Categorias
destaque_home matogrossodosul

58 alunos da Irene Linda recebem certificados de formatura do PROERD


Na tarde desta terça-feira, dia 18 de novembro de 2025, na quadra esportiva da escola, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da instrutora do PROERD do 8º BPM, realizou a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), referente ao ano de 2025.

O evento celebrou a conclusão do curso de 58 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelli.

As aulas foram ministradas pela Cabo PM Lucilene Mendes de Oliveira do 8º Batalhão de Nova Andradina, que desenvolveu com os estudantes, atividades voltadas ao fortalecimento de habilidades essenciais para a tomada de decisões responsáveis, incentivando uma vida segura, saudável e livre do uso de drogas e da violência.

A formatura simboliza o compromisso das crianças em dizer “não” às drogas e à violência, reunindo policiais militares, professores, autoridades locais, familiares e a comunidade escolar.

Durante a solenidade, os alunos receberam certificados, realizaram o tradicional juramento do PROERD e participaram de momentos de celebração dos valores aprendidos, como autoestima, cidadania e responsabilidade.

O evento contou ainda com apresentações culturais e com a entrega das premiações para as “Redações Destaques”, valorizando o empenho e a criatividade dos estudantes ao registrarem o aprendizado adquirido ao longo do programa.

De acordo com a Cabo PM Lucilene Mendes, este ano também foi ministrado aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas para as turmas do 1º e 4º ano.

O Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Andradina, Tenente-Coronel PM Paulo Renato Ribeiro, o Subtenente Rudi Barcellos, Coordenador Técnico do PROERD-MS, representando o Coronel Alexandre, Coordenador Estadual do PROERD, O Comandante do GPM de Taquarussu, o Subtenente Marcos Vinícius da Costa Masias, a Secretária Adjunta de Educação, Maria Benedita Pereira da Silva Martins, representando o Secretário Municipal de Educação, Daniel Berto, a Primeira-Dama, Marilza Nunes, o Secretário de Administração Geral, Fernando Pigari, representando o Prefeito Clóvis do Banco, o Secretário de Comunicação, Edson da Rádio, a Diretora da Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelli, Professora Eliane Cristina dos Santos Crivelli, o vereador José Roberto Soares, a Vereadora Paulinha do Espetinho e familiares dos alunos participaram do evento.



Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
policia

Mato Grosso do Sul prepara serviços para oferta da vacina contra bronquiolite a gestantes pelo SUS


Mato Grosso do Sul está com toda a rede de saúde estruturada para iniciar a vacinação contra a bronquiolite em grávidas a partir de 28 semanas de gestação. O imunizante que passará a ser disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) deve chegar ainda neste mês aos estados. Serão 1,8 milhão de doses distribuídas para todo o País como forma de combater o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), que responde por 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos.

Foto: Ilustrativa/Conselho Federal de Enfermagem

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) concluiu o treinamento das equipes, alinhou fluxos com os municípios e equipes das UBS (Unidades Básicas de Saúde) que iniciarão a aplicação assim que o Ministério da Saúde entregar as vacinas. Ainda não há confirmação do quantitativo por estado, mas a expectativa é que 100% do público-alvo de gestantes a partir da 28ª semana recebam uma dose do imunizante.

“O alinhamento prévio com as equipes municipais permite que toda a rede opere com fluxo definido, garantindo segurança e eficiência na distribuição e aplicação. A rede está organizada para garantir que cada gestante receba a dose no tempo certo”, afirma a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone.

Capacitação

Durante a web-reunião realizada na última semana com coordenadores municipais de imunização, a SES repassou todas as orientações oficiais do informe técnico, garantindo que o início da campanha ocorra de forma padronizada em todo o Estado.

Na ocasião, todos os municípios receberam informações acerca do fluxo de atendimento das gestantes, a importância da verificação da idade gestacional a partir de 28 semanas, a organização das salas de vacinação, o registro adequado das doses e a priorização do atendimento no pré-natal.

Verificação de cadernetas de vacinação. Foto: Arquivo.

As equipes também alinharam detalhes sobre triagem, acolhimento e padronização dos procedimentos, garantindo que a campanha comece de forma segura e uniforme em todo o Estado. Segundo o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, MS está preparado para iniciar quando as doses chegarem.

“Concluímos a capacitação dos municípios, revisamos todo o informe técnico e estruturamos a metodologia de aplicação. O Estado está plenamente preparado. Essa vacinação será determinante para reduzir internações e complicações por bronquiolite no início da vida”, ressaltou.

Por que a vacina é essencial para prevenir bronquiolite?

A proteção contra o VSR é considerada estratégica porque o vírus é a principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês — doenças que podem levar à internação e, em casos mais graves, à necessidade de suporte respiratório.

A vacinação durante a gestação possibilita que os anticorpos passem para o bebê pela placenta, garantindo proteção desde o nascimento, período em que a criança é mais vulnerável a infecções respiratórias. Esse efeito é especialmente importante nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não pode receber diretamente outros imunizantes contra o VSR.

Foto: Saul Schramm

Além disso, ao vacinar gestantes, a estratégia nacional reduz o risco de surtos sazonais, diminui a carga sobre as emergências pediátricas e evita agravamentos que são comuns no pico de circulação do vírus. A recomendação é que a dose seja aplicada a partir da 28ª semana, garantindo a máxima transferência de anticorpos e proteção contínua até o nascimento.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto de capa: Agência Brasil



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Identificadas vítimas de duplo homicídio em Ponta Porã


Duplo homicídio no Jardim Marambaia: vítimas são identificadas em Ponta Porã
Foram identificadas as duas vítimas do duplo homicídio ocorrido na tarde desta terça-feira (18) em Ponta Porã. Carlos Augusto Amorim Escobar e Ilton Ferreira Pereira foram mortos a tiros por pistoleiros em frente a um lava-rápido localizado no Jardim Marambaia.

Equipes da Polícia Civil estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos. O delegado Matheus Tarchetti Peixoto conduz as investigações, mas, até o momento, a dinâmica do crime ainda não foi esclarecida. Segundo informações preliminares, as vítimas foram surpreendidas por disparos de arma de fogo enquanto estavam em frente ao estabelecimento comercial. Os executores fugiram e ainda não foram identificados.

Com essas duas mortes, o número de vítimas de homicídios registrados em Ponta Porã sobe para seis apenas desde a madrugada de domingo (16), acendendo um alerta sobre a escalada da violência na região.



Veja a Matéria completa!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica

Câmara CG cobra explicações do Município sobre 12 ambulâncias paradas, após inquérito do MPE – Câmara Municipal de Campo Grande


18.11.2025 · 4:36 · Vereador Papy

A Saúde é um dos principais setores do município de Campo Grande criticado pela população. Enquanto faltam remédios nas unidades de saúde e atendimento por causa de equipamentos sem manutenção, 12 ambulâncias novinhas estão paradas na Secretaria Municipal de Saúde. O fato chamou atenção do Ministério Público do Estado (MPE) e do presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, que protocolou ofícios cobrando explicações do Poder Executivo sobre a situação.

“Esse é um questionamento do Ministério Público, que também tem indagado a Câmara sobre qual tem sido as nossas ações referentes às nossas denúncias em relação à Saúde de Campo Grande. Então, assinei uma série de ofícios em nome do Vereador Papy e da Presidência da Câmara, cobrando explicações do Município. Acompanhe nosso trabalho de fiscalização e cobrança daquilo que não tem funcionado bem em Campo Grande, como teve essas ambulâncias paradas, enquanto tinha pessoas precisando de socorro e principalmente para renovar a frota do Samu”, afirmou Papy.

Segundo o Inquérito instaurado pelo promotor Marcos Roberto Dietz, um contrato de aluguel de ambulâncias com vigência para 12 meses terminou em julho deste ano. Mesmo após esse período, as ambulâncias doadas – seis veículos em dezembro de 2024 e outras seis, em abril deste ano – continuaram sem utilidade para a população. O Município manteve o contrato de locação de cinco ambulâncias com uma despesa mensal de quase R$ 70 mil, representando um impacto ao erário neste momento de contingenciamento.

Em junho deste ano, em resposta ao MPE, o Município alegou que o contrato no valor anual de R$ 1.886.980,00, com vencimento para julho deste ano, podendo ser prorrogado, era mais viável para manter a frotas do que utilizar as ambulâncias doadas. Além disso, a necessidade de emplacamento e a contratação de seguro, inviabilizaria a substituição dos veículos.

Assessoria de Imprensa do Vereador



Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
destaque_home dourados matogrossodosul politica

Vereador Dr. Lívio participa de duas reuniões com o Comitê Gestor da Saúde – Câmara Municipal de Campo Grande


18.11.2025 · 4:05 · Vereador Dr. Lívio

O vereador Dr. Lívio participou de duas importantes reuniões com o Comitê Gestor da Saúde de Campo Grande, realizadas na tarde de ontem (17) e na manhã desta terça-feira (18), com o objetivo de esclarecer à Câmara Municipal e à população sobre a real situação da saúde pública da capital.

A primeira reunião, realizada ontem, contou com a presença dos membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, da qual o vereador faz parte, que dialogaram diretamente com os integrantes do Comitê Gestor. Já a segunda reunião, ocorrida hoje pela manhã, foi aberta aos demais vereadores, que também puderam questionar o comitê e solicitar dados atualizados sobre a situação financeira, estrutural e assistencial da rede.

Segundo o vereador Dr. Lívio, ficou evidente que a Prefeitura enfrenta uma crise financeira grave, que impacta diretamente o funcionamento da saúde pública. “O próprio comitê confirmou que a situação financeira é preocupante, alarmante. Eles estão tentando gerir esse problema, mas o cenário é crítico”, afirmou.

Segundo os dados apresentados pelo Comitê Gestor, foi realizada uma compra que deverá manter os estoques até o final de janeiro. Mas, dos 252 medicamentos obrigatórios, estão disponíveis 199 e 26 estão programados para chegar até a primeira quinzena de dezembro.

Com relação a atenção Primária, eles estão focados na sua reorganização e quanto aos leitos hospitalares, não houve um detalhamento específico, mas afirmaram que estão aderindo há um programa do Governo Federal – o Mais especialistas – que deve ampliar a realização de exames e cirurgias em nove especialidades médicas.

Acompanhamento contínuo

O vereador Dr. Lívio informou que continuará acompanhando de perto a situação e cobrando transparência nas ações adotadas pela gestão. Uma nova reunião deve acontecer em dezembro, quando o Comitê deverá apresentar os avanços, atualizações financeiras e medidas adotadas para normalizar a rede de saúde.

“Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso a informações claras e que a prefeitura apresente soluções efetivas. A saúde de Campo Grande precisa ser tratada com prioridade absoluta”, concluiu o vereador.

Texto e foto: Ascom Ver. Dr. Lívio



Veja Matéria Completa aqui!

Categorias
policia

Dois são executados no Jardim Marambaia em Ponta Porã


Dois homens ainda não identificados foram mortos a tiros na tarde desta terça-feira (18) ao em frente a um lava rápido no Jardim Marambaia em Ponta Porã. Ainda não há informações sobre o caso. Policiais civis e militares estão no local. Mais informações em breve.



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Renda e cor são determinantes para não concluir ensino médio no país


Agência Brasil*

Estudo feito pela organização Todos pela Educação concluiu que a quantidade de estudantes que concluíram o ensino fundamental e o ensino médio no país avançou nos últimos dez anos, com aumento considerável da inclusão, porém ainda insuficiente para diminuir a disparidade, tanto considerando critérios raciais quanto de renda.

A pesquisa avaliou os índices de conclusão da educação básica na idade correta (16 anos para o fundamental e 19 para o médio), comparando os dados de 2015 e de 2025, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e do seu Módulo Educação, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as conclusões apontadas pela pesquisa estão o avanço no ensino fundamental, no qual o número de concluintes até 16 anos passou de 74,7% em 2015 para 88,6% em 2025, um crescimento de 13,9 pontos percentuais. No ensino médio. o avanço foi ainda maior: de 54,5% para 74,3%, com aumento de 19,8 pontos percentuais.

“Esse avanço nós podemos atribuir a uma série de fatores. Houve melhorias no ensino ao longo da última década, políticas importantes, pedagógicas, na base de formação de professores, que melhoram o ensino de fato, disse Manoela Miranda, gerente de Políticas Educacionais do Todos pela Educação.

Para ela, há outras hipóteses, mais em relação aos últimos anos, que podem ser consideradas, como por exemplo as aprovações durante o período pandêmico (que diminuíram a distorção idade-série). Pode também, acrescentou, ser um reflexo ao longo das últimas décadas de maior acesso, pois são mais estudantes indo à escola na educação básica, o que é muito positivo”, explicou Manoela.

Cruzando os dados de conclusão em critérios de diferenças raciais, de gênero e de renda, o fator mais determinante ainda é a renda. No ensino médio, a diferença na taxa de conclusão entre os 20% mais pobres e os 20% mais ricos caiu 15,2 pontos percentuais ao longo da década, passando de 49,1 em 2015 (36,1% versus 85,2%) para 33,8 em 2025 (60,4% versus 94,2%). Ou seja, ambos os grupos avançaram, porém a disparidade ainda é considerável. Hoje, entre os 20% mais pobres, a quantidade dos que se formam no ensino médio ainda é 25% menor do que aqueles que se formavam, entre os 20% mais ricos, há dez anos. Essa diferença indica que, mantido o ritmo atual, os jovens mais pobres só terão as mesmas chances que os mais ricos de concluir o ensino médio em mais de duas décadas.

Embora menos determinante, o critério de raça ou cor ainda é importante e não deve ser desconsiderado. Segundo o resumo do estudo, a análise por recortes de cor ou raça também ressalta diferenças nas taxas de conclusão entre estudantes brancos e amarelos e pretos, pardos e indígenas (PPI). Em 2025, a taxa de conclusão foi de 81,7% para brancos/amarelos e 69,5% para PPI, uma diferença de 12,2 pontos percentuais, quase um terço da diferença entre os mais ricos e mais pobres.

Mesmo entre os mais pobres, a questão racial é determinante. Ao comparar os homens mais pobres, os PPIs têm taxa de conclusão hoje de 78,6%, a menor entre os segmentos. Jovens do sexo masculino pobres, porém, fora do critério de PPI, têm média de 86% de conclusão. O inverso ocorre entre as meninas, pois para elas as 20% mais pobres entre os PPIs têm 86,5% de taxa de conclusão, ante 85,5% de brancas e orientais. Na outra ponta, mulheres entre os PPIs têm 100% de taxa de conclusão, e as de descendência branca ou asiática, 99,3%. Homens brancos ou asiáticos têm taxa de 99,1% de conclusão, enquanto homens PPIs têm 93,2%.

A disparidade regional também permanece relevante. Segundo o estudo, no ensino médio as maiores evoluções na década ocorreram nas regiões Norte (com alta de 25,7 pontos percentuais, passando de 43,4% em 2015 para 69,1% em 2025) e Nordeste (com avanço de 23 pontos percentuais, de 46,3% para 69,3% no mesmo período). Apesar dos aumentos, as taxas ainda estão bem distantes do Sudeste, com 79,6% de conclusão, do Centro-Oeste, com 75,4%, e do Sul, com 73,6% de concluintes dentro da idade correta.

“A gente tem que olhar para esse território, para as igualdades regionais que se refletem em outros indicadores também da educação básica. Então é muito importante olhar para políticas que possam avançar nesse sentido e, intencionalmente, para as desigualdades, olhando para as particularidades, principalmente no Norte e Nordeste, onde os estudantes mais precisam”, avalia Manoela.

Os resultados do estudo também indicam que é preciso ampliar e acelerar os esforços, principalmente para evitar evasão escolar e o atraso na conclusão dos ciclos de ensino. Entre as soluções consideradas está a ampliação de políticas de apoio à continuidade de estudos, inclusive políticas de complementação de renda, e o uso do ensino integral como política pedagógica de fomento.

“Pesquisas recentes em alguns estados brasileiros já apontam uma redução da evasão no ensino médio quando o estudante está no ensino médio integral, comparado ao ensino médio regular.

Para a gerente da organização Todos pela Educação, políticas de recomposição das aprendizagens também são muito importantes. “E, claro, políticas que visam à redução das desigualdades, tanto socioeconômicas, quanto raciais ou regionais. Então, é muito importante que cada estado tenha um bom diagnóstico e entenda os maiores motivos e as causas desse abandono na sua rede de ensino para pensar uma combinação de ações e políticas de permanência que façam mais sentido para o seu território”, afirma.



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

MS amplia modelo integrado de agência que une serviços do Detran e emissão do novo RG


O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Detran-MS e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), está ampliando o modelo de Agência Integrada, que reúne diversos serviços públicos em um mesmo endereço para oferecer mais praticidade e agilidade ao cidadão. A partir desta segunda-feira (17), o conceito será implantado na agência do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) de Santa Rita do Pardo, com previsão de expansão para outras cidades nos próximos meses.

Este novo modelo de agência permite que o cidadão tenha acesso em um só local a serviços de diferentes órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul, como a emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) – antigo RG –, além de serviços de CNH e veículos do Detran-MS.

A iniciativa, já implantada na agência Comper Itanhangá em Campo Grande, e nas agências regionais do Detran-MS de Corumbá e Dourados, reduz deslocamentos, tempo de espera e burocracia, tornando o atendimento mais eficiente e centrado nas necessidades do usuário.

Inauguração da primeira Agência Integrada no Comper Itanhangá em Campo Grande

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, destaca que o modelo reforça a presença do Estado junto à população.

“A integração amplia o alcance do atendimento e fortalece a política de proximidade com o cidadão. Quando reunimos acolhimento, eficiência e excelência em um só local, criamos um serviço público mais acessível e resolutivo. A expansão desse formato leva inteligência, economia e inclusão para mais regiões do Estado”, afirma.

Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, o formato reforça o compromisso do órgão com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos.

“O atendimento integrado representa um avanço na forma de atender o cidadão. Quando reunimos diferentes serviços em um mesmo ambiente, além de otimizar estruturas, oferecemos uma experiência mais rápida, resolutiva e humanizada. É um passo importante na modernização do Governo do Estado e na construção de uma administração pública mais econômica e próxima das pessoas”, destacou Rudel.

Agência Integrada Detran Dourados

A Agência Integrada do Comper Itanhangá, foi a primeira a reunir serviços públicos estaduais no mesmo local. No espaço, o cidadão pode emitir a nova CIN e utilizar os totens de autoatendimento do Detran-MS para consultas e pagamentos.

Já em Corumbá e Dourados, a integração entre o Detran-MS e o Posto de Identificação da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) está em funcionamento, atendendo a população no mesmo endereço. Em Santa Rita do Pardo, o serviço passa a funcionar a partir da próxima semana.

Para fazer a nova CIN, é necessário realizar o agendamento prévio pela internet, no site da Sejusp-MS: servicos.sejusp.ms.gov.br . Basta escolher o serviço desejado e definir a data, local e o horário do atendimento.

Próximas unidades

A previsão é que, na segunda quinzena de dezembro, a Agência Híbrida da Marcelino Pires, em Dourados, também passe a operar nesse formato, ampliando as opções de atendimento unificado no município. Na sequência, as unidades do Detran-MS localizadas no Shopping de Três Lagoas e no Shopping Campo Grande devem ser as próximas a receber o modelo.

De acordo com a diretora de Engenharia do Detran-MS, Maria Moura Borba, as adequações estruturais são essenciais para garantir conforto e funcionalidade aos espaços. “Esses ajustes realizados pela equipe de engenharia, permitem que as agências estejam preparadas para bem receber o cidadão, com ambientes mais modernos, acessíveis e integrados”, afirmou.

Agências Integradas MS

  • Agência Integrada Comper Itanhangá

Joaquim Murtinho, 1679 – Itanhangá Park – Campo Grande

  • Agência Integrada Corumbá

Rua Piauí, n°3015, Vila Guarani – Corumbá

  • Agência Integrada Detran Sede Dourados

Cel. Ponciano, 600 – Parque dos Jequitibás – Dourados

  • Agência Integrada Santa Rita do Pardo

Av. João Gregório Rodrigues, 1123 – Santa Rita do Pardo

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued/Detran



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Zé Teixeira propõe inclusão de Romaria Diocesana no Calendário Oficial


A Romaria Diocesana em honra à Nossa Senhora Aparecida, realizada anualmente no Distrito de Vila São Pedro, em Dourados, deverá ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do deputado estadual Zé Teixeira, que apresentou o projeto de lei nesta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposta, o evento religioso, que ocorre sempre no dia 12 de outubro, data dedicada à Padroeira do Brasil, passará a integrar oficialmente o calendário instituído pela Lei nº 3.945, de 4 de agosto de 2010. A romaria é organizada pela Cúria Diocesana de Dourados e reúne milhares de fiéis todos os anos, consolidando-se como uma das maiores manifestações de fé da região.

A Romaria Diocesana tem início ainda na madrugada, quando devotos caminham a pé de diversos pontos da cidade de Dourados em direção ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado às margens da BR-163, a cerca de 20 km do centro urbano. A programação inclui a recitação do terço, acolhida da imagem da santa e a celebração da Santa Missa, atualmente presidida pelo bispo diocesano, Dom Henrique Aparecido de Lima, com a participação do reitor do santuário, padre Cristiano dos Santos. Após a missa, ocorre a tradicional “Coroação da Mãe de Deus”.

Este ano, a romaria chegou à sua 26ª edição, reunindo cerca de 60 mil pessoas. O tema escolhido foi “Mãe Aparecida, acolhe-nos como peregrinos da esperança”, reforçando o caráter espiritual e comunitário da celebração. O projeto de lei permite que a Romaria Diocesana em honra à Nossa Senhora Aparecida seja oficialmente considerada um dos eventos de relevância do Estado de Mato Grosso do Sul, reforçando o papel da devoção mariana como parte da tradição e da identidade do povo sul-mato-grossense.

Na justificativa, o deputado Zé Teixeira destacou que a romaria é “uma celebração profundamente enraizada na identidade local, marcada por expressiva participação comunitária de vários segmentos da sociedade”. Para ele, a inclusão no calendário estadual representa o reconhecimento da importância cultural e religiosa do evento, que além de fortalecer a fé católica, movimenta a economia e o turismo da região.



Veja a Matéria completa!

Categorias
policia

Sanesul lança edital para aquisição de energia no Mercado Livre e avança em eficiência energética


A Sanesul publicou na quinta-feira (13) de novembro, no Diário Oficial, o edital do Pregão Eletrônico nº 048/2025 para aquisição de energia incentivada no Mercado Livre de Energia. O processo visa a compra de aproximadamente 175 mil megawatt-hora (MWh), divididos ao longo de três anos.

Todas as informações sobre a licitação estão disponíveis no site da Sanesul e também na plataforma de Licitações do Banco do Brasil.

A nova contratação integra um conjunto de iniciativas estratégicas da companhia para reduzir custos e aumentar sua eficiência energética. Após o sucesso da Parceria Público-Privada que permitiu a construção de duas usinas fotovoltaicas de grande porte — destinadas a compensar o consumo das unidades em baixa tensão — a Sanesul busca agora o modelo de compra de energia no mercado livre (ambiente de contratação livre) para as suas unidades consumidoras de média e alta tensão.

Diferente da forma de contratação comum denominada de mercado cativo, onde a distribuidora define tarifas e condições, o Mercado Livre permite que grandes consumidores negociem diretamente com geradores ou comercializadoras. Nessa modalidade, a empresa pode definir quantidade, prazo, tipo da fonte de energia e condições de pagamento, garantindo maior competitividade, previsibilidade orçamentária e flexibilidade contratual.

Energia incentivada e compromisso ambiental

A energia objeto da contratação é classificada como incentivada, produzida a partir de fontes renováveis — como solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas. A escolha por esse modelo traz benefícios ambientais expressivos, já que contribui diretamente para a redução das emissões de carbono e estimula o desenvolvimento de novos projetos sustentáveis no país.

Além disso, ao priorizar energia renovável, a Sanesul reforça práticas de ESG, fortalece sua imagem institucional e se alinha às metas globais de sustentabilidade, adotando um modelo de gestão responsável e atento ao impacto ambiental de suas operações.

Redução de custos e eficiência na operação

A energia elétrica representa um dos maiores custos operacionais do setor de saneamento, devido ao funcionamento contínuo dos sistemas de bombeamento de água. Com a entrada no Mercado Livre e a compra planejada de energia incentivada, a Sanesul projeta redução superior a 15% nos gastos com energia, fortalecendo o equilíbrio financeiro da companhia e a sustentabilidade de suas operações.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.