O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou que o governo norte-americano suspendeu todas as emissões de vistos de trabalho para caminhoneiros. A medida tem vigência imediata.
“Com efeito imediato, suspendemos a emissão de vistos de trabalho para caminhoneiros comerciais”, anunciou Rubio na rede social X.
Ele acusou, sem provas, os motoristas estrangeiros de colocarem “vidas americanas em risco” e “prejudicando os meios de subsistência dos caminhoneiros americanos”.
A situação ocorreu após um acidente na Flórida, que deixou três pessoas mortas depois que um motorista de caminhão fez uma conversão ilegal. O caminhoneiro era um indiano, que, supostamente, não falava inglês e estava ilegalmente nos EUA.
A American Trucking Association negou em março a “alegação duvidosa” de que milhões de caminhoneiros estrangeiros migraram para os EUA, bem como a acusação de roubo de postos de trabalho e elevação de insegurança nas rodovias do país.
Em nota, a associação frisou que “a narrativa de dumping de mão de obra estrangeira no setor de transporte rodoviário dos EUA é falsa, e não resiste a um exame minucioso”.