Em nota, entidade de antidopagem rebate críticas do Flamengo; leia


Após reclamação do Flamengo por conta da visita surpresa para realização de exames de doping, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) se pronunciou sobre o assunto.

Em nota, a entidade comentou que os testes podem ser realizados a qualquer momento e em qualquer lugar, inclusive durante treinos e atividades de rotina, como ocorreu com o Rubro-Negro.

Confira o comunicado:

O Flamengo terá duas decisões pela frente. No domingo (19/10), o clube carioca enfrenta o Palmeiras e precisa vencer para que o Alviverde não dispare na liderança da tabela. Já na quarta (22/10), o time de Felipe Luís terá o Racing, da Argentina, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores.

Confira a nota na íntegra:

” A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou duas ações de controle de rotina antidoping nesta sexta-feira (17/10). A primeira no Clube de Regatas do Flamengo e  a segunda no Centro de Treinamento do Palmeiras. 

O testa antidopagem faz parte da carreira do atleta e deve ser reconhecido como atividade habitual. Se igualmente essas equipes são relevantes, igualmente serão tratadas, sem que seja colocado em risco o sigilo e confidencialidade das missões. Essa informação só poderia se tornar pública quando todos os atletas estivessem formalmente notificados.

Ambas as ações seguem total conformidade com o Código Mundial Antidopagem, o Código Brasileiro Antidopagem (CBA) e o Padrão Internacional para Testes e Investigações da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA), sem o registro de qualquer intercorrência, com observância integral de todas as normas internacionais que regem o combate ao doping.

De acordo com as mencionadas normas, a ABCD pode realizar testes a qualquer tempo, e em qualquer lugar, inclusive durante treinos e atividades de rotina, sem necessidade de aviso prévio, com o objetivo de garantir a imprevisibilidade e a efetividade do Sistema Nacional Antidopagem. Ressalte-se que outras operações foram realizadas em todos os clubes do campeonato – não só no dia da principal atividade, mas também antes de partida – sempre com acompanhamento dos atletas durante todo o trabalho em campo, como preconiza a norma internacional.

Além disso, os Oficiais da ABCD atuam com absoluto sigilo, confidencialidade e integridade do processo, observando limites operacionais e respeitando a privacidade dos atletas e das equipes. O acompanhamento dos atletas após a notificação faz parte do procedimento Padrão Internacional de Testes da AMA/WADA, sendo obrigatório até a finalização da coleta — independentemente do local ou da atividade em curso. Importante frisar que essa etapa não impede nem interrompe as atividades previstas, tendo os oficiais que aguardar a conclusão dos treinos e demais compromissos da equipe, de modo a não interferir na rotina esportiva.

A ABCD ressalta ainda que os testes realizados por outras organizações internacionais, como a Conmebol, não interferem nem substituem o planejamento nacional de testes, que segue critérios técnicos — como sorteio, risco e representatividade — e podem, inclusive, ser complementares.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD”





Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.