Todos em Ação transforma a manhã de moradores da Vila Popular com serviços, lazer e cidadania – CGNotícias


Em comemoração aos 126 anos de Campo Grande, a manhã deste sábado (16) trouxe serviços, lazer e cidadania para os moradores da Vila Popular. A edição especial do programa “Todos em Ação” reuniu atendimentos de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas, atividades culturais e recreativas, além de distribuição de mudas frutíferas e verduras, aproximando a população dos serviços públicos.

O mutirão ofereceu centenas de atendimentos e atividades, reunindo órgãos municipais e estaduais, profissionais da saúde, assistência social e educação. Além dos serviços de documentação e saúde, a população pôde aproveitar oficinas, apresentações culturais, recreação infantil e serviços de beleza, tudo em um só lugar. A iniciativa facilita a vida de quem tem dificuldade de se deslocar durante a semana, garantindo que moradores de todas as idades consigam resolver demandas e ainda aproveitar momentos de lazer.

Rosimeire chegou cedo à Vila Popular com uma lista de pendências e voltou para casa com documentos atualizados, verduras fresquinhas e até mudas de frutas para plantar no quintal. A experiência dela foi compartilhada por centenas de moradores que participaram, neste sábado (16), da edição especial do “Mutirão Todos em Ação”, que transformou a escola do bairro em um grande centro de serviços, lazer e cidadania em comemoração aos 126 anos de Campo Grande

De atendimentos de saúde à emissão de documentos, passando por orientação jurídica, recreação para as crianças, oficinas e serviços de beleza, a ação reuniu órgãos municipais, estaduais e muitas outras instituições para oferecer soluções práticas a quem muitas vezes não consegue se deslocar durante a semana.

Entre os destaques, a distribuição de mudas frutíferas e verduras atraiu longas filas e empolgou a população. Amora, acerola, jabuticaba, pitanga, goiaba e romã foram algumas das espécies que se esgotaram rapidamente, reforçando hábitos saudáveis e celebrando o título de Campo Grande como “Cidade Árvore do Mundo”, concedido pela ONU e pela Fundação Arbor Day.

“É a primeira vez que participo do mutirão e achei tudo ótimo, bem divertido. Vim para fazer o CadÚnico, atualizei o ‘Minha Casa Minha Vida’ e ainda garanti verduras fresquinhas para o almoço. Consegui mudas de amora, acerola e romã — meus filhos adoram! Dá para resolver várias coisas em um só lugar, isso ajuda muito quem trabalha e não tem tempo durante a semana. Queria uma ação dessa toda semana aqui!”, contou Rosimeire.

A força do programa também impressionou visitantes de outras cidades. Selma Campanhães, de Corumbá, estava em Campo Grande visitando a mãe e aproveitou para acompanhá-la em um exame de vista.

“Lá em Corumbá não temos nada parecido. É muito difícil ter ações assim, então aqui o povo de Campo Grande está de parabéns. É gratificante encontrar todos os serviços concentrados em um só lugar. Minha mãe já tinha participado de outra edição na Moreninha e elogiou bastante. Estou feliz de poder aproveitar essa oportunidade também”, afirmou.

Para Suzimar, moradora da região da Vila Popular, o Todos em Ação facilitou até o cuidado com o filho de 7 anos.

“É a primeira vez que participo e achei muito bom. Para quem não tem condições e tempo de se deslocar durante a semana, fica bem mais fácil vir aqui tirar documentos, cortar cabelo, pegar plantas ou vacinar os animais. Tudo em um só lugar, em um sábado, facilita demais.”

Quem faz acontecer

Voluntários e servidores que atuaram na ação também destacaram os benefícios. A enfermeira Cristiane Galvão, que já participou de outras edições, ressaltou o alcance do mutirão:

“Essa iniciativa é muito interessante porque dá oportunidade para quem não consegue resolver essas demandas durante a semana. Hoje, só na vacinação, atendemos cerca de 30 pessoas. Todo mundo sai daqui com algum tipo de solução.”

De acordo com a 7ª Delegacia da Polícia Militar, que acompanhou a ação, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo evento entre 8h e 13h. Aproximadamente 750 voluntários participaram da organização e do atendimento ao público.

Gestão integrada

Para a prefeita Adriane Lopes, o programa simboliza o compromisso da gestão em estar próxima da população:

“É uma manhã especial aqui na região do Imbirussu. O ‘Todos em Ação’ que agora se une ao Mutirão, leva serviços essenciais diretamente à população. São mais de 300 atendimentos disponíveis, e seguimos de região em região, garantindo acesso à documentação, saúde, lazer, saúde e assistência social. É unindo esforços e fazendo o que precisa ser feito, que conseguimos resultados concretos para a comunidade.”

Mais do que um mutirão, o Todos em Ação aproxima serviços públicos do dia a dia da população, promove cidadania e fortalece políticas de inclusão social. A cada edição, o programa reforça que Campo Grande cresce com gestão integrada e comunidade participativa.






Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.