Horta do Estabelecimento Penal de Caarapó fortalece retribuição social e amplia doações a entidades do município


O projeto de produção de hortifrúti desenvolvido no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó tem crescido de forma significativa e levado mais solidariedade para a comunidade local. Mais do que fornecer alimentos frescos, a iniciativa representa transformação de vidas.

Através da capacitação e do trabalho na terra, os reeducandos desenvolvem novas habilidades, resgatam valores e encontram uma oportunidade real de ressocialização. Cada colheita simboliza não apenas alimento, mas também futuro e esperança semeados dentro e fora dos muros do presídio.

Nesta semana, por exemplo, 300 pés de alface colhidos na unidade foram entregues ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que destinará os alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade. Para a supervisora do CRAS, Késia Jussara Marques de Farias Carminatti, o impacto é direto na qualidade de vida das famílias atendidas.

“Esse trabalho que o presídio oferece à comunidade tem sido de grande valia, principalmente para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ‘Sorriso de Criança’, que hoje atende cerca de 70 crianças e adolescentes. Muitos dos nossos participantes não têm acesso regular a verduras e legumes, e essas doações fazem diferença na mesa das famílias, tornando as refeições mais saudáveis e garantindo mais dignidade e qualidade de vida”, afirma.

De acordo com o diretor da unidade penal, Gilson Lino Filho, o projeto não para de crescer. Estamos aumentando gradativamente nossas doações e, com isso, ampliando o apoio às entidades do município”, destacou.

Reeducandos receberam capacitação técnica para o cultivo.

O fortalecimento da horta tem recebido apoio da Prefeitura, que recentemente enviou mais um caminhão de terra, e do Senar, responsável por capacitar os internos para atuarem no cultivo. Entre as hortaliças produzidas estão alface, rúcula, couve e cheiro-verde, além de variedades destinadas ao consumo interno do presídio.

Até pouco tempo, as doações eram destinadas apenas ao Asilo e ao Cema (Centro Marie Ariane), que é um abrigo para crianças e adolescentes. Agora, a iniciativa passou a contemplar também a Guarda Mirim e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ampliando o alcance social e reforçando o compromisso da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) com a retribuição social.

Na APAE de Caarapó, que atende cerca de 130 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a coordenadora pedagógica Marisonia de Souza Farias reforça a importância do apoio recebido.

O trabalho desenvolvido na horta do presídio representa muito mais do que a produção de alimentos. Cada doação fortalece nossas ações e contribui para uma alimentação mais saudável dos estudantes e usuários. É um gesto de solidariedade que valoriza a dignidade humana e reforça a importância da inclusão e do cuidado com as pessoas com deficiência”, agradece.

Já na Guarda Mirim, onde cerca de 50 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos participam diariamente das atividades, o coordenador Venâncio Monteiro e a administradora Juliana Artheman Melo destacam que as doações contribuem diretamente para a nutrição dos jovens.

Segundo eles, a Agepen ajuda a complementar a alimentação das nossas crianças, muitas vezes em situação de vulnerabilidade, que não têm acesso a uma refeição saudável e balanceada. “Graças às doações, conseguimos oferecer cardápios mais variados e nutritivos, garantindo um cuidado especial com a saúde deles”, ressalta a administradora.

O projeto de hortifrúti do Estabelecimento Penal de Caarapó, portanto, vai além da ressocialização e do trabalho dos internos: é um elo de solidariedade que conecta a unidade prisional à comunidade, levando mais saúde, dignidade e esperança às famílias e instituições beneficiadas.

Keila Oliveira, Comunicação Agepen/MS



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.