3 flores aromáticas para cultivar e manter os ratos longe de casa


Manter baratas, moscas e ratos longe de casa é uma tarefa diária, que exigi diferentes métodos de limpeza e prevenção. Os roedores, por exemplo, são comumente atraídos por odores, e por isso, manter a casa limpa e sem restos de comida é o ideal para não atraí-los. Entretanto, algumas flores aromáticas podem ser verdadeiras “muletas” na tarefa de repelir essas “visitas indesejadas”.

Alimento, água e abrigo. Esses são os três elementos procurados pelos ratos dentro das casas. Segundo o biólogo Fabiano Soares, o odor dos restos de comida pode atrair esses animais para a residência.

Cultivar diferentes flores pode ser uma forma de evitar a presença dos roedores. Isso porque elas liberam um forte cheiro no ambiente, o que acaba por desorientar e confundir o olfato dos ratos na procura por comida.

Confira, a seguir, as três melhores flores para evitar a presença dos ratos em casa:

Lavanda (Lavandula angustifolia)

Imagem colorida: mulher colhe lavanda - Metrópoles
Lavanda: reduz a ansiedade e o estresse na menopausa

De acordo com Soares, o cheiro da lavanda incomoda porque ela libera substâncias como linalol, acetato de linalila e cineol – responsáveis por “desorganizar” a percepção olfativa dos ratos. O animal não consegue sentir o cheiro da comida e acaba por não seguir os rastros deixados por outros indivíduos. “Isso os desmotiva a permanecer no local”, explica o biólogo.

Hortelã (Mentha sp.)

Imagem colorida de flores de hortelã
O forte cheiro da hortelã no ambiente faz com que os ratos evitem o local

Duas substâncias presentes na hortelã causam forte desconforto respiratório nos roedores: o mentol e a mentona. O cheiro delas é tão forte e penetrante que os ratos acabam por não se sentirem seguros no ambiente. Soares explica que a hortelã ainda possui timol, elemento que quebra o cheiro natural dos arredores, o que desorienta os ratos por completo.

Arruda (Ruta graveolens)

Imagem colorida de flores de arruda
O aroma da arruda “bagunça” a comunicação química entre os ratos

Com um cheiro forte e característico, a arruda possui compostos sulfurados voláteis e da metilnonilcetona – elementos que são extremamente aversivos. A flor ainda libera furanocumarinas, o que “bagunça” a comunição química entre os ratos. “Fazendo com que eles parem de marcar território com urina e abandonem o local”, detalha Soares.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.