Caminhada da Paz reúne mais de mil pessoas no Lageado e reforça importância do CEU das Artes na região – CGNotícias


A 18ª edição da Caminhada da Paz, realizada nesta quinta-feira (21) na região do Lageado, reuniu cerca de 1,2 mil pessoas, entre entidades parceiras, associações de moradores, escolas municipais, ONGs, secretários da gestão municipal e servidores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS). Promovida pela Prefeitura de Campo Grande e organizada pela SAS e pela equipe do Cras Rosa Adri, a caminhada integra o calendário oficial de aniversário da Capital desde 2007.

Neste ano, a concentração aconteceu no CEU das Artes, complexo esportivo e cultural inaugurado esta semana pela Prefeitura, que também abriga o novo prédio do Cras Rosa Adri, localizado na Rua Maria Del Horno Samper, 247, atendendo moradores do Parque do Sol, Dom Antônio e Lageado. Durante a abertura, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, reiterou a relevância do equipamento para a região e descerrou a placa de inauguração do Cras.

“Na terça-feira seguimos um protocolo do Governo Federal, parceiro nesta obra, e esperamos o evento de hoje para formalizar a entrega do Cras na presença de vocês. Precisamos ser construtores da paz, e isso é uma tarefa diária em nossas unidades, que desenvolvem atividades com nossos usuários para consolidar esse objetivo, porque a paz é uma construção coletiva”, destacou a secretária.

A prefeita Adriane Lopes enfatizou o compromisso da gestão em destravar obras paradas há anos. “Esse é o papel da gestão pública, trabalhar para entregar obras que estão transformando vidas em todas as regiões da Capital. Um espaço como este, que acolhe e oferece lazer à comunidade, contribui diretamente com a cultura de paz”, afirmou.

O coordenador do Cras Rosa Adri, Ismael de Deus Lima, também reforçou a importância da Caminhada, realizada há mais de uma década. “Nosso propósito maior é reunir vozes em prol da convivência pacífica e do respeito. A presença de todos os parceiros, todos os anos, representa esse compromisso que temos com a nossa região”, ressaltou.

História e consolidação do evento

Criada em 2005 por Cléa Lúcia Braga Larsen, a Caminhada da Paz surgiu como resposta ao alto índice de violência da época, com o objetivo de sensibilizar a população — em especial crianças, adolescentes e jovens — sobre a necessidade de transformar a cultura de violência em práticas voltadas à paz e ao respeito.

Aos 75 anos, Clea participou de mais uma edição e se emocionou com a trajetória do evento. “Fico muito feliz em ver as crianças e jovens participando todo ano, porque a mensagem precisa chegar às futuras gerações para que essa tradição não se perca”, afirmou.

Veterana da caminhada, a aposentada Ramona Benitez participou ao lado dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Aero Rancho. “É uma maravilha essa ação, principalmente para as crianças, que podem levar essa mensagem para suas famílias”, disse.

A diretora da EMEI Ayd Camargo, Maria Sirlei Lands, também destacou o impacto do novo CEU das Artes. “É uma opção maravilhosa para a juventude e para as crianças da região, que agora têm um lugar para brincar, praticar esportes e realizar atividades quando não estiverem na escola”, pontuou.

O percurso da Caminhada partiu do CEU das Artes e passou pelas ruas Cenira Soares Magalhães, Lúcia dos Santos, Evelina Selingardi Figueiredo e Maria Del Horno Samper. O evento contou ainda com a participação das bandas da Guarda Civil Metropolitana, do Instituto Mirim, da Escola Municipal Padre Thomaz Ghirardelli e de entidades parceiras.

“Foi mais um ano em que destacamos o trabalho da SAS na promoção da cultura de paz junto à comunidade da região”, concluiu a superintendente de Proteção Social Básica da SAS, Gizelli Mota.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.