Em partida realizada nesta sexta-feira (5/9), na Neo Química Arena, em São Paulo, o Los Angeles Chargers venceu o Kansas City Chiefs por 27 x 21 em primeiro jogo das equipes na nova temporada da NFL. O destaque do jogo foi o quarterback Justin Herbert com três passes para touchdown. Ele completou 25 dos 34 arremessos tentados e alcançou 318 jardas aéreas no confronto.
O Los Angeles Chargers volta a campo na segunda-feira (15/9) contra o Las Vegas Raiders, no Allegiant Stadium. Por sua vez, o Kansas City Chiefs enfrentará o Philadelphia Eagles, em sua casa, no Arrowhead Stadium, no domingo (14/9). O encontro será uma reedição do Super Bowl da temporada anterior.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Alexandre Schneider/Getty Images2 de 5
Buda Mendes/Getty Images3 de 5
Alexandre Schneider/Getty Images4 de 5
Buda Mendes/Getty Images5 de 5
Buda Mendes/Getty Images
Logo em sua primeira no campo ofensivo, os Chargers pontuaram. A equipe de Los Angeles tinham uma terceira descida para oito, mas devido falta da defesa do Kansas City Chiefs, o ataque ficou a três jardas da end zone. No ataque, Justin Herbert achou Quentin Johnston que segurou a bola oval para marcar o primeiro touchdown da equipe na nova temporada da NFL. O time de LA ainda converteu o seu chute e marcou o ponto extra.
Herbert to Quentin Johnston! Bolts strike first in São Paulo
KCvsLAC on YouTube https://t.co/JVXS9sMZhB pic.twitter.com/4dS5lR42xb
— NFL (@NFL) September 6, 2025
O segundo quarto ficou marcado pelos field goals, dois para cada time. Os do Los Angeles Chargers aconteceram nos extremos da partida, um no início e outro nos segundos finais. Cameron Dicker acertou um chute de 16 e outro de oito jardas para manter o time de LA na liderança do placar.
Por sua vez, os Chiefs pontuaram pela primeira vez no jogo com menos de cinco minutos para o final do segundo quarto. Mahomes foi derrubado e no chute pontuaram. Com apenas cinco segundos relógio, a equipe de Kansas conseguiu armar um chute e Harrison Butker acertou um longo field goal de 59 jardas.
Com os quatro field goals, o jogo foi para o intervalo com o placar de 13 x 6 para o Los Angeles Chargers.
Com 8:11 para o final do terceiro quarto, Patrick Mahomes fintou que ia passar duas vezes e correu até a end zone para marcar o primeiro touchdown dos Chiefs na partida. No ponto extra, Harrison Butker errou o chute e não conseguiu igualar o placar do jogo. No momento em que restavam menos de 40 segundos no relógio, Justin Herbert lançou para Keenan Allen no lado esquerdo da end zone e os Los Angeles Chargers abriram vantagem de oito pontos no jogo.
Com pouco menos de três minutos de quarto período, Patrick Mahomes lançou par Travis Kelce pouco depois da linha de 30 jardas, o tight end recebeu e correu até a end zone. Na sequência, a equipe de Kansas City tentou a conversão de dois pontos, mas sem sucesso.
Com cinco minutos restantes para o final do jogo, Justin Herbert acertou longo passe para Quentin Johnston, o camisa número um dos Chargers recebeu, passou de seu marcador e marcou touchdown para o time dos Los Angeles.
Já nos minutos finais do quarto período, Patrick Mahomes acertou passe de trás do meio do campo e achou seu companheiro na linha de sete jardas, o que colocou os Chiefs em posição de touchdown. Porém, o seu time errou por três vezes e a equipe de Kansas optou pelo chute e os seus três pontos. O Los Angeles Chargers souberam gastar o tempo e venceram a sua primeira partida na nova temporada da NFL.
Manaus recebeu nesta semana a câmara técnica ambiental da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), um encontro que integra as pré-agendas da Conferência das Partes (COP). O objetivo do evento é discutir e propor práticas sustentáveis para o melhor aproveitamento do patrimônio da União, respeitando diretrizes socioambientais e promovendo uma gestão mais democrática dos imóveis públicos.
A câmara técnica está elaborando uma política nacional de utilização sustentável dos imóveis da União, que deverá ser lançada em breve. A expectativa é que essa nova diretriz impacte positivamente a forma como os bens públicos são destinados, conciliando inclusão social, desenvolvimento e preservação ambiental.
Representando o Centro-Oeste, o superintendente da SPU em Mato Grosso do Sul, Tiago Botelho, destacou as ações desenvolvidas na região que buscam conciliar a ocupação dos bens da União com a preservação ambiental.
Um dos exemplos mencionados foi o Programa Imóvel da Gente, iniciativa que busca dar destinação social e ambientalmente responsável a imóveis da União. Para Botelho, a política tem potencial de impulsionar a proteção de áreas sensíveis ao transformar espaços subutilizados em instrumentos de preservação e desenvolvimento sustentável. “O Imóvel da Gente mostra que é possível alinhar inclusão social, regularização fundiária e proteção ambiental em uma mesma política pública”, ressaltou.
Segundo ele, a participação no encontro é uma oportunidade de dar visibilidade às práticas já implementadas no estado e de contribuir para a formulação de estratégias nacionais. “Estamos avançando em políticas que democratizam o acesso ao patrimônio da União, garantindo que esses imóveis cumpram sua função social sem abrir mão da preservação ambiental”, afirmou.
Botelho ressaltou ainda o papel estratégico da SPU/MS na proteção de três importantes biomas. “Nosso compromisso é fortalecer a proteção do Pantanal, do Cerrado e da Mata Atlântica. São patrimônios naturais do Brasil e do mundo que precisam estar no centro das políticas públicas”, disse.
O superintendente destacou que a articulação com os demais representantes regionais permite a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas. “A SPU tem um papel fundamental para mostrar que é possível conciliar desenvolvimento, uso racional do patrimônio e sustentabilidade. O Centro-Oeste tem muito a contribuir nesse debate”, concluiu.
O Metrópoles é finalista do Prêmio de Comunicação José Luiz Setúbal com a reportagem Doenças raras: famílias desabafam sobre falhas nas políticas públicas. Os veículos Folha de S.Paulo, Rádio Novelo e TV Globo também concorrem ao troféu final.
O trabalho foi escolhido como uma das cinco finalistas na categoria texto, que engloba produções impressas e on-line. A cerimônia de premiação será no próximo dia 10 de novembro, no Museu da Língua Portuguesa, no centro da cidade de São Paulo.
A reportagem mostra as dificuldades que famílias brasileiras enfrentam para cuidar de crianças com doenças raras. Os repórteres Deivid Souza e Giovana Alves e o fotógrafo Vinicius Schmidt contaram histórias a partir do ponto de vista das mães que lidam com a falta de suporte do estado para as crianças. A equipe levantou dados e questionou autoridades sobre políticas públicas existentes.
A matéria foi coordenada pelos editores de texto Almiro Marcos (Brasil) e Érica Montenegro (Especiais). A equipe de Arte, composta por Gui Prímola e Carla Sena, criou um layout diferenciado que valorizasse a informação por meio de uma apresentação visual rica em elementos gráficos aplicados de maneira fluída.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Anne Priscila e o filho Noah, diagnosticado com epidermólise bolhosa
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 5
Josiane Eusébio e o filho Benjamin Natanael, diagnosticado com epidermólise bolhosa
3 de 5
Marina Alves de Noronha e o filho André
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 5
A filha de Marcelo Aro, Maria, tem diagnóstico de Cornélia de Lange
Arquivo Pessoal5 de 5
Beatriz foi diagnosticada no ano passado com síndrome de Rett
Arquivo Pessoal
O Metrópoles volta a ser destaque no Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Em 2022, a reportagem Pelo Direito de Ser levou o prêmio máximo também na categoria Texto.
Prestes a completar 10 anos de existência, o Metrópoles acumula prêmios nacionais e internacionais de excelência.
Neste ano, a série de reportagens Farra do INSS, de autoria do diretor da sucursal de SP, Fabio Leite, e do repórter Luiz Vassallo, recebeu menção honrosa na categoria Jornalismo em Profundidade da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
Também em 2025, a reportagem Baixada Sangrenta, produzida pelos repórteres Renan Porto e William Cardoso, foi eleita como um dos 10 melhores trabalhos jornalísticos multimídia da 13ª edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, concurso organizado pela Fundação Gabo, da Colômbia.
Na última edição do Prêmio CNT (2024), o Metrópoles ganhou dois troféus por materiais produzidos pela equipe. A reportagem O Outro Lado do Paraíso venceu a categoria Webjornalismo, e o podcast Levando Esperança venceu como Melhor Áudio.
Uma liminar da Justiça de São Gabriel do Oeste suspendeu a contratação de uma empresa de bebidas para a 29ª Festa do Leitão no Rolete. A decisão, assinada pelo juiz Marcos Abreu Magalhães, impede a prefeitura de dar prosseguimento a um processo emergencial de contratação que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 5 de setembro.
A suspensão foi motivada por um mandado de segurança impetrado pela empresa Morena Estrutura para Eventos Ltda, que havia apresentado a melhor proposta no primeiro certame licitatório, realizado no dia 29 de agosto. No pregão, a Morena ofereceu repassar 30,7% da receita bruta da venda de bebidas ao Fundo de Investimentos Culturais de São Gabriel do Oeste, superando a segunda colocada, que ofertou 30,5%.
A confusão começou quando a empresa Morena foi desclassificada por não apresentar uma certidão exigida. A empresa alega que a legislação permite que o documento seja apresentado até a assinatura do contrato e, por isso, solicitou um prazo para regularizar a pendência.
Após a inabilitação da Morena e a análise de seus recursos, a pregoeira da licitação chamou a segunda colocada, que também não conseguiu apresentar a documentação necessária. Com o impasse, o pregão foi declarado “fracassado”.
Diante da urgência do evento, a prefeitura iniciou um novo processo de licitação, desta vez de forma emergencial. A empresa que venceu esta nova disputa ofertou repassar apenas 7% da receita de vendas, um valor significativamente menor do que os 30,7% propostos pela Morena no processo original.
A decisão judicial que saiu na tarde desta sexta-feira (5), é o resultado de uma Mandado de Segurança apresentado pelo advogado Alexandre Oliveira. “Com a anulação vai aguardar o julgamento do recurso da empresa que venceu de forma legitima a licitação”, disse o advogado. As partes já foram notificadas e estão sabendo da decisão.
A Festa do Leitão no Rolete está marcada para os dias 13 e 14 de setembro, e medidas urgentes precisarão ser tomadas para garantir o fornecimento de bebidas no evento. A empresa Morena aguarda sua reabilitação no processo licitatório, enquanto a administração pública enfrenta questionamentos sobre a eficiência e a transparência do processo.
A Prefeitura Municipal de Taquarussu, promoveu através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, um Ato Cívico realizado na tarde desta sexta-feira (05), no Ginásio de Esportes Flávio Derzi.
O evento foi realizado em alusão a Semana da Pátria que celebra a independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, o ato contou com apresentações culturais com os alunos da Rede Municipal de Ensino e da Banda Marcial Jesus Ferreira Neves.
“É com grande alegria que nos reunimos para esse Ato Cívico tão importante, com a presença especial dos nossos alunos e de toda comunidade escolar. É uma oportunidade de lembrar o valor do patriotismo, da cidadania, da democracia, da união, do respeito e do amor pela nossa pátria. O civismo nos ensina a cuidar do lugar onde vivemos, a valorizar a nossa história e a trabalhar juntos por um futuro melhor. Ver nossas crianças e jovens participando ativamente nos enche de esperança. São vocês que vão continuar construindo uma cidade e um país cada vez mais justos e mais solidário”. Disse o Prefeito Clóvis do Banco, durante sua fala.
O vereador José Roberto Soares, o Secretário de Administração Geral Fernando Pigari, o Secretário de Educação, Cultura e Esportes Daniel Berto, o Secretário de Obras Erivaldo Andrade, o Secretário de Comunicação Edson da Rádio, o Comandante do 2° GPM de Taquarussu, Subtenente Marcos Vinícius da Costa Masias e a Policial Aritana Osti representando a Polícia Civil compareceram para prestigiar o evento.
Com a pista central do Parque Assis Brasil ainda encharcada e sob chuva da manhã da sexta-feira (5/9), o tradicional Desfile dos Grandes Campeões da 48ª Expointer superou o barro e o tempo adverso com emoção e estilo. O público acompanhou a apresentação de 136 animais premiados — dois exemplares, macho e fêmea, de cada raça —, além de atrações artísticas de música e dança, e da participação dos vencedores do 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar.
O momento foi de celebração da diversidade genética e da excelência da produção agropecuária gaúcha. Antes mesmo da entrada dos animais, o espetáculo foi aberto pela Cia Ayuni, de Jaguarão (SC), composta por 13 bailarinas de 13 a 17 anos. Elas emocionaram o público com a coreografia “Contraponto” e encerraram a apresentação com uma adaptação da dança “Meu Rio Grande, Meu Lar”. A apresentação, que durou cerca de oito minutos, homenageou as origens das mulheres fronteiriças e seu vínculo com a terra.
Entre as jovens artistas estava Lívia, 13 anos. Na plateia, os pais, Vitor e Luciane Martins, e o irmão João Marco, de cinco anos, vibraram durante a performance. “A emoção de estar aqui supera qualquer barro e chuva”, contou a mãe. O pai completou: “A gente chegou cedo e veio direto para a pista. Depois do desfile, vamos conhecer o Parque.”
A Cavalaria da Brigada Militar, representada pelo 4º Regimento de Polícia Montada – Regimento Bento Gonçalves, também abrilhantou a apresentação, reforçando a tradição do desfile.
O momento mais aguardado da cerimônia foi o desfile dos grandes campeões da Expointer, apresentado pelo diretor administrativo do Parque Assis Brasil, Éder de Azevedo. O espetáculo dos animais teve início com a entrada dos ovinos, estrelas da primeira parte da apresentação, que imprimiram ao desfile um clima de elegância e tradição.
Na sequência, passaram pela pista central os caprinos, seguidos pelos bovinos de leite e de corte, cada qual exibindo a força genética e a qualidade da produção pecuária gaúcha. O encerramento ficou a cargo dos equinos, que encantaram o público com sua beleza, imponência e a forte ligação com a cultura gaúcha.
A surpresa da manhã foi a participação de Valente, o boi que se tornou símbolo de resiliência e inovação na medicina veterinária. Resgatado após a enchente que atingiu o Vale do Taquari em 2023, o animal de 450 quilos sofreu uma fratura grave e passou por uma cirurgia inédita, na qual recebeu uma prótese adaptada.
O produtor Marcelo Scherer, de Restinga Seca, que questão de acompanhar toda a programação, se emocionou com a cena. Criador de gado de corte, destacou a importância do evento como inspiração para o campo e ficou tocado ao ver a entrada do boi Valente.
“É positivo demonstrar isso, após a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Mostrar um animal que sobreviveu a tudo isso é quase um milagre. Nós também tivemos perdas, como tantos outros, e ver o Valente na pista é inspirador”, relatou.
O procedimento para a implantação da prótese no boi Valente, considerado raro em animais de grande porte, foi resultado de um trabalho conjunto entre especialistas em medicina veterinária, fisioterapia, engenharia e outros profissionais, coordenados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Dois ônibus trouxeram 80 estudantes e professores de veterinária para acompanhar a participação de Valente na Expointer, que arrancou aplausos calorosos do público ao entrar na pista.
“Foi único, emocionante. Voltamos para casa com ainda mais orgulho da nossa profissão. Saber que é possível dar uma nova chance a animais que passaram por situações tão graves é uma inspiração”, afirmou a estudante de veterinária Jéssica Fracanábia.
Após dois anos de adaptação, Valente vive com saúde e mobilidade adequadas. Sua recuperação representa não apenas um avanço científico, mas também um marco na busca pelo bem-estar animal, abrindo caminho para novas possibilidades de reabilitação.
Além da genética animal, da arte e das homenagens, o desfile também destacou os vencedores do 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, considerado o “Oscar” do setor. Ao todo, 232 produtos foram avaliados em 16 categorias, ressaltando a diversidade, a qualidade e a tradição da produção rural gaúcha.
Os três primeiros colocados receberam placas e certificados. Pelo terceiro ano consecutivo, os vencedores da agricultura familiar desfilaram lado a lado com os grandes campeões da pecuária, reforçando a integração entre o agronegócio e a produção artesanal.
Fonte: Expointer
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Pesquisadores descobriram que o fragmento do asteroide Ryugu, trazido para a Terra em 2020, é feito de hidratado de fosfato de amônio e magnésio (HAMP, na sigla em inglês), mineral nunca visto no planeta. Os dois grãos de rocha do objeto foram coletados através da missão japonesa Hayabusa2.
A descoberta foi liderada pelo geocientista Paul Northrup, da Universidade Stony Brook, em parceria com o Laboratório Nacional de Brookhaven (BNL, na sigla em inglês), ambas nos Estados Unidos. O estudo com os resultados foi publicado na revista científica Geosciences.
Cada grão vem de partes diferentes do asteroide, sendo um da superfície e outro do interior. Como os registros geoquímicos do início do Sistema Solar já foram apagados do nosso planeta, a descoberta pode revelar pistas sobre o começo do local onde nosso planeta habita.
“Aqui relatamos a descoberta de uma classe peculiar de grãos, de até algumas centenas de micrômetros de tamanho, que têm uma composição rica em hidratado de fosfato de amônio e magnésio. Suas propriedades químicas e físicas específicas apontam para uma origem no Sistema Solar externo’”, escreveram os autores do estudo no artigo publicado.
Os cientistas norte-americanos utilizaram duas técnicas de imagens por fluorescência e espectroscopia de absorção de raios-X para avaliar os grãos do asteroide. A estratégia revelou uma diversidade de minerais e compostos no objeto espacial. Foram identificados materiais como selênio, manganês, ferro, enxofre, fósforo e cálcio.
O fósforo foi achado no asteroide de duas formas: a comum, presente em dentes e ossos, e um raro mineral de fosfeto não encontrado em nosso planeta. Posteriormente, identificado como hidratado de fosfato de amônio e magnésio (HAMP).
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Após mais de quatro anos de obras, o Aeroporto de Dourados está pronto para reabrir suas portas e retomar as operações de voos comerciais. O primeiro voo está agendado para a próxima segunda-feira, 8 de setembro, com a chegada de uma aeronave da Latam vinda de Guarulhos (SP). A retomada marca um novo capítulo para a aviação regional e é vista com grande otimismo por toda a Grande Dourados.
O aeroporto permaneceu fechado desde março de 2023 para uma completa reforma e ampliação. As obras incluíram a modernização e o aumento da pista de pouso e decolagem, a construção de um novo terminal de passageiros e a instalação de novos equipamentos de segurança. A reforma foi essencial para que o aeroporto pudesse atender a um volume maior de passageiros e receber aeronaves de maior porte.
A volta dos voos é um passo crucial para o desenvolvimento econômico da região. Com a retomada das operações da Latam, o aeroporto fortalece sua posição como um importante hub regional, o que pode atrair novas companhias aéreas. Há a expectativa de que empresas como a Azul e a Gol também possam voltar a operar na rota de Dourados, ampliando as opções de voos para os passageiros.
A operação da Latam Linhas Aéreas terá três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35.
A reabertura não apenas facilita a vida de moradores e empresários, mas também impulsiona o turismo e a economia local, reforçando a conexão de Dourados com os grandes centros do país.