunidades de acasalamento, segurança ou diversão. Isso nos leva a questionar se qualquer tarefa que damos aos animais é completamente desprovida de relevância ecológica.The Conversation

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





Veja a matéria Completa!

Categorias
economia

Joelma diz que não beija na boca há 7 anos: “Nunca fui tão feliz”


A cantora Joelma está vivendo um momento de plenitude e afirma que não sente falta de um relacionamento amoroso. Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a cantora revelou que está há cerca de sete anos sem beijar na boca – e garante que isso não é um problema. “Nunca fui tão feliz”, declarou.

Desde a separação do produtor Ximbinha, em 2015, após 18 anos de casamento, Joelma diz que encontrou na tranquilidade a sua melhor fase. “Não beijo na boca há sete anos. Nunca tive tanta paz. Não quero perder isso, não. O povo tá muito doido por aí”, comentou, reforçando que não pretende se envolver com ninguém por enquanto.

Aos 49 anos, Joelma está focada na família e na carreira musical. Em breve, será avó em dose dupla: seus filhos Yago, 29, e Yasmim, 20, estão esperando bebês, com nascimento previsto para o segundo semestre. A artista afirmou estar realizada com a nova fase e dedica seu tempo ao que mais ama.

1 de 4

Joelma é uma das cantoras mais populares do país

Reprodução/Instagram

2 de 4

Cantora Joelma

Instagrma/Reprodução

3 de 4

A cantora paraense Joelma

Edson Lopes Jr./Prefeitura de São Paulo

4 de 4

Joelma foi a estrela do show de abertura da Supercopa Rei

Instagram/Reprodução

Na música, os projetos seguem a todo vapor. Joelma se prepara para lançar um novo álbum e iniciar a turnê “Arraiá Isso é Calypso”, inspirada nas festas juninas. Ela também tem presença confirmada em grandes eventos como o “Amazônia Para Sempre”, ligado à COP30, e o festival The Town, em São Paulo.

Apesar da intensidade nos palcos, a cantora revela que, longe dos holofotes, prefere uma rotina simples. Natural de Almeirim, no interior do Pará, ela contou que ainda preserva os hábitos da infância: “Gosto de rio, de pescar, das coisas do mato. Às vezes, sou obrigada a viajar com os filhos para fora, mas não gosto. Sou do interior, gosto de ficar quietinha”.



Veja a matéria Completa!

Categorias
dourados

Parceria leva exames oftalmológicos gratuitos e tecnologia de ponta para prevenir a cegueira em Campo Grande – CGNotícias


Ação conjunta entre Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Secretaria Estadual (SES) utiliza Telessaúde e fortalece a Atenção Primária, com rastreio de pacientes realizado nas unidades de saúde do município

Pacientes com diabetes, hipertensão e idosos de Campo Grande estão recebendo exames oftalmológicos gratuitos, realizados por meio de telediagnóstico, para detecção precoce de doenças que podem causar cegueira, como retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias, que possui um Polo Municipal de Telessaúde. Todo o rastreio dos pacientes foi conduzido diretamente pelas equipes da Atenção Primária do município, que identificaram os públicos de risco e fizeram o agendamento dos atendimentos.

De acordo com a enfermeira Núria Ananda Parron Giacomelli Pereira, responsável pelo Núcleo de Telessaúde da Sesau, a estratégia une tecnologia, qualificação da assistência e ampliação do acesso.

“Estamos conseguindo oferecer um cuidado que, muitas vezes, o paciente não teria acesso de forma rápida. A retinografia é um exame que detecta alterações antes mesmo que a pessoa perceba qualquer sintoma. Isso faz toda a diferença para evitar a perda da visão”, explica.

A ação é conduzida pelo Telessaúde da SES, em parceria com o Telessaúde Goiás/UFG, que é referência nacional na oferta de Teleoftalmologia. Além dos atendimentos, a equipe nacional está em Campo Grande para capacitar os profissionais locais, fortalecendo o serviço de telediagnóstico tanto do estado quanto do município.

Locais, datas e horários dos atendimentos

Os atendimentos acontecem nas seguintes unidades:

02 de junho (segunda-feira) — USF Macaúbas, região Anhanduizinho
03 de junho (terça-feira) — USF Estrela do Sul, região Segredo

Serão realizados 400 exames gratuitos, organizados em quatro períodos de atendimento:

100 pessoas na segunda-feira (manhã)
100 pessoas na segunda-feira (tarde)
100 pessoas na terça-feira (manhã)
100 pessoas na terça-feira (tarde)

O público-alvo da ação são pacientes previamente agendados, conforme os seguintes critérios:

Pessoas com diabetes a partir de 12 anos
Pessoas com hipertensão a partir de 18 anos
Pessoas com 60 anos ou mais

Tecnologia que protege a visão e amplia o acesso na saúde pública

Por meio da Teleoftalmologia, as imagens dos exames são captadas diretamente nas unidades de saúde e avaliadas à distância por especialistas. Essa tecnologia permite diagnóstico mais rápido, reduzindo filas e evitando complicações graves que podem levar à cegueira — muitas vezes evitável se a doença for identificada precocemente.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que a iniciativa fortalece o papel da Atenção Primária e reforça a importância das parcerias no SUS.

“Essa ação é um exemplo claro do quanto a integração entre tecnologia e o cuidado na ponta faz a diferença na vida das pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, por meio da nossa Atenção Primária, realizou todo o rastreio e a mobilização dos pacientes que mais precisam desse exame. Somos parceiros dessa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde e, com muito orgulho, também contamos com o nosso Polo Municipal de Telessaúde, que fortalece e qualifica ainda mais a nossa rede de atenção. E, mais do que isso, pretendemos ampliar esse tipo de ação para a população, contando com essa parceria fundamental com a SES e o Núcleo de Telessaúde Goiás. Quando trabalhamos de forma articulada, conseguimos levar acesso, diagnóstico e cuidado especializado para mais perto das pessoas. Isso é SUS funcionando, é cuidado que transforma vidas”, afirma.

A enfermeira Núria reforça que o impacto da ação vai além dos dias de atendimento. “Essa estratégia deixa um legado de qualificação para nossas equipes e fortalece a capacidade de diagnóstico da Atenção Primária, que passa a contar com mais uma ferramenta tecnológica a serviço da saúde pública”, conclui.





Veja a matéria completa!

Categorias
policia

Caminhão apreendido com quase quatro toneladas de maconha rumo ao Brasil


Agentes do Departamento Antidrogas da Polícia Nacional do Paraguai apreenderam quase quatro toneladas de maconha escondidas em fundo falso de um caminhão com destino ao Brasil. A apreensão ocorreu em Capiibary, Departamento de Canindeyú. Um total de 3.885 quilos de maconha prensada foram interceptados por agentes da Delegacia Antidrogas de Curuguaty, em Capiibary, área conhecida pelo cultivo e por ser um ponto estratégico para o escoamento da droga para o mercado brasileiro.

A carga de droga estava escondida em um fundo falso do veículo e distribuída em 259 pacotes retangulares envoltos em polietileno transparente e presos com fita roxa. A abordagem ocorreu no quilômetro 40 da rodovia departamental RD006, no cruzamento com a Rua Santo Domingo. Essa área é considerada um corredor importante para o tráfico de drogas, principalmente para o mercado brasileiro, e tem uma alta concentração de “cultivos”, termo usado para descrever áreas florestais ou esconderijos clandestinos usados pelos traficantes para estocar e transportar drogas.

Durante a operação, o motorista do caminhão, Daniel José Philippsen Kuhn, paraguaio de 32 anos, foi preso. O homem tem antecedentes por posse e venda de entorpecentes registrados em 2022. O caso foi conduzido pelo promotor Juan Benegas, da Unidade Especializada Antidrogas de Curuguaty, que ordenou que a droga, caminhão e o preso fossem encaminhados para investigação.

As autoridades não descartam a possibilidade de a remessa ter como destino o território brasileiro, dado o padrão de tráfico detectado anteriormente nessa mesma rota. Eles também ressaltaram que a região de Capiibary permanece sob constante vigilância devido à sua localização estratégica no mapa do narcotráfico regional.



Veja a Matéria completa!

Categorias
economia

Samambaia empata em 0 x 0 no fechamento da rodada do Candangão Sub-20


O Samambaia ficou no empate com o Gama, por 0 x 0, no fechamento da 4ª rodada do Candangão Sub-20. O jogo foi equilibrado, e o cachorro salsicha chegou a ter um pênalti não marcado e um gol anulado.

Com o resultado, o time segue invicto e na liderança do grupo A, com 10 pontos, ainda sem levar gols. Confira como foi o jogo:

Primeiro Tempo

O Samambaia começou com pressão, e logo no primeiro minuto teve boa oportunidade. Após cruzamento, a zaga afastou e, na sobra, Naruto conseguiu linda bicicleta, mas a bola saiu sem perigo. Aos 11 minutos, o Gama respondeu. Igor tentou o chute da entrada da área, mas não levou perigo.

Aos 14 minutos o visitante chegou com muito perigo. Rafael Silva cruzou, o goleiro Guilherme travou a finalização, e na sobra fez um verdadeiro milagre, ao defender a queima roupa o chute no rebote.

Com 19 minutos, outra boa chance para o Gama. Após troca de passes, Pedro Lucas ficou livre na meia lua e chutou forte, Guilherme fez outra ótima defesa. Aos 20 minutos o Samambaia respondeu. Yuri pegou a sobra, driblou e chutou forte, mas o goleiro fez a defesa.

Com 23 minutos no marcador, os visitantes só não abriram o placar graças a trave. Rafael Silva fez grande jogada, driblou três defensores e tentou o cruzamento, a bola desviou na zaga e caprichosamente bateu na trave.

Aos 30 minutos, o time teve outra boa oportunidade. Rafael Silva mais uma vez escapou pela esquerda e fez o cruzamento, o goleiro Guilherme saiu mal, mas conseguiu se recuperar na sequência do lance para evitar o gol.

Sem maiores oportunidades, uma nova chance veio somente aos 44 minutos, e foi do Gama. David recebeu na direita, cortou pro meio e finalizou, a bola subiu e saiu sem perigo. Na última chance da primeira etapa, o Samambaia respondeu, aos 46 minutos. Sebastyan dominou na intermediária e chutou sem a bola cair, levando perigo ao adversário.

1 de 6Samuel Reis/Samambaia FC
2 de 6Samuel Reis/Samambaia FC
3 de 6Samuel Reis/Samambaia FC
4 de 6Samuel Reis/Samambaia FC
5 de 6Samuel Reis/Samambaia FC
6 de 6Samuel Reis/Samambaia FC

Segundo Tempo

O Gama chegou logo no primeiro ataque, ainda no primeiro minuto. Após cruzamento, Pedro Lucas emendou de primeira e por pouco não abriu o placar.  Aos nove minutos, o Samambaia teve um penalti não marcado. Depois de um cruzamento de Kauã, Naruto chegaria pra finalizar e foi empurrado na frente do gol, mas a arbitragem nada marcou.

Aos 12 minutos o Gama voltou a levar perigo. Carlos recebeu, se antecipou à marcação e chutou bem, mas novamente Guilherme fez grande defesa. Com 15 minutos, outra chance para o Cachorro salsicha. Após escanteio, Luiciano ganhou no alto e colocou para Relre, que sem deixar a bola cair chutou forte, mas a finalização foi em cima do goleiro.

Melhores no segundo tempo, os donos da casa tiveram mais uma chance aos 17 minutos. Vitinho viu o espaço abrir e tentou a finalização, mas a bola saiu fraca.

Aos 28 minutos o Gama tentou outra vez chegar. Pedro Lucas chutou de longe, mas a bola subiu. Na reta final, com 37 minutos, resposta do Samambaia. Liedson roubou a bola e, no contra ataque, tocou para Vitinho, que cortou para dentro e chutou forte, em chance que passou perto. O Samambaia chegou a abrir o placar aos 41 minutos, com João Victor, mas o gol foi anulado por impedimento.

Ficha técnica

Samambaia 0 x 0 Gama

Candangão BRB 2025, Quarta Rodada

Local e horário: Boca do Jacaré, domingo (1/6), às 10h

Árbitro: Cássia França
Assistente 1: Renato Tolentino
Assistente 2: Felipe Oliveira
Quarto árbitro: Brehmer Lemes

Samambaia

Guilherme; Liedson, Cocão, Luiciano e DG (Kauã); Welligton Rato (Sebastyan), Yuri (Juninho) e Isaque; Vitinho, Naruto (Moreira) e Relre (João Victor)

Técnico: Luís dos Reis

Cartões Amarelos:

Gama

Gui; Flávio (Enzo), George, Igor e Samuel; Lucas (Bryan Alves), Pedro Lucas e Matheus (Cláudio); Rafael Silva, Carlos e David (Yago)

Técnico: Alisson Martins

Cartões Amarelos: George



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Carro roubado em Ponta Porã é encontrado abandonado e depenado no Paraguai


Um carro roubado nesta semana em Ponta Porã (MS) foi encontrado abandonado, com o interior parcialmente desmontado, na zona rural de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O veículo, um Chevrolet Onix com placas do Mercosul, havia sido levado da frente de uma residência e foi localizado sem as quatro rodas, sem o banco traseiro e com diversos acessórios internos faltando.

O automóvel foi abandonado na região de Fortuna Guasu e, após ser encontrado pelas autoridades paraguaias, foi levado para uma das delegacias de Pedro Juan Caballero, onde permanece sob custódia.

As polícias do Paraguai e do Brasil, em especial as autoridades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, trabalham em cooperação para investigar o caso



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.