Brasiliense de 11 anos cria fórmula matemática e é homenageado na CLDF


O aluno Rafael Kessler Ferreira, de 11 anos, foi homenageado com uma Moção de Louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), pela criação da fórmula matemática batizada com o sobrenome do menino: Fórmula Kessler.

O pequeno gênio brasiliense contou estar muito feliz e honrado por saber que a CLDF reconheceu o feito de uma criança.

” Isso é só o início, e espero ter a oportunidade de ser acompanhado por profissionais que possam me ajudar a crescer e a avançar cada vez mais”, disse.

Segundo a família, Rafael mostrou interesse pela matemática desde muito cedo, tendo facilidade com cálculos complexos.

Ainda de acordo com eles, o garoto elaborou o raciocínio para a criação da fórmula Kessler enquanto fazia uma prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

A mãe então levou a fórmula até o professor de matemática Augusto Hung, para verificação. Após a validação, o cálculo ainda foi validado pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) Rui Seimetz e Igor dos Santos Lima.

A Cerimônia, que ocorreu nesta segunda-feira (25/8), foi iniciativa do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, Gabriel Magno (PT).

Como funciona a fórmula:

Rafael explicou que a Fórmula de Kessler “resolve problemas de contagem em grades de quadradinhos feitos com palitos”.

Normalmente, seria preciso calcular caso a caso, mas, com a fórmula, é possível chegar ao resultado de forma direta e rápida.

Por exemplo, na questão da OBMEP que pedia o total de palitos para um quadriculado 5×5, ela chega corretamente ao número 60. Também funciona em situações mais gerais, como em grades retangulares.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.