Bolsa argentina desaba com fiasco eleitoral de Milei no fim de semana


A Bolsa de Valores da Argentina despenca nesta segunda-feira (8/9), depois do fiasco eleitoral do grupo político do presidente Javier Milei no fim de semana. Às 12h30, o índice Merval, o principal do mercado de capitais argentino, registrava queda de 13,08%, com 1.736.382 pontos.

Milei foi derrotado na eleição da província de Buenos Aires no domingo (7/9). O que chamou a atenção do mercado, contudo, foi o tamanho do tombo, que levantou dúvidas sobre o desempenho do grupo ligado ao atual presidente no pleito legislativo de 26 de outubro – a disputa atual é vista como prévia da votação no próximo mês.

Com quase 100% das urnas apuradas, a Força Nacional, uma coalizão unificada peronista-kirchnerista, obteve 41,75% dos votos. Já o partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), alcançou 34,15%.

Se em outubro houver uma derrota similar, os especialistas temem que o governo argentino terá dificuldade para prosseguir com as reformas econômicas em curso no país.

Condições instáveis

A Argentina passa por condições financeiras instáveis, com desvalorização do peso, queda da bolsa, expectativas de alta na inflação e denúncias de corrupção na administração. Acusações pesam, por exemplo, contra Karina Milei, irmã do presidente e secretária-geral da Presidência.

Além disso, os juros reais argentinos estão acima dos 30%. A relação dívida/PIB, por sua vez, está em 73,1%, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.