O Flamengo venceu o Atlético – MG neste domingo (27/7) por 1 x 0, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marca um dos principais clássicos interestaduais do país e teve muitas polêmicas com relação à arbitragem de Ramon Abatti Abel.
Um dos momentos que mais rendeu reclamações pela torcida rubro-negra foi um lance envolvendo Fausto Vera e Gonzalo Plata, ainda enquanto a partida estava empatada em 0 x 0. Aos 35 minutos do primeiro tempo, Jorginho fez um lançamento antes do meio campo para Gonzalo Plata. O equatoriano dominou bem, mas sofreu falta do defensor atleticano. No primeiro momento, o árbitro chegou a marcar pênalti, mas após checagem, retirou a penalidade e apenas marcou falta fora da área.
O que mais irritou os jogadores do Flamengo foi o árbitro apenas penalizar Fausto Vera com cartão amarelo, ao invés de expulsa-lo. Nesta segunda-feira (28/7), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR que revelou o motivo da não expulsão do jogador. A justificativa para manter o cartão amarelo foi ter um outro defensor do Atlético na cobertura da jogada, além de Plata estar projetado para a lateral do campo, o que não configuraria condição clara de gol.
Confira:
A CBF divulgou o áudio do VAR da não expulsão de Fausto Vera após falta em Plata na vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o GALO.
O árbitro Ramon Abatti Abel deu pênalti num primeiro momento e amarelo para o volante.
Foi chamado pelo VAR para revisar o lanc. Ele mudou a decisão… pic.twitter.com/KgHsHR7BPM
— Yara Fantoni (@yarafantoni) July 28, 2025
Galo e Flamengo ainda se enfrentam duas vezes nos próximos dez dias. As equipes medem forças nas oitavas de final da Copa do Brasil. O primeiro jogo acontece nesta quinta-feira (31/7), no Maracanã. O confronto da volta será na próxima quinta-feira (6/8), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Com foco em uma educação de qualidade e inclusiva, o governador Eduardo Riedel inaugurou nesta segunda-feira (28) a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, no bairro Noroeste, região leste da Capital. A unidade terá capacidade de atender 400 alunos, ofertando ensino regular e profissionalizante, além de esportes e artes marciais. Ainda vai dispor da primeira quadra climatizada da Rede Estadual.
A implantação da unidade era um pedido antigo dos moradores do Noroeste, que não contavam com uma escola estadual no bairro. Um compromisso que foi entregue à comunidade escolar. Já o nome (unidade) é uma homenagem ao ex-vereador Cristóvão Silveira que faleceu em 2017. “Dia de alegria e respeito a quem dedicou a vida para melhorar as coisas que estão em volta. A educação sempre teve uma atenção especial na nossa gestão. E vai continuar como prioridade. Ela está no nosso plano de governo, no qual eu não desvio em nenhum milímetro. Temos aqui está nova escola, com um modelo completamente diferente e que vai gerar resultados”, afirmou o governador.
A unidade terá um foco especial o atendimento à Programas Educacionais como EJA e EJA Mulher no período noturno, assim como iniciativas voltadas à prática de esportes, principalmente de lutas, tendo inclusive de defesa pessoal (mulheres). Também está prevista a abertura de turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio, com oferta de Educação Profissional.
O planejamento pedagógico de oferta de turmas para o ano letivo de 2026 está em elaboração pela SED. “Em 2023 recebemos este pedido da comunidade do Noroeste, sobre dispor de uma unidade da Rede Estadual no bairro. Eles esperavam este olhar e atenção do Estado, que conseguimos cumprir”, afirmou o secretário estadual de Educação, Hélio Daher.
Ele destacou que a unidade conta com um modelo diferente e estrutura única, com quadra climatizada. “Teremos o foco no atendimento à mulher, inclusive com lutas marciais, entre elas de defesa pessoal. Enquanto isto as crianças terão uma brinquedoteca disponível. A comunidade merece e ainda conseguimos fazer aqui uma homenagem ao Cristóvão Silveira”.
Mato Grosso do Sul conta agora com 349 unidades escolares neste ano de 2025, sendo 76 na Capital e outras 273 espalhadas por todas as regiões do Estado, atendendo a 190 mil estudantes. A Rede Estadual de Ensino oferece 68 modalidades de cursos da Educação Profissional, criadas com o objetivo de atender às demandas específicas de cada região. Atualmente, esses cursos estão presentes em todos os municípios do Estado.
Homenagem
Durante a inauguração houve a homenagem ao ex-vereador Cristóvão Silveira, que dá o nome à unidade. O evento contou com a presença de vereadores, deputados estaduais e federais, além da família e amigos do ex-parlamentar, que teve cinco mandatos na Câmara Municipal de Campo Grande.
“Este ato é a materialização de um legado. Com a bandeira número um do meu pai. Ele não era professor, mas sempre soube a importância da educação na vida dele. Nos seus mandatos sempre trabalhou em prol da educação. Projetos sociais sempre voltados para esta área. Agora este reconhecimento é muito emocionante. Sempre falo que enquanto houver memória, haverá vida”, afirmou Filipi Silveira, filho do ex-vereador.
O governador também reconheceu a importância da homenagem. “Temos que destacar o legado do Cristóvão Silveira. Só ele poderia reunir tantos amigos e família nesta inauguração. Evento com muita emoção e a família pode se orgulhar do legado que deixou. Ele defendia e falava repetidamente sobre educação”.
A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania vai reativar, nesta segunda (28) e terça-feira (29), o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna para atender às pessoas em situação de rua durante o período noturno. A decisão segue alerta de queda brusca de temperatura emitido pela Defesa Civil do município neste domingo. A previsão é que nesta madrugada as temperaturas fiquem na casa dos 12ºC. Já na terça-feira a previsão é que os termômetros marquem 10ºC.
O espaço será aberto às 18 horas, com encerramento às 6 horas. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte às pessoas em situação de rua que recusam acolhimento permanente nas unidades da Rede de Assistência Social.
Desde o dia 28 de maio, quando teve início a primeira fase do Projeto Inverno Acolhedor, um total de 791 acolhimentos foram realizados no Ponto de Apoio. Durante as ações, foram entregues mais de 980 marmitas doadas por organizações da sociedade civil e entidades religiosas parceiras e também produzidas pelas merendeiras das unidades de acolhimento. Apesar das temperaturas elevadas registradas nas últimas duas semanas, a SAS continua intensificando as ações de acolhimento e abordagens à população em situação de rua durante o inverno.
O trabalho de abordagem é reforçado com a entrega de cobertores e o mapeamento de pontos estratégicos, sempre respeitando o direito de recusa dos indivíduos aos serviços oferecidos, conforme garantido pela Constituição Federal. A população também pode colaborar denunciando locais onde há pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 e 99660-1469, possibilitando que as equipes atuem de forma mais eficiente.
Dados gerais
Além dos acolhimentos, a SAS, em parceria com as demais políticas públicas da gestão municipal vem realizando durante o Inverno Acolhedor, ações complementares de atendimento à população em situação de rua, por meio de mutirões no Centro POP com a participação da Funsat, Emha e equipe da Central do Cadastro Único da SAS.
Até o momento foram realizados 90 atendimentos pela Emha e mais de 60 pela Funsat. Durante as cinco etapas do projeto, as comunidades terapêuticas receberam 61 usuários que aceitaram iniciar tratamento contra a dependência de substâncias psicoativas. No total, foram realizadas 276 ações complementares. “Isso demonstra que o Ponto de Apoio não funcionou apenas como abrigo emergencial, mas como porta de entrada para políticas públicas estruturantes”, pontuou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra atendidos nas edições anteriores do Inverno Acolhedor.
A Câmara Municipal de Dourados volta aos trabalhos em Plenário nesta segunda-feira (28), a partir das 15h. Será a primeira sessão ordinária após o recesso legislativo do meio do ano. A 25ª sessão ordinária de 2025 será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara de Dourados no Youtube (https://www.youtube.com/@tvcamaradourados).
A presidente Liandra Brambilla (PSDB) prevê um segundo semestre de muito trabalho, tanto em plenário como junto à população nos bairros e demais instituições da sociedade civil organizada. “Tivemos um primeiro semestre com muitas atividades este ano, com mais de 180 projetos aprovados em plenário e, certamente, assim será também neste segundo semestre do ano”, estima Liandra.
No primeiro semestre, a Câmara de Dourados realizou 24 sessões ordinárias, 14 sessões solenes e 13 audiências públicas. Foram discutidos e votados 16 projetos de lei complementar, 103 projetos de lei ordinária, 58 projetos de decreto legislativo, quatro projetos de resolução e um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município.
Além disso, os vereadores produziram 335 requerimentos solicitando informações a órgãos da administração pública municipal, 1.500 indicações solicitando obras e serviços em toda a cidade e na zona rural e 95 moções, endereçadas a pessoas ou instituições por algum feito de relevância.
A Funsat (Fundação Social do Trabalho) realiza, nesta terça-feira (28), a 25ª edição do Emprega CG Itinerante de 2025, desta vez no bairro Jardim América. A ação contará com 100 vagas para encaminhamento imediato a entrevistas de emprego, com foco no recrutamento de profissionais para a rede Assaí Atacadista, especialmente para a unidade localizada na Avenida Fábio Zahran.
A triagem será orientada à seleção em 13 profissões diferentes: operador de caixa, repositor, atendente de frios em padaria, atendente de açougue, açougueiro, fiscal na prevenção de perdas, auxiliar de depósito, conferente de mercadorias, desossador, auxiliar de cozinha, empacotador, ajudante de carga e descarga e também para operador de empilhadeira.
As senhas para atendimento serão distribuídas das 8h às 12h, com estimativa de até uma contratação a cada três minutos. Os salários podem chegar a R$ 3.500, com benefícios e possibilidade de crescimento profissional dentro da empresa.
Para mais informações sobre o programa Emprega CG e sua agenda, acompanhe os canais oficiais da Funsat no Instagram @funsat.cg ou pelo telefone (67) 4042-0585 – Ramal 5841. Dúvidas e sugestões também podem ser encaminhadas por esses meios.
Serviço:
Emprega CG 39/2025
Recrutamento com o Assaí Atacadista
100 vagas de 13 profissões diferentes
Horário: das 8h às 12h
Local: Avenida Fábio Zahran, n°7.919, Jardim América.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra edição anterior do Emprega CG e a imagem interna mostra arte gráfica com as vagas.
Os preços de venda da molécula de gás serão atualizados e terão queda média de cerca de 14%, na comparação com o trimestre anterior. A redução, segundo a Petrobras, entra em vigor na próxima sexta-feira (1º) para os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras.
A Petrobras informou, em nota, que os contratos com as distribuidoras incluem “atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$”.
Conforme a companhia, no trimestre, que começa em agosto de 2025, a referência do petróleo Brent caiu 11,0% e o câmbio teve apreciação de 3,2%, o que significa que a quantia em reais para a conversão em um dólar caiu 3,2%.
“Importante destacar que as variações por distribuidora dependem dos produtos contratados com a Petrobras, e que considerando os mecanismos criados pela empresa, em 2024, dos prêmios por performance e de incentivo à demanda é possível ampliar a redução no preço da molécula”, apontou a petroleira.
O preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula de dezembro de 2022 até esse efeito de agosto, um recuo de 32%. “Considerando a aplicação integral dos prêmios, a redução acumulada média poderia atingir mais de 33%”, completou a Petrobras.
A companhia chamou atenção que o preço final do gás natural ao consumidor depende não somente do preço de venda da molécula pela companhia, mas entram no cálculo também o custo do transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimento de cada distribuidora. “Assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, concluiu.
A Naturgy, concessionária de gás do Rio de Janeiro, informou que a queda nas tarifas, em 1º de agosto, é resultado da redução de custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras e “vai beneficiar cerca de 1 milhão de clientes, nos mercados residencial, comercial, industrial e GNV”.
Para os clientes localizados na região metropolitana do Rio (Ceg), segundo a empresa, o recuo médio será de 1,39% para o segmento residencial (7m³/mês); 1,45% para o comercial (400 m³/mês); 3,73% para postos de GNV e de 3,47% para as indústrias (3Mm³/mês).
Já os clientes do interior do estado (Ceg Rio), terão queda no preço de 3,50% para residencial (7m³/mês), 4,07% para o comercial (400 m³/mês), 7,27% para postos de GNV e 5,56% para indústrias (3Mm³/mês).
De acordo com a Naturgy, atualmente, o Rio de Janeiro é líder em GNV, com cerca de 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos instalados.
“Com as novas tarifas, quem utiliza o combustível no estado chega a economizar cerca de 50% sobre o etanol e a gasolina. Além disso, quem opta pelo GNV tem direito a um desconto de 62,5% no IPVA”, observou a empresa em nota.
“Hoje, um carro popular percorre aproximadamente 14 quilômetros com 1 m³ de GNV, sete quilômetros com 1 litro de etanol e 10 quilômetros com 1 litro de gasolina. Além de ser mais econômico, o GNV também é mais sustentável, pois emite cerca de 25% menos dióxido de carbono do que a gasolina e o diesel”, calculou.
A concessionária disse que o cálculo de rendimento e economia com o uso do GNV, pode ser feito por meio de um aplicativo web, o Simulador de Economia, que disponibiliza no seu site. “Além disso, o motorista conta com um aplicativo para celular (Simulador GNV) que indica a localização de postos de abastecimento com o combustível, além de esclarecer mitos e conferir dicas de segurança”, acrescentou.
Mauricio Silveira, ex-ator da Globo, está em coma induzido após uma cirurgia de retirada de um tumor no intestino. O artista, conhecido pelo sucesso na novela Cobras & Lagartos, fez uma operação mas teve uma complicação pós-cirúrgica.
Mauricio Silveira tem 48 anos, e é ator, diretor e escritor brasileiro com uma carreira consolidada no teatro e na televisão. Atuou em novelas da TV Globo, como Cobras & Lagartos, Faça Sua História e Insensato Coração, além de participar de produções na Record, como Balacobaco e a série Reis.
No teatro, já fez peças autorais como Eu Matei Nelson Rodrigues e Pasolini no Deserto da Alma. Também é conhecido por seu trabalho como comunicador nas redes sociais, onde compartilha reflexões sobre arte e autoconhecimento.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Maurício Silveira
Reprodução/Instagram2 de 4
Maurício Silveira
Reprodução/Instagram3 de 4
Maurício Silveira
Reprodução/Instagram4 de 4
Maurício Silveira
Reprodução/Instagram
No texto, publicado nas redes sociais, os parentes pediram orações e deram detalhes do estado de saúde de Mauricio Silveira. “A família do Mauricio vem, por meio desta, agradecer profundamente por toda a corrente de amor e carinho que vem sendo direcionada a ele”, iniciou a nota.
“Aproveitamos também para compartilhar informações atualizadas sobre o estado de saúde do Mauricio. Ele passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino, que ainda está em fase de investigação. No entanto, houve uma complicação no pós-operatório, o que exigiu uma nova intervenção cirúrgica”, explicaram.
Em seguida, a família contou sobre o coma induzida: “Neste momento, Mauricio encontra-se em coma induzido, como parte do tratamento para conter uma infecção. Pedimos que continuem enviando orações, pensamentos positivos e amor ao Mauricio, alguém que, por meio de suas palavras e atitudes, sempre espalha luz por onde passa. Com gratidão, família do Mauricio Silveira”.
Os tenentes-coronéis Rafael Martins de Oliveira e Hélio Ferreira Lima, réus do núcleo 3 do suposto plano golpista que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tiveram de deixar o interrogatório nesta segunda-feira, (28), para trocar suas fardas por roupas civis.
A ordem, do ministro Alexandre de Moraes, só chegou para os militares presos após o início da audiência. O juiz auxiliar Rafael Henrique Tamai Rocha, afirmou que a decisão foi tomada pelo “ministro-relator na medida em que a acusação é voltada contra os militares e não contra o Exército Brasileiro como um todo”.
A ordem foi questionada pelas defesas dos militares, que alegaram desrespeito a dignidade da pessoa humana e constragimento. Os advogados de Oliveira argumentaram também que a decisão de Moraes não está nos autos do processo. A defesa de Ferreira Lima disse que a mesma ordem chegou para o militar no início da audiência, fazendo com que o militar pegasse uma roupa emprestada.
Interrogatório
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a ouvir nesta segunda-feira os réus do núcleo 3 do suposto plano golpista. Fazem parte desse grupo nove militares e um policial federal acusados de tentar viabilizar uma ruptura institucional para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após a derrota nas eleições de 2022. Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), esse núcleo formado majoritariamente pelos chamados “kids pretos”, força de elite do Exército, planejou o sequestro do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e pressionou o Alto Comando da corporação a aderir à trama golpista.
Os réus do núcleo 3 são três coronéis do Exército (Bernardo Romão Correa Netto, Fabrício Moreira de Bastos e Márcio Nunes de Resende Jr.), cinco tenentes-coronéis (Hélio Ferreira Lima, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Ronald Ferreira de Araújo Jr. e Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros), o general da reserva Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira e o agente da Polícia Federal Wladimir Matos Soares.
Todos respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.