Categorias
policia

‘Bienal Pantana estreia Primeira Edição histórica em MS


Serão 70 toneladas de livros, 20 mil títulos e 200 editoras brasileiras representadas por 24 expositores, entre editoras, livrarias e distribuidores. Estarão presentes cerca de 100 convidados de Mato Grosso do Sul, nove Estados brasileiros e três países sul-americanos. É com estes números que a “Bienal Pantanal – I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul” desembarca no sábado (04/10) no Centro de Convenções Rubens Gil De Camillo, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O evento irá até 12 de outubro e terá nove dias com 129 atividades distribuídas em 108 horas de programação. Aos sábados e domingos, a “Bienal Pantanal” estará aberta das 10h às 22h e de segunda a sexta, das 9h às 21h. O acesso ao público será livre e todas as atividades são gratuitas.

A primeira edição da “Bienal Pantanal” vai contar com atividades envolvendo escritores de grande destaque na literatura brasileira. São 20 autores nacionais convidados: Ana Maria Gonçalves, Itamar Vieira Júnior, Leandro Karnal, Luiz Antônio Simas, Ana Cláudia Quintana, Milly Lacombe, Bete Morais, Ana Elisa Ribeiro, Carmem Tereza Elias, Luz Ribeiro, Carol Dal Farra, Vera Iaconelli, Caio Zero, Helô D’ângelo, Pedro Pacífico, Sandra Menezes e Ana Suy. O evento também terá a participação de vários escritores de Mato Grosso do Sul, como Lenilde Ramos, Emmanuel Marinho, Marlei Sigrist, Bosco Martins, Ana Bernardelli, Douglas Diegues, Gysélle Saddi Tannous, James Jorge, Lucilene Machado, André Alvez e Gerson Luís Martins.

Também estão confirmados os escritores paraguaios Ana Miranda, Marcos Ibañez e Damián Cabrera; do diretor da Biblioteca Nacional do Paraguai, o escritor e advogado Marco Augusto Ferreira; da colombiana Jeimy Hernández Toscano, diretora técnica de Leitura, Escrita e Bibliotecas da UNESCO; e do professor e escritor do chaco argentino Francisco “Tete” Romero, ex-ministro da Educação da província do Chaco.

“É uma alegria enorme realizar nossa primeira Bienal do Livro, que nasce como um instrumento potente de valorização do livro e da leitura, base fundamental para a formação cidadã. Estarão presentes grandes expressões da literatura brasileira em encontro com nossa produção literária e de nosso vizinho Paraguai. Igualmente importante, a Bienal nos trará uma diversidade de editoras nos oportunizando uma infinidade de títulos para todas as idades e gostos”, afirma Pedro Ortale, diretor da “I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul.

SEMINÁRIOS, OFICINA E PALESTRA

A “Bienal Pantanal” receberá o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba, que estará representando oficialmente a ministra Margareth Menezes e também irá participar de uma mesa no dia 05/10 (domingo) dentro da programação do “Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura” (PNLL) que o evento está realizando. Também estão confirmados neste seminário mais dois integrantes do Ministério da Cultura (Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Marina de Lima Rabelo, da secretaria do Livro); a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Cultural, Luciana Barroso Campos, e a gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, Zoara Failla.

Além do “Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura”, a “Bienal Pantanal” também promoverá o “Seminário de Economia Criativa” para discutir o mercado literário em Mato Grosso do Sul com várias presenças, entre elas, de Luciana Azambuja, Superintendente de Economia Criativa da Setesc; Erika Kaneta Ferri, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) da UEMS; e Isabella Carvalho Fernandes Montello, gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do SEBRAE.

No domingo (05/10), às 10h, no Espaço Integração, o professor universitário, diretor presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) e procurador chefe da Câmara Municipal de Fortaleza, André Brayner, ministra a palestra “Direitos Autorais e Inteligência Artificial: Quem é o Autor da Palavra Escrita?” em que aborda os desafios contemporâneos trazidos pelo avanço da Inteligência Artificial na criação literária e a proteção dos direitos autorais. Já nos dias 7, 8 e 9/10, das 9h às 12h, o escritor também cearense Léo Mackellene realiza a oficina “Escritas de si, Narrativas do eu – Laboratório de Escrita Terapêutica” no Auditório Tertuliano Amarilha. Mackellene também irá realizar a palestra “Por um letramento em língua portuguesa” na quinta (09/10), às 14h, no Espaço Integração.

“Concretizar a realização de uma primeira Bienal no nosso Estado demonstra o compromisso do Governo em incluir o Mato Grosso do Sul no circuito da literatura nacional e sul-americana. A realização da ‘Bienal Pantanal’ vem também para valorizar os autores sul-mato-grossenses e oferecer à população um evento de qualidade, com convidados que são referências em suas respectivas áreas e que irão enriquecer culturalmente o público que visitar o evento”, garante Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

SHOWS MUSICAIS E DIA DAS CRIANÇAS

A música também estará presente na programação da “I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul”. Após a cerimônia de abertura, no dia 4/10 (sábado), às 19h, a programação segue com os concertos musicais de Maria Alice e Almir Sater. A cantora traz o show com canções a Paulo Simões, compositor que Maria Alice homenageou em último álbum. Já o violeiro vem com sua banda completa para relembrar na “Bienal Pantanal” os seus principais sucessos da carreira e músicas dos seus discos mais recentes.

Para comemorar o aniversário de Mato Grosso do Sul, no dia 11/10 (sábado), às 19h, a atração musical é o grupo paraguaio Néstor Ló y Los Caminantes. A “big band” mistura os sons tradicionais do folclore do Paraguai com influencias de ritmos da world music. Formada em 2016 e atualmente um dos grupos de maior destaque do Paraguai, Néstor Ló y Los Caminantes proporciona uma verdadeira imersão na cultura paraguaia, com direito a bailarinos e dançarinas do Ballet Folclórico Nacional do Paraguai, além das famosas “galoperas”, que dançam equilibrando garrafas (botellas) na cabeça.

No domingo (12/10), o evento oferece uma programação especial para o Dia da Criança com espaço para o público ter contato com o Kumon e os espetáculos “Vida de Mamulengo”, com o mestre brincante Chico Simões, e “Crianceiras”, idealizado por Márcio De Camillo a partir da obra do poeta Manoel de Barros, homenageado da “Bienal Pantanal”.

INTEGRAÇÃO, LOUNGE, PARTICIPAÇÃO E PARCEIROS

Entre as áreas dedicadas às atividades da “Bienal Pantanal” está o Espaço Integração. É aonde haverá uma intercâmbio entre autores sul-mato-grossenses e paraguaios, com venda de livros de escritores de MS e Paraguai e outras atividades, como o “Leia MS” com conversas entre autores, lançamento de livros, encontro de editoras de MS e aulas abertas ao público, além de leituras para crianças e a oficina “Histórias em quadrinhos: Práticas e experiências” com o artista-educador, quadrinista e ilustrador Caio Zero.

Os ingressos para a “Bienal Pantanal” são gratuitos. No entanto, para acompanhar as atividades de conferências com escritores nacionais no Auditório Germano Barros de Souza e os shows musicais no Auditório Manoel de Barros será necessário retirar o ingresso (um por pessoa) duas horas na bilheteria do Centro de Convenções Rubens Gil De Camillo.

A “Bienal Pantanal – 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul” é uma realização do Instituto Ímole, Instituto Curumins, Ministério da Cultura e Governo Federal, correalização do Governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria do Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Cultura de MS (FCMS) e conta com o apoio da Assembleia Legislativa de MS, Câmara Federal, Fecomércio MS e SESC. O projeto tem patrocínio da INPASA e está sendo viabilizado com recursos destinados pelos deputados estaduais Pedro Kemp, Zeca do PT, Mara Caseiro, Gleise Jane e Renato Câmara, deputados federais Vander Loubet, Geraldo Resende e Camila Jara. A “Bienal Pantanal” conta com parceria do Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura e Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Informações: www.bienalpantanal.com.br e @bienalpantanal



Veja a Matéria completa!

Categorias
agro

Haddad minimiza efeitos do tarifaço norte-americano








Haddad minimiza efeitos do tarifaço norte-americano



























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Valencia alega dano a sua imagem e processa Netflix por “Baila, Vini”


O Valencia, equipe que disputa o Campeonato Espanhol, entrou com um processo contra a produtora da série “Baila, Vini” e contra a plataforma de streaming Netflix. O clube alega dano prejudicial a sua imagem com a circulação do documentário após o episódio de racismo contra o brasileiro.

Leia também

O departamento jurídico do Valencia havia entrado anteriormente em contato com as partes pedindo a retificação de pedaços do documentário vinculado pela Netflix. Depois de não ter o pedido aceito, a equipe entrou na justiça dizendo que a série distorce a realidade.

3 imagensBriga generalizada na partida entre Real Madrid x Valencia pelo Campeonato EspanholVinicius Junior na partida diante do Valencia em 2023Fechar modal.1 de 3

Briga generalizada na partida entre Real Madrid x Valencia pelo Campeonato Espanhol

Francisco Macia/Quality Sport Images/Getty Images2 de 3

Briga generalizada na partida entre Real Madrid x Valencia pelo Campeonato Espanhol

Francisco Macia/Quality Sport Images/Getty Images3 de 3

Vinicius Junior na partida diante do Valencia em 2023

Aitor Alcalde Colomer/Getty Images

O Valencia pede a remoção de trechos em que os torcedores chamam Vinicius Junior de macaco nas arquibancadas do Estádio Mestalla. Ao invés de “mono” (macaco), o clube alega que a torcida chamou o atacante brasileiro de tonto (bobo).

Em maio de 2023, Valencia e Real Madrid se enfrentaram pelo Campeonato Espanhol. Os insultos começaram antes mesmo da bola rolar. A discriminação aumentou durante o segundo tempo, quando Vinicius Junior identificou dois torcedores que estavam chamando-o de macaco.

O jogo ficou paralisado e instantes depois houve uma grande briga em campo, com o atacante brasileiro sendo expulso após interferência do arbitro de vídeo. Indignado com o ocorrido, Vinicius Junior deixou o campo aplaudindo a arbitragem de forma irônica.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Colisão entre carretas provoca incêndio e mata motorista na 163 em Campo Grande


Um motorista morto carbonizado, outro ferido, duas carretas destruídas e carga esparramada sobre a pista, é o saldo de colisão registrada no início da tarde desta segunda-feira (29), no viaduto da BR-163 (anel viário) sobre a BR-262, no bairro Maria Aparecida Pedrossian.

Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil estão no local que teve o tráfego interditado para levantamentos e até a remoção dos veículos e cargas. Relato de populares apontam que o motorista vítima tentou desviar de um caminhão cujo motorista não respeitou a sinalização de pare no acesso à BR-163, quando acabou invadindo a pista contrária ocorrendo a colisão frontal com a outra carreta que teve a cabine pendurada no viaduto e em seguida pegou fogo matando o motorista carbonizado.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home matogrossodosul

Investimento de R$ 18,2 milhões transforma Senac Bonito em centro de excelência educacional – Prefeitura Municipal de Bonito


Conhecida como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e referência mundial em turismo sustentável, a cidade de Bonito receberá um novo marco para a educação profissional e o desenvolvimento regional. No dia 1º de outubro, às 9 horas, será lançada a Pedra Fundamental da nova unidade do Senac Bonito, em cerimônia organizada pelo Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac e IPF).

Com investimento de R$ 18,2 milhões – sendo R$ 14 milhões destinados à obra e R$ 4,2 milhões para mobiliário e equipamentos – a unidade terá 2.147 m² de área construída, distribuída em 10 ambientes educacionais, além de auditório com 151 lugares, biblioteca, laboratórios de TI, saúde, estética, beleza, hotelaria, cozinha didática, áreas administrativas e de convivência, além de estacionamento com 37 vagas. A capacidade projetada é de 2.500 alunos por ano.

Desenvolvimento e empregabilidade – O Senac Bonito foi concebido para consolidar um ecossistema de desenvolvimento regional, com impacto direto na empregabilidade, na qualidade dos serviços turísticos e no fortalecimento da economia local. A unidade atenderá Bonito e os municípios da Serra da Bodoquena – Jardim, Bodoquena e Nioaque – e ofertará cursos em áreas como Gestão, Comércio, Saúde, Hotelaria, Turismo, Gastronomia, Tecnologia da Informação, Beleza e Meio Ambiente.

O projeto também reforça a atuação integrada do Sistema Comércio MS, que reúne Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF). A nova unidade nasce com a proposta de atender jovens em busca do primeiro emprego, pessoas interessadas em uma nova carreira ou em atualização profissional, além de oferecer soluções corporativas, como consultorias voltadas a empresários e empresas. Dessa forma, contribui para elevar os padrões de atendimento e serviços em uma das regiões mais visitadas do Brasil.

9h | Lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Educação Profissional Senac Bonito
Local: Av. Matheus Muller esquina com a Rua Josias Pinheiro de Almeida – Jardim Andréia



Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
agro

Balança comercial tem déficit de US$ 157 milhões na 4ª semana de setembro








Balança comercial tem déficit de US$ 157 milhões na 4ª semana de setembro


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Governo dos EUA caminha para uma paralisação, diz vice de Trump


O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou, nesta segunda-feira (29/9), que o governo Trump “caminha para um shutdown”. A fala ocorreu após reunião de Donald Trump com os principais líderes democratas e republicanos do Congresso a menos de 48 horas do prazo de paralisação, marcado para 1º de outubro.

Sem acordo de financiamento, cresce o risco de paralisação do governo federal.

Confira quem participou do encontro:

  • Líderes democratas na Câmara, Hakeem Jeffries, e no Senador, Chuck Schumer.
  • Presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson.
  • Líder da maioria no Senado, John Thune.

“Acho que estamos caminhando para um shutdown porque os democratas não farão a coisa certa (…) Sabemos que a política de saúde americana está falida. Temos tentado consertá-la nos oito meses em que estamos no poder,” disse Vance.

Para ganhar tempo na votação do orçamento completo, os republicanos propuseram estender o atual financiamento do governo até 21 de novembro. Em contrapartida, os democratas apresentaram uma proposta que financia o governo apenas até outubro, mas inclui exigências adicionais na área da saúde.

Essas condições envolvem a prorrogação de créditos tributários do Obamacare, que expiram no fim de 2025, e restrições à capacidade de Trump reter verbas.

6 imagensTrump após discurso de Netanyahu na ONU: "Temos um acordo sobre Gaza"Trump discursa na ONUO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na ONUO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na ONUFechar modal.1 de 6

Donald Trump

Reprodução/Redes sociais2 de 6

Stringer/Anadolu via Getty Images3 de 6

Trump após discurso de Netanyahu na ONU: “Temos um acordo sobre Gaza”

Kevin Dietsch/Getty Images4 de 6

Trump discursa na ONU

ONU/Reprodução5 de 6

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na ONU

ONU/Reprodução6 de 6

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na ONU

ONU/Reprodução

No X, Chuck Schumer afirmou que a paralisação está nas mãos de Trump. “Os americanos estão enfrentando uma crise de aumento nos custos da saúde. Se o governo paralisar, é porque os republicanos preferem paralisá-lo a ajudar as pessoas a pagar pela saúde”, disse.

A paralisação do governo ocorre porque nenhum dos doze projetos de lei que financiam as agências federais foi aprovado para o novo ano fiscal. Sem uma extensão temporária do financiamento, a Lei Antideficiência força a interrupção de todas as operações não essenciais.

Leia também

Durante a paralisação, serviços essenciais como militares, policiais federais, controladores de tráfego aéreo e agentes da TSA continuam trabalhando, mas sem pagamento imediato. Servidores de áreas não essenciais, que costumam ser afastados, desta vez correm o risco de demissão permanente em programas sem financiamento alternativo.

Embora programas como Previdência Social, Medicare e Medicaid continuem ativos, podem ocorrer atrasos administrativos. Já os parques nacionais podem ter aberturas parciais com serviços limitados, como visto em paralisações anteriores.



Veja a matéria Completa!

Categorias
policia

Franklin apresenta propostas para combater assédio no serviço público


O vereador Franklin Schmalz (PT) apresentou um conjunto de indicações à Prefeitura de Dourados com o objetivo de fortalecer os canais de denúncia, ampliar a proteção aos servidores e estruturar políticas de prevenção ao assédio no serviço público municipal.

As medidas fazem parte dos encaminhamentos da audiência pública realizada em julho deste ano, que teve como objetivo principal discutir medidas efetivas de prevenção, acolhimento e responsabilização em casos de assédio moral, sexual e institucional contra servidores e servidoras da administração pública municipal de Dourados.
Entre os encaminhamentos apresentados estão:

  • Estruturação da Ouvidoria com equipe efetiva e capacitada, incluindo profissionais de áreas como direito e psicologia, além da garantia de espaço físico adequado, acessível e sigiloso para o atendimento.
     
  • Elaboração de protocolo especializado para o acolhimento de vítimas, com perspectiva inclusiva de gênero, raça, etnia e orientação sexual, assegurando atendimento humanizado e acompanhamento contínuo.
     
  • Adequação urgente das Comissões de Ética e Integridade (CEIs) em todos os órgãos da administração direta e indireta, garantindo a apuração correta dos casos e a promoção da ética e da integridade no serviço público.
     
  • Implementação de programa de capacitação e formação continuada para todos os níveis hierárquicos da Prefeitura, com foco na prevenção e combate ao assédio, promoção da ética e fortalecimento de uma cultura de respeito no ambiente de trabalho.

Segundo Franklin, os encaminhamentos são resultado da escuta da população e dos relatos trazidos durante a audiência. As indicações reforçam o compromisso do Legislativo em acompanhar e cobrar a efetividade das políticas de enfrentamento ao assédio, contribuindo para um ambiente institucional mais ético, inclusivo e respeitoso.



Veja a Matéria completa!

Categorias
agro

Brasil conquista prêmio de Melhor Estande Internacional na Expoalimentaria








Brasil conquista prêmio de Melhor Estande Internacional na Expoalimentaria – Peru 2025


























Cookies & Política de privacidade



Veja a Matéria Completa no G1

Categorias
economia

Relatório destaca falta de descanso nas intertemporadas do futebol


Nesta segunda-feira (29/9), a Fifpro e o Football Benchmark divulgaram relatório sobre o volume de treinamentos e partidas exigidas dos jogadores na última temporada. Segundo o documento, houve um aumento do esforço exigido por atletas, ainda mais com a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Foram 1,5 mil jogadores analisados como base para o relatório apresentado.

A Fifpro é uma entidade representativa de jogadores profissionais de futebol a nível global, o documento procura defender a saúde e desempenho dos atletas. Como base do relatório mundial, publicado no meio do ano, o Estudo de Consenso na Mínima Carga de Trabalho Segura defende que, para a melhor performance, o futebolista precisa ter 28 dias de folga entre temporadas, além de 28 dias de pré-temporada.

Sobre os casos mais graves, o relatório analisa o caso dos finalistas da Copa do Mundo de Clubes: Chelsea, campeão, e Paris Saint-Germain, vice. Os jogadores dos dois times tiveram apenas três semanas de descanso, com os Blues tendo 13 dias de pré-temporada, enquanto os franceses com apenas sete. O documento ainda ressalta como o calor extremo pode alterar tempo de recuperação no futebol e em outros esportes.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.