Dourados promove audiência pública alusiva ao Setembro Amarelo


A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania, realizará no dia 1º de setembro audiência pública alusiva ao Setembro Amarelo, com o tema “Cuidando Vidas com Amor – Setembro Amarelo”. O evento acontecerá às 19h, no auditório do Bloco 10 da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados).  

O encontro marca o início de um mês de ações e mobilizações em prol da vida, da saúde emocional e da prevenção ao suicídio. Autoridades municipais e estaduais, profissionais da saúde, defensores de direitos humanos, representantes de instituições religiosas, lideranças comunitárias, secretários, vereadores e pessoas comprometidas com o bem-estar e a valorização da vida participarão da ação.

O objetivo é criar um espaço aberto de diálogo sobre a importância de identificar sinais de sofrimento emocional, combater o estigma que envolve as questões de saúde mental e fortalecer redes de apoio.

O prefeito Marçal Filho ressalta a importância da pauta para a gestão municipal, com prioridade a saúde e bem-estar dos douradenses. “Setembro Amarelo é um chamado à empatia, ao cuidado e à construção de uma rede de apoio para que ninguém enfrente suas batalhas sozinho” destaca.

Já o coordenador geral de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, reforça o caráter urgente do movimento e convoca a sociedade para abraçar a temática. “Vivemos um tempo em que precisamos nos mover com urgência para que as pessoas busquem apoio junto à família, aos amigos e ao meio em que vivem”, destaca, frisando ainda que é importante que as comunidades religiosas, independente do segmento se envolvam nesse debate.

A programação contará com palestra magna do professor e coordenador do curso de Psicologia da Unigran, Carlos Arturo Valiente, especialista e referência em saúde mental, além de um painel interativo de perguntas e respostas com profissionais de diferentes áreas que atuam na promoção do bem-estar e da saúde emocional no município.

“A audiência pública pretende ser um marco no calendário douradense, inspirando a comunidade a se engajar em iniciativas que salvam vidas e promovem um ambiente mais saudável e solidário para todos”, destaca Luiz Carlos Calado.

SETEMBRO AMARELO

A campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos, em 1994, inspirada na história de Mike Emme, um jovem de 17 anos que cometeu suicídio e ficou conhecido pelo seu carro Mustang amarelo. Após sua morte, familiares e amigos passaram a distribuir fitas amarelas com mensagens de apoio, incentivando o diálogo e a prevenção.

No Brasil, a campanha foi oficialmente adotada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, prédios públicos, monumentos e espaços urbanos recebem iluminação amarela durante o mês de setembro, e diversas ações de conscientização são realizadas em todo o país.

SERVIÇO

Data: 1º de setembro de 2025

Horário: 19h

Local: Auditório do Bloco 10 – Unigran



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.