A Polícia Militar de Nova Itamarati registrou uma ocorrência de furto de veículo nesta terça-feira (30), que aponta para um caso de golpe conhecido popularmente como “Boa Noite Cinderela”. O crime teve como vítima um morador da Vila da Sede, que acordou desorientado e teve sua caminhonete levada.
O incidente começou na noite anterior, quando a vítima conheceu uma mulher em uma conveniência. Após ingerirem bebidas alcoólicas no local, o homem convidou a mulher para sua residência, onde continuaram bebendo.
O homem relatou no boletim de ocorrência que, depois de manter relações sexuais com a mulher, ele adormeceu por volta das 23h e só despertou às 9h30, sentindo-se desorientado.
A vítima suspeita que a cerveja que ingeriu tenha sido misturada a uma substância entorpecente, conhecida como “Boa Noite Cinderela”. Ao acordar, ele percebeu que sua caminhonete Fiat Toro prata, ano 2020, havia sido furtada, juntamente com dois aparelhos celulares.
O fato de não ter havido arrombamento e a porta da residência ter sido destrancada pelo lado interno, com a chave que estava na fechadura, levou a vítima a crer que sua acompanhante facilitou a ação criminosa.
A mulher, que ainda estava na casa no momento em que a Polícia Militar chegou, demonstrou extremo nervosismo, chegando a fumar vários cigarros continuamente na presença dos policiais.
Interrogada, a suspeita admitiu ter conversado anteriormente com um outro homem na conveniência, mencionando que a vítima possuía bens de alto valor, incluindo a caminhonete Fiat Toro.
A mulher foi encaminhada pela Polícia Militar de Nova Itamarati à delegacia para prestar esclarecimentos. O caso foi registrado como furto e segue sob investigação da Polícia Civil. A vítima se comprometeu a realizar exames laboratoriais para tentar comprovar a ingestão da substância entorpecente.
O navio-plataforma P-78, da Petrobras, chegou nesta terça-feira (30) ao Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Campos, a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela estatal.
A estrutura havia partido de Singapura, no Sudeste Asiático, no dia 13 de julho. O navio-plataforma é do modelo FPSO (Floating Production Storage and Offloading, em português, Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência), com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo, além de comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos (m³) de gás diários.
A P-78 será a sétima plataforma a produzir petróleo no Campo de Búzios, que, segundo a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, “superou a produção diária de 900 mil barris de petróleo”. Dessa forma, o novo FPSO poderá aumentar em até 20% a produção diária.
Além da P-78, operam em Búzios as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
Para antecipar o início da operação, o transporte da P-78 desde a Ásia contou com a tripulação brasileira já embarcada, o que adiantou procedimentos e treinamento da equipe. Isso permite antecipar o começo da produção em cerca de duas semanas.
A última vez que a Petrobras adotou a prática de transportar a tripulação foi em 1999.
Os próximos passos pré-operação são o serviço de ancoragem e de interligação da plataforma com os poços de petróleo, o que deve levar aproximadamente dois meses.
O casco da P-78 foi construído em estaleiros nas cidades Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul. Os blocos foram integrados na Coreia do Sul, antes de seguir para Singapura, onde houve a montagem dos módulos, incluindo um construído no estaleiro da Seatrium (antigo Brasfels), em Angra dos Reis, litoral fluminense.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor, a produção do pré-sal corresponde a cerca de 80% do total de petróleo e gás produzido no Brasil.
Descoberto em 2006, o pré-sal contribuiu para a soberania energética do Brasil, possibilitando que o país se mantivesse sem necessidade de importar óleo. Além da alta produtividade, os poços armazenam um óleo leve, considerado de excelente qualidade e com alto valor comercial.
O início da produção foi no campo de Jubarte, localizado na Bacia de Campos, litoral do Sudeste, em 2008. Ao lado da Bacia de Santos, é ali que se encontram os reservatórios, perfurados a uma profundidade de 5 mil a 7 mil metros.
O governo de São Paulo alerta a população sobre os principais sintomas relacionados à intoxicação por bebida adulterada com metanol. Em caso de sintomas como dores abdominais intensas, tontura e confusão mental, a orientação é buscar atendimento médico imediato. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.
A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até o óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustível, solventes e líquidos de limpeza.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.
O Estado de São Paulo possui três laboratórios, em Campinas, Botucatu e Ribeirão Preto, que realizam análise das coletas de sangue, urina e bebidas suspeitas de adulteração, cujos resultados são emitidos em até 1 hora.
10 imagens



Fechar modal.

Autoridades paulistas realizam operações contra a intoxicação por metanol em bebidas
Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo
Polícia de SP diz que investiga quatro casos de contaminação por metanol na capital e mais quatro na Grande SP
Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo
Getty Images
Metanol na bebida: SP registrou nove casos e duas mortes em 25 dias
Getty Images
Metanol: o que é substância em bebidas que matou duas pessoas em SP
Divulgação/Biodiesel Brasil/Agência Brasil
Metanol em bebida: após mortes, ministério faz alerta a hospitais
Reprodução/Governo
Estabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanol
William Cardoso/Metrópoles
Associação relaciona metanol usado em bebidas adulteradas ao PCC
Adobe Stock
Estabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanol
William Cardoso/Metrópoles
Estabelecimento nos Jardins é interditado pelas autoridades sanitárias após caso de intoxicação de bebidas com metanol
William Cardoso/Metrópoles
Para apoiar os profissionais de saúde no manejo e discussão de casos, o CVS disponibiliza os Centros de Assistência Toxicológica (CiaTox), que oferecem orientação técnica especializada. Os contatos estão disponíveis no portal da SES (www.saude.sp.gov.br).
Dados do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo informam que foram confirmados sete casos de intoxicação por metanol, com suspeita de consumo de bebida adulterada. Outros 15 casos seguem em investigação. Até agora, foram registrados cinco óbitos, sendo um confirmado na capital e quatro ainda em análise – três em São Paulo e um em São Bernardo do Campo. Quatro casos já foram descartados.
O vereador Franklin Schmalz (PT) levou à tribuna da Câmara Municipal de Dourados, na última segunda-feira (29), a denúncia de estudantes indígenas da Aldeia Bororó que enfrentam sérias dificuldades para chegar em casa após as aulas. O transporte dos acadêmicos, que estudam principalmente na UFGD e na UEMS, não entra na aldeia. Em alguns casos, os estudantes precisam caminhar até 5 quilômetros para chegar às suas residências, situação ainda mais grave para quem estuda no período noturno ou em dias de chuva e frio.
A demanda foi apresentada ao vereador por cerca de 30 acadêmicos, em reunião realizada no último sábado (29) no Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), com participação de lideranças da aldeia e do movimento universitário.
“Estamos falando de 30 a 40 estudantes que são deixados na rotatória antes de entrar na aldeia. Há relatos de jovens chegando em casa às duas horas da manhã, casos de assalto e mulheres caminhando sozinhas, com medo de perseguição. Isso é uma violação grave do direito ao acesso à educação”, destacou.
O vereador afirmou já ter solicitado reunião com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Juscelino Cabral, para tratar do problema, e cobrou providências da Prefeitura de Dourados, da própria Agetran e da Viação Dourados para que a linha que atende os estudantes seja ampliada e passe a entrar na Aldeia Bororó, como já ocorre em outras rotas.
“Queremos garantir dignidade, segurança e permanência na universidade. Sem transporte adequado, não há como falar em um futuro melhor para esses jovens, que buscam, através do estudo, melhores condições para suas famílias e comunidades”, completou Franklin.
A polêmica entre Ludmilla, Brunna Gonçalves, Gabriel David e Giobanna Lancellotti ganhou mais um capítulo na noite desta terça-feira (30/9). A cantora rebateu falas do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sobre um suposto comportamento dela com a esposa dele.
“Ah, Gabriel, me poupe De onde veio essa ideia? Eu não preciso pedir nada para ninguém, e se tiver algo a dizer, eu falo diretamente. A Brunna apenas se defendeu das mentiras que estão sendo espalhadas sobre ela”, disparou a artista.
6 imagens



Fechar modal.

Ludmilla, Gabriel David e Brunna Gonçalves.
Reprodução/Redes sociais.
Gabriel David e Brunna Gonçalves.
Reprodução/Redes sociais.
Gabriel David revela planos do casamento com Giovanna Lancellotti
Instagram/Reprodução
Brunna Gonçalves e Ludmilla.
Reprodução/Internet
Ludmilla
Reprodução/Internet.
Gabriel David
Reprodução/Instagram
Ela ainda ressaltou que a história tem “dois lados, duas versões”. “E vocês sabem muito bem como tudo aconteceu. Ninguém precisa aceitar mentiras, e quem fala também precisa estar pronto para ouvir. Eu não vivo de fofoca, vivo de música. Quem começou tudo isso, inclusive com pronunciamento sem pé nem cabeça, foram vocês. E se falar mais, vai ouvir daqui também”, finalizou.
Segundo o presidente de honra da Beija-Flor, Ludmilla não teria conversado com Lancelotti sobre não ter conseguido ir ao casamento deles por causa do nascimento de Zuri. A situação teria deixado a noiva chateada.
A equipe de Trânsito do 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã (MS) recuperou, na manhã desta terça-feira (30), um veículo com registro de furto ocorrido em Pernambuco. Três homens que estavam no automóvel foram detidos e levados à delegacia.
O veículo, um Volkswagen Polo de cor cinza e com placas de Recife (PE), havia sido furtado na manhã do mesmo dia. A informação foi repassada às equipes em serviço via Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), que alertou para o fato de o carro estar se deslocando em direção a Ponta Porã, passando pelo distrito de Sanga Puitã.
Localização e Abordagem na Avenida Brasil
Diante da comunicação de furto, os policiais montaram uma operação de fiscalização. O veículo foi rapidamente localizado na Avenida Brasil, próximo ao cruzamento com a Rua Digno Torres, acesso ao bairro Parque de Exposições.
No momento da abordagem, três homens estavam no carro, incluindo o condutor e outro que se identificou como o responsável pelo automóvel. Após a checagem, a restrição criminal do veículo foi confirmada.
Os ocupantes relataram aos policiais que o carro havia sido alugado em uma locadora no município de Petrolina (PE) e que estavam em viagem, com destino a Pedro Juan Caballero, no Paraguai, para realizar compras.
Os três indivíduos foram imediatamente conduzidos à Primeira Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, onde o veículo e a chave foram entregues para as devidas providências. O caso será investigado para esclarecer o envolvimento dos ocupantes no furto e o destino final do carro na fronteira.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon Carioca, notificou a Infraero e as companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que operam no Aeroporto Santos Dumont, devido ao grande número de reclamações relacionadas a atrasos e cancelamentos de voos, nesta terça-feira (30/9). O aeroporto ficou cerca de 14h sem funcionar por conta de um derramamento de óleo na pista.
O transtorno causou o cancelamento de ao menos 83 voos. Segundo o painel on-line de voos da Infraero, foram 35 voos cancelados que partiriam do Santos Dumont e 48 que chegariam ao aeroporto.
Segundo o Procon Carioca, equipes de fiscalização e atendimento do órgão estiveram no local e constataram filas extensas, desorganização generalizada e diversos relatos de passageiros que aguardavam atendimento há mais de cinco horas.
“O que presenciamos hoje no aeroporto Santos Dumont é um desrespeito inaceitável ao consumidor. Falta de informação, ausência de assistência e horas de espera não podem ser tratadas com tanto despreparo pelas companhias aéreas e pela administradora do aeroporto. O Procon Carioca está tomando todas as medidas legais para garantir que os responsáveis prestem contas e que os direitos dos passageiros sejam assegurados”, afirma João Pires, secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
As principais queixas envolvem a falta de informações claras sobre a interdição do aeroporto, além da ausência de assistência adequada aos consumidores como realocação em outros voos, acomodação, alimentação e reembolso. O Procon Carioca diz ter cobrado explicações imediatas das empresas.
Ao Metrópoles, a Infraero afirmou, através de nota, que todos os recursos disponíveis foram utilizados para liberação da pista no menor prazo possível. As companhias aéreas Gol e Latam informaram que clientes foram reacomodados sem custos em outros voos disponíveis, inclusive a partir do aeroporto do Galeão.
O impacto dos cancelamentos no aeroporto do Rio de Janeiro se estendeu a outros aeroportos, especialmente aqueles na rota Rio–São Paulo, uma das mais movimentadas do país. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registrou pelo menos 18 cancelamentos relacionados ao transtorno.
Além disso, voos com destino a Brasília também foram afetados, com cancelamentos e atrasos registrados.
O Aeroporto Santos Dumont voltou a funcionar normalmente por volta de 17h30. O vazamento de óleo hidráulico foi causado por um caminhão “desemborrachador” que era utilizado em manutenção preventiva na pista, por volta das 3h da madrugada desta terça.