Categorias
dourados

São Conrado e União estão na rota do fumacê nesta quinta-feira (14) – CGNotícias


 O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em dois bairros de Campo Grande, com o uso do serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV) – conhecido como Fumacê, nesta quinta-feira (14). 

As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) circularão das 16h às 22h pelas ruas dos seguintes bairros: São Conrado e União. 

Para uma maior eficácia do inseticida, é necessário que o morador abra portas e janelas, assim o veneno consegue atingir os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos. 

Os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, uma vez que tais atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário:





Veja a matéria completa!

Categorias
agro

EUA vendem 722,8 mil t da safra 2025/26, revela USDA








EUA vendem 722,8 mil t da safra 2025/26, revela USDA


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Gustavo Gómez faz gol e atinge marcas históricas na Libertadores


Nesta quinta-feira (14/8), Gustavo Gómez abriu o placar para o Palmeiras em goleada por 4 x 0 contra o Universitário, do Peru, e marcou pela 13ª vez na Libertadores. Com o feito, ele se igualou ao chileno Rubén Espinoza, campeão da Libertadores em 1991, com o Colo-Colo, do Chile, e se tornou o zagueiro com mais gols na história da competição.

3 imagensGustavo Gómez também se torna o terceiro maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores. O zagueiro superou Alex e Gustavo Scarpa, ambos campeões da competição com a equipe alviverdeGustavo Gómez marcou o primeiro gol do Palmeiras na partida contra o UniversitárioFechar modal.1 de 3

Gustavo Gómez se tornou o zagueiro com mais gols na história da Libertadores, empatado com o chileno Rubén Espinoza

Raul Sifuentes/Getty Images2 de 3

Gustavo Gómez também se torna o terceiro maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores. O zagueiro superou Alex e Gustavo Scarpa, ambos campeões da competição com a equipe alviverde

Cesar Greco/ Palmeiras3 de 3

Gustavo Gómez marcou o primeiro gol do Palmeiras na partida contra o Universitário

Raul Sifuentes/Getty Images

Leia também

Além da marca atingida, Gustavo Gómez se torna o terceiro maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores. O zagueiro superou Alex e Gustavo Scarpa, ambos campeões da competição com a equipe alviverde, e agora está atrás apenas de Raphael Veiga, com 20 gols, e Rony, com 23.

O gol de Gustavo Gómez saiu com apenas quatro minutos de jogo, Vitor Roque tabelou com Flaco López, invadiu a área e foi derrubado, pênalti para o Palmeiras. Na cobrança, o zagueiro paraguaio bateu cruzado, o goleiro do Universitário acertou o canto, mas não conseguiu evitar que a bola estufasse as redes.





Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Mutirão de castração para Dourados é solicitado por Lia Nogueira


A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao governador Eduardo Corrêa Riedel (PSDB), por intermédio do secretário de Saúde Maurício Simões Corrêa, e ao prefeito Marçal Filho (PSDB) a realização da Caravana de Castração de Pets em Dourados. A proposta tem como objetivo atender à demanda crescente por serviços públicos de castração de cães e gatos, medida considerada fundamental para o controle populacional, a promoção da saúde pública e o bem-estar animal, especialmente entre famílias de baixa renda.

Segundo a parlamentar, a implantação de um programa contínuo permitiria atender tanto a área urbana quanto comunidades indígenas, contribuindo para reduzir o abandono de animais e prevenir doenças. “Com um programa permanente, podemos atender tanto o centro urbano quanto os distritos e as comunidades indígenas, reduzindo o abandono e prevenindo doenças”, afirmou.
Embora não se tenha dados atualizados de 2025, o crescimento da população de pets acompanha tendência registrada em outras cidades do Estado, como Campo Grande, que registrou aumento de aproximadamente 40% entre 2015 e 2022.

Para Lia Nogueira, a caravana representa uma ação efetiva e educativa, capaz de alcançar a população que mais necessita e ampliar o acesso a serviços de prevenção. “É uma forma de promover saúde coletiva, fortalecendo as políticas públicas voltadas à causa animal”, reforçou.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Feira “Campo Grande em Ação” marca 12 mil encaminhamentos da Funsat – CGNotícias


Campo Grande celebrou nesta quinta-feira (14), durante a edição especial da “Feira Campo Grande em Ação – 126 anos de História e Trabalho”, um marco importante na geração de empregos da capital. A Fundação Social do Trabalho (Funsat), por meio do programa Emprega CG, alcançou a marca de 12 mil encaminhamentos em 2025, o que representa 60% do total registrado em todo o ano passado, mesmo com o calendário ainda em agosto.

O evento, realizado no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, foi mais que uma feira de serviços: transformou-se em um ponto de virada para centenas de trabalhadores. Uma das ações de destaque foi a certificação de 1.462 beneficiários do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), que participaram do Ciclo Anual de Palestras de Capacitação promovido pela Escola Funsat. A formação é parte complementar às 80 horas de qualificação obrigatória do programa.

Além da certificação, o Departamento de Educação Profissionalizante da Funsat, em parceria com o Senai-MS, orientou o público sobre novas matrículas e cursos de capacitação.

Emprego na hora: 1.600 vagas abertas

Durante 210 minutos de evento, 22 equipes de recrutamento ligadas a empresas parceiras da Funsat ofereceram 1.600 vagas de emprego, para 19 diferentes funções. O desafio era ousado: uma contratação a cada sete minutos.

Para muitos presentes, como Gabryel Rodrigues Além, de 26 anos, morador a apenas 400 metros do local, a oportunidade representou esperança. “Minha irmã falou para eu ficar de olho na televisão e no jornal, e foi assim que fiquei sabendo do balcão de empregos perto de mim. Estou há seis meses tentando, então, o que aparecer, estarei pronto, menos no que for relacionado a limpeza. Gostei que, além de virem aqui no bairro, também trouxeram as empresas”, disse o candidato, que não integra o Primt, mas aproveitou a chance.

A mesma motivação moveu Aparecida Pereira de Souza, de 66 anos, moradora do Centro da cidade. “Mesmo sendo aposentada, quero trabalhar, e agora no que gosto. Pelo fato de uma das minhas maiores paixões ser a culinária, vim concorrer a uma vaga de auxiliar de cozinha. Sei que com o apoio da Funsat terei mais chances, assim como os beneficiários do Primt, que ganharam um processo seletivo bem no dia de uma formatura. Um verdadeiro presente neste momento especial a eles”, afirmou.

Transformações reais com o Primt

As falas dos beneficiários do Primt revelam o impacto real do programa na vida dos participantes. Luciana Benedita Rodrigues Gomes, de 50 anos, moradora do Jardim Canguru, emocionou-se ao falar sobre sua evolução. “É uma pessoa antes e outra agora, depois de estar na Prefeitura, fazendo esses cursos, já com uma nova visão para o meu futuro. É um ótimo projeto do Poder Público e será muito importante para eu voltar ao Mercado de Trabalho novamente!”

Já Sebastião Aparecido Ribeiro, de 59 anos, que está prestes a renovar sua participação no programa, pontua o impacto psicológico e social. “Volta a autoestima, após tanto tempo sem um trabalho. E hoje posso ter a calma para olhar opções, me preparar melhor e ser visto de outra forma. Sei que é temporário, mas se não fosse o programa, eu não estaria bem hoje. Fui acolhido, tenho uma função para ajudar o Poder Público, e a Prefeitura tem alguém que realiza um serviço de manutenção que é necessário”, explica o morador do Nova Campo Grande, hoje pintor e eletricista.

Para Luciano de Abreu Souza, de 40 anos, do Distrito de Anhanduí, a certificação do Primt foi apenas parte de um evento ainda maior. “Uma feira cativante. Mostra reconhecimento por nós, como é na cobrança de se fazer os cursos ou nos incentivos nas palestras . O Primt serve para mudar de vida, esse é o meu objetivo. Quero aproveitar essa porta e ser melhor depois. Sempre oferecerem o emprego, em ações assim, lembram a gente desse compromisso do futuro. A Prefeitura acerta na maneira como tem organizado tudo.”

Arlene Barros, de 55 anos, moradora do Mata do Jacinto, acredita que o programa é mais do que uma chance profissional. “Não basta só entrar, precisa também aprender, saber que o programa é uma oportunidade a quem precisa. Antes de fazer parte, a pessoa está sem perspectiva, em dificuldades, porém, com todo apoio consegue uma virada. Força que é dada onde estiver trabalhando, do professor da sala de aula, de todos que acreditam na gente e fazem a gente acreditar que é possível vencer.”

Já Patrícia Rebeca Gomes de Oliveira, 28 anos, da Vila Nogueira, define o Primt como um verdadeiro processo de amadurecimento. “É uma condição de ser colaborativo, de ser parte de estruturas do Poder Público, mostrar com um trabalho o quanto há como viver uma nova fase. A palestra da capacitação diz muito disso, nos incentivou muito, e trouxe um sentimento que deve ser mantido em cada tarefa e cada projeção de amanhã.”

Resultados concretos

Como saldo direto da participação da Funsat na Feira, 110 pessoas foram indicadas para entrevistas de emprego, sendo que metade delas já foi contratada. Para o diretor-presidente da Fundação, João Henrique Lima Bezerra, o sucesso do evento reafirma o compromisso da Prefeitura em levar oportunidades a todos os bairros.

“Serviço que atende mais uma vez à disposição de captações em bairros, algo que se tornou rotina da Funsat neste ano. Só em 2025 foram 44 edições do Emprega CG, 29 em áreas fora da região central, mostrando que essa conexão entre empresas e o trabalhador que busca um trabalho pode ser cada vez maior. Principalmente se a qualificação profissional for peça-chave no processo.”

Com ações como essa, Campo Grande mostra que desenvolvimento social e geração de emprego caminham lado a lado, impulsionando histórias reais de superação, aprendizado e esperança.





Veja a matéria completa!

Categorias
agro

Viraliza vídeo de onça atacando bezerro em pasto de fazenda no Tocantins








Viraliza vídeo de onça atacando bezerro em pasto de fazenda no Tocantins


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Cuca elogia Reinier e mira decisões contra Godoy Cruz e Cruzeiro


O Atlético-MG venceu o Godoy Cruz por 2 x 1, de virada, nesta quinta-feira (14/8), na Arena MRV, em Belo Horizonte, no duelo de ida das oitavas de final da Sul-Americana. Após a partida, o técnico Cuca comentou sobre a sequência de jogos importantes do Atlético e mirou os próximos confrontos da equipe pelo Brasileirão e o clássico diante do Cruzeiro na Copa do Brasil.

“Não da para ter um time titular. O desgaste é muito grande de um jogo para o outro que você tem que ter 16, 17 jogadores titulares e ir usando todos eles conforme as necessidades para não estourar todo mundo. Então as vezes o jogador tá cansado, jogador tem que jogar fresco, e as vezes não esta com a condição ideal de jogo”, avaliou o treinador.

“A gente vai jogar contra o Grêmio daqui a 72 horas, vai decidir contra o Godoy no campo deles na semana que vem, que é menor. Depois encara o São Paulo no domingo e você vem para o primeiro mata-mata contra o Cruzeiro na outra semana. Então são todos os jogos difíceis, decisões e a gente está decidindo desde o mineiro, que voltamos dos EUA e não podíamos perder mais e a gente está decidindo, uma hora o emocional pesa também”, acrescentou.

1 de 6

Cuello marcou o primeiro do Galo na partida

Pedro Souza / Atlético

2 de 6

O atacante foi anulado na partida e pouco conseguiu criar

Pedro Souza / Atlético

3 de 6

Atlético venceu o Godoy Cruz

4 de 6

A partida de volta acontece na próxima quinta

5 de 6

A última vitória do Atlético em casa

6 de 6

O argentino Cuello atuou pelos 90 minutos

A partida marcou a estreia do reforço Reinier. O jogador chegou na capital mineira durante a semana e foi inscrito pelo Galo para o mata-mata da competição. Vestindo a camisa 18, o jogador entrou na partida aos 35 minutos do segundo tempo e precisou de pouco tempo para mostrar serviço com o novo clube.

Reinier recebeu um cruzamento do atacante Biel e escorou de peito para Hulk marcar o segundo do Atlético-MG na partida. Sobre a estreia do jogador, Cuca engradeceu o primeiro jogo:

“Quando você joga domingo e quarta, você não faz coletivo, se faz campo reduzido com quem não joga. Ele (Reinier) não fez coletivo, tinha quatro meses que não jogava. E a gente lançou ele no jogo na expectativa que ele poderia colaborar e ele fez. Ajudou no jogo aéreo, até na parte defensiva quando não tinha zagueiro, armou umas bolas e deu o passe de peito pro hulk fazer o gol”, declarou o treinador.

Ainda no mês de agosto, o Atlético-MG terá dois importantes jogos nos copas. A partida de volta diante do Godoy Cruz já acontece na próxima quinta-feira (21/8) e na outra semana, no dia 27/8, o Galo encara o rival Cruzeiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Nesse meio tempo, o time mineiro ainda terá dois jogos pelo Brasileirão, contra Grêmio e São Paulo, respectivamente.

Confira os melhores momentos da vitória do Atlético-MG diante do Godoy Cruz:





Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

LeiloDom destina mais de R$ 190 mil para projetos sociais apoiados pelo MPSocial


Em uma ação conjunta voltada ao fortalecimento de iniciativas sociais no município, a Associação LeiloDom reuniu-se nesta terça-feira (12) com o Promotor de Justiça Eduardo Fonticielha De Rose, no prédio das Promotorias de Justiça da comarca de Dourados, para oficializar a destinação de R$ 190.033,29 a dez entidades assistenciais da cidade.

Os recursos, provenientes de ações promovidas pela LeiloDom, serão aplicados em projetos sociais acompanhados pelo programa MPSocial, iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que visa fomentar ações de cidadania.

As entidades beneficiadas são: Associação Pestalozzi de Dourados, Ação Familiar Cristã, Casa da Esperança, Toca de Assis Irmãs, AJI – Ação dos Jovens Indígenas de Dourados, Casa Criança Feliz, Lar do Idoso, Dourados Paralímpico, CEIA e o Hospital do Amor de Dourados.

Os recursos serão destinados para a Casa Criança Feliz: aquisição de 12 jogos de mesas e cadeiras para as salas de atividades de crianças e adolescentes; Lar do Idoso: fornecimento de 870 pacotes de fraldas geriátricas; Associação Pestalozzi de Dourados: compra de materiais para reparos na estrutura física da instituição, que atualmente atende 175 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de seus familiares.

O MPSocial existe desde 2019, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre o MPMS e a sociedade civil por meio do apoio a projetos sociais que promovem cidadania, inclusão e desenvolvimento comunitário.

O programa atua na formalização de cadastros de ações e instituições sociais, viabilizando parcerias estratégicas e a destinação de recursos provenientes de medidas compensatórias, termos de ajustamento de conduta e eventos beneficentes.

Em Dourados, o MPSocial tem se destacado pela articulação com entidades locais e pela transparência na aplicação dos recursos, gerando impactos positivos em áreas como educação, saúde, assistência social e inclusão.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Prefeitura apresenta novas medidas de proteção a mulheres, com destaque para o aplicativo Proteja+Mulher – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande reafirmou nesta quinta-feira (14), durante encontro realizado na Governadoria, seu compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher, apresentando avanços e novas estratégias para ampliar a segurança e o acolhimento das vítimas. O destaque foi para o Proteja+Mulher, ferramenta tecnológica que integra a família de aplicativos Proteja+CG, desenvolvida pela Agência de Tecnologia e Inovação (Agetec) em parceria com a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) e outras pastas municipais.

O Botão da Vida é voltado exclusivamente ao atendimento de mulheres em situação de risco e funciona como um botão de emergência, acionado pelo celular. Ao ser utilizado, o sistema envia um alerta com geolocalização em tempo real para a central da Guarda Civil Metropolitana (GCM), permitindo o envio imediato da equipe mais próxima para o atendimento.

“Não basta acolher, é preciso oferecer meios rápidos e eficazes para salvar vidas. O Proteja+Mulher traz a tecnologia como aliada na proteção e é uma resposta concreta da Prefeitura para que nenhuma mulher fique sem amparo em momentos de perigo”, destacou a secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanari.

O encontro na Governadoria contou com a presença de representantes de toda a rede de proteção à mulher, incluindo Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande. Durante a coletiva, foram destacadas as iniciativas e resultados alcançados ao longo de 2025, como a ampliação e modernização do atendimento, fortalecimento de políticas públicas e execução de programas de prevenção e acolhimento. O evento reforçou a importância da atuação conjunta das instituições e a continuidade de esforços para garantir mais segurança e proteção às mulheres.

Além do aplicativo Proteja+Mulher, a SEMU também apresentou outras ações implementadas na Casa da Mulher Brasileira neste ano. Foram promovidas capacitações continuadas, com três treinamentos no primeiro semestre sobre Atendimento Humanizado e Diretrizes da Casa da Mulher Brasileira, voltados a servidores da unidade. Também foi criada a Ouvidoria da Mulher, um canal exclusivo para acolhimento de denúncias e demandas, que funciona pelo telefone (67) 2020-1283.

A Prefeitura reforçou ainda o setor psicossocial da Casa com a contratação de novas psicólogas e assistentes sociais, além de ampliar o atendimento especializado com a inclusão de psicopedagogas na equipe técnica. Outro avanço foi a expansão do Projeto Recomeçar Moradia, garantindo mais vagas de abrigo seguro e digno para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para a gestão municipal, a atuação integrada entre tecnologia, acolhimento e prevenção é fundamental para romper o ciclo da violência. “Campo Grande tem sido pioneira na rede de proteção às mulheres e vai seguir investindo para que a segurança seja cada vez mais acessível e eficiente”, concluiu Angélica Fontanari.

Primeira CMB do País

Desde sua inauguração, em 3 de fevereiro de 2015, a Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande vem sendo conduzida pela Prefeitura Municipal, que a partir deste ano passou a contar com uma gestão compartilhada com o Governo do Estado. Ao longo de uma década, a unidade pioneira no país se consolidou como referência nacional no acolhimento e proteção das mulheres, realizando mais de 1,7 milhão de atendimentos e recebendo cerca de 138 mil mulheres.

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande oferece atendimento integral às mulheres, com acolhimento psicossocial, alojamento temporário, brinquedoteca, central de transportes e serviços de autonomia econômica, como qualificação profissional e orientação financeira. A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana atua 24 horas, em articulação com a 3ª Vara de Violência Doméstica, monitorando medidas protetivas e atendendo chamados de emergência.

Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande recebeu neste mês de agosto o reconhecimento nacional pelo seu trabalho no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres. A equipe conquistou o 3º lugar no Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), graças à capacitação especializada promovida pelo Projeto Patrulha, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) .

O prêmio destaca a excelência no atendimento humanizado, ágil e eficaz da GCM, que atua 24 horas no monitoramento de medidas protetivas de urgência e no acolhimento de mulheres em situação de violência. A parceria da Prefeitura com o MPMS, por meio do Projeto Patrulha, capacitou mais de mil guardas municipais em legislação, direitos humanos, protocolos de abordagem e cumprimento de medidas protetivas.





Veja a matéria completa!

Categorias
agro

Brasil Soberano recebe elogios e sugestões de entidades industriais








Brasil Soberano recebe elogios e sugestões de entidades industriais



























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.