Base Móvel da Guarda é instalada no Centro e reforça segurança durante mês de aniversário de Campo Grande – CGNotícias


No mês em que Campo Grande celebra seus 126 anos de emancipação política, a segurança pública também ganha reforço especial. A Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), instalou nesta quinta-feira (1º) a Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana no coração da cidade, em frente à Morada dos Baís. A unidade permanecerá na região central por 31 dias, funcionando das 8h às 22h.

A instalação marca o início da terceira fase da Operação Campo Grande Mais Segura, que reúne esforços integrados da GCM, Polícia Militar e Polícia Civil para intensificar o patrulhamento em áreas de maior vulnerabilidade social. Após passar pelas regiões do Prosa e Lagoa, a operação agora concentra as ações no Centro.

“A Base Móvel hoje aqui no Centro marca o início da operação Campo Grande Mais Segura, que integra ações da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar e Polícia Civil para reforçar o patrulhamento em áreas vulneráveis. Atendendo a um pedido da comunidade, a base está instalada no Centro por 31 dias, com atendimento até às 22h. Essa é uma ação que aproxima a prefeitura da população, ouvindo demandas e fortalecendo parcerias”, destacou a prefeita Adriane Lopes.

Com presença ostensiva e equipada, a unidade atua com ônibus operacional, viaturas, motocicletas e equipes especializadas, como a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, ROMU, equipe de Trânsito e GEMOP (motopatrulhamento). A média diária será de 8 a 10 viaturas circulando na região central.

Para o secretário da Sesdes, Anderson Gonzaga, a Base não só aumenta a sensação de segurança como também atua de forma estratégica no combate à criminalidade. “Além da base regional, contamos com equipes especializadas atuando em conjunto. Após esse período, o patrulhamento continuará de forma permanente, com presença constante das viaturas no Centro. É mais segurança, mais presença e mais diálogo com quem vive e trabalha aqui”, afirmou.

A iniciativa foi bem recebida por comerciantes e moradores. O diretor da Associação Comercial de Campo Grande, Paulo de Matos Pinheiro, destacou a importância da medida. “A GCM tem um papel fundamental na região central, onde os índices de furtos e roubos são mais altos. A presença da base, especialmente próxima à Ernesto Geisel, deve ajudar bastante a coibir esses crimes”, afirmou.

Quem também vê com bons olhos a presença da Guarda é o técnico em eletrônica Edson José da Rocha, morador do Centro. “À noite, a sensação de insegurança aumenta, principalmente por conta da presença de pessoas em situação de rua. A GCM traz um alívio para quem precisa transitar pela área nesse horário”, comentou.

A operação deve seguir até o fim de agosto, com foco em ações preventivas e repressivas durante o período festivo da cidade. Nas últimas semanas, a Base Móvel já passou por bairros como Mata do Jacinto e Vila Fernanda, com saldo de 696 abordagens, 497 veículos fiscalizados, além de operações específicas como “Ferro-Velho” e “Cerol”.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.