Em São Januário, Vasco e Atlético-MG empataram por 1 x 1, em último jogo do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Em partida realizada neste domingo (10/8), o Galo saiu na frente, aos 38 segundos do primeiro tempo, após finalização de fora da área de Gabriel Menino.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Vasco e Atlético-MG empatam em 1 x 1 pelo Brasileirão
Buda Mendes/Getty Images2 de 3
Gabriel Menino abriu o placar do jogo aos 38 segundos do primeiro tempo
Pedro Souza / Atlético3 de 3
De pênalti, Vegetti empatou o jogo ainda no primeiro tempo
Buda Mendes/Getty Images
O empate do Vasco veio 17 minutos depois, Philippe Coutinho foi derrubado dentro da área e, após revisão no VAR, o juiz da partida marcou pênalti. Na cobrança, Vegetti bateu aberto e empatou o confronto.
Em coletiva de imprensa após o jogo, o técnico do Atlético-MG, Cuca, questionou a decisão do árbitro em marcar a penalidade e fez uma avaliação do confronto pelo Brasileirão.
Confira a fala de Cuca após o jogo contra o Vasco:
A Escola Municipal Indígena Araporã, localizada na Aldeia Bororó, em Dourados, deu um passo importante na melhoria da infraestrutura escolar. A unidade passou a contar com 13 aparelhos de ar-condicionado, sendo 12 instalados nas salas de aula e um na cozinha, após a destinação de uma emenda parlamentar de R$50 mil feita pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB). Além dos equipamentos de climatização, o recurso também permitiu a aquisição de uma impressora multifuncional. Com a climatização, todas as salas de aula da unidade, que atende mais de 600 alunos, agora oferecem um ambiente mais confortável e adequado para as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo.
A medida tem impacto direto na rotina de alunos e professores. De acordo com a parlamentar, com a climatização, o ambiente de ensino se torna mais confortável e adequado para as atividades pedagógicas ao longo do ano letivo.
A deputada afirmou ainda que mantém uma ligação antiga com a comunidade indígena da região, iniciada ainda durante sua atuação como jornalista em rádio e televisão. “Hoje, posso contribuir de forma mais concreta, ouvindo de perto o que é necessário e ajudando a viabilizar melhorias com responsabilidade”, declarou.
A deputada reforça a importância de garantir uma estrutura adequada ao processo de ensino e aprendizagem. “Essa escola tem um papel fundamental dentro da aldeia. A educação precisa de investimentos práticos, que gerem impacto direto na vida das pessoas. Foi isso que buscamos fazer aqui”, completou.
Além da Escola Araporã, Lia Nogueira também tem atuado para fortalecer outras estruturas importantes dentro da Reserva Indígena de Dourados. Recentemente, a parlamentar fez a entrega de equipamentos essenciais para o Hospital Porta da Esperança, ligado à Missão Caiuá. O material inclui máquinas de lavar e uma secadora, que agora ajudam no processo de higienização e esterilização das roupas utilizadas diariamente na unidade de saúde.
“Essas ações mostram que nosso trabalho vai além das palavras. Estamos presentes, ouvindo, entendendo as necessidades e agindo para garantir dignidade e respeito às comunidades indígenas”, destacou a deputada.
Gilberto Gil refletiu sobre a morte da filha, Preta Gil, em entrevista concedida ao Fantástico neste domingo (10/8). O cantor falou sobre o luto e se emocionou ao falar sobre o legado da cantora.
“Ela viveu uma vida que nos ensina muita coisa, que nos indica direções, escolhas a serem feitas e valores a serem cultivados. Ela era entusiasta de viver para que a vida fosse melhor para ela e para todos. É o que fica além da saudade”, disse Gil.
Além disso, o cantor também falou sobre a força que a artista fez para seguir viva. “A saúde existencial e espiritual estava muito forte na vida dela. Foi uma menina que nos ensinou muito”, disse.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Gilberto Gil
Reprodução2 de 4
Poliana Abritta e Gilberto Gil posam após a primeira entrevista do cantor após a morte de Preta Gil
Daniel Targueta/TV Globo3 de 4
Gilberto Gil falou pela primeira vez sobre a perda da filha
Daniel Targueta/TV Globo4 de 4
“A mais espevitada”, recorda Gilberto Gil após morte de Preta
Instagram/Reprodução
O pai de Preta Gil ainda se emocionou ao recordar a personalidade da cantora. “Era a mais espevitada de todos os filhos. Era uma menina incrível, pretinha”, concluiu.
Gilberto Gil também afirmou, na entrevista, que as possibilidades de cura eram remotas e, por isso, amigos e família estavam se preparando ao longo dos anos para lidar com a morte.
“A gente teve tempo para se acostumar com a ideia [da morte da Preta], porque o diagnostico dela foi muito duro logo de início”, explicou.
O cantor afirmou, ainda, que Preta Gil vinha sofrendo há três anos com o câncer e refletiu sobre a morte de uma pessoa querida. “Essas pessoas quando se vão deixam um vácuo muito grande. A morte faz parte da vida e a gente segue”.
Preta Gil não resistiu ao tratamento contra o câncer nos Estados Unidos e morreu no dia 20 de julho. Ela estava no país buscando novos tratamentos para a doença.
Preta foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023. Na época, ela procurou o hospital após sentir um incômodo e passou dias internada, passando por exames.
Foi constatado que a artista estava com adenocarcinoma — um tumor maligno que pode acometer vários órgãos, como pulmões, intestino, mama, próstata e estômago. Ela iniciou o tratamento na semana seguinte.
Em dezembro do mesmo ano, Preta comemorou a cura do câncer e o fim do tratamento. Entretanto, em agosto de 2024, Preta anunciou o retorno da doença em outras partes do corpo.
Um planador colidiu contra uma árvore e caiu na via 12 no Setor Sul, em Formosa. Imagens compartilhadas em redes sociais mostram a aeronave, que funciona sem motor e voa usando correntes de ar ascendentes, quase partida ao meio. O piloto relatou ao Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) ter perdido o controle ao tentar pousar na pista do aeroporto de Formosa, entorno do Distrito Federal.
O planador colidiu contra uma árvore próxima à cabeceira da pista. O acidente ocorreu na tarde desse sábado (9). Sozinho na aeronave, o piloto sofreu diferentes lesões na coluna lombar, na perna direita e no braço direito. Encontrado deitado sobre o solo, ele estava consciente e orientado, sendo encaminhado ao Hospital Estadual de Formosa para atendimento médico.
Correio Braziliense
Em São Januário, neste domingo (10/8), o Vasco empatou com o Atlético-MG por 1 x 1 em jogo pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Com o resultado, a equipe soma mais um ponto, mas ainda continua na zona de rebaixamento do campeonato.
O time está na 17ª colocação, a primeira do Z4. O primeiro time fora dessa situação é o Vitória, com 18 pontos, dois a mais que o Vasco. Em coletiva de imprensa pós-jogo, o técnico do Gigante da Colina, Fernando Diniz, comentou que está incomodado com a situação, mas que confia na equipe para reverter a situação.
” O incômodo é igual ao do torcedor. Incomoda demais e preocupa. Hoje, o Vasco tem que sair da zona de rebaixamento. O que dá confiança para mim, eu confio muito no time, é que o time consegue produzir sob situações adversas e uma hora a bola vai entrar. O que anima é que a equipe aprende cada vez mais a se superar, a produzir e eu acredito muito que a nossa bola vai passar a entrar e a gente vai passar a vencer jogos.”
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Vasco e Atlético-MG empatam em 1 x 1 pelo Brasileirão
Buda Mendes/Getty Images2 de 3
Gabriel Menino abriu o placar do jogo aos 38 segundos do primeiro tempo
Pedro Souza / Atlético3 de 3
De pênalti, Vegetti empatou o jogo ainda no primeiro tempo
Buda Mendes/Getty Images
O treinador do Vasco da Gama comentou, ainda, sobre uma possível saída do João Victor. Durante a coletiva, foi dito a Diniz que o jogador teria pedido para sair da equipe, mas o técnico cruzmaltino negou a situação e disse que o zagueiro quer conquistar coisas pelo Gigante da Colina.
” Ele não pediu para sair, tem que saber quais são os interesses, porque vocês só prejudicam o João Victor. (…) Ele é um jogador que tem vontade de conquistar coisas pelo Vasco, ele sabe que errou com a torcida, mas ele quer se redimir jogando.”
Duas pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte no município de Santo Amaro, no Maranhão, na tarde deste sábado (9). A aeronave pertencia ao deputado estadual Francisco Nagib (PSB-MA). O acidente aconteceu na região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Em imagens que circulam pelas redes sociais, é possível ver a aeronave parcialmente destruída e de ponta cabeça.
Um dos ocupantes foi identificado como Victor Manoel Britto, que pilotava o avião no momento do acidente. Nagib lamentou a partida de Manoel chamando-o de “jovem cheio de vida, apaixonado, com tantos sonhos pela frente” e “um amigo muito próximo que a aviação me presenteou”. Victor estava acompanhado de Bruna Emanoelly, que era médica veterinária e tinha 23 anos. As causas do acidente seguem sob investigação das autoridades.
Mesmo com a manhã gelada deste sábado (9), o frio não afastou mulheres que chegaram cedo ao Centro Especializado Municipal II – “Saúde Delas” para participar de uma ação focada no planejamento familiar e prevenção à gravidez na adolescência. Ao todo, cerca de 90 pacientes em idade reprodutiva e vida sexual ativa serão atendidas até às 17h para a inserção gratuita do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre.
Entre elas estava Ana Carolina do Prado, 23 anos, acompanhada do marido, Leonardo do Prado Vargas da Gama, 25. Juntos há um ano, o casal decidiu que este era o momento certo para se planejar e se preparar melhor para o futuro e uma eventual gravidez.
“Pela facilidade e eficácia do método. Antes era difícil conseguir e a espera era grande. Agora foi rápido e muito prático”, contou Ana Carolina. Leonardo também aprovou a iniciativa. “É uma boa oportunidade para prevenir uma gravidez indesejada e um gesto importante da Prefeitura ao oferecer esse acesso para pessoas comuns como nós”.
Durante a abertura do evento, o secretário-adjunto da Sesau, Aldecir Dutra, representando a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforçou que o CEM Delas, totalmente público, foi pensado para oferecer atendimento de qualidade e acolhimento às mulheres e às crianças. “Aqui é SUS, mas com um ambiente que transmite cuidado e respeito. É um dia de festa, com mais de 26 frentes de ações de saúde acontecendo neste mês de aniversário da cidade. E aqui é o local exato para quem quer fazer um planejamento familiar”.
A coordenadora da Rede de Atenção Especializada da Sesau, Andréia Silva, reforçou que as portas do serviço seguem abertas para receber a população. Já a gerente administrativa do CEM II, Indianara Alexandre, classificou a oferta de métodos contraceptivos de longa duração como “um avanço e um motivo de alegria” para a saúde pública.
O DIU de cobre é um método contraceptivo não hormonal, seguro, reversível, gratuito e com eficácia de até 10 anos. A inserção é realizada por profissionais capacitados, com suporte de ultrassonografia, garantindo mais conforto e segurança às pacientes.
Atualmente, 26 Unidades de Saúde da Família contam com profissionais capacitados para realizar o procedimento. Nas demais, as mulheres são encaminhadas para atendimento especializado ou para uma dessas unidades de referência:
Unidades de referência para inserção de DIU
Distrito Prosa
Distrito Bandeira
Distrito Imbirussu
Distrito Anhanduizinho
Distrito Segredo
Distrito Lagoa
A SESAU orienta que toda mulher interessada em saber mais sobre o DIU ou outros métodos contraceptivos procure a unidade de saúde mais próxima. Lá, poderá receber as devidas orientações e, se houver indicação, realizar o agendamento ou a inserção do dispositivo de forma segura e gratuita.
#ParaTodosVerem As imagens mostra o Saúde Delas, entrevistados e autoridades.