Categorias
policia

Vereadores de Dourados aprovam 13 projetos em sessão ordinária nesta segunda-feira


A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (11), a 27ª Sessão Ordinária do ano legislativo. Nas discussões, foram analisados três projetos em primeira votação, oito em segunda votação e mais dois em votação única, incluindo textos propostos pelos vereadores e pelo Poder Executivo.

Entre os projetos em segunda discussão, os vereadores aprovaram com votação unânime o Projeto de Lei nº 106/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo na Lei nº 5.335 de 4 de abril de 2025 que institui a “Patrulha Maria da Penha” especializada em atendimento de violência doméstica, determinando que as ações da patrulha sejam integradas a outros órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Viva Mulher, e instituições parceiras com as quais o município tenha firmado termo de cooperação.

Também em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 105/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a desafetar área terras pertencentes ao Município e dar em pagamento ao Espólio de Jesus de Oliveira; e o Projeto de Lei nº 111/2025, de autoria do vereador Daniel Júnior (PP), que declara Utilidade Pública Municipal a Associação Grupo do Carreteiro.

Em primeira discussão, foi votado e aprovado o Projeto de Lei nº 084/2025, de autoria da vereadora Karla Gomes (Podemos), que dispõe sobre o reconhecimento da expressão “Vira-Lata Caramelo” como manifestação cultural imaterial do Município de Dourados; Também foi votado e aprovado o Projeto de Lei nº 112/2025, de autoria do vereador Sargento Prates (PL), que declara Utilidade Pública o Centro Hípico de Dourados e de Capacitação de Técnicas Rurais, com sede no município de Dourados e dá outras providências;

Além desses, foram votados diversos projetos relacionados à denominação de ruas em diversos bairros. Na lista o Projeto de Lei nº 095/2025, de autoria do vereador Dalton Santos (PL), que denomina a rua Antonio Alves de Lima o atual logradouro “Rua Projetada 03”, localizado na “Parte da Fazenda Água Boa divisa com o loteamento Syria Rasselen”; o Projeto de Lei nº 097/2025, de autoria do vereador Edson Souza (União Brasil), que denomina a Rua José Lopes dos Santos a atual “Rua Projetada 01”, localizada no Distrito de Vila São Pedro; Projeto de Lei nº 101/2025, de autoria do vereador Dill do Povo (União Brasil), que denomina a rua Israel Marçal Vieira a atual “Rua Viela A”, localizada no Loteamento Jardim Aydê; Projeto de Lei nº 102/2025, de autoria do vereador Edson Souza, que denomina a rua Elizio Leles a atual “Rua Travessão 10”, localizado na “Parte da Fazenda Jatey”; Projeto de Lei nº 108/2025, de autoria do vereador Pedro Pepa (União Brasil), que denomina a rua Emilio Pedroso de Oliveira a atual “Rua Projetada 02”, localizada no Distrito de Guassú – Vila Macaúba; Projeto de Lei nº 114/2025, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), que denomina a rua Valter Nascimento Menezez a atual “Rua Corredor Público 07 em toda sua extensão, localizado no Bairro Sitioca Campo Belo 1 e 2.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

EMEI Zacarias Vieira ganha novas salas e amplia atendimento a crianças no Rita Vieira – CGNotícias


Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Campo Grande entregou a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Zacarias Vieira de Andrade, no Bairro Rita Vieira, como parte da programação dos 126 anos da Capital.

A obra foi realizada em parceria com a MRV, por meio de ações previstas no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), e acrescentou 300 m² à unidade, com três novas salas de aula. O espaço vai atender de imediato 70 crianças dos Grupos 1, 2 e 3, oferecendo um ambiente mais adequado, confortável e seguro para o desenvolvimento infantil. Com a ampliação, a capacidade total pode chegar a 100 alunos, ajudando a suprir uma demanda antiga da comunidade.

Atualmente, a EMEI Zacarias atende 201 alunos. Para a diretora Rosemar Zaleski, a ampliação é motivo de celebração.“Hoje é um dia muito especial. A ampliação foi sonhada há anos. Agora temos novas salas e um espaço onde as crianças poderão brincar e se desenvolver com alegria e segurança. Agradeço à prefeita pelo olhar para a educação”, afirmou.

A prefeita Adriane Lopes enfatizou a importância da educação como pilar fundamental para o futuro da sociedade, reforçando o compromisso da gestão com a valorização dos professores, a qualidade da merenda escolar e a infraestrutura das escolas.

“Mais do que isso, preparamos os ambientes escolares para que as crianças cresçam, explorem seus talentos e descubram suas vocações. Quando recebem estímulos adequados na primeira infância, elas se desenvolvem plenamente, apresentam menos dificuldades de comportamento na escola e aproveitam melhor as oportunidades de aprendizagem. Para mim, educação não é apenas palavra — é compromisso real e resultado concreto”, afirmou a prefeita.

A chefe do Executivo Municipal garantiu que os investimentos no setor continuarão. “O Município irá deixar um legado histórico nos avanços da educação, porque reestruturamos a área do zero junto com toda a equipe. Nosso mandato tem prazo, mas o impacto desse trabalho será duradouro.”

A vice-prefeita, Camilla Nascimento, ressaltou o impacto na área educacional. “Existe uma educação antes e depois das implementações realizadas. Tudo o que está sendo feito reflete no futuro das crianças.”

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destacou que os avanços vão além da infraestrutura. “Estar aqui é motivo de orgulho. Um legado está sendo deixado: reformas, brinquedos, merenda de qualidade, professores capacitados e até a renovação completa de utensílios nas cozinhas fazem parte desse trabalho. O processo de ensino e aprendizagem dessas crianças passa por tudo isso.”

Aline Trevelin mora na região do Rita Vieira e disse que a reforma é benéfica para todas as mãe e crianças do bairro. “A ampliação das salas é um ganho enorme para as crianças. Minha filha, que está no Grupo 4 e tem 4 anos, ama vir para a escola. Ela chega em casa contando as atividades e falando dos amigos. É gratificante ver que ela está em um espaço mais confortável, seguro e preparado para o aprendizado.”

A ampliação da EMEI Zacarias reforça a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para gerar avanços concretos na rede municipal de ensino, fortalecendo a base educacional e oferecendo melhores oportunidades para as famílias da região.

O evento contou com a presença de secretários municipais, deputado estadual Lídio Lopes, vereador Wilson Landes e deputado federal Dr. Luiz Ovando.

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas, mostram a Emei, salas ampliadas, parquinhos, autoridades e entrevistados.





Veja a matéria completa!

Categorias
agro

Comercialização de soja deve ganhar ritmo com disparada de Chicago








Comercialização de soja deve ganhar ritmo com disparada de Chicago


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Polícia corrige informação sobre arma e distintivo de Paulo Bilynskyj


A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo corrigiu uma informação equivocada que havia passado ao Metrópoles, na última sexta-feira (8/8), sobre a retirada da arma funcional e do distintivo do delegado Paulo Bilynskyj, que é deputado federal pelo PL desde 2023.

Nesta segunda-feira (11/8), o Metrópoles mostrou que a Delegacia Geral da Polícia Civil recomendou a demissão de Bilynskyj em junho de 2022, por causa de uma série de irregularidades cometidas na função de delegado.

Na última sexta, por meio de nota (veja nas imagens abaixo) enviada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que o deputado bolsonarista responde a três procedimentos administrativos e, desde 5 de outubro de 2022, está sem arma funcional e distintivo”.

10 imagensE-mail enviado pela SSP ao Metrópoles corrigindo informação sobre arma funcional e distintivo do deputado Paulo Bilynkyj (PL-SP)Pedido de demissão do delegado Paulo Bilynkyj, feito em 2022Delgado licenciado é da chamada "bancada da bala"Político acumula expedientes disciplinares na Polícia CivilQuando estagiava como delegado, Paulo Bilynskyj já foi alvo de expediente disciplinarFechar modal.1 de 10

E-mail enviado pela SSP ao Metrópoles em 8 de agosto afirmava que que o deputado Paulo Bilynkyj (PL-SP) estava sem arma funcional e distintivo desde outubro de 2022

Reprodução2 de 10

E-mail enviado pela SSP ao Metrópoles corrigindo informação sobre arma funcional e distintivo do deputado Paulo Bilynkyj (PL-SP)

Reprodução3 de 10

Pedido de demissão do delegado Paulo Bilynkyj, feito em 2022

Reprodução4 de 10

Delgado licenciado é da chamada “bancada da bala”

Reprodução/Instagram5 de 10

Político acumula expedientes disciplinares na Polícia Civil

Reprodução/Instagram6 de 10

Quando estagiava como delegado, Paulo Bilynskyj já foi alvo de expediente disciplinar

Reprodução/Instagram7 de 10

Político agrediu repórter

Reprodução/Instagram8 de 10

Pedido de demissão está em aberto

Reprodução/Instagram9 de 10

Policial foi eleito deputado federal pelo PL

Reprodução/Instagram10 de 10

Deputado é conhecido por comportamento truculento

Reprodução/Instagram

Nesta segunda, Bilynskyj, que não havia respondido ao Metrópoles afirmando que havia passado por um procedimento médico, usou suas redes sociais para rebater a informação sobre a retirada da arma e do distintivo, exibindo ambos em um vídeo.

Ao ser questionado novamente pela reportagem, depois da manifestação do parlamentar, a Corregedoria voltou atrás e corrigou a informação contestado pelo delegado afastado.

Em uma nova nota enviada ao Metrópoles na noite desta segunda, a SSP afirma que Bilynskyj “teve sua arma funcional e distintivo devolvidos em 5 de outubro de 2022”, mesma data em que os dois itens havia sido retirados dele, segundo a nota de sexta-feira.

Leia também

Pedido de demissão

No caso de Bilynskyj, por ser delegado, somente o governador poderia assinar o pedido feito pela Delegacia Geral. Quando a demissão foi recomendada, em junho de 2022, o governo do estado estava sob a gestão de Rodrigo Garcia (sem partido), que não a efetivou até o fim de seu mandato, em dezembro daquele ano. Agora, caberia ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinar a demissão.

O caso mais destacado no pedido de demissão de Paulo Bilynskyj foi o compartilhamento em seu Instagram de uma propaganda divulgando uma escola de concursos na qual ele dá aulas.

No conteúdo, homens negros conduzem uma mulher para um quarto, insinuando o abuso sexual da vítima. “O concurseiro estuda com material pouco profundo, sem clareza, não faz questões da banca; ou seja, sem retaguarda de conhecimento que aguente a profundidade com que a banca introduz os conteúdos e diversas posições doutrinárias! E aí…a situação fica preta!”, foi escrito na postagem.

Ao se deparar com a divulgação, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) requisitou a instauração de um inquérito policial para investigar o caso como apologia ao estupro e racismo. A apuração resultou em processo contra o policial licenciado e dois representantes da escola de concursos, que fecharam um acordo de não persecução penal — já cumprido — para responderem pelo crime.

Acusando ex-namorada que se matou

Durante o processo, ao qual a reportagem teve acesso, o policial responsabilizou a namorada pelo compartilhamento do conteúdo de apologia ao estupro e racismo no Instagram dele, que tinha  500 mil seguidores e, atualmente, conta com 1,3 milhão.

Na ocasião, a modelo Priscila Barros, de 27 anos, já estava morta. Em 20 de maio de 2020, ela atirou seis vezes contra o delegado, com quem namorava havia poucos meses, e, em seguida, teria se suicidado. A tentativa de homicídio, seguida de suicídio, foi concluída judicialmente em julho de 2022.

Paulo Bilynskyj, porém, contou três versões sobre a suposta culpa da então namorada. Ele também a chamou de noiva em um dos depoimentos. Nas três narrativas, o policial afirmou que a modelo era quem cuidava das postagens do Instagram dele.

“Inexiste qualquer indício de que [isso] seja crível. Estranha a circunstância de nenhum depoimento ter sido colhido neste sentido. Nenhum professor, colega de profissão, familiar, amigo, aluno, ninguém sabia que Priscila Delgado era responsável pelas redes sociais do noivo?”, diz trecho do documento que solicita a demissão de Paulo Bilynskyj.

Após a “repercussão negativa” do conteúdo racista e de apologia ao estupro, a postagem foi tirada do ar. “Não tivesse ela [postagem] ecoado negativamente, por certo a teria mantido sem qualquer peso na consciência”, segue o documento, assinado pelo conselheiro relator, delegado Luís Storni.

“Diversos problemas e transtornos”

Paulo Bilynskyj iniciou sua carreira na Polícia Civil em 2012. Desde então, “já causou diversos problemas e transtornos, inclusive, durante o estágio probatório”, diz trecho do pedido de demissão.

No documento é assinalado que ele ainda respondeu a mais de 12 expedientes disciplinares, pelos quais foi punido com “reprimendas de advertência e suspensão”.

Entre 2013 e 2014, quando ainda estava no estágio probatório, o policial foi punido disciplinarmente por “demora na conclusão e encaminhamento de procedimento ao Fórum”, “elaboração de termo circunstanciado em fato atípico” e “manobra brusca na condução de viatura policial e posterior colisão em veículo particular”.

O último caso, do acidente, resultou no pedido de “não confirmação na carreira”, feito pela Divisão de Informações Funcionais. “Se isso tivesse sido aceito, a Instituição não teria sofrido os graves dissabores partindo deste policial.”

Suposta farsa

O delegado licenciado ainda respondeu a um processo de falsidade ideológica, que resultou em 90 dias de afastamento de suas funções.

Ele e quatro policiais militares foram denunciados pelo Ministério Público por terem “distorcido a realidade dos fatos” para livrar Paulo Bilynskyj da responsabilidade pelo conserto de uma viatura que bateu contra um carro.

Os cinco acusados teriam providenciado a prisão em flagrante, por tráfico de drogas e tentativa de homicídio, do condutor do carro atingido pela viatura.

Todos acabaram inocentados, por falta de provas, em janeiro de 2016. O MPSP entrou com um recurso, reforçando a culpa dos PMs e do delegado, mas sem sucesso.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Incêndio que pode ter sido criminoso, destrói casa de reza em aldeia de Dourados


Na manhã do último sábado (9), enquanto lideranças e membros da comunidade indígena participavam da inauguração do Samu Indígena no Hospital da Missão, um incêndio devastou a Casa de Reza da rezadora Floriza Souza, 65 anos, na Reserva Indígena Federal de Dourados.

O espaço, localizado na Aldeia Jaguapiru, era considerado um importante centro cultural e espiritual para os povos Kaiowá e Guarani. Por volta das 10h30, o fogo consumiu completamente a estrutura, destruindo artefatos sagrados, como três xirus, símbolos de grande poder espiritual usados para proteção contra doenças, tempestades e outros males.

Segundo Dona Floriza, a casa vinha sofrendo ameaças desde o assassinato de seu filho. A rezadora afirma que a comunidade solicitou apoio para garantir a segurança do local, mas nunca obteve retorno. Ela também denuncia episódios de preconceito religioso, apontando que práticas tradicionais indígenas são alvo de críticas de algumas igrejas pentecostais.

“Queimar nossa casa de reza é como queimar o nosso corpo. Isso mexe com todos e com os rituais sagrados da comunidade”, lamenta Floriza.

O incêndio também destruiu materiais escolares utilizados em um projeto social que atendia 63 crianças da comunidade, oferecendo aulas e atividades voltadas à preservação da cultura indígena.

Apesar das perdas, Dona Floriza afirma que está determinada a reconstruir o espaço e manter viva a tradição:

“As casas de reza são fundamentais para manter a tradição do nosso povo. É nelas que transmitimos o que aprendemos com nossos ancestrais para as futuras gerações. Aqui na comunidade, agora, só resta a casa de reza do Seu Getúlio.”

O rezador Jorge da Silva, 69 anos, também lamentou a destruição:

“Destruíram um lugar sagrado onde fazíamos nossas orações pedindo proteção para as nossas comunidades e para toda a cidade. E agora? Como vamos reconstruir tudo isso?”

A comunidade pede apoio para reconstruir o espaço sagrado, que representava não apenas um ponto de encontro espiritual, mas também um pilar cultural e de resistência diante das pressões externas que ameaçam as tradições indígenas.

A Polícia Federal de Dourados esteve no local e já começou uma investigação para tentar descobrir se o incêndio foi criminoso ou não.

‘Queimar nossa Casa de Reza é como queimar o nosso corpo’, diz a rezadora Florinda. (Foto: Marcos Morandi)



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Começa a 4ª Copa Campo Grande de Futebol Amador com premiação de R$ 35 mil – CGNotícias


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), realizou no sábado (9/8), às 15h, no Estádio Ramão Pereira, no Bairro Estrela do Sul, a abertura oficial da 4ª edição da Copa Campo Grande de Futebol Amador, categoria masculina.

A competição conta com 58 times e cerca de 1.270 atletas, representando Campo Grande, Corumbá, Jaraguari, Camapuã e Ribas do Rio Pardo. Os jogos serão disputados em cinco locais: Estádio Jacques da Luz, Praça do Estrela do Sul, Praça do José Abrão, Praça da Moreninha III e Praça da Moreninha II.

O torneio distribuirá R$ 35 mil em prêmios: R$ 19 mil para o campeão, R$ 10 mil para o vice e R$ 6 mil para o terceiro colocado.

Mais que uma disputa esportiva, a Copa busca fortalecer o futebol amador nas regiões da cidade, promover o esporte como um direito e incentivar a convivência comunitária. O evento integra o calendário de comemoração aos 126 anos de Campo Grande, reforçando o compromisso da gestão municipal com o esporte e o desenvolvimento social.

O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, ressaltou a importância da competição. “Mais uma vez a Funesp se fazendo presente no aniversário de Campo Grande. Falo em nome da prefeitura, que tem investido muito no esporte e lazer. Vamos comemorar os investimentos e a oportunidade de vivermos numa cidade abençoada. Um bom evento e que a melhor equipe vença, dentro do espírito esportivo”, afirmou.

O deputado estadual Lidio Lopes também destacou o evento. “Parabéns a cada atleta das 58 equipes participantes. É uma bela competição de futebol amador de Campo Grande. Eu tenho certeza que será fantástico o decorrer desses dias alusivos ao aniversário da nossa cidade”, disse.

O presidente da Federação de Futebol de MS, Estevão Petrallás, destacou a parceria com a fundação. “Em nome da federação, é uma honra estar aqui hoje. Temos atuado intensamente para promover competições em diversas regiões do estado. Destaco aqui, a parceria que temos com a Funesp que tem sido fundamental para o fortalecimento do futebol de Campo Grande”, disse.

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram integrantes do futebol amador.





Veja a matéria completa!

Categorias
agro

Recuperações judiciais no agro aumentam no 1º tri de 2025 e evidenciam a necessidade de crédito estruturado








Recuperações judiciais no agro aumentam no 1º tri de 2025 e evidenciam a necessidade de crédito estruturado


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Virginia compartilha reflexão sobre “pessoas certas” após polêmica


Virginia Fonseca usou suas redes sociais nesta segunda-feira (11/8) para compartilhar uma reflexão sobre a importância das pessoas certas nas relações, pouco depois da repercussão da polêmica envolvendo sua família e a do ex-marido, Zé Felipe, durante o fim de semana do Dia dos Pais.

Em seus Stories no Instagram, a influenciadora publicou reflexão que falava sobre como estar ao lado de quem traz energia positiva pode ser essencial para o bem-estar.

Leia também

A reflexão de Virginia Fonseca

“Sempre que puder, se reúna com pessoas que te lembrem como é bom viver, como é bom você fazer o que faz, como é bom ser você. As pessoas certas têm o poder de nos recarregar, e às vezes, tudo que a gente precisa é uma boa dose dessas companhias”, dizia o post publicado por Virginia.

A publicação veio após tensões públicas entre as famílias nas redes sociais. No Dia dos Pais, Margareth Serrão, mãe de Virginia, fez uma homenagem à filha destacando o papel dela como “pai e mãe” para as crianças, o que foi interpretado por parte do público como uma indireta direcionada a Zé Felipe.

5 imagensVirginia Fonseca recebe buquê de rosas avaliado em R$ 19 mil em DubaiVirginia Fonseca recebe buquê de rosas avaliado em R$ 19 mil em DubaiVirginia Fonseca recebe buquê de rosas avaliado em R$ 19 mil em DubaiVirginia Fonseca Fechar modal.1 de 5

Post compartilhado por Virginia Fonseca no Instagram.

Reprodução/Redes sociais.2 de 5

Virginia Fonseca recebe buquê de rosas avaliado em R$ 19 mil em Dubai

Reprodução/Instagram3 de 5

Virginia Fonseca recebe buquê de rosas avaliado em R$ 19 mil em Dubai

Reprodução/Instagram4 de 5

Virginia Fonseca recebe buquê de rosas avaliado em R$ 19 mil em Dubai

Reprodução/Instagram5 de 5

Virginia Fonseca

Reprodução/Instagram

O que aconteceu

A mensagem de Margareth provocou a resposta de Poliana Rocha, mãe do cantor sertanejo, que defendeu o filho e exaltou sua dedicação como pai dos três filhos do ex-casal.

Em seguida, Poliana apelou por paz e respeito entre as famílias, ressaltando o vínculo de carinho que mantém com Virginia e pedindo para que os seguidores não alimentem rivalidades.

“Nós temos um relacionamento de respeito, de cumplicidade, de carinho, de amor, de acolhimento e isso não é assim ó, vou virar a chavinha e acabou o relacionamento com a família toda. Não é assim e nem quero que seja assim para falar a verdade. Porque eu acho que a gente precisa ter uma harmonia muito grande para a gente criar nossos netos. Então assim, eu falo para vocês: parem com esse mimimi, o que tiver que falar, nós somos adultas, a gente chega, conversa e fala, não fiquem destilando veneno em duas famílias”, declarou Poliana.

Ela também abordou o impacto emocional causado pela separação de Zé Felipe e Virginia Fonseca. “Nós sofremos muito, passamos por um luto horrível, que eu nunca imaginei que isso fosse acontecer. Então, não vamos ficar destilando esse veneninho não, porque a gente precisava realmente estar em um ambiente muito harmônico”, completou a mãe do cantor.





Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Polícia descarta panfleto como recado de criminosos em atentado na fronteira


O suposto “recado” encontrado no local de um atentado a tiros, que deixou um homem morto e outro ferido no bairro San Gerardo, em Pedro Juan Caballero, não passou de um mal-entendido. A Polícia Nacional do Paraguai confirmou que o misterioso panfleto — escrito com pincel e tinta vermelha — foi, na verdade, obra de uma criança de apenas 4 anos que brincava nas proximidades antes do crime.

A polêmica começou quando a imagem do papel, com caracteres ilegíveis, viralizou nas redes sociais e ganhou destaque na imprensa local. O conteúdo, impossível de ser decifrado, gerou todo tipo de especulação, chegando ao ponto de alguns internautas tentarem interpretá-lo com o uso de inteligência artificial.

A verdade veio à tona quando a mãe da menina reconheceu a folha nas fotos divulgadas. Ao mostrar a imagem para a filha, ouviu dela: “Esse é o meu desenho”. A família apresentou outros rabiscos feitos pela criança com o mesmo pincel e cor, reforçando que o papel foi deixado na rua por acaso durante as brincadeiras.

O comissário Ignacio Muñoz, diretor da Polícia de Amambay, confirmou a informação na manhã desta segunda-feira (11), encerrando as suspeitas de que o bilhete tivesse relação com o ataque.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Moradores discutem Estudo de Impacto de Vizinhança no Chácara Cachoeira – CGNotícias


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), convida todos os interessados para a audiência pública que será realizada nesta terça-feira, 12 de agosto, às 18h, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Barém, localizado na Rua Hélio de Castro Maia, 279 – Jardim Paulista.

O evento terá como objetivo apresentar e discutir o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente ao empreendimento multirresidencial com 12 unidades habitacionais (utilização de Outorga Onerosa do Direito de Construir – OODC), localizado no lote 15A da Quadra 14, com frente para a Rua Doutor Zerbini, entre a Rua Marcino dos Santos e Rua Nero Lerina da Silva, Bairro Chácara Cachoeira – Verum Incorporadora Ltda. – Processo Administrativo n. 37.790/2025-19.

Conforme o Decreto n. 15.846, de 1º de março de 2024, além da participação presencial, os cidadãos poderão acompanhar a audiência pública, ao vivo, por meio do canal do YouTube da Educação Ambiental da Planurb.

Os documentos a serem discutidos na Audiência Pública estão disponíveis na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira e no sítio eletrônico da Planurb, disponível no endereço eletrônico www.campogrande.ms.gov.br/planurb.

A Planurb reforça que a sociedade civil teve a oportunidade de contribuir com sugestões e propostas relacionadas ao EIV apresentado pelo empreendedor. Essas contribuições poderiam ser protocoladas presencialmente na sede da Autarquia ou enviadas para o e-mail sugestaoeiv@planurb.campogrande.ms.gov.br no período de 7 a 25 de julho de 2025.

Serviço

Audiência sobre Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

Data: 12 de agosto de 2025

Horário: 18h

Local: Auditório Engenheiro Nilo Javari Barém – Rua Hélio de Castro Maia, 279 – Jardim Paulista

Sítio eletrônico com os documentos a serem discutidos na audiência pública: www.campogrande.ms.gov.br/planurb.

Canal do YouTube: www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra imagem de audiência pública que ocorreu anteriormente.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.