Categorias
agro

Conheça o bicampeão Percheron, com quase 1.000 kg e título de cavalo mais pesado da Expointer — CompreRural








Conheça o bicampeão Percheron, com quase 1.000 kg e título de cavalo mais pesado da Expointer — CompreRural



























Cookies & Política de privacidade





Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Lula usa X para reforçar discurso sobre soberania após 7 de setembro


Depois de um feriado de 7 de Setembro marcado pelo “Brasil Soberano”, por parte do Governo Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para reforçar o discurso. No X, Lula escreveu: “O Brasil tem lado. O do povo brasileiro”.

“Neste 7 de Setembro, reafirmamos nosso compromisso com um Brasil soberano e independente. Um Brasil que respeita seu povo e honra sua bandeira”, completou. No post, o texto é seguido por uma série de publicações sobre o conceito de soberania, entre eles “o poder de decidir nosso futuro” e “colocar o povo no centro das decisões”.

O primeiro ato do presidente para este 7 de Setembro foi um discurso veiculado na noite desse sábado (6/7). “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro. Mantemos relações amigáveis com todos os países, mas não aceitaremos ordens de quem quer que seja. O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”, declarou.

Na manhã deste domingo (7/9), o presidente esteve no desfile cívico-militar para a Independência, que foi dividido em três eixos temáticos: dois deles intitulados Brasil dos Brasileiros e Brasil do Futuro e o terceiro sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).

A bordo do tradicional Rolls Royce e ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, Lula atravessou a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao todo, 30 ministros de Estado e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acompanharam a cerimônia.

1 de 8

Lula e Janja no desfile do 7 de Setembro de 2025

Foto: TV Brasil/Reprodução

2 de 8HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
3 de 8HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
4 de 8

O desfile do 7 de setembro deste ano é o penúltimo do atual mandato de Lula

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

5 de 8HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
6 de 8HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
7 de 8

Forças armadas marcaram presença no desfile cívico-militar do 7 de Setembro em Brasília

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

8 de 8

Desfile cívico-militar do 7 de Setembro em Brasília

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

Nenhum dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) compareceu. Ausências de Fernando Haddad, da Fazenda – que está em São Paulo -, e do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União), também foram sentidas.

O Palácio do Planalto estimou um público de 45 mil pessoas no evento, número superior ao do ano de 2024, que foi de 30 mil.

O esquema de segurança contou com o reforço de policiamento em toda a região central e a atuação de tropas especializadas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Não foram registradas ocorrências nem durante o desfile de 7 de Setembro nem nas manifestações realizadas neste domingo.

Atos pró-Bolsonaro

Do outro lado, o ato pró-Bolsonaro, realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, durante a tarde, conseguiu ser maior que o da esquerda, que aconteceu bem próximo, na Praça da República (SP).

De acordo com o Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common, 42, 2 mil pessoas foram ao protesto bolsonarista enquanto 8,8 mil estiveram no ato de esquerda.

O ato defendeu, principalmente, a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro, que livraria também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de uma possível condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma semana decisiva no julgamento de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado — que pode terminar com a condenação do núcleo principal da suposta trama golpista –, os números pressionam e funcionam como termômetros.

Com o slogan “Reaja Brasil”, essa foi a primeira manifestação desde a decretação da prisão domiciliar de Bolsonaro e marca o protagonismo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na articulação política pela anistia no Congresso Nacional.

No palanque, Tarcísio criticou a delação do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordem de Bolsonaro, e, pela primeira vez, chamou o ministro Alexandre de Moraes de “tirano”. “Por que vocês estão gritando isso [fora, Moraes]? Talvez porque ninguém aguenta mais a tirania do ministro Moraes”, disse.

1 de 11

Tarcísio de Freitas na Avenida Paulista

Danilo M. Yoshioka/Metrópoles

2 de 11

Valdemar da Costa Neto, Silas Malafaia e Tarcísio de Freitas conversam durante manifestação bolsonarista na Avenida Paulista

Sam Pancher/Metrópoles

3 de 11

Pastor Silas Malafaia em ato na Avenida Paulista

Danilo M. Yoshioka

4 de 11

Michelle Bolsonaro e Silas Malafaia em manifestação na Avenida Paulista

Valentina Moreira/Metrópoles

5 de 11

Silas Malafaia canta o hino nacional na Avenida Paulista

Danilo M. Yoshioka/Metrópoles

6 de 11

Michelle Bolsonaro se emociona e chora em ato na Avenida Paulista

Danilo M. Yoshioka/Metrópoles

7 de 11

Manifestantes de direita foram às ruas no Rio de Janeiro

Tércio Teixeira/Metrópoles — @tercioteixeira1

8 de 11

Copacana foi um dos locais escolhidos para manifestações da direita

Tércio Teixeira/Metrópoles — @tercioteixeira1

9 de 11

Apoiadores de Jair Bolsonaro pedem anistia em ato no Rio de JANEIRO

Tércio Teixeira/Metrópoles — @tercioteixeira1

10 de 11

Bandeiras dos Estados Unidos se misturaram à bandeiras do Brasil em manifestações da direita em Brasília

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

11 de 11Tércio Teixeira/Metrópoles — @tercioteixeira1

O principal organizador da manifestação bolsonarista deste domingo, o pastor Silas Malafaia também atacou, mais uma vez, Alexandre de Moraes, chamando o ministro do STF de “ditador de toga”, e elogiou a atuação de Tarcísio na articulação política pela anistia, afirmando que o governador se tornou um “leão” na defesa do projeto.

Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) discursou em meio a lágrimas na Avenida Paulista. Ela começou a chorar ainda durante a fala do pastor Silas Malafaia, pediu desculpas e disse que Bolsonaro está “amordaçado dentro de casa”.

Ainda na Avenida Paulista, uma bandeira gigante dos Estados Unidos (EUA) foi erguida por bolsonaristas.

Em publicação no X, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), autoexilado no país norte-americano desde março, disse que a bandeira é um “protesto pela liberdade”, contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de um “agradecimento” ao presidente dos EUA, Donald Trump, por “trabalhar para consertar a bagunça deixada por seus antecessores”.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Cacique de aldeia é assassinado a facadas após briga em bar em Dourados


Cacique da Aldeia Jaguapiru identificado como Idalino Rossate Medina, de 40 anos, morreu após ser esfaqueado em briga de bar noite deste sábado (6/9), em Dourados. Na confusão, outro rapaz foi baleado pelo irmão do indígena, horas depois. 

Segundo informações do boletim de ocorrência, Idalino estava no estabelecimeto por volta das 19h30, quando começou a discutir com Rosa Maria Samaniego Barbosa, que por sua vez, estava com o marido Junior Veras, e com o irmão Marcio Barbosa Samaniego. O motivo da briga ainda é desconhecido. 

Testemunhas relataram que todos estavam ingerindo bebidas alcoólicas quando a discussão começou, até que, em um dado momento, Idalino passou a ser agredido pelos três. Outros presentes que estavam no local tentaram conter o trio, porém, sem sucesso.

O cacique, ainda conforme o registro policial, tentou escapar das agressões, mas não conseguiu e foi atingido por diversos golpes de faca na cabeça, no rosto e no abdômen. Os suspeitos fugiram e Idalino foi socorrido e levado ao HV (Hospital da Vida), onde a PM (Polícia Militar) foi acionada pela equipe médica.

Na manhã de hoje, ele não resistiu aos ferimentos.

Ao saber do crime na noite de ontem, Everton Medina Rossate, irmão de Idalino, foi até a casa de Junior e atirou contra o rapaz. Em seguida, ele foi embora e o jovem também foi socorrido com ferimento no peito e o caso foi registrado como tentativa de homicídio.



Veja a Matéria completa!

Categorias
agro

por que a vermifugação errada trava o ganho de peso








Verme no gado: por que a vermifugação errada trava o ganho de peso


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Líder do PT comenta eleições na Argentina: “Mileísmo derrotado”


O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), comentou neste domingo (7/9) as eleições da Argentina, onde o partido do presidente, Javier Milei, perdeu em seis das oito regiões eleitorais. Os resultados mostram que o partido peronista ainda tem influência e o líder enfrenta resistência nos principais centros urbanos.

“Milei prometeu ‘colocar o último prego no caixão do peronismo’, mas quem saiu derrotado foi o mileísmo. Nas eleições legislativas, o peronismo venceu com quase 20 pontos de vantagem em Buenos Aires, província que concentra metade do eleitorado argentino. Foi uma surra eleitoral que mostrou que o ultraliberalismo perdeu o respaldo das urnas”, escreveu em sua página no X (ex-Twitter).

Com mais de 84% das seções apuradas, o partido peronista lidera com 53,81% dos votos, enquanto o partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), obteve 28,6%. Outros partidos somaram menos de 6% cada, incluindo Somos, de esquerda, e pequenas siglas como Potencia e Unión Libertad.

A eleição provincial realizada neste 7 de setembro ocorreu na província de Buenos Aires, a mais populosa da Argentina, que concentra mais de 37% do eleitorado do país. Diferente da capital federal, que é autônoma, a província inclui tanto a cidade de Buenos Aires quanto o conurbano bonaerense, a extensa área metropolitana ao redor da capital, composta por municípios estratégicos e altamente populosos.

Para o petista, a “derrota” de Milei em Buenos Aires é o “começo do fim de um ciclo”. “A miséria falou mais alto do que as micagens e os dogmas de Chicago. O povo argentino começou a dizer: basta!”, declarou.

Milei é aliado do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), que chegou a pedir asilo político ao argentino.

O documento, de acordo com o relatório da Polícia Federal (PF) sobre a investigação, foi encontrado pelos investigadores no celular de Bolsonaro apreendido por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Homem é morto pela PM após ameaçar seguranças ao ser retirado de festa


José Marlos de Sobral Ladislau, de 27 anos, morreu na madrugada deste domingo (7/9), após reagir abordagem da PM (Polícia Militar) e ser baleado, por volta de 1h, em Nova Alvorada do Sul. Tudo começou quando ele foi retirado de uma festa que acontecia na Avenida 27 de Outubro, e ameaçou os seguranças do local, dizendo que voltaria para se vingar. 

Conforme a polícia, os agentes iniciaram as rondas pela região e conseguiram encontrar o rapaz na Rua Wagner Noelcio de Souza Ortega. Quando viu a equipe, ele tentou correr em direção à Avenida Antônio Stradiotti e qaundo a equipe tentou fazer a abordagem, viu que José estava armado.

O jovem tentou atirar contra os policiais, mas acabou sendo atingido por disparos. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal, no entanto, morreu antes de chegar à unidade de saúde.

Os PMs encontraram com José Marlos um revólver calibre 32 com cinco munições intactas e uma porção de nove gramas de maconha. Além disso, o rapaz já era um velho conhecido no meio policial por ter 11 registros e passagens.



Veja a Matéria completa!

Categorias
agro

Ciclone traz chuva de 60mm e ventos de 70 km/h; veja a previsão do tempo da semana — CompreRural








ALERTA: Ciclone traz chuva de 60mm e ventos de 70 km/h; veja a previsão do tempo da semana — CompreRural



























Cookies & Política de privacidade





Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Filho de Arlindo Cruz cobra transparência na partilha de bens


Kauan Felipe Vieira, filho de Arlindo Cruz (1958-2025), concedeu uma entrevista ao Domingo Espetacular neste domingo (7/9), abordando um tema delicado.

Quase um mês após a morte do sambista, Kauan afirmou estar sendo excluído das conversas sobre a partilha da herança deixada pelo pai, que faleceu em decorrência de complicações causadas por um AVC sofrido em 2017.

Arlindo Cruz era casado com a empresária Babi Cruz, com quem teve dois filhos: Arlindinho e Flora Cruz. Já Kauan é fruto de um relacionamento extraconjugal do cantor.

Relembrou teste de paternidade

Durante a entrevista, ele relembrou quando o pai reconheceu a paternidade: “Por volta de 2001 minha mãe entrou com processo de alimentos para fazer reconhecimento de paternidade, teve o teste de DNA, que é a primeira memória que eu tenho. Eu tinha por volta dos 14 anos”.

O herdeiro disse ainda que não tem acesso às informações financeiras do pai: “A gente está esperando prestação de contas. Nunca tive acesso a nada. Nenhuma informação”.

Herança de R$ 30 milhões

Segundo levantamento do Domingo Espetacular, a herança de Arlindo Cruz pode chegar a R$ 30 milhões. O advogado de Kauan, Wellington Alexandrino, destacou a necessidade de realização da partilha.

Kauan contou que buscou se informar sobre o legado do pai, mas encontrou dificuldades: “Em questão do legado do meu pai, eu procurei me inteirar mais, pedi para entrar no processo para saber como que era a situação, o que estava acontecendo. Não dá para saber tudo pela internet e eu não tenho uma proximidade tão grande a ponto deles falarem abertamente para mim”.

Babi Cruz administrava os bens

A reportagem também lembrou que o sambista deixou mais de 800 composições, que devem garantir lucros milionários aos herdeiros.

Desde 2017, após o AVC, Babi Cruz atuava como tutora legal dos bens do artista, com uma procuração que lhe dava autonomia para administrar as contas bancárias e custear os tratamentos médicos.

Contudo, segundo a advogada Letícia Peres, ouvida pelo programa, o documento perdeu validade após a morte do cantor.

“Tudo que ela fizer e receber em termos de receita desse acervo do Arlindo, ele necessariamente tem que ser depositado em juízo”, explicou uma especialista em direito autoral.

1 de 7

Saiba detalhes da despedida de Arlindo Cruz

Instagram/Reprodução

2 de 7

Arlindo Cruz morreu aos 66 anos

Twitter/Reprodução

3 de 7

Morre o cantor Arlindo Cruz

Reprodução/Instagram

4 de 7

O cantor Arlindo Cruz.

Reprodução/Internet

5 de 7

Arlindo Cruz

Reprodução / Instagram

6 de 7

Arlindo Cruz é um dos maiores sambistas brasileiros

Reprodução/Redes sociais

7 de 7

Arlindo Cruz

Divulgação

Soube pela mídia

Kauan disse ter tomado conhecimento da partilha pela mídia: “A questão da partilha eu fiquei sabendo pela mídia, mas eu entrei em contato com meu irmão e a gente está conversando, os advogados estão conversando para resolver da melhor forma”.

O advogado de Kauan reforçou: “A verdade é uma só: o Kauan tem sido paciente, tem sido colaborativo, mas a gente não tem percebido isso da parte contrária. Esse vai ser sempre o ponto aqui. O Kauan está aberto a diálogo”.

A reportagem da Record gravou entrevistas com Babi Cruz e Flora, mas ambas pediram que suas respostas não fossem exibidas neste momento.





Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Prefeitura realiza desfile gigante e leva 30 mil pessoas para celebrar o 7 de Setembro


Um público estimado em 30 mil pessoas, entre participantes diretos e expectadores, tomou canteiros, calçadas e as duas pistas de 15 quadras da Avenida Marcelino Pires para acompanhar o desfile cívico-militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. Foi a maior parada cívica para celebrar a data em Dourados, com a participação de 134 instituições com mais de 8 mil participantes, representando escolas, associações de classe e forças da segurança pública.

As celebrações tiveram início às 7h30 com hasteamento dos pavilhões (bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Dourados) na Praça Antônio João, pelo prefeito Marçal Filho, o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Abelardo Prisco de Souza Neto e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Liandra Brambilla. Em seguida, o prefeito e o comandante da 4ª Brigada passaram em revista a tropa e saudaram os milhares de populares concentrados ao longo da avenida.

Às 8 horas, o prefeito Marçal Filho declarou aberto o desfile da independência 2025. Do palanque oficial, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário acompanharam a parada cívica. Com um esquema de segurança rigoroso, o acesso ao palanque de autoridades foi restrito à lista de convidados e todos receberam uma pulseira para controle de público. “Nossa preocupação foi com a integridade física das pessoas, já que em anos anteriores o palanque recebeu mais convidados que sua capacidade”, explicou o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, coordenador do Desfile de 7 de Setembro.

Público estimado em 30 mil pessoas lotou a Avenida Marcelino Pires para prestigiar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro

Abriram o desfile os Centros de Educação Infantil (Ceims), seguidos das escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Pela primeira vez na história de Dourados, todas as unidades de ensino sob responsabilidade da prefeitura participaram do desfile, num total de 85 instituições municipais de ensino.

Na segunda parte do desfile foi a vez de associações e entidades da sociedade civil se apresentarem às autoridades e ao público. O desfile foi encerrado pelas Forças de Segurança, incluindo o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal. “A credibilidade da gestão Marçal Filho e o cuidado que o prefeito está tendo com a cidade levaram as entidades a procurarem espontaneamente a Secretaria Municipal de Educação para participarem do desfile de 7 de Setembro”, comentou Nilson Francisco da Silva. “Foi um grade sucesso e todos estão de parabéns pela demonstração de civismo, respeito e amor à Pátria”, completou o secretário de Educação.

Desfilaram na Avenida Marcelino Pires o Karatê Bom Aluno, Bom Atleta; Rotaract Club de Dourados Guaicurus; Fênix Team Muay Thai; Grupo Camará Capoeira Dourados; Escoteiros do Brasil-Distrito Sul; Clube Nipo-Brasileiro de Dourados; Centro de Tradições Gaúchas (CTG); Clube Indaiá; Igreja Metodista Central; Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI); Ordem Demolay; Filhas de Jó Internacional; Clube Desbravadores; Clube Aventureiros; Adventista do Sétimo Dia.

Também desfilaram o Centro de Integração do Adolescente “Dom Alberto”; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Cultura; Escola Pública de Trânsito; Fundação de Esportes de Dourados (Funed); Secretaria Municipal de Agricultura Familiar; CEI Esther Gomes; Instituto Máximos; Instituto Ginasloucos; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Guarda Mirim de Dourados; Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros; Mensageiras do Rei; Embaixadores do Rei; Rede Cristã de Artes; Associação Olímpica de Karatê de Contato de Dourados; Taekwondo Jair Amaro; Мoto Clube Esquadrão Quadrangular; Associação Aircooleds e Carros Antigos de MS; Motoclube Insanos.

Ainda passaram pela avenida representantes do Comitê de Defesa Popular, com o tradicional “Grito dos Excluídos”. A Comissão Oficial Organizadora envolveu o comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a Secretaria de Educação, o Gabinete do Prefeito, além das Secretarias de Governo e Gestão Estratégica, Administração, Desenvolvimento Econômico e todos os demais órgãos da Administração Direta do Município.



Veja a Matéria completa!

Categorias
agro

Método inédito de cálculo da calagem pode elevar em até 50% a produtividade do milho — CompreRural








Método inédito de cálculo da calagem pode elevar em até 50% a produtividade do milho — CompreRural



























Cookies & Política de privacidade





Veja a Matéria Completa no G1

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.