Com a chegada do frio, Prefeitura amplia ações para acolher população de rua e enfrentar a dependência química – CGNotícias


A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), anuncia nesta quarta-feira (28), dois importantes projetos sociais: “Inverno Acolhedor” e “Volta por Cima”. As iniciativas têm como foco acolher a população durante as noites mais frias do ano e enfrentar o cenário do uso de drogas da população em situação de rua, com firmeza.

A prefeita Adriane Lopes e a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, realizaram reunião de trabalho com o secretariado nesta tarde no Paço Municipal. “Estamos aqui para anunciar novos programas para a cidade, especialmente neste período delicado de baixas temperaturas. Vamos atuar com políticas públicas que ofereçam um alento à população mais vulnerável de Campo Grande, tanto na área da dependência química quanto no acolhimento das pessoas em situação de rua durante o inverno. As pastas estão unindo esforços para garantir ações efetivas e atendimento digno a quem mais precisa”, afirmou.

O projeto Inverno Acolhedor será ativado a partir desta noite (28 de maior), onde está prevista temperatura igual ou inferior a 12°C, oferecendo um ponto fixo de apoio no Parque Ayrton Senna. Das 18h às 6h, a população de rua contará com espaço aquecido, alimentação, consultório de rua, acolhimento e atendimento humanizado inclusive para seus Pets. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial, por meio de equipes móveis da SAS.

“O serviço especializado de abordagem social já é desenvolvido pela SAS há bastante tempo, mas agora estamos ampliando essa atuação com uma nova perspectiva. Campo Grande seguirá tratando com dignidade e respeito quem mais precisa, com ações que enxergam cada pessoa em sua realidade e necessidade. Estamos unindo forças para dar oportunidade de mudança real a quem vive em situação de extrema vulnerabilidade e, muitas vezes, invisibilidade. Nosso compromisso é com dignidade, cuidado e transformação social”, afirma a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania de Campo Grande, Camilla Nascimento.

Já o projeto “Volta por Cima”, também anunciado nesta quarta-feira (28), une forças da SAS com as pastas da Saúde, Educação, Segurança, Trabalho, Habitação, Infraestrutura, Desenvolvimento, Defesa Civil, Articulação Comunitária e Governo do Estado, para abordar diretamente pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento, tratamento, capacitação e reintegração.

“Temos aqui representantes das principais frentes de cada pasta. A Sesau irá entrar articulando as vagas no Hospital Regional, previamente pactuadas com o Governo do Estado. A Semed está garantindo acesso à educação para quem desejar voltar a estudar. Enquanto a Emha trabalha com projetos de habitação e a GCM e a PM estão atuam no combate à criminalidade. Queremos dar às pessoas essa oportunidade de recomeçar”, destacou a secretária Camilla.

Os projetos reforçam o compromisso da atual gestão com uma assistência social humana, ativa e articulada, levando apoio concreto a quem mais precisa — nas ruas e nos territórios mais vulneráveis da cidade. A gestão municipal de Campo Grande pretende fazer um balanço dos projetos a cada 60 dias, para verificar os resultados e ajustar as ações.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.