Capacitação da SAS foca no protagonismo e destaca a importância do papel de líder no SUAS   – CGNotícias


Com o objetivo de fortalecer a política de gestão do Suas e promover uma reflexão quanto ao trabalho dos gestores que atuam nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), a superintendência do Sistema Único de Assistência Social (Suas), deu início ao curso Formação de Gestores: Protagonismo no Sistema Único da Assistência Social – SUAS”.

A ideia, além de qualificar os profissionais, é fortalecer o papel de liderança dos gestores, enfatizando as características que levam o profissional a exercer um papel de liderança transformadora, que articula territórios, mobiliza equipes, dialoga com a sociedade civil e busca soluções criativas para enfrentar os desafios cotidianos da política de assistência social.

De acordo com a superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, a capacitação foi pensada para fortalecer essa atuação, reconhecendo que o protagonismo na gestão pública não surge espontaneamente, mas é construído por meio do conhecimento, da escuta sensível, da prática cotidiana e da capacidade de promover mudanças reais na vida das pessoas.

O espaço também busca reconectar os participantes com os fundamentos do Suas, refletir sobre avanços, revisar práticas e fortalecer a identidade dos gestores públicos. Organizado pela Gerência de Gestão da Escola do Suas, o curso atenderá 78 gestores, que atuam nas unidades de atendimento à população da SAS. A iniciativa conta com uma carga horária total de 32 horas, distribuídas em oito encontros semanais, realizados até o final de julho, divididos em três turmas.

Qualificação

O conteúdo da capacitação tem como foco o conceito de inteligência emocional e clima organizacional, tipos de equipe, aspectos biopsicossociais de equipe, motivação, e sentimento de pertencimento, comunicação assertiva no trabalho; conceitos de ferramentas de feedback e suas vantagens ao aplicá-las, além de abordar a diversidade no ambiente de trabalho e como promover a inclusão.

“A sociedade e os nossos usuários, quando eles vêm em busca do serviço de assistência, vêm em busca de respostas. E qualificar a resposta é também um grande desafio nosso.  Essa formação é para a gente pensar o Suas de forma coletiva, participativa, eficaz e eficiente. Por isso depende de cada um de nós sermos uma ponte entre os trabalhadores e usuários dessa política porque ao longo dos anos o Suas tem se consolidado como uma política de Estado, fundamentada na universalidade, na proteção social e na garantia de direitos”, pontuou Marcilene.

A aula inaugural foi ministrada pela psicóloga Vânia Aquino, especialista em Psicologia Positiva, com mestrado em Programação Neurolinguística (PNL), além de MBAs em Gestão Empresarial e Pessoas e Liderança pela FGV. Vânia é facilitadora da Points Of You Brasil, consteladora organizacional e familiar e professora executiva do Instituto de Gestão e Competências Organizacionais (IGCO).

Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e organizações, Vânia fez, na abertura do curso, uma reflexão sobre o novo papel do líder, os desafios no ambiente de trabalho, a construção de soluções por meio da melhoria contínua e o reconhecimento do potencial individual de cada participante.

“Quem se propõe a ser líder enfrenta um desafio que é o de desenvolver pessoas. E o que torna o profissional líder de fato, é a capacidade de influenciar pessoas, que é diferente de manipular. Dessa forma eu consigo dar uma direção e se a equipe confia nessa direção eu crio uma gestão por confiança”, disse.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, frisou que o caminho para a construção de um líder passa pela capacitação, por isso a importância das formações continuadas.

“A liderança exige que você tenha realmente o desejo em ocupar aquele posto e firmeza no papel que está desempenhando. Ser líder não é simplesmente ser um chefe de setor. É uma condição que exige de nós  coragem e capacidade de bater no peito e falar que somos capazes de tomar determinada decisão porque temos o conhecimento para isso. Só que isso eu preciso buscar, eu preciso construir, eu preciso capacitar e é isso que nós estamos fazendo aqui”, destacou a secretária.  

Formação continuada

A Gerência de Gestão da Escola do SUAS tem como foco este ano, a promoção da educação permanente e da qualificação profissional.

As ações educativas são direcionadas a trabalhadores, gestores e conselheiros da assistência social, com um foco crescente na expansão de cursos para Organizações da Sociedade Civil.

Em 2024, a Escola do SUAS realizou 2.901 inscrições em cursos e ações educativas, que incluem uma variedade de temas, tanto na área de educação permanente quanto na de qualificação profissional, como oficina para entrevistadores do Cadastro Único, higiene e manipulação de alimentos, primeiros socorros, gestão pública: princípios éticos e relações humanas, Encontro de Redes: direitos LGBTQIA+ nos territórios e introdução ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Do início do ano até o momento mais 400 servidores já passaram pelas oficinas de capacitação.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.