Putin anuncia criação de “zona de segurança“ na fronteira com a Ucrânia


As Forças Armadas russas estão criando uma “zona de segurança” ao longo da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, falou o presidente Vladimir Putin na quinta-feira (22).

“Já falei que a decisão foi tomada para criar a zona de segurança necessária ao longo da fronteira. Nossas Forças Armadas estão atualmente resolvendo esse problema. Os pontos de tiro inimigos estão sendo ativamente suprimidos, o trabalho está em andamento”, afirmou Putin.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Heorhii Tykhyi, disse que o plano era “agressivo” e demonstrava que “a Rússia é o obstáculo para os esforços de paz agora”.

O anúncio de quinta-feira (22) foi feito antes de uma troca esperada de prisioneiros entre os dois países – resultado das negociações presenciais da semana passada na Turquia, a primeira vez que ambos mantiveram conversas diretas em três anos.

Putin já havia levantado a possibilidade de criar uma “zona de segurança” em março, durante uma visita à região russa de Kursk.

Ele reforçou a importância do plano de fronteira durante uma reunião na quinta-feira (22) com membros do governo, na qual discutiu a necessidade de “restaurar e reconstruir tudo o que foi destruído” na região fronteiriça.

Oficiais ucranianos retiram pessoas de cidades e vilas da linha de frente na região de Donetsk, Ucrânia, em 21 de maio. • Anatolii Stepanov/Reuters via CNN Newsource

“(Devemos) ajudar as pessoas a retornarem às suas aldeias e povoados de origem, (e) onde as condições de segurança permitirem, restaurar todo o transporte e outras infraestruturas”, acrescentou Putin.

O líder russo planeja realizar uma reunião dedicada para discutir os projetos de “restauração”, informou a mídia estatal russa na quinta-feira (22).

Novo ataque ucraniano na Rússia

Doze civis – incluindo duas crianças – ficaram feridos em um ataque ucraniano na cidade de Lgov, em Kursk, informou o governador em exercício da região.

Segundo uma avaliação inicial, quatro veículos, duas casas e um prédio de apartamentos também foram destruídos no ataque “massivo”, relatou a autoridade.

Putin discutiu a nova zona de amortecimento com autoridades municipais durante sua visita à região, segundo um relatório recente do Instituto para o Estudo da Guerra, um monitor de conflitos sediado nos EUA, publicado na quarta-feira (21).

O relatório diz que o presidente russo foi solicitado por uma autoridade local a criar a zona na região de Sumy, o qual Putin perguntou quantos quilômetros de profundidade a zona deveria ter.

Ele também falou durante a visita que as forças ucranianas estavam tentando se mover em direção à fronteira russa, segundo a agência de notícias RIA Novosti.



Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.