Após o governo dos Estados Unidos suspender parte dos envios de armas prometidas à Ucrânia, o Kremlin reagiu de forma entusiasmada. Nesta quarta-feira (2/7), a Rússia comemorou a iniciativa norte-americana, declarando ser parte do “início do fim da operação militar”.
A medida, que inclui a suspensão do envio de sistemas de defesa aérea Patriot e milhares de projéteis de artilharia, foi encarada por Moscou como um passo em direção ao fim da guerra, enquanto Kiev alertou que a interrupção enfraquece sua capacidade de defesa e pode estimular o avanço russo.
“Quanto menor o número de armas entregues à Ucrânia, mais próximo estará o fim da operação militar especial”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
A paralisação do apoio militar ocorre em um momento crítico para a Ucrânia, que enfrenta semanas de intensos bombardeios e perdas de território na linha de frente.
Fontes ouvidas pela imprensa americana afirmam que o congelamento inclui 30 mísseis Patriot, 8.500 projéteis de artilharia de 155 mm, mais de 250 mísseis de precisão GMLRS e 142 mísseis Hellfire.
Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia convocou o vice-chefe de missão da embaixada dos EUA em Kiev, John Ginkel, para cobrar esclarecimentos e expressar preocupação.
“Qualquer atraso ou procrastinação no apoio às capacidades de defesa da Ucrânia só encorajará o agressor a continuar a guerra e o terror, em vez de buscar a paz”, afirmou a chancelaria ucraniana em nota.
A suspensão de armamentos e a falta de apoio contínuo dos EUA preocupa o governo ucraniano, pois a capacidade de defesa aérea do país pode ficar severamente comprometida.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ordenou invasão da Ucrânia
Reprodução/X2 de 4
Trump e Putin
Chris McGrath/Getty Images3 de 4
Trump e Putin
Mikhail Svetlov/Getty Images4 de 4
Trump e Putin
Kremlin Press Office / Handout/Anadolu Agency/Getty Images
Apesar da reação ucraniana, a Casa Branca defendeu a pausa.
Segundo a vice-secretária de imprensa Anna Kelly, a medida busca “colocar os interesses dos Estados Unidos em primeiro lugar”, após uma revisão do Departamento de Defesa sobre o uso global de seus estoques.
“A força das Forças Armadas dos Estados Unidos permanece inquestionável — basta perguntar ao Irã”, disse ela, em referência ao recente bombardeio contra instalações nucleares iranianas.
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, ponderou que os EUA precisam administrar seus arsenais, mas alertou que “no curto prazo, a Ucrânia não pode ficar sem todo o apoio que puder obter”, especialmente em relação a munições e sistemas de defesa aérea.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu, na tarde desta terça-feira (1º), quase 80 quilos de drogas durante uma fiscalização de rotina na MS-459, nas proximidades do entroncamento com a BR-262, em Três Lagoas. Um homem de 24 anos foi preso por tráfico de entorpecentes.
Por volta das 12h40, a equipe da Base Operacional de Três Lagoas realizava fiscalização de trânsito e combate ao crime quando avistou um veículo VW Saveiro trafegando em alta velocidade. O carro foi abordado após o condutor obedecer à ordem de parada emitida com sinais sonoros e luminosos.
Durante a abordagem, o motorista informou que havia saído de Campo Grande com destino a Três Lagoas para visitar a mãe. No entanto, apresentou diversas contradições, demonstrou nervosismo e não soube informar corretamente o endereço da suposta visita.
Diante da suspeita, os policiais realizaram uma vistoria detalhada no veículo e constataram alterações na carroceria e na parte interna. Após uma busca minuciosa, foram encontrados diversos tabletes de substâncias análogas à cocaína e à pasta base de cocaína. A pesagem totalizou 70,801 quilos de cocaína e 9,223 quilos de pasta base.
Ao ser confrontado, o suspeito confessou que havia saído da cidade de Corumbá (MS) e que levaria a carga até o estado de São Paulo, onde receberia R$ 15 mil pelo transporte.
O veículo, o entorpecente e o autor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. Segundo estimativas da corporação, o prejuízo causado ao crime organizado com a apreensão é de aproximadamente R$ 5.062.150,00.
Após perder a guarda do neto, Leo, filho de Marília Mendonça e Murilo Huff, temporariamente, Dona Ruth resolveu resgatar um vídeo em que a cantora se declara e revela detalhes da relação das duas.
“A minha melhor amiga é a minha mãe e vejo que ela, como mãe, tem uma postura e, como amiga, tem outra completamente diferente. E, às vezes, a gente até se confunde com essa relação, porque ela para e fala: ‘Minha filha, eu tenho que lembrar que sou sua mãe’”, disse a eterna Rainha da Sofrência.
Ainda na gravação, Marília Mendonça recordou os momentos ao lado da matriarca da família: “A gente começa a brincar, uma fala um palavrão, a outra fala outro pior e já começa a se empurrar. Ela fala: ‘Me respeita, eu sou sua mãe’. Eu falo: ‘É que às vezes eu esqueço que você é minha mãe’”, brincou, antes de finalizar:
“Eu perdi o pai cedo, ela passou por um momento de traição dentro do segundo casamento dela com o pai do meu irmão. Foram 10 anos de casamento, a gente se uniu mais ainda. Agora na quarentena, as duas mães, meu Deus, a gente está muito grudada”, declarou.
A noite de segunda-feira (30/6) foi de forte comoção para Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça. A coluna Fábia Oliveira descobriu, com exclusividade, que ela foi vista chorando muito na churrascaria Favo de Mel, em Goiânia (GO), logo após a audiência que tratou da guarda de seu neto, Leo, filho da cantora com Murilo Huff.
Segundo informações divulgadas pelo portal R7, o juiz responsável pelo caso determinou que a guarda provisória da criança ficasse com o pai até a conclusão do processo. O encontro marcou uma tentativa de conciliação entre as partes, mas, ainda de acordo com o site, Dona Ruth e Murilo não chegaram a um acordo. Leo, que vivia com a avó materna desde a morte da cantora, já teria se mudado para a casa do pai, que foi recentemente reformada para recebê-lo.
13 imagens
Fechar modal.
1 de 13
Web resgata vídeo de dona Ruth rifando itens de Marília Mendonça
Instagram/Reprodução2 de 13
Marília Mendonça, dona Ruth e João Gustavo nos bastidores de um show
Instagram/Reprodução3 de 13
João Gustavo, Léo e Dona Ruth posam juntos e sorridentes
Instagram/Reprodução4 de 13
Dona Ruth, Leo e Murilo Huff.
Reprodução/Redes sociais.5 de 13
Murilo Huff e Dona Ruth.
Reprodução/Redes sociais.6 de 13
Murilo Huff e Dona Ruth
Reprodução/Internet.7 de 13
Murilo Huff x Dona Ruth: “Guarda unilateral é exceção”, diz advogada
Instagram/Reprodução8 de 13
Dona Ruth diz que Murilo Huff nunca pagou pensão ao filho, Leo
Instagram/Reprodução9 de 13
Dona Ruth e Murilo Huff
Reprodução/Internet.10 de 13
Dona Ruth volta às redes sociais após grave acidente de carro
Reprodução/Instagram11 de 13
Dona Ruth detalha grave acidente de carro: “Eu vi a morte”
Reprodução/Instagram12 de 13
Dona Ruth
Reprodução/Instagram13 de 13
Mãe de Marília Mendonça, Dona Ruth sofre acidente de carro
A aparição de Dona Ruth aconteceu durante a inauguração da nova sede do Instituto Marília Mendonça, projeto social criado em homenagem à cantora. Segundo fontes da coluna, abalada, ela acabou sendo reconhecida por pessoas no local, que se aproximaram para oferecer abraços e palavras de consolo em um momento delicado e de grande emoção.
Pouco depois da audiência, dona Ruth publicou um vídeo em suas redes sociais, no qual abre um álbum de fotos com registros inéditos do neto. Entre os itens mostrados, estão o certificado do primeiro corte de cabelo, o cordão umbilical e imagens carinhosas da convivência em família.
A trilha sonora da publicação foi a música gospel “É Tudo Sobre Você”, da banda Morada. A capa do álbum trazia a frase: “Colecionando bons momentos com as pessoas queridas em lugares incríveis. Que a alegria seja uma rotina!”. Também aparecem fotos de Marília Mendonça, incluindo ensaios e momentos íntimos ao lado da mãe e do filho.
A Prefeitura de Dourados deu início, na manhã desta quarta-feira (2), a uma obra preventiva de recuperação da malha asfáltica sobre a ponte da Rua José Josino Salgueiro, que liga os bairros Parque das Nações II e Canaã IV. O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, acompanharam o início dos trabalhos no local.
A intervenção foi motivada por sinais de afundamento e trincas no asfalto, além de falhas na calçada e na estrutura das tubulações subterrâneas. “É uma obra que precisa de reparo, e assim vamos fazer para evitar que a situação se agrave, necessitando de intervenções maiores”, destacou o prefeito. “Quando a prefeitura se antecipa, fazendo o trabalho preventivo, consegue evitar o desperdício de dinheiro público com eventual obra de reconstrução”, completa.
Essa é a segunda obra preventiva em pontes realizada pela atual gestão. A primeira ocorreu em março deste ano na Rua Aurora Augusta de Matos, na região da Chácara Flora e Unigran. O prefeito reforça que a administração está empenhada em atuar antes que os problemas se tornem emergências. “Não vamos fazer como gestões anteriores, que deixaram o pior acontecer para depois iniciar uma obra que fica muito mais cara”, completou Marçal.
Casos semelhantes ocorreram em anos anteriores por falta de manutenção preventiva. Em 2019, a Avenida Presidente Vargas, BNH 3º Plano, ficou interditada por meses após o colapso da pista. Já em 2022, na Rua Hayel Bon Faker, no jardim Europa, um carro chegou a cair em um buraco causado pelo agravamento de problemas estruturais.
De acordo com o secretário Luis Roberto, há quatro tubulações sob a ponte da Rua José Josino Salgueiro. Uma delas será refeita parcialmente, enquanto outra precisará ser reconstruída por completo. Para a execução da obra, o trecho foi totalmente interditado e a previsão é que os serviços sejam concluídos em pelo menos duas semanas, se o tempo permanecer firme.
Durante esse período, os motoristas devem utilizar rotas alternativas. A prefeitura pede compreensão dos moradores e reforça que a obra é essencial para garantir a segurança da população e a durabilidade da infraestrutura viária na cidade.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi), vem promovendo a valorização e a qualificação dos servidores municipais através das ações da Escola de Governo (EGOV). Desde o início das formações, já foram ofertados 167 cursos e emitidos 4.923 certificados, fortalecendo a atuação profissional em diversas áreas da administração pública.
Com cursos voltados exclusivamente aos servidores, a EGOV se destaca por oferecer conteúdos atualizados, horários flexíveis e formatos presencial, híbrido e on-line, que se adaptam à rotina dos órgãos e repartições municipais.
Entre os temas mais procurados estão: LGPD para servidores, Ética, Integridade, Atendimento ao público, Sustentabilidade no ambiente de trabalho e na Administração Pública, Sistema SEI, E-Social, Excel, Planilhas e Ferramentas Google, Canva, Dashboard, Previdência do Servidor, Comunicação e Redação Oficial, Gestão de Pessoas, Libras (do básico ao avançado), Primeiros Socorros, Brigadista, Inglês e Espanhol Instrumental, entre outros.
A servidora Adriana Camargo, da Rede Municipal de Ensino, destaca os benefícios práticos das capacitações. “Realizei o curso de Primeiros Socorros na EMEI Felipe Sáfadi Alves Nogueira e superou minhas expectativas. Tenho certeza de que irá ajudar todos os servidores; saber como agir numa emergência com nossas crianças é essencial.”
Da área administrativa, Roberto participou da formação em Libras e ressalta o impacto da inclusão. “Fazer o curso de Libras me permitiu me comunicar com um colega surdo. Trabalhamos juntos e agora conseguimos interagir com mais naturalidade e respeito.”
As inscrições são feitas de forma simples e rápida pelo Sistema de Capacitação (SCAP). Os cursos são divulgados regularmente nos canais institucionais e estão disponíveis para todos os servidores efetivos, comissionados ou cedidos, conforme a oferta de vagas.
Para a diretora da EGOV, Ramatildes Gomes, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do servidor. “Capacitar-se é uma escolha que transforma não só a carreira, mas também o serviço que entregamos à população. A EGOV é um espaço de crescimento contínuo.”
Acompanhe as novidades, inscreva-se e incentive seus colegas. A Prefeitura de Campo Grande segue investindo no servidor como parte essencial da construção de uma gestão pública mais eficiente, humana e inovadora.
Contatos e informações:
Contato: 4042-1321 ramal 1501 Direção e coordenação / ramal 1504 Cursos Presenciais / 1505 Cursos Ead
WhatsApp (67)99339-9665
Redes Sociais @egovcg
#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram capacitações realizadas pela Escola de Governo da Prefeitura de Campo Grande.
Cássio, que hoje defende as cores do Cruzeiro, revelou, durante o podcast Cruzeiro Cast, os bastidores de sua contratação no clube mineiro. O goleiro defendeu o Corinthians por 12 anos e teve seu vínculo encerrado com o clube paulista após momentos conturbados entre com a torcida.
Antes de ser contratado pela equipe celeste, entretanto, Cássio revelou que o time tentou repatriar o goleiro Fábio, que deixou a equipe após rebaixamento. “Quando eu vim pra cá, o Pedrinho disse que falou com o Fábio para voltar pro Cruzeiro, mas o Fábio disse que iria permanecer no Fluminense.”, disse o goleiro.
Assista o trecho:
Com a equipe celeste desde julho de 2024, Cássio completará um ano vestindo as cores do Cruzeiro. O goleiro já soma 54 jogos, sendo 20 vitórias, 18 empates e 16 derrotas e ainda não venceu títulos com a equipe. O jogador tem vínculo com o Cruzeiro até maio de 2027.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Cássio chegou ao cruzeiro em 2024
Gustavo Aleixo/Cruzeiro2 de 3
O goleiro completará um ano com a Raposa em julho
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
3 de 3
Cássio foi muito ovacionado em sua chegada ao Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Na atual temporada, o Cruzeiro ocupa a segunda posição do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada pelo técnico português Leonardo Jardim volta a entrar em campo no duelo contra o Grêmio, no dia 13 de julho, às 20h30. O confronto será no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
O clube mineiro não conseguiu avançar na Sul-americana, mas segue vivo na Copa do Brasil e enfrentará o CRB nas oitavas de final.
João Cardoso Dias Neto de 26 anos, foi morto na noite desta quarta-feira (2) em Coronel Sapucaia. Ele estava em um SUV da Mitsubishi quando foi abordado por pistoleiros que o executaram.
O crime aconteceu na rua Amâncio José da Silva nas proximidades da Pax Conesul no Jardim Ipê.
João Cardoso estava cumprindo pena no Sistema Semiaberto e era monitorado por tornozeleira eletrônica. Policiais civis e Militares estão no local do homicídio e não há suspeitos do crime.