Nesta quinta-feira (31/7), o Atlético-MG venceu o Flamengo por 1 x 0, no Maracanã, em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o gol da partida foi marcado por Cuello, aos 22 minutos do segundo tempo. As equipes voltam a se enfrentar se enfrentar na próxima quarta-feira (6/8), na Arena MRV, às 19h.
Com o resultado, o Galo agora joga por um empate na partida de volta. O Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga.
O jogo marcou também as estreias dos reforços do time carioca: Samu Lino, Emerson Royal e Saúl. Do outro lado da disputa, Alexsander fez seu primeiro compromisso com a camisa atleticana.
Resumo da partida
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio entre as duas equipes. O Flamengo teve maior controle da partida, mas tinha dificuldades em furar a defesa do Atlético-MG. Hulk desperdiçou boa chance logo no início da partida. Aos 30 minutos, Evertton Araújo acertou o travessão em finalização de fora da área na principal chance do Rubro-Negro.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram nesta quinta-feira (31/7)
Pedro Souza / Atlético2 de 4
Este foi o jogo de ida entre as equipes pelas oitavas de final da Copa do Brasil
Pedro Souza / Atlético3 de 4
Equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (6/8)
Gilvan de Souza/Flamengo4 de 4
Duelo é uma reedição da final da Copa do Brasil de 2024
Gilvan de Souza/Flamengo
Com 41 jogados, Plata invadiu a área e de direita finalizou, mas parou em defesa do Everson. As duas equipes foram para o intervalo com o 0 x 0 no placar.
Os dois times voltaram para o segundo tempo e a dinâmica da partida se manteve por boa parte do tempo. Só que aos 22 minutos, Léo Pereira tentou tocar para Léo Ortiz, Cuello interceptou o passe dentro da área e bateu sem chances para Rossi, fazendo 1 x 0 para o Galo. Confira:
— DG (@gols000000) August 1, 2025
Já aos 39 minutos do segundo tempo, Samuel Lino fez boa jogada individual, mas na ponta dos dedos, Everson salvou. O Flamengo continuou com a pressão contra o Galo, mas não conseguiu marcar. Até que, aos 50 minutos, Samuel Lino marcou, mas por posição ilegal, o gol foi anulado. O tempo acabou e a vitória ficou com o clube mineiro.
Os times voltam campo no domingo (3/8), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo do Flamengo será contra o Ceará, às 18h30, na Arena Castelão. No mesmo horário, o Atlético-MG enfrenta o Bragantino, na Arena MRV.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (31/7) um decreto que amplia as chamadas “tarifas recíprocas” aplicadas a dezenas de países. A medida, que eleva os encargos sobre produtos estrangeiros que entram no mercado norte-americano, é justificada pelo governo como uma resposta a desequilíbrios comerciais e, em alguns casos, a questões de segurança pública.
As novas tarifas, que variam entre 10% e 41%, começarão a ser aplicadas no dia 7 de agosto, e não mais no dia 1º, como prometido anteriormente. No entanto, mercadorias embarcadas para os EUA antes dessa data e que cheguem ao país até 5 de outubro estarão isentas da nova tributação.
A tarifa mais alta, de 41%, foi imposta à Síria. Países como Laos e Mianmar foram sobretaxados em 40%. Suíça (39%), Iraque e Sérvia (35%), além de Argélia, Bósnia e Herzegovina, Líbia e África do Sul (30%) também estão entre os mais afetados.
A União Europeia, o Japão e a Coreia do Sul passarão a enfrentar tarifas de 15% sobre determinados produtos. Já para Costa Rica, Bolívia e Equador, o encargo subiu de 10% para 15%.
No mesmo pacote de medidas, Trump também assinou uma ordem executiva específica para o Canadá, elevando de 25% para 35% a tarifa sobre produtos importados do país vizinho.
Segundo a Casa Branca, a decisão está relacionada à “contínua inação e retaliação do Canadá” no combate ao tráfico de fentanil, um opioide sintético que tem gerado uma grave crise de saúde pública nos EUA.
O Brasil, por sua vez, manteve a alíquota base de 10% estabelecida em abril. No entanto, com o novo decreto, assinado nessa quarta-feira (30/7), que impõe sobretaxa de 40% a partir da primeira semana de agosto, com exceção de quase 700 produtos, a maior parte das exportações brasileiras passará a enfrentar tarifas efetivas de até 50%.
As tarifas anunciadas fazem parte da estratégia do governo Trump de pressionar países com os quais os Estados Unidos mantêm déficits comerciais. Segundo a Casa Branca, a ideia é estabelecer “condições justas e equilibradas” no comércio exterior americano.
Na tarde desta quinta-feira (31), a Polícia Nacional do Paraguai, com apoio do Grupo Especial de Operações (GEO), prendeu três homens que participaram de um assalto a uma imobiliária localizada na região central de Pedro Juan Caballero. O crime ocorreu a menos de 80 metros da sede da Polícia Nacional, o que possibilitou uma rápida resposta das autoridades.
De acordo com informações policiais, os criminosos invadiram o estabelecimento armados com uma pistola e uma espingarda calibre 12. A ação violenta foi interrompida graças à rápida intervenção da polícia, acionada por uma mulher que estava no local e presenciou o início do roubo.
Ao perceberem a chegada da polícia, os assaltantes tentaram escapar pulando muros e telhados de prédios vizinhos. Um deles chegou a invadir uma residência durante a fuga, mas acabou capturado. Um quarto integrante do grupo criminoso conseguiu fugir e está sendo procurado pelas autoridades.
O cerco policial chamou a atenção dos moradores e levou ao bloqueio temporário das ruas Yegros e Tenente Herrero. Houve troca de tiros durante a ação, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. Parte do dinheiro levado da imobiliária foi recuperado, embora o valor exato não tenha sido divulgado.
Os três presos foram identificados como: Ronal Rodrigo Recalde Ferreira, 27 anos, foragido da Justiça e condenado por associação criminosa;Fernando Fermín Gayoso Narváez, 26 anos, com antecedentes por roubo e tentativa de assalto; Fabián Rotela Díaz, 29 anos, também com passagens pela polícia.
A Polícia Nacional investiga agora se o grupo está envolvido em outros assaltos registrados recentemente na região de fronteira. Diligências continuam para localizar o quarto membro da quadrilha.
A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, a região central de Campo Grande passa a contar com reforço na segurança pública com a instalação da Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM), na Morada dos Baís. A iniciativa marca o lançamento da operação Campo Grande Mais Segura, que reúne ações integradas da GCM com a Polícia Militar e Polícia Civil para intensificar o patrulhamento e garantir mais proteção à população, especialmente nos pontos de maior vulnerabilidade social.
A Base permanecerá no Centro por 30 dias consecutivos, oferecendo uma presença ostensiva e estratégica das forças de segurança. Totalmente equipada, a unidade móvel atua com ônibus operacional, viaturas, motocicletas e equipes especializadas, como a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental e equipe de Trânsito da GCM.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga, a ação é uma diretriz da gestão municipal para fortalecer a presença da Guarda nas ruas e atuar de forma conjunta com as demais forças de segurança.
“Campo Grande Mais Segura é uma operação contínua e estratégica, com foco na prevenção, abordagem qualificada e atuação integrada. Vamos circular por todas as regiões da cidade, promovendo mais tranquilidade para a população”, destacou.
Entre os principais serviços realizados estão a Operação Saturação, que tem como foco a redução da criminalidade por meio de patrulhamento preventivo, repressivo e abordagens estratégicas; e a Operação Ferro Velho, voltada à fiscalização de locais com comércio irregular de materiais, especialmente fios de cobre, alvo frequente de furtos.
Além disso, a equipe também desenvolve Operações Cerol, ações de conscientização e fiscalização no uso de linhas com material cortante, e atua diretamente na prevenção à violência doméstica, com atendimento especializado da Patrulha Maria da Penha.
Nas últimas semanas, a Base Móvel esteve nas regiões do Prosa e Lagoa, nos bairros Mata do Jacinto e Vila Fernanda, onde foram realizadas 12 operações, com 696 abordagens, 497 veículos fiscalizados, 4 ações em ferros-velhos e 4 Operações Cerol.
A operação Campo Grande Mais Segura vai percorrer as sete regiões urbanas da Capital, ampliando a sensação de segurança e fortalecendo a atuação da Guarda Civil Metropolitana como força preventiva e comunitária.
Entre as bebidas “queridinhas” da rotina dos brasileiros está o café — ainda mais quando se trata de recarregar as energias para começar o dia. Além de dar disposição, ele pode ser um aliado poderoso para a saúde do fígado. O motivo? Os compostos bioativos, como cafeína, ácido clorogênico e polifenóis, que ajudam a combater o acúmulo de gordura, inflamação e até a fibrose hepática.
Para entender como a bebida contribui para a saúde do fígado, a coluna Claudia Meireles conversou com dois especialistas em nutrição: Cibele Santos e Matheus Maestralle. Os dois profissionais confirmaram o potencial benéfico do café quando o assunto é minimizar os riscos de doenças hepáticas.
De acordo com Cibele Santos, esse fortalecimento se deve à capacidade do café de neutralizar os radicais livres, como são chamadas as substâncias que causam estresse oxidativo e danificam as células do fígado.
“Em pesquisas mais recentes, foi observado que o café apresenta uma alta concentração de antioxidantes, bem como importante efeito contra fibrose e formação de células neoplásicas. Ainda atua como estimulador da autofagia celular, o que promove renovação das células”, assegura Cibele.
Complementando, o nutricionista Matheus Maestralle detalha que o café atua melhorando o metabolismo de gorduras hepáticas. “Ele reduz a inflamação e o acúmulo de gordura no fígado ao aumentar a sensibilidade à insulina.”
Segundo ele, os antioxidantes do café, como ácido clorogênico e polifenóis, junto aos diterpenos cafestol e kahweol, ajudam a ativar enzimas protetoras do órgão.
Tanto Cibele quanto Matheus recomendam o consumo moderado — idealmente entre três a quatro xícaras por dia, o que equivale a até 400 mg de cafeína. Eles sugerem evitar o café após às 16h para não prejudicar o sono, e consumir preferencialmente coado e sem açúcar. Para quem tem sensibilidade à cafeína, reduzir a dose ou optar por versões descafeinadas pode ser uma alternativa mais eficaz.
Vale destacar que o café não substitui hábitos saudáveis, medidas centrais para a saúde hepática. “O café pode ser um grande aliado na saúde do fígado, porém, não compensa hábitos prejudiciais, como sedentarismo, dieta rica em açúcares e ultraprocessados, excesso no consumo de álcool ou sono desregulado. Ele ajuda como parte de uma rotina equilibrada, não como solução isolada”, encerra Matheus.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Sessão Solene de homenagens foi realizada, na terça-feira, no auditório da Unidade I da UFGD
O vereador Elias Ishy (PT) foi homenageado, nesta terça-feira (28) , como parceiro institucional da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A homenagem foi entregue durante sessão solene, proposta pelo vereador Franklin Schmalz (PT), alusivo aos 20 anos de criação da Universidade, realizada no auditório da unidade I.
Durante a solenidade, os vereadores entregaram ao reitor da instituição, prof. Jones Dari Goettert, o Diploma de Jubileu de Porcelana, em reconhecimento de duas décadas de história e fortalecimento do ensino superior público, gratuito e de qualidade na região da Grande Dourados.
Além dos vereadores, também foram homenageados servidores antigos e atuais que contribuíram para que a UFGD se tornasse um espaço de produção de conhecimento, inclusão social e valorização da diversidade.
Para o vereador Elias Ishy, a homenagem representa o compromisso do Governo Lula com o ensino público gratuito, fruto do empenho de todos aqueles que fizeram parte da criação da Universidade. “A UFGD nestes 20 anos cumpre o seu papel de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, priorizando o ensino de qualidade, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas em anos anteriores”, considera o vereador.
Ao todo a Universidade Federal da Grande Dourados conta com mais de 12 mil alunos formados nos diversos cursos de graduação, com destaque para mulheres (praticamente 60% do total) e indígenas (em torno de 550), com participação importante da FAIND, com 400 concluintes. No mesmo tempo, foram formados mais de 3.500 mestres e mais de 750 doutores nos diversos programas de pós-graduação, além de dezenas de cursos de aperfeiçoamento, especialização e residência.
Fizeram parte da composição da mesa, o reitor da UFGD, prof. Jones Dari Goettert, a vice-reitora, profª Claudia Gonçalves de Lima, o promotor de Justiça do MPE, drº João Linhares e os vereadores Franklin Schmalz, propositor da solenidade e o vice-presidente da Câmara de Dourados, Inspetor Cabral. O evento também contou com a presença dos professores Laerte Tetila e Damião Duque de Farias, que eram, respectivamente, prefeito de Dourados e reitor da universidade à época.
Com o objetivo de ampliar o acesso da população à moradia digna e fortalecer o setor da construção civil, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), publicou nesta quarta-feira (30), em edição extra do Diogrande, a Portaria n. 434/25, que reforça e amplia a política de fomento habitacional já existente no município.
A nova medida estabelece que empresas do setor da construção civil, incorporadoras e imobiliárias poderão firmar Termo de Adesão com a EMHA para oferecer, nos feirões habitacionais promovidos pela agência, descontos mínimos de R$ 6 mil no valor da entrada do financiamento de imóveis destinados a famílias com renda mensal de até 7 salários mínimos.
Como diferencial, a Prefeitura passa a ampliar o aporte de recursos próprios para viabilizar condições exclusivas de aquisição do primeiro imóvel, com foco nas famílias de baixa e média renda. Essa ampliação busca facilitar o fechamento de contratos de financiamento durante os feirões e fortalecer a política de inclusão habitacional com inovação e responsabilidade social.
“Campo Grande já possui um programa consolidado de incentivo à habitação. Com esta ampliação, reafirmamos nosso compromisso com as famílias que sonham com a casa própria e com o fomento ao setor da construção civil, que gera empregos e movimenta a economia local”, destacou a prefeita Adriane Lopes.
Os empreendimentos incluídos no programa devem respeitar os limites de comercialização: R$ 125 mil para terrenos e R$ 250 mil para casas e apartamentos. Os benefícios são exclusivos para pessoas com cadastro aprovado na EMHA e seguem válidos para todos os feirões realizados pela agência.
“Estamos criando uma grande aliança entre o poder público e a iniciativa privada para garantir mais oportunidades. Queremos tornar os feirões ainda mais acessíveis, através da participação de empresas credenciadas e parcerias que vão facilitar o acesso à casa própria de centenas de famílias”, afirmou o diretor-presidente da EMHA, Claudio Marques.
As empresas que firmarem acordo de participação serão automaticamente incluídas no Programa Sonho de Morar que tem como objetivo a promoção do acesso à população de baixa renda à moradia digna, por meio de mecanismos de incentivo à aquisição de imóvel.
As empresas interessadas têm o prazo de 10 dias após a publicação da Portaria para firmar o Termo de Adesão e integrar ao programa Sonho de Morar. Confira a publicação na íntegra aqui.