Voos comerciais voltam a operar em Dourados após 4 anos de espera


Após quatro anos de espera, voos comerciais voltaram a operar em Dourados nesta segunda-feira (8/9). O avisão Airbus A319, da Latam Arilines, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos trazendo 115 passageiros, entre eles, o prefeito Marçal Filho que foi neste domingo (7/9), a São Paulo para acompanhar o primeiro voo comercial à maior cidade do interior do Estado. 

O avião pousou por volta de 8h30 no Aeroporto Francisco de Matos Pereira.

Ao desembarcar, Marçal Filho estava com a bandeira do município nos ombros e participou de cerimônia no saguão do aeroporto. Ele destacou que em apenas oito meses de gestão, foi possivel organizar o aeroporto e retomar os voos comerciais. 

“Sem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento. Em apenas oito meses de gestão, conseguimos organizar o aeroporto para a retomada dos voos comerciais. Nos envergonhava muito a segunda maior cidade do estado não ter aeroporto funcionando”, afirmou o prefeito Marçal Filho.

Em maio, foi anunciada pelo governador Eduardo Riedel a ligação entre Dourados e o Aeroporto Internacional de São Paulo. No mesmo dia, ele anunciou o voo entre SP e Bonito, que entrou em operação na quarta-feira (3/9).

Marçal ainda afirmou que as tratativas com outras companhias continuam para abrir novos voos entre Dourados e os grandes centros do país. “A demanda será grande, porque temos uma região imensa e muitas pessoas virão para Dourados para pegar os voos. Acredito que logo teremos voos diários. Não existe cidade que cresça sem aeroporto”.

Vale destacar que, por enquanto, a Latam fará três voos semanais – às segundas, quintas e sextas. O voo parte de Guarulhos às 7h45 e chega a Dourados às 8h40. O retorno a São Paulo ocorre às 9h20 com chegada às 12h25 no aeroporto paulista.

Novo terminal

Os embarques e desembarques acontecem no antigo espaço. Em junho deste ano, a Engetal Engenharia e Construções Ltda., com sede em São Paulo, venceu a licitação aberta pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e vai construir o terminal de passageiros.

A empresa apresentou proposta de construir o terminal por R$ R$ 38.699.999,73 e o prazo de execução é de 19 meses.

O novo terminal de passageiros está sendo feito em parceria entre os governos estadual e federal por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil.

A maior parte dos recursos sairá do cofre federal através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) anunciado em 2023, no primeiro ano do atual governo Lula.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.