Elias Ishy presta homenagens e reforça luta contra o preconceito e o racismo



O plenário da Câmara Municipal de Dourados ficou lotado nesta quarta-feira (19) durante a Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Representantes de diversos segmentos da sociedade, lideranças comunitárias e representantes de classes prestigiaram o evento, marcado por celebração, reconhecimento e reflexão sobre a luta, a resistência e as contribuições do povo negro na construção do município e do país.

A solenidade foi proposta pelo vereador Elias Ishy (PT) e integrou a Semana Municipal da Consciência Negra, instituída no Calendário Oficial de Dourados por meio de legislação de sua autoria. O evento contou com apresentações culturais e artísticas do Grupo Terra Seca, João Camaleão e Keith Black, valorizando expressões afro-brasileiras.

Ao todo, mais de 100 honrarias foram entregues em reconhecimento a pessoas negras e a movimentos coletivos que fortalecem a cultura afro-brasileira, promovem a igualdade racial e defendem diariamente os direitos humanos no município.

Representando os homenageados, a professora Drª Maria José Alves Cordeiro ressaltou a importância da população negra na formação e no desenvolvimento do Brasil, destacando a necessidade de promover educação sobre identidade negra, combater o racismo e valorizar as contribuições históricas e contemporâneas do povo negro. “Que neste 20 de novembro, agora feriado nacional após centenas de anos de luta, possamos reafirmar a importância da luta contra o racismo e reconhecer o papel fundamental da população negra na formação deste país”, afirmou.

A professora também destacou a trajetória de conquistas em ações afirmativas, citando sua atuação na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), onde contribuiu para a implantação de cotas em cursos, formações continuadas antirracistas, bancas de verificação fenotípica, além de eventos e cursos voltados à temática étnico-racial e às políticas afirmativas.

Em seu discurso, o vereador Elias Ishy relembrou o feriado nacional, instituído em memória de Zumbi dos Palmares, brutalmente assassinado por sua luta contra o regime escravocrata. “Zumbi, junto de sua esposa Dandara, lutou pelo seu povo, pelos nossos antepassados, pela liberdade e contra as atrocidades impostas ao povo negro ao longo dos séculos”, destacou.

Emocionado, Ishy reforçou a necessidade de manter viva a luta coletiva e permanente contra o racismo, para construir uma sociedade verdadeiramente livre e democrática. “Vemos constantemente casos que afrontam a comunidade negra. Entre nós, em nosso cotidiano, tantos irmãos e irmãs ainda sofrem preconceito em uma sociedade marcada pelo racismo”, afirmou.

Por fim, o vereador reconheceu o trabalho dos segmentos de luta, especialmente do Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros), parabenizando todos os conselheiros. “A luta é permanente, e muito ainda temos a fazer. Vamos construir juntos uma sociedade livre, inclusiva e democrática, porque somente por meio da coletividade conseguiremos combater toda forma de discriminação e preconceito”, concluiu.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.