confira o clima nesta quarta-feira


O primeiro dia de mês de outubro deve ser marcado por extremos climáticos no país. A quarta-feira (1º/10) tem risco de temporais no Sul do país, em razão do avanço de áreas de instabilidade, mas também a continuidade do calorão e da baixa umidade em grande parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e áreas do Norte.

No Sul, a chegada de ventos marítimos deve manter o tempo instável no Rio Grande do Sul, onde são esperadas pancadas isoladas e fracas ao longo do dia, especialmente no norte, região metropolitana, serra e litoral.

O cenário será mais intenso em Santa Catarina e no Paraná, onde perturbações atmosféricas em níveis elevados e a alta umidade favorecerão a formação de nuvens carregadas desde a manhã.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, essa convergência traz chuvas com potencial de evolução para temporais que são acompanhados por trovoadas e rajadas de vento, mas se descarta a possibilidade de queda de granizo.

Dessa forma, as chuvas tendem a se intensificar ao longo do dia, com risco de temporais no leste catarinense e no interior paranaense durante a tarde. No litoral do Paraná, a chuva será mais fraca a moderada, enquanto o norte do estado deve continuar com tempo firme, altas temperaturas e umidade relativa em níveis críticos.

Calorão

No Sudeste, a estabilidade atmosférica predominará. A chuva ficará restrita às faixas litorâneas e a alguns pontos do leste paulista, incluindo a Grande São Paulo e o litoral sul do estado, além do litoral do Espírito Santo. Já no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o dia será de calor intenso e ar extremamente seco, com temperaturas próximas dos 40°C e umidade relativa em níveis de atenção e alerta, podendo cair abaixo de 12% no Triângulo Mineiro, norte e noroeste paulista.

A Região Norte terá instabilidades espalhadas entre Amazonas e Roraima, com pancadas irregulares de moderada a forte intensidade. Acre, Rondônia e o oeste do Pará também devem registrar chuva isolada, enquanto Amapá e Tocantins seguirão com tempo seco e ensolarado.

O Centro-Oeste segue sob a influência de uma área de alta pressão que garantirá tempo firme e ensolarado na maior parte da região. Apenas o norte e oeste de Mato Grosso e o oeste e sul de Mato Grosso do Sul devem registrar pancadas de chuva localizadas à tarde, que podem vir com forte intensidade, raios e rajadas de vento. Em Goiás, no Distrito Federal e em parte de Mato Grosso, a baixa umidade continuará sendo um problema, com índices variando entre alerta e emergência.

No Nordeste, a circulação de ventos marítimos manterá a umidade e as pancadas de chuva na faixa leste, entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. Entre Alagoas e Pernambuco, os acumulados podem ser mais significativos em alguns momentos. No interior, o tempo firme, quente e seco predomina, com baixa umidade e risco elevado de queimadas.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.