Projeto Inverno Acolhedor totaliza mais de mil acolhimentos no Parque Ayrton Senna – CGNotícias


O projeto Inverno Acolhedor, lançado em maio, já totaliza 1076 acolhimentos realizados no Parque Ayrton Senna. Neste primeiro final de semana da ação, que teve início na sexta-feira (8), foram efetuados 171 acolhimentos de pessoas em situação de rua que buscaram o local de forma espontânea ou encaminhadas via Centro POP, que disponibiliza o transporte de ônibus para o Parque.

A estrutura segue em funcionamento nesta segunda-feira (11), a partir das 18 horas. De acordo com a coordenadora Priscilla Justi, como as temperaturas ainda estão oscilando, há a possibilidade da sétima etapa da ação ser realizada também na terça-feira, com encerramento na quarta-feira pela manhã (13). “Depende dos alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil do município, que mantém uma articulação com a Superintendência de Política de Direitos Humanos e de Proteção Social Especial”, disse.

A noite de sábado, a mais fria do fim-de-semana (9), foi a que totalizou o maior número de acolhimentos, com 70 pessoas, já que no decorrer da madrugada de domingo as temperaturas chegaram a 6,8ºC na Capital.

Desde o início do projeto Inverno Acolhedor, no dia 28 de maio, esta foi a primeira vez que o Ponto de Apoio funcionou no fim-de-semana. Para dar suporte ao trabalho das equipes que estão atuando no Parque Ayrton Senna, o Centro POP também permaneceu aberto sábado e domingo, reforçando o atendimento às pessoas em situação de rua, oferecendo café da manhã, almoço e lanche da tarde, além dos serviços socioassistenciais.   

Ao todo foram oferecidas 343 refeições, entre café-da-manhã, almoço e lanche da tarde. O jantar é servido no Ponto de Apoio. A SAS, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) vem intensificando, desde maio, as ações de acolhimento e abordagens à população em situação de rua durante o inverno.

O trabalho de abordagem é reforçado com a entrega de cobertores e o mapeamento de pontos estratégicos, sempre respeitando o direito de recusa dos indivíduos aos serviços oferecidos, conforme garantido pela Constituição Federal. A população também pode colaborar denunciando locais onde há pessoas em situação de rua pelos telefones 156, (67) 99660-6539 e 99660-1469, possibilitando que as equipes atuem de forma mais eficiente.

A abertura do Ponto de Apoio segue resolução normativa publicada no Diário Oficial de Campo Grande que prevê que o protocolo referente a ação Inverno Acolhedor seja acionado sempre que as previsões meteorológicas indicarem temperaturas iguais ou inferiores a 12ºC, conforme alertas emitidos pela Defesa Civil Municipal. 





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.