Lula prevê assinar acordo Mercosul-UE até o final do ano


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (3/9) que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia deve ser finalizado até o final do ano, quando o Brasil deixa a presidência do bloco sul-americano.

Nesta quarta, a Comissão Europeia apresentou ao Conselho da União Europeia o texto final para assinatura do tratado. As negociações, que se arrastaram por mais de duas décadas, foram concluídas em dezembro de 2024 e agora entram na fase decisiva de aprovação política.

“Até o final do ano, em nossa presidência do Mercosul, este acordo estará assinado, beneficiando produtores e consumidores do Mercosul e da União Europeia”, escreveu o presidente em uma publicação no X.

O governo brasileiro tem buscado acelerar a aprovação de acordos diante do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a exportações brasileiras. Na próxima semana, o chefe do Planalto fará uma reunião virtual com países do Brics para discutir um posicionamento conjunto sobre o tema.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Mercosul em julho, e ficará no comando do bloco até dezembro. A principal prioridade é finalizar o acordo de livre comércio com a União Europeia.

Acordos

Além da proposta final para o acordo Mercosul-UE, a Comissão Europeia também apresentou o texto do Acordo Global Modernizado UE-México.

Para a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, os dois tratados representam “marcos importantes para o futuro econômico da UE” ao diversificar mercados, fortalecer cadeias de abastecimento e criar oportunidades de negócios.

Estimativas oficiais apontam que apenas o acordo com o Mercosul pode elevar as exportações anuais europeias em até 39%, o equivalente a € 49 bilhões, gerando mais de 440 mil empregos.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.