Abertura dos Jogos Urbanos Indígenas de CG celebra união entre os povos – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, via Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), realizou neste domingo (17/8), a abertura da 18ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande 2025. O evento celebrou a união entre os povos indígenas da capital, valorizando a identidade cultural, o caráter educativo e o espírito comunitário por meio do esporte.

A programação começou às 8h, no Parque do Sóter, com disputas nas modalidades: arco e flecha (masculino), lança (masculino), atletismo/corrida (masculino e feminino), cabo de guerra (masculino e feminino), futebol society (masculino) e futsal (feminino). Ao todo, 18 comunidades participaram, somando quase 800 atletas.

O diretor-presidente da Funesp, Sandro Benites, ressaltou a importância da iniciativa da prefeitura em oferecer os jogos. “É uma alegria e honra imensa poder oferecer aos povos originários um dia de confraternização, esporte e lazer. Essa é uma iniciativa muito importante da Prefeitura de Campo Grande, que tem se dedicado a proporcionar momentos de união, valorizando a cultura, o esporte e o fortalecimento das nossas comunidades indígenas, destacou.

Para o cacique Josivaldo, da Comunidade Inamaty Kaxe – Novo Dia, o encontro reforça a importância da convivência comunitária. “Aqui no contexto urbano da capital, em Campo Grande, somamos 18.480 indígenas. A cada uma vez ao ano, conseguimos reunir os atletas de todas as comunidades para que possamos nos celebrarmos. Em pleno domingo com a família, podendo rever os amigos e parentes. Uma forma também de levarmos a nossa cultura de geração em geração. Agradecemos a prefeitura pela oportunidade de podermos estar aqui, neste domingo”, afirmou.

Já o cacique Josias Jordão Ramires, da Comunidade Marçal de Souza, ressaltou a força cultural do evento. “A importância desses jogos é o fortalecimento entre as comunidades em contexto urbano. Sabemos que somos 24 comunidades nas sete regiões de Campo Grande. Aqui está acontecendo o fortalecimento da cultura e das modalidades tradicionais. É um momento também, de unificação entre os povos”, destacou.

A vice-prefeita Camilla Nascimento destacou o caráter representativo da iniciativa. “Essa reunião de todos aqui vai muito além de competição e de esporte, isso é representatividade. Representatividade de cultura, social, respeito e integração. As gerações reunidas num momento como esse, enriquece e engrandece a identidade de cada um de vocês que nos honra com este dia”, destacou.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.