Uma partida da Liga Deportiva de Amambay, no Paraguai, foi marcada por um grave incidente que culminou em um boletim de ocorrência por suposta xenofobia, após o goleiro brasileiro James Vallace De Souza Silva, do Deportivo Primero de Marzo, alegar ter sido vítima de ofensas verbais. A denúncia aponta que um atleta do time adversário, o Club Aquidabán, proferiu insultos ligados à cor de pele do brasileiro.
O caso ocorreu neste domingo (19), no campo do Club Independiente, em Pedro Juan Caballero, durante o confronto entre as duas equipes. De acordo com o relato policial, a discussão teve início e se intensificou após o goleiro brasileiro reclamar de uma suposta infração.
O desentendimento evoluiu para uma briga, resultando na expulsão dos dois jogadores envolvidos no episódio.
O subcomissário Martín Marecos, da Polícia Nacional, confirmou o registro da ocorrência, que foi formalizada na Primeira Delegacia de Polícia. O caso foi imediatamente encaminhado ao promotor de plantão para que as devidas investigações sejam iniciadas sobre as alegações de xenofobia e racismo no esporte.
Seleção dos candidatos às vagas de empego vai acontecer na Funtrab de Miranda, que fica no Centro da cidade
A Fundação Bradesco está com vagas de emprego abertas na Escola-Fazenda de Bodoquena, localizada a 250 km de Campo Grande. Ao todo, são 11 oportunidades com benefícios como assistência médica, vale-alimentação, vale-transporte e moradia no local.
Os interessados devem ter ensino médio completo, experiência na função e disponibilidade para mudança. De acordo com a instituição, as vagas são distribuídas em funções da área operação, especialmente na área da cozinha:
Para participar da seleção, os candidatos devem comparecer à Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) de Miranda, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 512, Centro.
A seleção será nos 10 e 11 de junho, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. O atendimento continua no dia 12 de junho, das 8h às 12h. É necessário levar currículo impresso e CPF.
Para mais detalhes sobre os benefícios e outras oportunidades disponíveis, acesse a nossa página de carreiras, link: sites de carreira.
A Fundação Bradesco é um projeto social que beneficia, anualmente, mais de 42 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ensino gratuito em 40 escolas próprias distribuídas por todo o Brasil.
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***
A osteoporose é uma doença silenciosa que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas, especialmente na coluna e no quadril. Ela afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos, com maior incidência entre mulheres após a menopausa. No Brasil, o cenário é preocupante: de acordo com a Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a doença e apenas 20% sabem que têm o diagnóstico. A osteoporose é responsável por aproximadamente 200 mil mortes por ano no país, consequência principalmente de fraturas graves como a do fêmur, que comprometem significativamente a qualidade de vida do idoso.
No Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, dedicado à conscientização, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, a geriatra Dra. Isadora Crosara, que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, reforça que a prevenção deve começar muito antes do envelhecimento. Segundo ela, a formação dos ossos ocorre principalmente na infância e adolescência e a reserva de massa óssea adquirida nessa fase será determinante para a saúde óssea ao longo da vida.

“A osteoporose é uma redução da densidade e da microestrutura do osso, que o torna mais frágil e suscetível a fraturas. Com o envelhecimento, ocorre uma perda natural dessa massa óssea, mas hábitos saudáveis podem retardar esse processo. No caso das mulheres, a menopausa acelera essa perda devido à queda do estrogênio, hormônio que protege os ossos”, explica a médica.
Segundo a geriatra, a alimentação é um dos principais fatores de prevenção, com destaque para o cálcio. “O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio na alimentação e possuem excelente absorção pelo organismo, então entra como uma boa opção para prevenção desta doença. Além disso, o alimento também fornece proteínas, que ajudam a manter a massa muscular, fundamental para a estabilidade corporal. Mesmo quem não teve bom consumo de cálcio na juventude deve manter o hábito na fase adulta ou na terceira idade, pois nunca é tarde para cuidar da saúde óssea”, afirma.

Apesar das recomendações médicas, há quem questione a qualidade nutricional do leite que encontra-se com maior facilidade nas mesas brasileiras: o leite UHT. O diretor-geral da Marajoara Laticínios, Vinícius Junqueira, esclarece que o produto mantém integralmente sua qualidade nutricional após o envase. “UHT significa ‘Ultra High Temperature’, um processo que aquece o leite por poucos segundos a altas temperaturas para eliminar micro-organismos e prolongar sua conservação. Não há adição de conservantes químicos e o leite mantém cálcio, proteínas e vitaminas de forma integral. É totalmente seguro e nutritivo, podendo ser consumido diariamente por idosos como parte de uma alimentação equilibrada”, explica.


Além da alimentação rica em cálcio e vitamina D, a exposição solar regular e a prática de atividade física são essenciais para evitar a osteoporose. Exercícios como caminhada, musculação orientada, pilates e dança estimulam a formação óssea e fortalecem a musculatura. A médica alerta que hábitos como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo aumentam consideravelmente o risco da doença. “As fraturas de fêmur, comuns em idosos com osteoporose, elevam muito a mortalidade e podem causar perda definitiva de autonomia. Por isso, prevenir é sempre o melhor caminho”, ressalta Dra. Isadora Crosara.


VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) de Mato Grosso do Sul está reforçando as orientações e o alerta para o início do período de defeso, conhecido como Piracema, que visa proteger a reprodução dos peixes nos rios do estado.
O período de proibição de pesca terá datas diferentes, a depender da localização. Nos rios estaduais de Mato Grosso do Sul, o defeso começa em 5 de novembro e se estende até 28 de fevereiro. Já na calha do Rio Paraná, seguindo a Instrução Normativa 25/2009 do IBAMA, a restrição começa mais cedo, em 1º de novembro, mantendo o encerramento em 28 de fevereiro.
Durante o intervalo da Piracema, a pesca fica totalmente proibida em todas as suas modalidades, incluindo a pesca esportiva na modalidade pesque e solte e a pesca de barranco. A medida é fundamental para garantir a renovação dos estoques naturais e a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos.
A PMA alerta que o desrespeito ao Decreto Estadual nº 15.166 e à Instrução Normativa do IBAMA é considerado crime ambiental, sujeito a rigorosas penalidades. Pescadores flagrados durante o período de defeso podem ser alvo de multas e detenção, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Balanço da Fiscalização Anterior Demonstra Rigor da PMA
O 2º BPMA destacou a firmeza de sua atuação na última Piracema (2024–2025) na bacia do Rio Paraná. As ações de fiscalização resultaram em números expressivos:
Entre os materiais apreendidos, somam-se 725 kg de pescado, 7 embarcações, 5 motores de popa, 3.240 metros de redes de arrasto e 157 anzóis de galho. No total, a operação envolveu 223 patrulhamentos fluviais, 5.828 veículos e 4.669 pessoas fiscalizadas por terra.
A corporação assegura que, para o novo período, as ações de fiscalização e monitoramento serão intensificadas em rios, lagos e afluentes de todo o estado, com o objetivo de proteger a biodiversidade aquática e garantir o futuro da atividade pesqueira em Mato Grosso do Sul.
A Polícia Nacional identificou a vítima de uma execução a tiros ocorrida no estacionamento de um shopping na Linha Internacional, em Pedro Juan Caballero, como sendo Jonathan Medeiro da Fonseca, de 31 anos, natural de Santa Catarina e que morava em Coronel Sapucai, onde foi candidato a vereador e não se elegeu.
O crime ocorreu quando Jonathan Medeiro da Fonseca chegava ao local a bordo de uma caminhonete Ford Raptor vermelha, com placas paraguaias. Ele foi atacado por atiradores desconhecidos.
No veículo também estava o paraguaio Eduardo Flor Cantalupi, natural de Capitan Bado, que foi ferido no ataque. Apesar dos ferimentos, Cantalupi conseguiu dirigir a caminhonete até o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, onde recebeu atendimento médico. O estado de saúde do sobrevivente não foi divulgado.
De acordo com as informações da Polícia Nacional, os criminosos fugiram rapidamente em um carro de cor branca. As autoridades paraguaias estão utilizando as imagens do circuito fechado de segurança do shopping na tentativa de identificar os autores e avançar nas investigações sobre o homicídio.
O caso segue sob apuração na fronteira, que historicamente registra altos índices de violência ligados a acertos de contas.
O fornecimento de remédios poderá custar até R$ 1,5 milhão (R$ 1.527.639,56) para a Prefeitura de Bodoquena, município a 256 km de Campo Grande. O extrato do termo de adjudicação e homologação do Pregão Eletrônico Nº 08/2025 foi publicado no Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (16).
O objeto da contratação é para registro de preço de medicamentos e insumos, levando em consideração o menor valor ofertado. Os itens serão fornecidos aos pacientes da rede pública de saúde, incluindo os que têm ordem judicial.
No total, foram selecionadas 16 empresas para fazer o fornecimento dos medicamentos e insumos. São elas:
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***
PROCESSO: 136/2025 – DISPENSA: 32/2025
FUNDAMENTO LEGAL: ART. Nº 75, INCISO II da Lei 14.133/2021
O Município de Bonito, Estado de Mato Grosso Do Sul, em conformidade com Art. 75, inciso II da Lei Federal n.º 14.133/2021, torna público aos interessados que a administração municipal pretende realizar a AQUISIÇÃO DE MUDAS ORNAMENTAIS, GRAMAS, INSUMOS E MATERIAIS DE JARDINAGEM, DESTINADOS À IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO PAISAGÍSTICA DAS ÁREAS EXTERNAS PARA ATENDER A SECRETARIA DE SAÚDE E SECRETARIA DE OBRAS DE BONITO/MS, podendo eventuais interessados apresentarem Proposta de Preços e documentos no prazo de 3 (três) dias úteis, a contar desta Publicação, oportunidade em que a administração escolherá a mais vantajosa.
Limite para apresentação da proposta de preços e dos documentos: 23 de outubro de 2025.
Critério de julgamento: MENOR PREÇO POR ITEM
Endereço para entrega da proposta de preços e dos documentos: Setor de licitações da Prefeitura Municipal de Bonito, Estado de Mato Grosso do Sul, sito a Rua Coronel Pilad Rebuá n° 1.780, Centro – CEP – 79.290-00, em dias úteis no horário de 07h até 13h ou pelo e-mail: [email protected] até 23:59h.
Segue abaixo a relação de documentos a ser enviada junto com a proposta de preços (que deve estar completamente preenchida e assinada).
a) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor;
b) cópia de documento oficial de identificação pessoal do representante apto;
c) Inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
d) Certidão expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que comprove a regularidade fiscal do licitante referente a todos os créditos tributários federais e à Dívida Ativa da União (DAU) por elas administrados;
e) Prova de regularidade com a Fazenda Estadual (Certidão Negativa de Débitos, ou Positiva com efeito de Negativa de Tributos Estaduais), emitido pelo órgão competente, da localidade de domicilio ou sede da empresa do proponente ou apresentação da Certidão de não contribuinte, que comprove a regularidade de débitos tributários referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, quando o objeto se referir a aquisição;
f) regularidade relativa à Seguridade Social e ao FGTS, que demonstre cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei;
g) regularidade perante a Justiça do Trabalho;
h) o cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, mediante Declaração devidamente assinada pelo representante legal da empresa.
i) o cumprimento do disposto no inciso XVI do art. 92 da Lei Federal 14.133/2021, mediante Declaração devidamente assinada pelo representante legal da empresa.
Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail: [email protected].
Bonito-MS, 20 de outubro de 2025.
Assinado na Autorização
Elcio da Silva Casanova
Secretário Municipal de Administração e Finanças.