Na noite desta segunda-feira (25/8), o Flamengo venceu o Vitória por 8 x 0, no Maracanã e aplicou a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Porém, em meio a momentos de festa, um lado negativo chamou a atenção.
Aos 21 minutos da primeira etapa, em cobrança de escanteio do Flamengo, Alex Sandro foi lentamente caminhando até a beira do campo, conversou com Filipe Luis e foi para o banco, por lá, ele colocou gelo na panturrilha esquerda. Viña entrou em seu lugar.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
O Flamengo goleou o Vitória por 8 x 0, no Maracanã
Buda Mendes/Getty Images2 de 6
Pedro marcou três vezes no confronto contra o Vitória
Gilvan de Souza/Flamengo3 de 6
Samuel Lino marcou duas vezes
Gilvan de Souza/Flamengo4 de 6
Arrascaeta marcou o seu gol ainda no primeiro tempo
Ruano Carneiro/Getty Images5 de 6
Luiz Araújo fez o sexto gol da partida
Ruano Carneiro/Getty Images6 de 6
Bruno Henrique marcou o oitavo gol do Flamengo no jogo
Gilvan de Souza/Flamengo
Em nota, o Flamengo disse que o jogador sentiu dores na região e foi preservado, o time carioca não confirmou a presença de lesão. Alex Sandro foi convocado por Carlo Ancelotti nesta segunda-feira (25/8), para integrar a Seleção Brasileira em seus dois últimos compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
Na noite desta segunda-feira (25/8), o Flamengo venceu o Vitória por 8 x 0, no Maracanã, partida que encerrou a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marcou a maior vitória desta edição do Brasileirão, superando o 6 x 0 aplicado pelo Rubro-Negro contra o Juventude e do Vasco contra o Santos.
O Flamengo volta a campo no domingo (31/8), às 16h, contra o Grêmio, no Maracanã. A equipe é líder do campeonato com 46 pontos, quatro a mais do que o Palmeiras. No mesmo dia, o Vitória joga contra o Atlético-MG, às 18h30, no Barradão.
Três gols no primeiro tempo
Com apenas dois minutos de jogo, após o Vitória errar na saída de bola, o Flamengo fez boas trocas de passe, até que Arrascaeta achou Samuel Lino na parte esquerda, o ponta ajeitou e bateu cruzado para abrir o placar. Este seria o primeiro dos oito gols da equipe carioca na partida.
Após mais um erro na saída de jogo, a bola sobrou para jogadores do Rubro-Negro, chegou no pés de Arrascaeta, que de primeira passou para Pedro, o atacante driblou o defensor do Vitória e de cavadinha marcou o segundo gol do Flamengo na partida.
Ainda no primeiro tempo, o terceiro. Aos 34 minutos, o Flamengo foi tabelando até a bola chegar em Varella, o lateral cruzou para dentro da área e sobrou para Samuel Lino, o atacante passou para trás e de esquerda Arrascaeta ampliou.
Na segunda etapa, o placar se alargou. Aos dois do segundo tempo, Samuel Lino recebeu, deu belo passe para Pedro dentro da área, o atacante dominou e marcou o quarto gol do Flamengo no jogo. Três minutos depois, após boa troca de passes, Varela chegou na linha de fundo e passou para a segunda trave, onde Samuel Lino cabeceou e ampliou.
Aos nove, Samuel Lino deu uma caneta no defensor do Vitória, tocou para trás, Pedro não dominou e bola sobrou para Luiz Araújo marcar o sexto. Sete minutos depois, Samuel Lino tocou para Pedro dentro da área, o atacante deu um elástico em defensor do Vitória e de bico fez o sétimo gol da partida.
Aos 34 minutos do segundo tempo, Luiz Araújo cabeceou e bola pegou na mão de Ramon. Após revisão do arbitro no VAR, pênalti para o Flamengo. Na cobrança, Bruno Henrique bateu cruzado e marcou o oitavo gol. Em uma noite de amplo domínio do Rubro-Negro, o placar final ficou 8 x 0.
Uma jovem de 19 anos, moradora de Amambai, procurou a Delegacia de Polícia Civil no último fim de semana para denunciar o ex-namorado, também de 19 anos, pelo suposto vazamento de vídeos íntimos gravados durante o relacionamento.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima descobriu a existência de um perfil no Instagram que continha os vídeos. A jovem relatou que tomou conhecimento do caso após receber uma solicitação de amizade da conta suspeita.
Ela afirmou ainda que não é possível determinar quantas pessoas tiveram acesso ao conteúdo nem se houve compartilhamento ou captura de tela por parte dos seguidores da página.
A Polícia Civil de Amambai já iniciou as investigações para apurar a autoria e a responsabilidade do acusado. Caso seja comprovada a participação do ex-namorado, ele poderá responder criminalmente.
No Brasil, a divulgação de cenas de sexo, nudez ou pornografia sem o consentimento da vítima é considerada crime pelo Código Penal, passível de prisão e multa, conforme previsto no artigo 218-C, incluído pela Lei nº 13.718/2018, popularmente conhecida como Lei da Vingança Pornô.
Nesta semana, dias 27, 28 e 29 de agosto, A Unidade Móvel do Hospital de Amor estará presente em Itahum, distrito de Dourados, oferecendo exames preventivos gratuitos de mamografia para rastreamento do câncer de mama. O projeto tem apoio financeiro da Sicredi Centro-Sul MS/BA.
A Unidade Móvel do Hospital de Amor é um caminhão adaptado que conta com uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala para coleta do exame de Papanicolaou. Em 2024, o projeto realizou mais de 9 mil exames preventivos, resultando na detecção de 52 casos positivos para o câncer.
A presença da Unidade Móvel nos municípios da área de atuação da Cooperativa é uma realização da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (AApoiadores) e do Instituto de Prevenção de Dourados. Em Itahum, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Agraer, Secretaria de Estado de meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e Polícia Militar de MS.
A Sicredi Centro-Sul MS/BA contribui financeiramente para o funcionamento da Unidade Móvel do Hospital de Amor de Dourados, destinando 1% do seu resultado financeiro anual para essa iniciativa. Todos os repasses são aprovados pelos associados nas assembleias de núcleo. Entre 2020 e 2025, a Cooperativa já investiu quase R$ 10 milhões no projeto.
Neste ano, a Cooperativa dará um passo ainda maior: com a previsão da entrega do prédio do Hospital de Amor de Dourados. Localizado na avenida Guaicurus, o hospital oferecerá atendimento gratuito para câncer de mama, colo do útero e, futuramente, pele e boca. O investimento total na obra é de R$ 34 milhões, também aprovado pelos associados.
Confira as datas e horários de atendimento:
📍 Itahum – Em frente da Polícia Civil
🗓 27 de agosto – das 12h às 15h
🗓 28 de agosto – das 8h30 às 15h
🗓 29 de agosto – das 8h30 às 13h30h
Documentos necessários para o atendimento
Para realizar os exames, as mulheres devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os atendimentos acontecerão por ordem de chegada.
O que saber sobre a mamografia?
✔ Idade entre 40 a 49 anos, ter intervalo de 1 ano (entre um exame e outro)
✔ Idade entre 50 a 69 anos, ter intervalo de 2 anos (entre um exame e outro)
O treinador Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira, (25), sua lista de convocados para a Seleção Brasileira, para a reta final das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A convocação ocorreu na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O Brasil chega à última rodada na terceira colocação da tabela, com 25 pontos e com a vaga para o Mundial garantida após vencer o Paraguai. No dia 4 de setembro, a Seleção Brasileira recebe o Chile, às 21h30, no Maracanã. O último compromisso é contra a Bolívia no dia 9 de setembro, às 20h30, em El Alto.
Os convocados
Goleiros:
Alisson, Liverpool;
Bento, Al-Nassr;
Hugo Souza, Corinthians;
Defensores:
Alexsandro, Lille;
Alex Sandro, Flamengo;
Caio Henrique, Monaco;
Douglas Santos, Zenit;
Fabrício Bruno, Cruzeiro;
Gabriel Magalhães, Arsenal;
Marquinhos, PSG;
Vanderson, Monaco;
Wesley, Roma;
Meio-campistas:
Andrey Santos, Chelsea;
Bruno Guimarães, Newcastle;
Casemiro, Manchester Utd.;
Joelinton, Newcastle;
Lucas Paquetá, West Ham;
Atacantes:
Estêvão, Chelsea;
Gabriel Martinelli, Arsenal;
João Pedro, Chelsea;
Kaio Jorge, Cruzeiro;
Luiz Henrique, Zenit;
Matheus Cunha, Manchester Utd.;
Raphinha, Barcelona;
Richarlison, Tottenham;
A arte e a contribuição dos povos indígenas na formação da Capital foram o destaque da terceira edição do Festival da Cultura Indígena, realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Pelo menos 200 pessoas tiveram a oportunidade de conferir o artesanato e obras de arte das etnias Terena e Guarani.
Principal atração do Festival, o concurso Mister e Miss Indígena coroou Fernanda André, 15 anos, da comunidade Vivendas do Parque e Caíque Martins, 19, da comunidade Marçal de Souza, como os novos embaixadores da beleza indígena da Capital.
O concurso movimentou mais de dez comunidades indígenas da Capital, que levaram para a passarela, 17 meninas e dez meninos das etnias Terena e Kadiwéu que desfilaram com trajes de gala e típicos, com o propósito de incentivar a autoestima e o orgulho dos jovens indígenas de suas origens e identidade. Representante da etnia Terena, Caíque Martins chegou em Campo Grande vindo de São Paulo há um ano e meio e falou sobre a importância do concurso em promover o empoderamento dos jovens indígenas e dar visibilidade às suas lutas, valorizando suas raízes culturais.
“Não tenho família direta aqui, mas tenho amigos, meus parentes indígenas que me acolheram”, disse ele, que pretende usar o título para desmistificar estereótipos sobre os povos originários. “Eu posso ter esse alcance de ir às escolas, poder explicar como é realmente a vida na terra indígena, e mostrar a nossa realidade”, afirmou Caíque, que planeja cursar Ciências Sociais e trabalhar por sua comunidade. “Eu cresci na aldeia, mas eu aprendi a querer saber mais sobre o meu próprio povo, a querer aprender mais sobre todos os povos que existem no Brasil. São 300 povos e 274 línguas que precisam ter visibilidade”, destacou.
Emocionada e surpresa com o título, Fernanda André contou com a ajuda dos pais e do cacique da sua comunidade, Adolfo Fonseca Loureiro, para expressar o significado da faixa que recebeu. “É uma é uma menina guerreira, dedicada e estudiosa. Estamos muito orgulhosos”, disse o cacique.
Os pais, Sebastiana André e Edelson Oliveira da Silva, contam que apoiaram o sonho de Fernanda desde o início e não escondiam a satisfação em ver a filha desfilando. “Eu torci muito, mas confesso que acreditava que ela ia ganhar, sim. Ela sempre quis desfilar”, afirmou a mãe.
“Desde os 13 anos eu tinha uma vontade enorme de participar. Eu via as pessoas com o traje típico e achava lindo”, contou a estudante, que apesar da timidez inicial, criou coragem com o apoio da família.
Já a dupla Elika Xavier, do Núcleo Ceramista, e Diego Fialho, da comunidade Parava, ficaram em segundo lugar e receberam a faixa de Miss e Mister Simpatia.
Quebra de preconceitos
O evento reuniu líderes, gestores e representantes de diversas comunidades. O público ainda pôde prestigiar apresentações artísticas, como a tradicional dança SepuTerena. O festival, que faz parte das comemorações de 126 anos de Campo Grande, reforça a importância da cultura indígena para a identidade da cidade, um tema que a Procuradora e consultora da ONU Indígena, Samia Barbieri, destacou. “É muito importante. Agradeço muito a colaboração do nosso município, que se envolveu e tem se envolvido cada vez mais. Tenho visto muita evolução nos direitos humanos e na assistência aos povos indígenas”, afirmou, ressaltando o avanço na luta por direitos.
Representando a Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários do governo do Estado, o cacique Josias Jordão destacou que o fortalecimento cultural promovido pelo evento. “É fundamental manter viva a nossa cultura. Cada um que está aqui, cada liderança, cada jovem, está participando de um momento de fortalecimento de nossas raízes, por isso agradeço o empenho de todos que contribuíram para a realização do Festival”, pontuou.
A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, definiu o Festival como um marco para a quebra de preconceitos. “Tudo isso tem um significado. O significado da vida. Temos que preservar nossa ancestralidade, porque ela também é o futuro, nosso sangue, é a nossa raiz. Esse evento representa a quebra de preconceitos e a construção de pontes entre povos”, frisou
Para Priscilla Justi, superintendente de Política de Direitos Humanos da SAS, o evento é mais do que uma competição. “O Miss e Mister Indígena é um ato de reconhecimento, respeito e valorização das raízes que ajudaram a construir Campo Grande. É um momento para que todos nós possamos aprender, celebrar e fortalecer os laços com as culturas que fazem parte da nossa história”, destacou.