Categorias
dourados

Secretaria da Mulher conclui semana de cursos de capacitação em Campo Grande – CGNotícias


De 8 a 12 de setembro, a Secretaria Executiva da Mulher (SEMU) promoveu mais uma semana de atividades voltadas à formação e ao fortalecimento da autonomia feminina em Campo Grande. A programação contou com quatro cursos oferecidos pela Escola de Capacitação, alcançando diferentes regiões da cidade.

No CRAS Aero Rancho, foi realizado o Curso de Recepcionista, ministrado pela professora Helaine Bitencourt. Já no CRAS São Conrado, as participantes tiveram acesso ao Curso de Automaquiagem, com a professora Juliana Alvares. Na sede da SEMU, aconteceram duas capacitações: o Curso de Design de Sobrancelhas, conduzido pela professora Michely Faria, e o Curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, ministrado pela professora Zunilda Freitas.

Além dos cursos concluídos, a secretaria abriu inscrições para o projeto Treina Mulher, no polo Itamaracá, ampliando as oportunidades para quem busca qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Segundo a SEMU, o objetivo das ações é oferecer aprendizado prático, incentivar o empreendedorismo e criar caminhos para a independência financeira das mulheres. A pasta reforça que seguirá investindo em iniciativas que impactem diretamente a vida das campo-grandenses.





Veja a matéria completa!

Categorias
destaque_home matogrossodosul

Incêndio de grande proporções atinge a Serra de Bodoquena e se aproxima do Parque Estadual 


Um incêndio de grandes proporções, iniciado na região do Assentamento Canaã, distante 40 quilômetros do município de , se espalha para a Serra de Bodoquena e demais áreas de preservação e turísticas na tarde desta sexta-feira (12). Não há informações do que tenha causado as chamas, mas moradores locais suspeitam que tenha se iniciado por acidente, em uma das propriedades vizinhas. 

O fogo chegou a atingir o morro do Refúgio Canaã, pousada turística local, além da região da Cachoeira Boca da . No momento, as chamas aproximam do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o responsável pelo Refúgio Canaã, o fogo está ‘fora de controle’. “Tá complicada a situação aqui. Não é fácil o trabalho dos brigadistas, porque é uma região muito montanhosa. Eles controlaram uma parte, mas ele [o fogo] continua avançando. [Atingiu] toda a região aqui, e está indo para o Parque Nacional”. 

A região atingida pelo fogo possui muitos sítios, áreas de preservação, campings e pontos turísticos. A mata seca teria contribuído para a velocidade em que as chamas se alastraram. Conforme apurado, há uma equipe do atuando no combate ao fogo na região próxima das estradas. Já os brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), atuam na região montanhosa.

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.





Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
agro

Guepardo ou Cavalo, quem ganharia uma corrida de 1000 metros? Resultado vai te impressionar — CompreRural








Guepardo ou Cavalo, quem ganharia uma corrida de 1000 metros? Resultado vai te impressionar — CompreRural



























Cookies & Política de privacidade





Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Quadrilha do Sul enganava idosos com falsos prêmios de loteria


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou nesta quinta-feira (12/9) uma quadrilha oriunda do sul do país especializada em golpes de prêmios de loteria contra pessoas idosas. A ação conjunta da 2ª e da 6ª Delegacia de Polícia (Asa Norte e Paranoá, respectivamente) resultou na prisão em flagrante dos suspeitos e na apreensão de grandes quantias em dinheiro — incluindo moeda estrangeira — e entorpecentes.

Leia também

Pelo menos quatro mulheres idosas, residentes em áreas nobres de Brasília, foram vítimas do esquema. Os criminosos faziam com que elas acreditassem ter ganhado prêmios milionários, exigindo pagamentos em dinheiro ou transferências bancárias para a liberação dos supostos valores.

Em algumas ocasiões, os golpistas chegaram a acompanhar pessoalmente as vítimas até agências bancárias e residências para efetivar a fraude.

 



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Câmara aprova projeto de Liandra da Saúde que cria o Dia Municipal das Mães Atípicas


A Câmara Municipal de Dourados aprovou, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (8), Projeto de Lei de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB) que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal das Mães Atípicas, celebrado anualmente em 26 de maio.

 A proposta tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos neurotípicos, com deficiência física ou intelectual, síndromes e doenças raras, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, entre outras condições.

Segundo a vereadora, a lei é uma forma de homenagear e dar visibilidade a essas mães, que muitas vezes enfrentam jornadas intensas de cuidados, sofrem com o preconceito e ainda permanecem invisibilizadas pela sociedade.

“Essas mulheres são exemplos de amor e dedicação. Precisamos valorizar sua luta, dar voz às suas necessidades e avançar em políticas públicas que garantam apoio às famílias atípicas. O Dia Municipal das Mães Atípicas é um marco de reconhecimento e conscientização em nossa cidade”, destacou Liandra.

O projeto também tem caráter educativo e de conscientização, chamando atenção para os desafios vividos pelas famílias atípicas e reforçando a importância da inclusão, do respeito e da solidariedade social.

Com a sanção do executivo, Dourados passa a ter uma data oficial dedicada a refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência e neurodiversidade, além de homenagear aquelas que desempenham papel fundamental no cuidado e desenvolvimento de seus filhos.



Veja a Matéria completa!

Categorias
dourados

Parktec CG completa dois anos com ações voltadas à educação, tecnologia e inovação – CGNotícias


O Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (Parktec CG) celebra, na próxima segunda-feira (15), dois anos de funcionamento, consolidando a estratégia da Prefeitura em posicionar a cidade como polo de inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico.

Como parte das comemorações, cerca de 100 crianças da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli participaram, nesta sexta-feira (12), da segunda etapa do Hackathon Crianças em Ação. A iniciativa une educação, tecnologia e inovação para empoderar estudantes da rede pública.

Na segunda-feira, dez novas startups selecionadas no edital de agosto serão recepcionadas com uma imersão promovida em parceria com o Hub Nexxus (PIT-SJC), referência nacional em ecossistemas de inovação. O objetivo é estimular a troca de experiências e conectar as empresas locais a práticas avançadas de empreendedorismo e inovação.

A diretora-executiva do Parktec CG, Adriana Tozzeti, destaca o impacto do hackathon na formação dos jovens. “As crianças estão aprendendo a usar ferramentas digitais, como inteligência artificial, e desenvolvendo habilidades que vão além da sala de aula. Nossa meta é ampliar o projeto para toda a rede no próximo ano”, afirma.

Presente na abertura do evento, a prefeita Adriane Lopes reforçou a importância de despertar o protagonismo juvenil. “Fico feliz em ver que vocês já estão em busca de novos caminhos. Esse é só o início de uma jornada de sucesso. Queremos que vocês sejam protagonistas do futuro da nossa cidade, apresentando soluções criativas para os desafios que enfrentamos”, declarou.

Resultados do Parktec CG

Criado como política pública permanente, o Parktec CG já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas e atendeu a mais de 150 empresas. A iniciativa tem apoio da Finep (via MCTI) e contou com consultoria de implantação do PIT-SJC.

O espaço abriga ainda o NAVI, primeiro estúdio público de gravação do Estado, voltado à produção de conteúdo para projetos internos e externos, com 22 atendimentos realizados até o momento.

O Parque funciona como elo entre o poder público, universidades, setor produtivo e sociedade civil, promovendo soluções concretas para os desafios da cidade. Para a prefeita Adriane Lopes, inovação é um dos pilares estratégicos da gestão. “Estamos preparando Campo Grande para o futuro, conectando talentos ao setor produtivo e abrindo portas para novos negócios”, pontua.

A integração com instituições de ensino superior e técnico garante a transferência de conhecimento das salas de aula para o mercado, promovendo soluções práticas e fortalecendo o ecossistema local. Outro diferencial é a oferta gratuita de capacitações, ampliando o acesso da juventude campo-grandense a empregos qualificados e ao empreendedorismo digital.

Imersão e conexões

As startups residentes — Eixo X, BEM – Inteligência de Dados, CO2 Life, Engetec, ENIESSE Hub de E-commerce, Land Growth, JEG Bio Insumos, Nivo, Portal da Construção MS e Tamandu — participarão de uma imersão conduzida por Leandro Costa, do Hub Nexxus.

A agenda do Parktec inclui capacitações em temas como cidades inteligentes, inteligência artificial, franchising e investimentos, além da realização de eventos como a Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio, Tech & Invest e o próprio Hackathon Crianças em Ação. O parque também mantém participação ativa em fóruns internacionais e visitas técnicas, reforçando seu compromisso com uma cultura de inovação alinhada às demandas do presente e às oportunidades do futuro.

Serviço
Evento: Recepção das startups residentes e celebração de 2 anos do Parktec CG
Data: 15 de setembro de 2025 (segunda-feira)
Imersão: Ao longo do dia | Boas-vindas oficial: 14h30
Local: Parktec CG — Av. Rachid Neder, 760 – Monte Castelo

#ParaTodosVerem As imagens mostram as crianças em atividade durante o Hackathon.





Veja a matéria completa!

Categorias
destaque_home matogrossodosul

Fogo na Serra da Bodoquena é controlado com apoio dos bombeiros e brigadistas do ICMBio


Equipes também foram deslocadas para atender residências e espaços turísticos

Incêndio que atingiu a Serra da foi controlado, com apoio das equipes do e brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), por volta das 15h30, desta sexta-feira (12). A informação foi repassada ao Jornal Midiamax pela prefeita de Bodoquena, Girleide Rovari (MDB). 

Conforme a prefeita, por volta das 10h de hoje uma equipe da Secretaria Municipal de Obras foi acionada, e encaminhou um veículo de combate à incêndios, cedido pelos bombeiros, para a região do Assentamento Canaã, com intuito de proteger residências e locais turísticos. 

Apesar do fogo ter sido controlado na parte da tarde, permanecem na região do incêndio duas equipes do Corpo de Bombeiros de e duas equipes de brigadistas do ICMBio. “Estão a caminho outras duas equipes. Às 15h30 fomos informados que o fogo estava sob controle”, informou a prefeita.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e, devido às condições climáticas adversas, incluindo ventos fortes e a característica do terreno, as chamas se alastraram rapidamente. 

“Diante da emergência, o Corpo de Bombeiros Militar de MS foi acionado via telefone de emergência 193. O chamado foi recebido pelo Quartel do município de Bonito. Imediatamente, foi acionado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Operação Pantanal 2025, para atuação eficiente do combate ao fogo”, informou a guarnição, por meio de nota à imprensa. 

As equipes se deslocaram ao local equipadas com viaturas e Kits de Combate a Incêndio Florestal. Mais uma equipe adicional está em deslocamento para reforçar as operações e auxiliar no controle completo do foco de incêndio. “As equipes trabalham com o objetivo de estabelecer linhas de contenção para proteger a área do refúgio e evitar que o fogo se alastre ainda mais”, finaliza a nota.

Fogo atingiu áreas de lazer e turismo 

Conforme apurado com moradores locais, o fogo iniciou próximo ao Assentamento Canaã, distante 40 quilômetros do município de Bodoquena, na região da Serra da Bodoquena. O fogo chegou a atingir o morro do Refúgio Canaã, pousada turística local, além da região da Cachoeira Boca da Onça. As chamas também avançaram para o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. 

A região atingida pelo fogo possui muitos sítios, áreas de preservação, campings e pontos turísticos. A mata seca teria contribuído para a velocidade em que as chamas se alastraram.

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.





Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
agro

o inseto pequeno que custa milhões à pecuária








Mosca-dos-chifres: o inseto pequeno que custa milhões à pecuária


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Cliente paga R$ 6 mil por arma e loja entrega a desconhecido na Bahia


Uma loja de armas do Guará foi condenada pela Justiça do Distrito Federal após entregar, por engano, uma pistola comprada por um cliente a um terceiro, que mora na Bahia. A falha, considerada grave pela 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, resultou em indenização de R$ 2 mil por danos morais.

De acordo com o processo, o consumidor havia pago R$ 6,3 mil pela arma em agosto de 2023 e aguardava a emissão do Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) para a retirada. Ao chegar à loja, foi informado de que o revólver tinha sido remetido equivocadamente a outra pessoa. O terceiro permaneceu com a pistola por um mês e meio antes de devolvê-la. Só então o verdadeiro comprador conseguiu tomar posse do objeto.

Na decisão, os magistrados ressaltaram que a arma não é um bem comum e que o erro configurou falha grave na prestação do serviço. “Apesar da gravidade do bem envolvido, o montante fixado mostra-se proporcional e razoável, atendendo à função compensatória e pedagógica da indenização”, registrou a relatora.

Posse de armas

Pelo Estatuto do Desarmamento, apenas maiores de 25 anos, sem antecedentes criminais, aprovados em teste psicológico e curso de tiro, podem obter a posse de uma arma de fogo, desde que registrem o armamento junto à Polícia Federal. O porte, que autoriza circular armado em locais públicos, é restrito a categorias como policiais, magistrados e agentes de segurança, além de cidadãos que comprovem exercer atividade de risco. Quem mantém ou carrega arma sem autorização comete crime, sujeito a penas que variam de 1 a 12 anos de prisão, dependendo da gravidade da irregularidade.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Amplavisão. Simone, Fabio e Contar alteram o cenário?


REFLEXÃO: Com Bolsonaro condenado e preso, como seus seguidores reagirão? Unidos, motivados como estavam antes do julgamento ou se dispersarão pouco a pouco por motivos diversos? E quanto ao país, dividido entre ‘eles e nós’? Questões que irão motivar debates entre os formadores de opinião. Penso que a vida seguirá seu curso – os boletos continuarão chegando. ”

A PARTILHA: Os atritos havidos pela herança nos inventários servem de inspiração com a futura luta pelo comando do bolsonarismo. Michele, Malafaia, os filhos do ex-presidente, Valdemar da Costa Neto, o governador Tarcísio e outros personagens neste entorno. Será que a disputa não acabará sendo motivo de desgaste eleitoral para 2026?

A PROPÓSITO: Enquanto a oposição se debate Lula segue ao seu estilo: bota e tira o chapéu, distribui botijão de gás, libera verbas, viaja, faz discursos, critica Trump e até se mete em conflitos mundiais. Resultado: tem conseguido diminuir os índices de rejeição e melhorado sua aprovação. Isso se chama política. Vale absolutamente tudo.

PESQUISAS: Confiar ou não? Depende! Mas convém sempre comparar seus números para se ter uma ideia do cenário atual e também para fazer projeções. Toda pesquisa traz detalhes, algo a merecer um olhar mais apurado que influência nas conclusões finais. Daqui pra frente, as pesquisas terão audiência e como os horóscopos, poderão ou não acertar.

MUDANÇAS: Vão ocorrendo como consequências de fatos próprios das relações políticas e de sua gama de interesses que envolvem a luta pelo poder. Há de levar em conta por exemplo, as indefinições partidárias por causa das federações e os reflexos das eleições presidenciais que respingarão alterando os quadros políticos estaduais.

NOVIDADES: Pelos números de recente pesquisa efetuada pela ‘Big Data’, os nomes da ministra Simone Tebet e do ex-deputado Fabio Trad são relevantes, chamando a atenção para projeções. Outro nome em idêntica situação é do ex-deputado Capitão Contar (filiado ao PRTB) que alcança percentuais notáveis.

CONTAR: Sua fidelidade ao ex-presidente Bolsonaro é o combustível principal para seu projeto de disputar o senado. Desconfiado, não deve trocar o PRTB por outra agremiação. Teme ser rifado pelos cardeais partidários. Aposta no processo de vitimização de Bolsonaro para atrair os votos contra a esquerda. Tem coragem!

FOGO AMIGO: Contar mantem boas relações com a senadora Tereza Cristina (PP). Cada qual com seu projeto. Ambos são bolsonaristas, mas com o chefe preso a tendência é de mudanças e problemas também por causa do comportamento de seus filhos. Essa luta prevista pelo comando do espólio bolsonarista pode ser um desastre.

POSSIBILIDADES: Há quem aposte nas chances de crescimento de Simone, ‘abençoada’ por Lula. O mesmo raciocínio se aplica a Fabio Trad como candidato à Câmara Federal. Quanto a Contar, é notória sua identificação com o ‘bolsonarismo raiz’, o que lhe garantiria respaldo nas urnas. A condenação de Bolsonaro poderá fortalecer seu discurso.

‘COLISÕES’: Questiona-se muito o nível das futuras relações do ex-governador Reinaldo com a parte considerada raiz do PL. Por consequência, questiona-se também o

posicionamento daqueles eleitores ‘bolsonaristas de primeira hora, certamente inconformados com o resultado do julgamento do ex-presidente. Isso pode pesar sim.

NO NINHO: As saídas de Zé Teixeira, Jamilson Name e Mara Caseiro rumo ao PL não abalam o deputado Caravina e Lia Nogueira que continuarão no PSDB. O deputado entende que a sigla pecou ao não se renovar em nível nacional. Perdeu o protagonismo. Ambos prometem investir em novas lideranças. E só com a janela partidária em Abril o cenário estará definido.

EQUÍVOCOS: Aqui e nos quatro cantos do mundo a competência perde para quem acena com propostas fantasiosas. É a postura comedida dos preparados, responsáveis para governar, derrotada pelo chamado histrionismo. Vence quem acena com mais benefícios imediatos, mesmo que venha a produzir resultados inconsequentes.

EXEMPLOS: O desprezo pelas consequências do voto equivocado não é exclusividade do Brasil. Verifica-se o ‘fenômeno’ desde a pequena Terenos (MS) até a Casa Branca, onde o controverso Trump causa notória desordem política e econômica, decepcionando seus eleitores conservadores e independentes – que já se sentem lubridiados.

TERENOS: O escândalo exposto pela mídia leva o eleitor – o cidadão comum, a questionar com razão, sobre as possibilidades da corrupção que estaria gravitando sobre outras administrações pelo Brasil afora. O raciocínio é simples: se na pacata Terenos as cifras desviadas assustam, imagine em cidades maiores! De leve…

EX-BANCÁRIOS: Tentam se adaptarem a amarga realidade. O avanço da tecnologia colocou a classe na zona da degola. Mais de 70 mil deles demitidos nos últimos 10 anos e o estresse ocupacional provocou o afastamento temporário de 15 mil trabalhadores por transtorno mental. Agências fechando e os sindicatos da classe sem força para reagir.

LEMBRA? A força dos bancários era tal que paravam o país com suas ações. O sistema econômico ficava refém desta política classista, incentivada e manipulada por partidos políticos da esquerda. Hoje tudo mudou com a internet e os novos conceitos de gestão financeira derrotaram aquela conhecida política sindicalista. Sem saída.

DEFINIÇÕES: Não vale mentir. Quem não se beneficiou do ‘jeitinho brasileiro’? Ele caracteriza a nossa capacidade de arrumar soluções céleres para problemas imprevistos através de ações que transgredem as normas de comportamento. Através da criatividade e da falta de pudor, vale a solução encontrada para alcançar o objetivo desejado.

‘O JEITINHO’: “ Se manifesta em algumas características da alma nacional: uma certa leveza de ser, que combina afetividade, bom humor, alegria de viver e uma dose de criatividade. Este é o lado bom a ser preservado. O jeitinho constitui também, um meio de enfrentar as adversidades da vida. ” (Luiz R. Barros, ministro do STF)

‘LÍVIA BARBOSA’: “(…) o jeitinho é sempre uma forma “especial” de se resolver algum problema ou situação difícil ou proibida; ou uma solução criativa para alguma emergência, seja sob a forma de conciliação, esperteza ou habilidade. (…) Para resolvê-la, é necessária uma maneira especial, isto é, eficiente, rápida, para tratar do problema”

PONTO FINAL:

Anistia não é paz. (ministro Flávio Dino – do STF)



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.