Categorias
economia

Polícia indicia homem que sequestrou e estuprou adolescente no Entorno


A Polícia Civil de Goiás (PCGO) concluiu as investigações acerca do caso da adolescente de 13 anos que foi sequestrada e estuprada em Valparaíso de Goiás, no último dia 1º. Robério Barbosa dos Santos (foto em destaque) foi indiciado por sequestro e estupro de vulnerável e pode pegar pena de até 20 anos. Ele está preso desde o último dia 4.

A investigação concluiu que a adolescente atravessou a rua passando pelo carro de Robério, que decidiu retornar e perseguir a jovem. Ela parou na frente de uma casa tentando despistar o criminoso, para que ele pensasse que aquela era a residência dela. Mesmo assim, o indivíduo ataca a garota.

Relembre o momento em que o criminoso aborda a garota:

Robério levou a vítima a um local próximo e abusou dela por cerca de 30 minutos, segundo a PCGO. A Polícia confirma ainda que a moça nunca havia encontrado com o criminoso, hipótese que chegou a ser levantada pela população da região.

Robério ficou em silêncio durante interrogatório policial.

6 imagensHomem foi identificado como autor de estupro contra uma adolescente de 13 anosCâmeras de segurança flagraram o autor, armado, apalpando a meninaRedes sociais do autor foram inundadas de pessoas indignadas com o ocorridoCrime aconteceu no domingo (1º/6)Robério fez mais de uma vítimaFechar modal.1 de 6

Roberio Santos

Redes sociais2 de 6

Homem foi identificado como autor de estupro contra uma adolescente de 13 anos

Redes sociais3 de 6

Câmeras de segurança flagraram o autor, armado, apalpando a menina

Redes sociais4 de 6

Redes sociais do autor foram inundadas de pessoas indignadas com o ocorrido

Redes sociais5 de 6

Crime aconteceu no domingo (1º/6)

Redes sociais6 de 6

Robério fez mais de uma vítima

Redes sociais

Leia também

Além da vítima de 13 anos, Robério teria feito outras vítimas. A delegada responsável pelo caso, Samya Noleto, disse que três adolescentes e uma jovem o reconheceram dias após a divulgação do crime.

Em depoimento, as novas vítimas disseram que foram abordadas em dezembro de 2024. Algumas registraram boletim de ocorrência. Elas revelaram que foram rendidas da mesma forma que a atual vítima, uma adolescente de 13 anos. Após as abordagens, ele teria tentado raptá-las, mas todas conseguiram escapar.

Mais detalhes do caso:

  • Roberio é dono de uma distribuidora localizada no Parque São Bernardo, em Valparaíso (GO).
  • Antes dele ser preso, nessa quarta-feira (4/6), dezenas de motociclistas se reuniram para depredar o comércio do investigado.
  • Ao ser preso em flagrante, ele foi autuado por adulteração da placa do carro que utilizou para cometer o crime. E também por grave ameaça e estupro.
  • O advogado de Robério também compareceu à delegacia. O defensor afirmou que o homem acreditava que menina tinha mais de 18 anos.
  • Em relação à placa, o advogado disse que outras pessoas foram responsáveis pela adulteração.
  • Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que Robério aborda a adolescente. Armado ele encurrala a vítima e a apalpa.
  • Com boné e máscara, encurralou a jovem contra o portão. A menina chegou a levantar as mãos, por acreditar que se tratava de um assalto.
  • Em seguida, Robério colocou a mão sob o short dela. A garota tentou afastá-lo, mas o homem a obrigou a entrar no carro dele e fugiu com a vítima.

 

 



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Lei de Lia Nogueira se destaca após condenação de anestesista por abuso de pacientes sedadas


A condenação do anestesista Giovanni Quintella Bezerra, sentenciada nesta segunda-feira (9) a 30 anos de prisão por estuprar pacientes sedadas durante procedimentos de parto, reacendeu o alerta sobre a necessidade de políticas públicas que garantam a segurança das mulheres em ambientes hospitalares. O caso ganhou notoriedade em 2022, quando o profissional foi flagrado por uma câmera escondida abusando de uma paciente inconsciente dentro do centro cirúrgico no Hospital da Mulher, no Rio de Janeiro.
Em Mato Grosso do Sul, uma iniciativa nesse sentido já está em vigor. Trata-se da Lei sancionada em 31 de agosto de 2023, originada do Projeto de Lei da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que determina a obrigatoriedade da presença de uma profissional do sexo feminino em exames ou procedimentos com sedação total ou parcial realizados em mulheres.
A medida busca garantir mais segurança às mulheres e prevenir situações de abuso, assédio e constrangimento em unidades de saúde públicas e privadas do Estado. A norma vale para todos os estabelecimentos de saúde no território estadual.
“Essa legislação faz parte de um esforço contínuo que temos feito para proteger as mulheres em todas as esferas, desde o ambiente hospitalar até o profissional, com atenção especial à violência doméstica e familiar, que infelizmente ainda atinge muitas mulheres em silêncio. Temos o compromisso com a criação de políticas públicas que ofereçam segurança, acolhimento e dignidade às mulheres sul-mato-grossenses”, afirmou a deputada.
O tema vem ganhando repercussão em outros Estados, com parlamentares buscando informações para apresentar propostas semelhantes. A Lei já representa um marco no avanço da proteção das mulheres em Mato Grosso do Sul.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Sesau garante estrutura de saúde durante Arraial de Santo Antônio na Praça do Rádio Clube – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está presente na 23ª edição do Arraial de Santo Antônio com uma estrutura completa de atendimento à saúde, reforçando o compromisso com o bem-estar da população durante um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da Capital.

De 12 a 15 de junho, a Praça do Rádio Clube, onde ocorre o evento, contará com uma tenda equipada para atender eventuais casos de urgência e emergência. A estrutura inclui um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um servidor da limpeza, além de desfibrilador, carrinho de emergência, poltronas, macas, leitos, medicamentos e materiais de suporte — todos mobilizados para garantir a segurança dos visitantes durante a festa.

“Estamos preparados para atender casos como desidratação, mal-estar, quedas, traumas leves e outras ocorrências comuns em eventos com grande concentração de pessoas. Essa presença no local garante mais agilidade no atendimento e evita sobrecarga nas unidades de saúde do município”, explica Ana Paula Cangussu, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Sesau.

A estrutura será ativada diariamente durante o evento, com funcionamento das 19h à meia-noite, acompanhando o horário de programação do Arraial.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que a presença da Sesau no Arraial representa mais uma ação de cuidado próximo à comunidade. “Nosso foco é garantir que a população aproveite esse momento de celebração com segurança. Levar a saúde até onde as pessoas estão é parte fundamental de uma gestão pública comprometida com a prevenção e a qualidade do atendimento”.

Celebração com responsabilidade

Organizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), em parceria com a Catedral Nossa Senhora da Abadia e Santo Antônio de Pádua e apoio do Governo do Estado, o Arraial de Santo Antônio é uma das festas mais queridas da cidade. A estimativa é de que mais de 30 mil pessoas passem pelo evento ao longo dos quatro dias.

Além de valorizar a fé, a cultura popular e a convivência comunitária, o Arraial movimenta a economia solidária e promove a integração de diversos setores da administração municipal. E, com a presença da Sesau, reforça também o compromisso com a saúde pública e a proteção de quem participa da festa.





Veja a matéria completa!

Categorias
economia

SP: regiões de serra podem ter geada nesta sexta-feira. Veja previsão


O frio deve continuar em todo o Estado de São Paulo nesta sexta-feira (13/6).

O amanhecer será mais gelado do que nos dias anteriores, e há chance de geadas nas regiões de serra.

Durante o dia, o sol aparece por mais tempo e deixa o dia um pouco mais quente, especialmente nas regiões norte e oeste do Estado.

1 de 14

Cachorro em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

2 de 14

Campos do Jordão registra 2,7ºC e bate recorde de frio nesta madrugada

Reprodução/ Defesa Civil

3 de 14

Onda de frio em São Paulo massa polar

Reprodução/Agência Brasil

4 de 14

Onda de frio em São Paulo

Reprodução/Agência Brasil

5 de 14

Onda de frio em São Paulo

Reprodução/Agência Brasil

6 de 14

Nova frente fria deve derrubar temperaturas em São Paulo

Divulgação/Governo de SP

7 de 14

Frio em São Paulo.

William Cardoso/ Metrópoles

8 de 14

Pessoas em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

9 de 14

Pessoas em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

10 de 14

Pessoas em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

11 de 14

Pessoas em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

12 de 14

Pessoas em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

13 de 14

Pessoas em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

14 de 14

Pessoas em dia frio em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles

Já nas cidades do litoral, o calor será mais ameno, com possibilidade de rajadas de vento em alguns momentos.

Na capital paulista, a temperatura varia entre 8 graus no início do dia e até 19 graus no horário mais quente.

Em Rio Claro, as temperaturas ficam entre 8 e 22 graus. Em Valparaíso, a mínima será de 11 graus e a máxima pode chegar a 23 graus.

O destaque fica para Campos do Jordão, onde pode fazer muito frio: a mínima pode chegar a zero grau e a máxima não ultrapassa os 12 graus.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Guarda Municipal forma agentes da Patrulha Maria da Penha


A Prefeitura de Dourados, por meio da Guarda Municipal, realizou na tarde desta quinta-feira (12), no Plenário da Câmara de Vereadores, a cerimônia de encerramento e entrega de certificados do curso de habilitação dos agentes da Patrulha Maria da Penha. No total, 39 guardas municipais receberam certificados, entregue também a agentes envolvidos na formação, como policiais militares e civis, peritos e membros de Conselhos dos Direitos da Mulher, da OAB, da UFGD, Promotoria Pública, entre outros.

A habilitação da Patrulha Maria da Penha busca a formação especializada voltada para agentes da Guarda Municipal de Dourados que atuarão no acompanhamento e fiscalização das medidas protetivas em favor das mulheres vítimas de violência doméstica.

O curso tem como objetivo capacitar os guardas municipais para integrar a Patrulha, fortalecendo a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de uma abordagem, onde os participantes desenvolvem competências para o atendimento humanizado, a identificação de riscos, o acompanhamento das vítimas e o cumprimento das medidas protetivas de urgência.

A habilitação para atuar na Patrulha Maria da Penha é essencial para garantir que a atuação policial seja eficaz, sensível e respeitosa com os direitos das mulheres. O fortalecimento dessa atuação contribui para a redução da reincidência da violência e para o empoderamento das vítimas, promovendo segurança, dignidade e justiça.

O diretor geral da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Matos, considera que mais que aprendizado, o curso de formação dos agentes da Patrulha Maria da Penha é um chamado à responsabilidade e consolida o trabalho da corporação na defesa e proteção da mulher vítima da violência. “A Patrulha Maria da Penha é símbolo de esperança para as mulheres vítimas de violência, parte essencial dessa rede de proteção”, afirmou, ensejando “que a ética, respeito e senso de justiça orientem as ações deste seleto grupo especializado”.

O prefeito Marçal Filho, por sua vez, destacou que a implantação da Patrulha Maria da Penha é uma iniciativa que deveria ter sido tomada há muito tempo, diante da quantidade de casos de violência doméstica a que mulheres são submetidas. “Temos uma legislação bem clara quanto a isso e é preciso que façamos a lei funcionar como deve ser”, pontuou o prefeito, acrescentando que as estatísticas de violência contra a mulher em MS “é uma realidade que em nada nos orgulha”.

Marçal Filho disse que a Patrulha Maria da Penha deveria ter sido criada há muito tempo

Marçal defendeu que é preciso que seja ensinado na escola para que desde menino se aprenda que o homem não deve nunca levantas a voz para uma mulher. “É preciso que se derrube essa cultura machista. Sabemos que é difícil, cada estado, cada país, tem um tipo de cultura, e, dependendo da região, a violência aumenta. Mas é preciso dizer basta, não é mais possível aceitar esta situação”, pediu

Por fim, Marçal reafirmou que enquanto poder público, campanhas serão intensificadas para garantir melhor segurança. “Da nossa parte, a Prefeitura de Dourados, através da Guarda Municipal, estamos aprimorando os serviços prestados, preparando os agentes, utilizando a alta tecnologia e, é por meio destas ferramentas que trabalhamos para que Dourados seja exemplo no combate a esse tipo de violência.

No final da cerimônia, o prefeito foi homenageado pela Guarda Municipal pelo apoio à instituição e destacou que apesar da segurança pública ser dever do Estado, em Dourados, através da Guarda Municipal, vem se ombreando a esses cidadãos, homens e mulheres na missão de dar tranquilidade à população. “Vocês estão preparados para isso, são guarita do acolhimento e proteção”, agradeceu o prefeito de Dourados.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Alunos da REME são premiados na etapa municipal do Projeto MPT na Escola 2025 – CGNotícias


A tarde desta quarta-feira (12), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, foi marcada por emoção, reconhecimento e protagonismo estudantil durante a cerimônia de premiação da etapa municipal do Projeto MPT na Escola 2025. Realizado na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, o evento reuniu cerca de 80 participantes, entre alunos, professores, gestores escolares e autoridades, para celebrar os melhores trabalhos produzidos por alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande.

A iniciativa é fruto de uma parceria sólida entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS), construída e fortalecida ao longo dos anos. O projeto tem como foco principal a prevenção e o combate ao trabalho infantil, além da valorização do direito à aprendizagem e da reflexão sobre o mundo do trabalho desde a infância.

Durante a cerimônia, foram premiados trabalhos nas categorias Conto, Poesia, Desenho e Música, elaborados por alunos das escolas municipais que aderiram ao projeto, sob orientação de professores e coordenadores pedagógicos. A etapa municipal é classificatória para as fases estadual e nacional do projeto.

A abertura do evento contou com uma apresentação cultural do Duo Almeida – Bresson, com flauta e violão, que encantou os presentes e preparou o clima para a solenidade oficial e o início das premiações.

Presente no evento, o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, destacou o papel estratégico da educação na formação cidadã e na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Quando a escola se torna um espaço de debate e criação, o conhecimento se transforma em ferramenta de empoderamento social. O protagonismo estudantil que vemos aqui hoje é o reflexo do trabalho sério e comprometido dos educadores da nossa rede. A provocação que o Ministério Público do Trabalho nos traz há anos nos desafia, como gestores públicos, a fortalecer ainda mais as políticas de proteção à infância”, afirmou o secretário.

A procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região e gerente estadual do projeto, Drª Cândice Gabriela Arosio, também ressaltou a importância do envolvimento da comunidade escolar na causa. “Esse projeto é, antes de tudo, um instrumento de transformação social. Ver crianças e adolescentes refletindo com tanta profundidade sobre os seus direitos e o papel do trabalho em suas vidas é uma prova de que a educação é o caminho mais eficaz para a construção de um futuro justo e igualitário. É com imensa alegria que reconhecemos o talento e o compromisso de cada aluno e educador envolvido”, afirmou a procuradora.

Coordenador nacional do MPT na Escola, André Canuto reforçou a dimensão pedagógica e social da iniciativa. “O MPT na Escola não é apenas um concurso de produções estudantis. Ele é uma política pública de prevenção, uma ferramenta que coloca o protagonismo infantojuvenil no centro da luta contra as violações de direitos. A cada ano, vemos como a escuta ativa e o diálogo com os estudantes produzem reflexões profundas que ultrapassam os muros da escola e ecoam na sociedade”, destacou Canuto.

Também participaram da cerimônia a superintendente de Políticas Educacionais, Ana Cristina Cantero Dorsa Lima, e a coordenadora municipal do projeto, Analice Talgatti Silva.

O evento foi encerrado por volta das 16h, com a celebração do compromisso conjunto entre poder público, instituições e comunidade escolar na construção de uma infância protegida e repleta de oportunidades de desenvolvimento humano e educacional.

Premiados – Etapa Municipal 2025

Grupo 1 – 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental

Conto

3º lugar: Breno José de Oliveira Motti – EM Prof. Nelson de Souza Pinheiro – O ECA mais uma vez ajudando
2º lugar: Fernanda Bandeira Higa Camargo – EM Prof. Nelson de Souza Pinheiro
O dia a dia de Alice – 1º lugar: Alice Andrade Moreira – EM Sen. Rachid Saldanha Derzi – O final feliz de Jéssica

Poesia

3º lugar: Heloysa Pereira de Carvalho – EM Prof. José Mauro Messias – Trabalho Infantil
2º lugar: Rebeca Oliveira de Almeida – EM José Mauro Messias da Silva – Trabalho Infantil
1º lugar: Lucas Luiz Duarte Pereira – EM Sen. Rachid Saldanha Derzi – Batalha contra o trabalho infantil

Música

Júlia Soares Ortiz, Sofia Mariana dos Santos, João R.S. da Silva, Sofia Rodrigues da Silva e Cyrilla Canteiro Francisco – EM Dr. Eduardo Olímpio Machado

Desenho

3º lugar: Ana Júlia Lira de Oliveira – EM Dr. Eduardo Olímpio Machado
2º lugar (empate):
• Victor Eduardo Ribeiro Espinosa – EM Sen. Rachid Saldanha Derzi
• Giulia de Oliveira Franjotti – EM Dr. Eduardo Olímpio Machado
1º lugar: Samuel Arruda – Rachid Saldanha Derzi

Grupo 2 – 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental

Conto

2º lugar: Miguel Albuquerque dos Santos – EM Dr. Eduardo Olímpio Machado – O futuro de um aprendiz
1º lugar: Isabela Santos Lopes – EM José Mauro Messias da Silva – Profissionalização do adolescente / aprendizagem profissional

Poesia

1º lugar: Yasmim Teixeira de Souza – EM Dr. Eduardo Olímpio Machado – Um caminho até o futuro

Música

Kamille Fernando Rameira Calado – EM José Mauro Messias da Silva – Profissionalização do adolescente / aprendizagem profissional

Desenho

1º lugar: Ana Luiza Menezes Portilho – EM José Mauro Messias da Silva

Ainda, os primeiros colocados em cada categoria representarão o município na etapa estadual do projeto.





Veja a matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica

Papy entrega Moção à Receita Federal após sucesso da campanha “Sou Cidadão Solidário” – Câmara Municipal de Campo Grande


12.06.2025 · 2:09 · Vereador Papy

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, entregou a Moção de Congratulação a toda a equipe da Receita Federal de Mato Grosso do Sul, representada pelo Delegado Zumilson Custódio da Silva, após o sucesso da campanha “Sou Cidadão Solidário”.

Mato Grosso do Sul ficou entre os 10 estados com mais destinações do Imposto de Renda a fundos sociais. Segundo dados da Receita Federal, foram mais de R$ 10,3 milhões de 4.692 contribuintes. Do total destinado, 59,3% foram destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente e 40,7% ao Fundo da Pessoa Idosa.

A campanha foi lançada no dia 31 de março, na Casa de Leis da Capital, e contou com o apoio de diversas instituições, entre elas o Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande, Conselhos de Direitos, entidades de classe e instituições de ensino.

“Este desempenho de Mato Grosso do Sul mostra que nossa sociedade reage, quando é bem informada. A campanha ‘Sou Cidadão Solidário’, lançada aqui na Câmara em parceria com a Receita Federal, deu o empurrão que faltava para muitos contribuírem. A Casa de Leis segue firme à disposição para convocar, orientar e engajar a população”, afirmou Papy.

A Câmara Municipal continuará engajada nas próximas edições da campanha, com o objetivo de ampliar ainda mais a adesão dos contribuintes. A meta da Casa é transformar a ação em prática permanente, reforçando o papel da política como ponte entre o cidadão e as soluções concretas para os desafios sociais do município e do Estado.

Assessoria de Imprensa do Vereador



Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
economia

IPEC: avaliação negativa do governo Lula chega a 43% e bate recorde


A avaliação do governo federal medida pela pesquisa Ipec, divulgada nesta quinta-feira (12/6), mostra que os brasileiros que consideram o governo Lula como ruim e péssimo subiu 2 pontos porcentuais e chegou a 43%. O resultado é o mais alto na série histórica iniciada em março de 2023. A variação negativa de 2 pontos porcentuais equivale à margem de erro da pesquisa.

A pesquisa Ipec mostra ainda que os que consideram o governo Lula como regular reduziu um ponto porcentual, chegando a 29% na comparação com o levantamento anterior (30%), de março deste ano. Os que responderam que o governo Lula é bom ou ótimo somaram 25%, o que representa uma variação de 2 pontos para menos, uma vez que na pesquisa anterior o resultado foi de 27%.

Aprovação

O Ipec também perguntou aos entrevistados se eles aprovam ou não a maneira como Lula governa o país. Houve 55% que responderam desaprovar a forma de gestão do presidente, porcentual idêntico ao último levantamento do tipo, de março deste ano. Por outro lado, 39% disseram aprovar a forma de gestão de Lula, índice que variou um ponto porcentual para menos, já que antes era de 40%. Houve 6% que não responderam ou disseram não saber sobre a questão.

O nível de confiança no presidente Lula recuou 3 pontos porcentuais. Em março, o resultado do indicador era de 40% e agora são 37%. Nesta mesma questão, os entrevistados que não confiam no presidente se mantiveram estáveis em relação ao último levantamento: 58%.

Em atualização.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Lula manifesta apoio Cristina Kirchner após condenação à prisão por corrupção


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou apoio à ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, condenada a 6 anos de prisão e que pode ser detida a qualquer momento pela Justiça do país vizinho. No X, O chefe do Executivo disse que telefonou a Cristina Kirchner e afirmou que notou que ela lida de “maneira serena e determinada” com o que ele chamou de “situação adversa”. “Manifestei toda a minha solidariedade. Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa e o quanto está determinada a seguir lutando”, escreveu Lula.

Na terça-feira (10), a Corte Suprema do país manteve uma condenação por corrupção contra a peronista e determinou que ela seja presa. A prisão iminente se dá por um caso de contratação de obras públicas superfaturadas e fraudes em licitações na província de Santa Cruz, durante o período em que ela presidiu o país. Na terça-feira, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), reagiu à iminente prisão da ex-presidente da Argentina. “Perseguida política e judicialmente, num caso claro de prática de lawfare”, criticou o petista nas redes sociais.

.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Fumacê reforça combate ao Aedes em seis bairros  – CGNotícias


O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em seis bairros de Campo Grande, com o uso do serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV) – conhecido como Fumacê, nesta quinta-feira (12). 

As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) circularão das 16h às 22h pelas ruas dos seguintes bairros: Vila Bandeirantes, Taquarussu, Jardim Leblon, Jardim Panamá, Vila Popular e Jardim Santo Amaro. 

Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos. 

Os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, uma vez que tais atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário: 

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra um carro de fumacê.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.