Confira o último dia do Metrópoles Fashion & Design Festival 2025


O terceiro e último dia do Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 (MFDF) aconteceu nessa sexta-feira (23/5), no Museu Nacional da República, e deixou os brasilienses ansiosos pela próxima edição. Idealizado pela colunista do Metrópoles Ilca Maria Estevão, o festival, com entrada gratuita, é um marco para o cenário cultural e artístico do calendário da capital, oferecendo três dias de programação em torno da economia criativa local.

Leia também

O encerramento da MFDF — que já virou tradição no quadradinho desde sua primeira edição, em outubro de 2022 — reuniu especialistas, estilistas, criadores e o público em geral para discutir os rumos da moda contemporânea sob o tema The Business of Fashion.

A terceira edição reforçou a proposta de unir arte, design, gastronomia e música, valorizando os caminhos e os processos que constroem a identidade pulsante do Distrito Federal.

Metrópoles Fashion & Design Festival encerra programação de 2025

O público chegava ao Museu Nacional da República curioso para conferir quais seriam as novidades do último dia do encontro. Subindo a rampa do monumento projetado por Oscar Niemeyer, os presentes puderam não só garimpar as peças de criadores, multimarcas e brechós, como também adquirir conhecimento com as rodas de conversa abertas ao público que abordaram desde os desafios ambientais do segmento fashion até a moda como ferramenta de discurso político.

Rampa que dá acesso ao Museu Nacional

A abertura dos painéis teve início às 15h30, com a participação de Rafaella Lacerda e Di Vina Kaskaria, do coletivo Centopeia Têxtil, para falarem sobre o tema Criar com o que se tem: Arte, Sustentabilidade e Afeto no Processo Criativo.

Juntos, eles refletiram sobre a criatividade de reinventar com o que têm disponível e os impactos positivos de olhar o “resto” como um ponto de partida para algo novo. A mediação ficou por conta da pesquisadora de moda Rafaella Lacerda e de Hebert Madeira, repórter da coluna Ilca Maria Estevão.

Talk Criar com o que se tem: Arte, sustentabilidade e afeto no Processo Criativo

Dando sequência às discussões, a conversa das 16h30 foi sobre Luxo Candango: Acessórios de Alto Valor Feitos no Quadrado. O talk provocou o público acerca do mercado de luxo e o valor inestimável dos itens produzidos na cidade por artistas que buscam imprimir sua expressão e autenticidade.

Para a conversa, foram convidadas Ana Paula Braga, fundadora da Confraria, e Tainah Barreto, à frente da Barreto Shoes, sob mediação de Hebert Madeira e de Roberta Pinheiro, editora-assistente de Vida&Estilo do portal Metrópoles.

Ana Paula Ávila e Roberta Pinheiro no Talk Luxo Candango: Acessórios de Alto Valor feitos no Quadrado

No fim da tarde, às 17h30, Felipe e Mackenzo, do ateliê Sacramound; a artista e ativista Ruth Venceremos, produtora do coletivo Distrito Drag; e Daniella Naegele, da Avanzzo, contaram um pouco sobre sua trajetória no painel Raiz e Futuro: Entre Legados e Novos Negócios na Moda do DF. Para contribuir com as ideias destacadas, a mediação foi feita pela repórter Bianca Tôrres e a editora de Vida&Estilo do Metrópoles, Rebeca Oliveira.

Talk  Raiz e Futuro: Entre Legados e Novos Negócios na moda do DF

Ampliando a visão de que é preciso não só desconstruir como resistir às consequências da colonização nas sociedades atuais, inclusive na moda, Thaty Cunha, da marca Crioola, e Victor Hugo Soulivier, artista visual e fundador do Tela Ambulante, foram as estrelas da roda de conversa das 18h30.

O bate-papo se concentrou na temática Decolonialidade, artes e negócios: Lojas, Feiras, Telas e Rituais. Os repórteres Pedro Ângelo Cantanhêde e Igor Tx, da coluna Ilca Maria Estevão, mediaram a conversa.

Talk e bate-papo: Decolonialidade, artes e negócios: Lojas, Feiras, Telas e Rituais

Fechando os debates, às 19h30, Ruth Venceremos, Victor Hugo Soulivier e Di Vina Kaskaria retornaram para o centro de conversa para refletir a moda como uma ferramenta de representação social. O painel Moda é Política: Empreender com Corpo e Discurso no DF teve mediação de Rafaella Lacerda e Rebeca Oliveira.

Oficinas, shows e muita diversão

Do lado de fora da cúpula, o público pôde participar de oficinas interativas de costura, grafite, upcycling, stencil e 3D. A área externa do museu também contou com uma praça de alimentação com food trucks variados, oferecendo uma experiência completa e acolhedora para os convidados.

6 imagensParticipantes engajados nas atividades disponíveis no MFDFProgramação do MFDF garantiu aos participantes muito conhecimentoDetalhes das customizações de cabelo, camisa e calçaRita CunhaRaissa MiahFechar modal.1 de 6

Oficinas de grafite

Wey Alves/Metropoles@weyalves_2 de 6

Participantes engajados nas atividades disponíveis no MFDF

Wey Alves/Metropoles@weyalves_3 de 6

Programação do MFDF garantiu aos participantes muito conhecimento

Wey Alves/Metropoles@weyalves_4 de 6

Detalhes das customizações de cabelo, camisa e calça

Pedro Iff/Metrópoles5 de 6

Rita Cunha

Pedro Iff/Metrópoles6 de 6

Raissa Miah

Wey Alves/Metropoles@weyalves_

A música — um dos pilares do festival — fechou a programação com shows vibrantes das bandas Disco N’ Funk, Rockstedies, Street e Klap. O encerramento ficou por conta do DJ A e do coletivo de DJs Confronto Soundsystem, que trouxe uma mistura energética de ritmos e beats para celebrar o encerramento da terceira edição do MFDF.

Banda Rockstedies

O projeto Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 é realizado com fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETURDF), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social Brasileiro – INBRAS.

Veja os melhores momentos do último dia do MFDF:

Confira os cliques de Wey Alves e Pedro Iff:

Rita Cunha e Ilca Maria Estevão
Batfer e Patrick Jhonnes
Ruth Venceremos
Yuri Brandão
Lucila Pena
Louback Jacoby
Amador Outerelo e Marco Lomanto
Grupo Rua de Baixo com Leeway e Nagela Maria
Carolina Duarte e Vitor Barbosa
Rebeca Oliveira, Daniela Avanzzo, Ruth Venceremos, Bianca, Mackenzo e Felipe Manzoli
Beatriz Mascarenhas
Cecília Borges
Antonela Ferrer
Pepe e Giovanna Galdino
Betânia Lima
Fernando Sousa
Rafaela Amaral
Mel Zugermann
João Pedro Almago e Paula Pimenta
Alessandra Cândida, Cintia Costta, Andrea Monteiro, Wilson Alves, Flávia Lanza e Nagela Maria
Marília Possidone
Rô Costa e Felipe Manzoli
Cecília Borges e Natalia Taveira
Diego Rocha
Laura Crispim, Manoela Fonseca e Maria Luiza Araújo
Júlia da Silva Macedo e Edy Ferreira
Roberta Pinheiro
Natália Nogueira
Público presente assiste aos talks e bate-papo
José Luís Souza e Mônica Rudi
Murilo Machado e Giovanna Caetano
Helder, Ruth Venceremos, Tuca Thiago Barreto e Orianna
Alanna Lídia, Isabela Lessa e Guii Ramos
Talk Criar com o que se tem: Arte, sustentabilidade e afeto no Processo Criativo
João Pedro Monteiro, Daniel Dendê e Moábi
Jhonnata Campos, JP Santos e Ana Boaventura
Adriano Lugoli
Thiago Fiche e Hadassa Taumaturgo
Rebeca Oliveira
Alan Rocha e Aster Maia
Coeli Ávila e Yana Bastos
Coeli Ávila e Leda Carvalho
Júlia Paiva e Beatriz Arsky
Bia Fernandes
Bia Teixeira e Júlia Carli
Maria Paula Zaitune
Rafaela Amaral
Antonela e Solange Ferrer
Micheline Pereira

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.





Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.