Lula diz que intervenções na América do Sul podem “causar mais danos”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta segunda-feira (20) as ações dos Estados Unidos contra a Venezuela e a Colômbia. A fala ocorreu após nova ofensiva norte-americana contra os dois países durante o fim de semana. No domingo (19), o presidente Donald Trump anunciou que a Colômbia não vai mais receber subsídios dos EUA, e chamou o presidente colombiano, Gustavo Petro, de “líder do tráfico de drogas”. Também ontem, militares americanos atacaram outra embarcação, supostamente de traficantes, na costa da Venezuela.

“Na América Latina e Caribe, também vivemos um momento de crescente polarização e instabilidade. Manter a região como zona de paz é nossa prioridade. Somos um continente livre de armas de destruição em massa, sem conflitos étnicos ou religiosos. Intervenções estrangeiras podem causar danos maiores do que o que se pretende evitar”, disse Lula. O presidente discursou durante cerimônia de entrega das cartas credenciais de 28 novos embaixadores, realizada no Palácio do Itamaraty.

Aumento da tensão

O Brasil teme uma escalada das tensões na região, e uma possível ação militar dos Estados Unidos em solo venezuelano. Na semana passada, o governo norte-americano autorizou ações da CIA, agência de inteligência, para derrubar o regime de Nicolás Maduro.

Os EUA enviaram navios de guerra para a costa da Venezuela sob o pretexto de impedir o tráfico de drogas para o território americano, por meio de barcos. Porém, há cada vez mais sinais de que uma ação militar contra a Venezuela possa ocorrer em breve. A fala de Lula ocorreu ainda um dia antes de sua viagem à Ásia. Há expectativa de um encontro presencial com o presidente Trump às margens da Cúpula da Asean, na Malásia, mas a conversa ainda não está confirmada.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.