O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu a presidência da Junta Interamericana de Agricultura (JIA). A posse ocorreu nesta terça-feira (4) durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025.
“É com orgulho e esperança que o Brasil sedia, mais uma vez, a Junta Interamericana de Agricultura. É uma honra contribuir para que seja escrito mais um capítulo na história desse instituto, do qual o Brasil faz parte desde 1964. Hoje, reunidos aqui, celebramos não apenas uma agenda institucional, mas reafirmamos nosso compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e o bem-estar das populações rurais do nosso continente”, destacou o ministro Fávaro durante a posse.
Fávaro assumiu a presidência da JIA, sucedendo o então ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Luis Alfredo Fratti Silveira, a quem fez questão de agradecer a sucessão.
A Conferência este ano tem como tema central ‘Uma nova narrativa para a agricultura e os sistemas agroalimentares das Américas’, com o objetivo de se construir de maneira conjunta uma estratégia que reforce o posicionamento do continente como ator-chave não só para a segurança alimentar, mas também para a conservação ambiental e a segurança energética do mundo. O evento é realizado entre o Governo do Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
“Estamos aqui reunidos também para celebrar e coroar as conquistas do IICA. Um dos pilares fundamentais para a modernização e o fortalecimento do setor agropecuário nas Américas. Trata-se de uma instituição mais antiga que a própria Organização das Nações Unidas, nascida a partir do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas, e que desde 1942 tem nos ajudado a enfrentar desafios globais e a garantir que a agricultura continue sendo um motor de desenvolvimento social e econômico”, evidenciou o ministro Carlos Fávaro durante a condução da plenária da 23ª Reunião Ordinária nesta manhã.

O diretor geral do IICA, Manuel Otero afirmou que a Conferência está iniciando um momento de consolidação de uma nova narrativa para a agricultura. “Uma narrativa que fale de modernidade, sustentabilidade, inovação digital e biológica, responsabilidade e compromisso social. Que construa pontes efetivas entre os setores rural e urbano, e que esteja indissoluvelmente ligada a uma nova geração de políticas públicas e de líderes, que reafirme o papel estratégico da agricultura e da ruralidade em qualquer estratégia de desenvolvimento sustentável”, disse Otero.

Entre os dias 4 e 5 de novembro, a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025 será realizada no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), e contará com palestras de convidados especiais, além da realização de fóruns com especialistas em agropecuária e a participação de representantes do setor privado e de organizações ligadas ao agronegócio.
O evento reúne ministros, altas autoridades setoriais, peritos e produtores para construir uma visão comum sobre o futuro da agricultura e dos sistemas agroalimentares.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque como a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; o cientista e líder da iniciativa Solos Vivos nas Américas, e uma das maiores autoridades em ciências do solo no mundo, Rattan Lal; o ex-ministro da Agricultura e Enviado Especial para a Agricultura na COP30, Roberto Rodrigues; entre outros.
Durante a conferência, será realizada a eleição do novo diretor-geral do IICA para o mandato 2026-2030, que tomará posse em janeiro do próximo ano.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
A Polícia Civil, por meio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Nova Andradina, deu cumprimento, na data de hoje, a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário do Estado do Paraná.
O mandado foi cumprido em desfavor de um homem de 45 anos, que estava com prisão preventiva decretada em razão de um crime de homicídio ocorrido em um bar na cidade de Santa Fé (PR).
O indivíduo foi localizado e detido pelos investigadores da SIG, sendo posteriormente encaminhado à unidade policial, onde foram adotados os procedimentos de praxe.
Após o cumprimento da prisão, o detido permanecerá à disposição da Justiça para as demais providências legais.
RESPONSÁVEL PELA NOTÍCIA:
CAIO LEONARDO BICALHO MARTINS
DELEGADO DE POLÍCIA
SIG NOVA ANDRADINA
04.11.2025 · 3:54 · Vereador Papy

O empresário Francis Maris Cruz conquistou muitas vitórias no mundo empresarial a frente do Grupo Cometa, um dos maiores conglomerados empresariais da região Centro-Oeste. Mas foi pelo sucesso no segmento social que o vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, entregou nesta terça-feira (04) o Título de Visitante Ilustre do Município de Campo Grande ao empresário.
“Todo visitante a nossa cidade é ilustre. Mas alguns são ilustres por outros motivos e, um desses, é o espírito solidário e de generosidade do seo Franz, do Grupo Cometa como um todo. É muito importante receber essas personalidades, porque reavive em nós o espírito solidário que existe, inclusive na época do Natal, com todas pessoas que precisam. Ele tem uma história, uma trajetória na política que para nós é muito importante recebê-lo hoje aqui na Casa. Ele e todos seus colaboradores que aqui foram homenageados. E que a gente possa ter um Natal solidário e um crescimento para todos nós na cidade e para todos do grupo Cometa”, destacou Papy.
Sócio-fundador do Grupo Cometa e embaixador da Campanha Natal Solidário, Francis Cruz, tem uma trajetória empresarial e de liderança reconhecida no Centro-Oeste brasileiro, marcada pelo empreendedorismo, responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento regional. À frente do Grupo Cometa, um dos maiores conglomerados empresariais da Região, atuação nos segmentos automotivo, agrícola, logístico. Dessa forma, o empresário desempenha papel fundamental na geração de empregos e no crescimento econômico em diversos municípios.
Além da vida empresarial, Francis também exerceu dois mandatos como prefeito de Cáceres (MT), atuando com responsabilidade, ética e foco no bem comum. Com uma visão administrativa moderna e transparente, a gestão foi pautada em resultados concretos para a população.
Também foram homenageados o Presidente do Instituto Cometa, Anderson Barbosa Pereira; a analista do Instituto Cometa, Kamilla da Cunha Barros; a gerente-geral da Cometa Campo Grande e apoiadora da Campanha Natal Solidário, Edvania Batista da Silva.
Transferindo essa visão moderna para o ramo dos negócios, em Campo Grande, a presença do empresário simboliza o compromisso com o desenvolvimento regional e o fortalecimento das parcerias entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em especial nas áreas de infraestrutura, produção e inovação.
Assessoria de Imprensa do Vereador
Um grave acidente registrado na tarde desta terça-feira (4) no núcleo comercial do distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, resultou na morte de um motociclista. A colisão envolveu um pulverizador agrícola, popularmente conhecido como “gafanhoto”, e uma motocicleta.
De acordo com as primeiras informações, a vítima, que ainda não foi identificada, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes da Polícia Militar foram acionadas e isolaram a área até a chegada da perícia técnica da Polícia Civil, que deverá apurar as circunstâncias do acidente.
O condutor do pulverizador permaneceu no local e se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.
A perícia vai analisar as condições da via, dos veículos envolvidos e outros fatores que possam ter contribuído para a colisão. Após o trabalho dos peritos, o corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Porã.
O acidente chocou moradores da região, que destacaram o intenso tráfego de máquinas agrícolas e motocicletas no núcleo comercial de Nova Itamarati, especialmente em horários de pico.