Forças de Segurança do Brasil e da Bolívia deram início, na segunda-feira, (1º) à Operação ACERO II, coordenada no âmbito da AMERIPOL – Comunidade de Cooperação Policial Internacional para o Combate ao Crime Transnacional nas Américas. A ação, na fronteira de Corumbá com Arroyo Concepción, reúne as Polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Militar, Guarda Civil Municipal, Receita Federal e a Polícia Boliviana, reforçando a importância da cooperação entre instituições nacionais e internacionais no enfrentamento a crimes de fronteira.
A mobilização deve seguir até 14 de setembro e tem como foco o intercâmbio de informações e a intensificação da fiscalização em pontos estratégicos, com objetivo de identificar e recuperar veículos roubados, furtados ou alvo de apropriação indébita, em especial aqueles pertencentes a empresas de locação brasileiras que possam estar em território boliviano ou boliviano.
As ações incluem o combate ao contrabando, tráfico de drogas e armas, além da captura de foragidos com mandados de prisão. O delegado Guilherme Oliveira Pena, da Polícia Civil, destacou que o enfrentamento ao crime organizado e transnacional só é possível por meio da cooperação entre forças policiais, da troca de informações e da atuação conjunta, garantindo maior segurança para a população e o fortalecimento da proteção das fronteiras.