O Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV) discute ações integradas de Segurança Pública nas cidades de Mundo Novo e Ponta Porã. Nos dias 19 e 21 foram realizadas reuniões ordinárias do GGI-FRON-DIV nos municípios de Mundo Novo e Ponta Porã, como sequência das atividades de fomento à integração entre as instituições responsáveis pela segurança pública de forma direta ou indireta na região de fronteira.
Na cidade de Mundo Novo a reunião foi realizada no auditório da Receita Federal, e, em Ponta Porã o 4º Batalhão de Polícia Militar sediou o encontro. Estiveram presentes nas reuniões membros da Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Federal do Brasil, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Federal – PF, Departamento de Operações de Fronteira – DOF, Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, Poder Judiciário Estadual, Ministério Público Estadual e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário.
Em Mundo Novo também houve a participação de representantes do Batalhão de Polícia de Fronteira do Paraná (BPFRON) e da Polícia Rodoviária Federal de Guaíra. O encontro teve como objetivo discutir acerca dos crimes locais e transnacionais ocorridos na região fronteiriça do Estado, as rotas existentes e as alternativas para o enfrentamento efetivo ao crime organizado nos municípios de fronteira com o Paraguai.
A Secretaria-Executiva do GGI-FRON-DIV/SEJUSP/MS, coordenou a reunião e registrou as sugestões dos gestores regionais e locais das instituições que são membros do colegiado, analisando os desafios e alinhando estratégias para fomentar as ações integradas das instituições de segurança pública.