Motta joga batata quente do INSS para Alcolumbre


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), conseguiu se livrar de ao menos uma das polêmicas envolvendo o escândalo dos descontos indevidos de aposentados do INSS.

Pressionado pela oposição, Motta “jogou” no colo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a responsabilidade de abrir uma CPI sobre a farra do INSS, revelada pelo Metrópoles.

3 imagensO presidente da Câmara, Hugo MottaO presidente do Senado, Davi AlcolumbreFechar modal.1 de 3

Presidente da Câmara, Hugo Motta

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 3

O presidente da Câmara, Hugo Motta

Marina Ramos/Câmara dos Deputados3 de 3

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Andressa Anholete/Agência Senado

Motta avisou que não furará a fila das CPIs protocoladas na Câmara, mesmo com o PL de Jair Bolsonaro tentando uma série de ações regimentais para desbloquear a comissão de inquérito na Casa.

Com isso, a oposição terá de se contentar com a CPI mista, que reúne deputados e senadores. Como mostrou a coluna, o governo deverá ter maioria na comissão, de forma semelhante ao que aconteceu na CPMI do 8 de Janeiro.

Leia também

Motta sem problemas

O “enterro” da CPI na Câmara não é nenhuma surpresa para líderes. Pelo contrário, mantém o estilo de evitar temas polêmicos que Motta vem adotando desde que assumiu a presidência da Casa, em fevereiro de 2025.

Motta tem preferido buscar consensos e evitado embates em pautas no plenário da Câmara. O maior exemplo disso é o PL da Anistia, cuja votação do pedido de urgência ele bloqueou, enquanto tenta construir um texto de equilíbrio.

A única exceção, até agora, foi o pedido de suspensão das ações no STF contra o deputado bolsonarista Alexandre Ramagem (PL-RJ), pautado por Motta com apoio do Centrão, apesar da resistência da bancada governista.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.